Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Filhote Show    
Autor
Mensagem Páginas: 1
priscilla

registrado(a): 29-04-2006
Colegas do Forum
Acabei de comprar uma filhote persa red de 3 meses. Assim que a vi fiquei encantada com sua pelagem e cor; é muito linda. Ela está há duas semanas conosco e meu marido sempre insistia que ela tinha o nariz um pouquinho torto. Mas eu sempre achei que fosse impressão dele, pois não é nada muito expressivo. Bem, como pretendia levá-la p/ exposição, mandei a foto p/ uma amiga criadora que logo notou o problema. E tbém tem a dentição torta.
Resumindo: comprei - e paguei - como uma gata show, estou me sentindo enganada, liguei para criadora que disse não ter percebido e que com o tempo arruma (?). Acredito que tenho o direito de receber uma parte do valor de volta, pois não corresponde ao padrão que adquiri. Já me apeguei à gatinha, não quero devolvê-la! Mas tbém não posso sair prejudicada nesta situação!

30-04-2006 17:00:36

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá,

Para quem quiser conhecer a gatinha da Priscilla, aqui está o link com as fotos dela!

http://www.ciadogatopersa.com.br/texfo/pri.htm

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

30-04-2006 18:23:28

lisi
Convidado

Oi Priscilla,

Recebi seu e-mail, mas vou responder por aqui... Realmente a Gatinha tem o narisinho torto... Mesmo com o naris torto as vezes a dentiçao não é..Mas se vc também percebeu, são 2 problemas.. ela não iria bem em exposiçao.. certamente.. entretanto as vezes quando a gata cresce volta ao normal.. mas acredito que se você informou a criadora que queria uma gata pra exposição, esteja certa que ela deverá te repor uma gatinha a altura que você pediu...

Estou ai, se precisar!

Beijos

30-04-2006 20:49:05

Jaime

registrado(a): 26-03-2006
Olá Priscila!
Eu tenho uma gatinha que veio com nariz assimétrico e melhorou depois de adulta ela é breeder. Se você comprou uma gata para exposição, isso é SHOW, ela tem que estar apta a participar de exposições, caso contrário o gatil deve repor a gatinha para você. Eu comprei dois gatos show e no contrato veio expecificado que a criadora iria repor o gato caso ele não estivesse apto a exposições ou procriação, isto quer dizer com criptorquidia ou _PKD. Não assumiu a responsabilidade de resultados em expos e nem em procriação ( caso o gato não procrie). Eu acho justo sim vc conversar e tentar primeiro resolver amigavelmente esse problema com a criadora e chegar a um acordo ou ela repor o gato ou devolver parte do dinheiro.
Boa sorte!!!!!

("")....("")           www.phellinuscattery.com.br

30-04-2006 21:54:23

Patricia Babo

De: Ribeirão Preto -SP
registrado(a): 22-04-2006
Oi Priscilla! Não posso te ajudar quanto as questões legais ou financeiras, mas posso te pedir para tentar ajeitar as coisas de forma a ficar com essa fofurinha ai. Ela não tem culpa de ter o narizinho torto, né? Meus dois gatinhos são do tipo "persa" assim, entre aspas... sei que eles não iriam bem em exposições, mas são meus bebês e eu não ligo se o narizinho é pouco achatado, se as orelhinhas ou as cores estão no padrão, etc. Meu mais velho, por exemplo, é até banguelinho! Ele foi atrás da borboleta outro dia e esqueceu da escada... resultado, um dentinho quebrado.Mas eu não trocaria meu fofunho por nenhum campeão dos campeões! Fale com a criadora, pede parte do dinheiro de volta, sei lá... mas não abandona ela não!
Abraço!

30-04-2006 22:22:56

Jaime

Olá Patricia e Priscilla!!!
Em nenhum momento eu disse pra ela devolver a gatinha, uma vez que fazemos laços de ternurta com nossos gatinhos!!!
Não devolva não!!!
Só peça para que ela reponha uma gatinha no padrão que te vendeu ou devolva o dinheiro e que vc pague por uma gata do padrão pet.
Nada mais justo.
Um grande abraço
Jaime

30-04-2006 22:31:25

priscilla

Colegas, obrigada!
Eu não quero devolvê-la de jeito nenhum!!!!!!!!!!
Ela é a coisa mais fofa desse mundo...
Tenhos vários persas - todos fora do padrão - e amo como se fossem meus filhos!!! Isso pra mim não faz diferença não. O problema é que comprei como show, entende?

Alguém sabe se este problema pode vir a ocorrer nos filhotes dela?

01-05-2006 08:28:43

Jaime

Olá Priscilla !!
SE sua gata tem assimetria de nariz e torção de mandíbula, provavelmente pode gerar filhos com os mesmos problemas, aqui somente um gatinho nasceu com assimetria de nariz e já melhorou bastante, só irei vender este gato como companhia!!
Agora resta saber se esta torção de mandíbula e assimetria de nariz são congênitos ou adquiridos para falar as possibilidades de seu filhotinhos virem a apresentar esses problemas.
Abraços
Jaime

01-05-2006 17:40:59

priscilla

Jaime,
Mas como posso saber se é congênito?
Os pais dela não tem o problema, nem os irmãos da mesma ninhada.
Como eu identifico a torção de mandíbula? Ela tem um canino fora do lugar - será isso? -  mas eu tenho um gato que era assim e depois quando caiu o dentinho o definitivo veio certinho. Ele tinha a boquinha meio torta e agora está perfeito.
Obrigada!

