Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Estenose em narinas?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
larissa

De: São Gonçalo/RJ
registrado(a): 19-05-2006
Pessoal:
Lembram que falei que a gatinha que adotei tinha as narinas fechadinhas (no tópico "Graças a ajuda de todos, Sofia chegou")? O veterinário disse se tratar de uma estenose, e que é operável, porém, como se trata de um felino, a cirurgia provavelmente não seria bem sucedida, pois diversos casos indicam que quando o felino tem acesso à área que foi operada, com as lambidas que ele dá, o caso piora, e a narina dela poderia ficar ainda mais fechada. Vocês têm algum conhecimento de um caso como esse, ou alguma idéia de como poderíamos fazer para que a cicatrização fosse bem sucedida? Em humanos uma cicatrização dessas é feita com uma comprida pecinha de plástico que fica no nariz por uma semana (meu marido já fez), mas com uma gatinha, como fazer?

Tomara que alguém possa me ajudar. Espero que o Gatal de todos tenha sido ma-ra-vi-lho-so!!!

Beijos

25-12-2006 20:03:48

lisi
Convidado

Olá Larissa,

Cutadinha da sua baby!

Vou falar com o meu vet se ele já fez esse tipo de cirurgia, ou até conversar com os colegas dele.

Beijinhos,
Lisi

26-12-2006 00:42:41

Juliana Domene

registrado(a): 19-11-2006
Vou ver se posso te ajudar vou pesquisar e me informar com a minha vet amanha tento te dar respostas...
Beijosss
Ju

26-12-2006 00:58:21

larissa

Oi pessoal.
Voltei com esse tópico, minha gatinha vai ser operada no nariz (e castrada) dia 26 desse mês. Estou supernervosa, pois será uma cirurgia inovadora, não há nada em literatura felina falando sobre isso, o veterinário terá que improvisar algumas coisas, inclusive alguma "tala" para a cicatrização (usará uma borrachinha redonda com furo no meio).
O veterinário é fera (vão no site dele, www.pedrovet.com.br , para verem as cirurgias que faz), mas ainda sim estou com medo, a Sofia é tão pequena e indefesa..Mas está sofrendo demais com a respiração irregular, algum dia acho que ela vai ter um ataque, as narinas dela estão repletas de "meleca" preta.

Gostaria de pedir que todos torcessem por nós. Mando notícias assim que ela sair da cirurgia.

Beijos

08-03-2007 21:32:44

Rogerinho

registrado(a): 03-02-2006
Oi Larissa,

Que bom você conseguiu alguém para operar sua gatinha. Tem como sim, haver uma boa cicatrização, mas tudo vai depender de você. Vou lhe passar umas boas dicas, já que tive uma experiência semelhante com meu gato Harin.

Combine a cirurgia para uma sexta feira, para que você tenha o final de semana livre para ficar com a paciente. O gato tem a tendência a lamber o local e mesmo sendo no nariz, sua lingüinha vai lá em cima, mas em compensação eles têm uma cicatrização fantástica, muito rápida.

Então nestas primeiras horas, você estará com sua “filhinha” no colo ou com ela deitadinha perto de você. Ficará vigiando para que ela não leve a lingüinha no nariz, e nem esfregue o focinho em nenhum lugar.
Combine com alguém que possa revezar com você nesta tarefa.

No inicio, a gata fica até insistente tentando mexer no local, mas depois ela cansa e para, sabendo que tem alguém ao lado lhe impedindo.
Ela então acaba dormindo, quando dá para fazermos pequenas coisas, como ir ao banheiro, mas tem que ser rápido.

Lembre-se que teremos de vencer as primeiras 24 horas pós cirúrgica, pois já será um enorme caminho andado. Depois as próximas 24 horas terá uma vigilância menos cansativa.

Em 2003, meu gato Harin teve infecção urinária, dentre os diversos problemas, ele teve incontinência urinaria, ficava soltando o xixi sem parar.
Como ele não andava, ficava só deitado, a urina escorria sobre ele e sua barriga ficou ferida em carne viva.
Tudo que eu botava ali para absorver a urina ele tirava.

Tive de ficar com ele no colo, com um pano seco recolhendo a urina, e passei uma pomada em sua barriga sem deixá-lo lamber.
Fiquei com ele, de sexta à noite até segunda feira de manhã, quando sai para trabalhar.
Mas o que foi incrível, que nas primeiras 24 horas, a ferida da barriga secou, ele já parecia estar bem melhor.

Bom Larissa, o que eu quero lhe dizer é que um esforço maior de nossa parte por algum tempo, tem um bom resultado e podemos ajudar muito nossos peludinhos, mais do que imaginamos.
Então batalha ai garota, porque depois é só alegria. Abraços,

Rogerinho

11-03-2007 23:37:19

larissa

Obrigada pelas palavras e pelas dicas, Rogerinho.
Muitos beijos!

12-03-2007 20:51:22

larissa

Pessoal:

Minha gatinha foi operada dia 26, para a cirurgia da castração e da estenose. Ficou 3 dias internada, para tomar antibióticos. Na clínica usou o colar elisabetano para proteger o nariz, além de ela estar com duas borrachinhas nas narinas, para mantê-las abertas. Apesar de o veterinário ter colado as borrachinhas com super bonder (segundo ele, é uma cola biológica, já viu ser usada em cirurgias cranianas alguns anos atrás), o corpo dela expulsou as borrachinhas, nem o super bonder adiantou. Foi para casa sem o colar, e ficamos contando com a sorte, para que tudo corresse bem. A cirurgia da castração foi ótima, o veterinário nem pontos dá, usa uma colinha cirúrgica ótima, hoje a cicatriz não passa de uma fina linha, porém, infelizmente, ontem notei que uma das narinas estava praticamente fechada, o maior medo do veterinário se concretizou, em uma narina. Ela foi operada ontem mesmo, dessa ver o vet inseriu um tubinho de polipropileno e deu um pontinho para prender. Hoje fui visitá-la, e a aparência não é das melhores, mas ela está esperta, brincando, enfim, penso que não deve estar sofrendo muito.
Agradeço a quem torceu por ela, terça ela estará de volta, e dessa vez espero que não precise de mais nenhuma cirurgia.

Beijos a todos.

08-04-2007 21:32:26

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.