Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Patricia,
Vamos respondendo por partes pra facilitar.
Oie gente =^.^=
Preciso de ajuda. Há 30 dias resgatei uma gatinha que havia sido abandonada na rua. De acordo com o veterinário ela estava com sarna notoédrica. Ela já tomou as vacinas e está tomando 1 injeção de ivomec. O tratamento que ele receitou foi: - Azium - um banho com triatox a cada 3 dias - spray de sarnasol 3 vezes ao dia - um comprimido de "pelo e derme" ao dia Ela melhorou muito, só que durante o tratamento ela ficou intoxicada com o triatox DUAS vezes, na primeira imaginei que tinha descuidado e colocado muito remédio na água, então ela passou a tomar banho no pet shop, mas ficou intoxicada de novo e muito pior dessa vez (não conseguia nem ficar de pé). Fiquei desesperada. O vet apenas mandou eu esperar ela se recuperar e voltar a passar o sarnasol , mas fiquei com medo.
Os gatos, mesmo aqueles que parecem mais fortes, como os gatos que andam pelas ruas, eles são muito sensíveis e mesmo quando o problema é sarna, coisa que a maioria dos gatos de rua têm, é preciso tomar muito cuidado com os produtos a serem utilizados, dado que a maioria é forte e tóxia como o caso do Sarnasol e do Triatox. O gato sempre deve ser tratado com boa alimentação e vitaminas para que se recupere e fique mais forte, a partir daí sim é que se começa com banhos e tratamento tópico.
Foi quando encontrei o fórum e li sobre o "ritual do vinagre". Na primeira vez que passei nela a aguinha com vinagre ela ficou com a pele super vermelhinha e irritada, acho que ardeu T.T Mandei um e-mail para a Roseli (muito, muito obrigada Roseli ^^) e ela falou para parar o tratamento e dar vitaminas, passar furanil e esperar alguns dias para começar o tratamento do vinagre.
Sim, é verdade,falei pra vc parar com o vinagre porque o problema dela não é micose, a sarna lesiona a pele e a deixa muito sensível e o vinagre realmente é forte nestes casos. Depois que melhorar e já estiver com os pleinhos crescendo, aí vc usa um pouquinho diluído em água. Existe produtos à base de peróxido de benzoíla 2,5%, veja o shampoo SANADOG por exemplo, ele é para cães, mas pode ser utilizado nos casos de sarna notroédica para gatos com segurança porque a quantidade de peróxido de benzoila é somente 2,5%. Não deve ser mais que isso, pois já seria forte para o gato.
Mas estou com algumas dúvidas e preciso de ajuda, não aguento mais ver minha coisinha fofa sofrendo por causa de remédios. As dúvidas são:
- estou dando pra ela 0,5 ml de potenay por dia, posso continuar dando o comprimido de "pêlo e derme"? Sim, não há problema.
- quando eu começar o tratamento com vinagre, eu coloco no vinagre o xampú de cetoconazol ou passo apenas agua com vinagre (vi em tópicos pessoas que fazem dos dois jeitos)? Existem vários modos, mas acho que vc não deve pensar nisso agora, afinal é preciso primeiro fazer sua lindinha sarar do problema e o Ritual do Vinagre não vai ser usado, ok?!
- qual a ordem certa dos produtos: oléo de manteiga de karité, agua com vinagre e pomada furanil? O Óleo de Manteiga de Karitê vc pode passar quantas vêzes quiser todos os dias porque ele lambuza um pouqinho a pele e mantém ela hidratada, não deixa ressecar mais do que a sarna já ressecou. A Pomada Furanil vc pode passar todos os dias pela manhã à noite, no início parece que a pele fica um pouco grossa até, mas depois ele vai realmente fazendo o efeito e a pele fica limpinha, sem pelo e sem os ácaros. Aí o òleo de Manteiga de Karitê vai ajudar a crescer o pelo novamente, pois ele é para crescimento também. O vinagre vc não vai usar por enquanto.
- os pelinhos dela são muito grandes, acho q tem focos de ácaros em locais que não dá pra ver. Posso molhar toda ela com o vinagre e com o óleo? Vc pode passar o Óleo de Manteiga de Karitê e a Pomada Furanil em todo cantinho que achar que está lesionado, sem problema nenhum. O vinagre vc não vai usar agora.
- não encontrei aqui (e nem na lojinha da Roseli) o produto amonex/hervalvet, ele mudou de nome? Esse farmasetp da loja pode ser usado como o herbalvet (inclusive em roupas, por exemplo)? vc pode usar o Faramasept Home que tem na Loja, ele também é próprio para gatis e limpeza geral onde há animais, Ele não é tóxico para os gatos. Pode ser utilizado para lavar a bandeja de dejetos e também nas roupas. O Herbal vet, no momento, não tenho na Loja, porque como precisava fazr a experiência com o Farmasept Home, deixxei um pouco de lado o Herbalvet, mas logo voltará porque muita gente pede, mas ficarão os dois para as pessoas escolherem.
- eu continuo dando as doses de ivomec? é um remédio muito forte né, devo parar?
Realmente IVOMEC é forte e pra quem já não está muito bem, é pior ainda...eu não chegaria nem perto dele!
Desculpe a dissertação enorme, mas estou realmente com o coração na mão por causa da minha gatinha, eu a-do-ro ela, e espero que vocês nos ajudem a vencer esse desafio, mesmo ela não sendo uma persinha. Aqui onde eu moro, assim como em muitos outros lugares do país, não tem veterinários especializados em gatos, nem criadores para nos ajudar. É muito dificil, imagino que seu eu soubesse da terapia do vinagre desde o início a Linn já estaria completamente curada e não teríamos passado por todo o sofrimento que passamos. Por isso sempre indico esse site para os donos de gatos que conheço. Aqui temos informações e dicas que não temos como conseguir em outro lugar. Obrigada a todos que respondem e ajudam, por disponibilizar informações tão importantes na internet, estão ajudando muito mais gatinhos do que imaginam. Patricia, vc não está sozinha, aqui todos temos a boa vontade de procurar para ajudar os outros. Eu não sou veterinária,mas estudo muito, porque se não for assim, acho que nem adiantaria ter o Fórum. Aqui ninguém fica sem resposta!
Bjinhos a todos.
Patrícia
|
Abraço a vc e á todos os amigos do Fórum que estão aqui ajudando!
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|