02-05-2006 10:32:09

lisi
Convidado

Oi Priscilla,

A distorção de mandibula que Jaime se refere é o prognatismo, dificilmente arruma.. é o encaixe da mordida... se o caninos sao trocados e nao há prognatismo os gatos podem ir bem em expo, sem problemas..
Mas o prognatismo é normalmente o maxilar inferior mais projetado doque o superior, como se fosse aqueles cachorrinhos pequenês.. para expo há um tolerancia de alguns milimetros, pois é quase que raro um persa nao ter.. acho que a tolerancia é de 2 ou 3 milimetros..

Já informou a criadora, sobre o desvio da narizinho? oque ela disse?

Bjinhu´Ss

02-05-2006 16:19:36

priscilla

Lisi,

O problema dela acho que é só no nariz mesmo, na mandíbula o dente está torto, mas acho que arruma.
Mandei a fotinho dela p/ dois juízes e disseram que há possibilidade de melhorar com o tempo... vamos esperar...
Como te falei, não tenho interesse em devolvê-la. A criadora falou que não tinha percebido (?) e que não pode me dar desconto, pois já vendeu por um preço abaixo do que queria, etc. Mas não é verdade: comprei um macho perfeitinho pelo mesmo preço. Me ofereceu uma fêmea ponta creme que está com 1 mês pela metade do preço para "compensar" o que aconteceu. Bem, ainda não sei o que fazer, não tenho muita escolha, se esta fêmea tiver bom padrão - e agora vou ver com quem entende antes - talvez fique com ela.
É isso ou ficar no prejuízo total, pois nada pode obrigá-la a me devolver dinheiro, certo?
Bjos

02-05-2006 17:46:25

lisi
Convidado

É verdade priscilla, não pode obriga-la, apenas a honestidade dela pode.
Acredito que boa parte da criação é feita por honestidade...

Acho que independente de melhorar ou não, não foi oque você pediu. Além disso, oque adiantou ela te fazer por um preço menor?

Pri... se fosse eu não pegaria umagata desta criadora.. e como a gata tem apenas 1 mes quem garante que seja boa? Pergunte a criadora quem são os pais da gatinha.. se algum deles for o mesmo não compensa, pois se for congenito.. ela com certeza porta este gen.
Acho que você deve pensar bastante antes de tomar qualquer decisão, se a cor cream point te interessa,e além disso, pede todos os exames possiveis, PKD por DNA, Pif... pq senão o barato vai se tornar caro e a dor de cabeça vai aumentar!

Falei uma besteira ali em cima, e vou corrigir aqui..
Torçao de mandibula, nao é prognatismo.Aliais é o oposto, prognatismo é projeçao pra frente, e torçao é pra lateral, ou seja, vc olha nos dentes de traz, aqueles maiores, mais facil de ver, se nao houver encaixe, a mandibula inferior por exemplo, ser mais projetava pra esquerda.

Bjinhu'S

02-05-2006 22:29:03
Última edição por lisi (02-05-2006 22:48:25)    
Jaime

Olá Priscilla!!
Por isso sempre é importante ter um contrato de compra e venda dos gatinhos principalmente os que vc quer de expo para evitar surpresas desagradáveis!!!
Eu já tive um problema com uma vet que vendeu 2 gatinhos pra mim, leia no fórum!!
Eu estou comum gatinho show com torção de nariz e não pretendo vendê-lo como show, vos segurá-lo e vender quando terminar o seu desenvolvimento para companhia. Ele é lindo já vieram 3 pessoas interessadas nele e eu não vendio, como já disse pra Lisi, pois depois ficarão falando mal de mim, e isso eu não quero só vendo os gatinhos em ótimo estado de súde e sem problemas como a torção!!
Não compre outra gata dela pois ela está querendo ganhar mias dinheiro seu. Espere e compre uma gata com o padrão que vc quer mas geralmente com 4 a 5 meses, é melhor pois já houve a troca da dentição assim você não terá problemas.
Abraços

02-05-2006 23:06:43

priscilla

Jaime e Lisi, vocês têm toda razão, se ela não está sendo ética agora, com certeza não é de confiança. Melhor mesmo não me envolver ainda mais...Complicado isso.
Beijos e obrigada

03-05-2006 11:27:25

Jaime

Isso mesmo Priscilla!!!
Não a indique a ninguém!!!
Pois a criadora não é séria e muito menos honesta, pois se ela te disse que te vendeu o gato masi barato isso ´´e problema dela !! Que te vendesse um gato sem problemas entaum!!!
A gata é linda independente do nariz torto.
Procure um criador sério e nem que vc pague um pouco a mais vai valer a pena!!
O Gordon, meu gato para expo comprei com 6 para 7 meses ele veio lindo pronto para uma expo e muito, mais muito dócil!!!
Há criadores sérios ainda por ai!! Basta a gente procurar, nem sempre o mais barato é o melhor!!
Abraços
Jaime

03-05-2006 19:04:19

priscilla

Jaime
Vc falou antes sobre o contrato, a criadora fez contrato, mas as cláusulas  não dizem respeito ao padrão.  Será que vc tem algum outro modelo mais completo?
Abs

05-05-2006 17:12:00

Jaime

O meu contrato tem o padrão e que o gato é para esposições e procriação sim, só não garante resultados em exposições ou com as crias,mas quanto ao gato sim , inclusive se for pkd ela tem que repor, apesar de terem laudo de ultrasson negativo.
Essa semana te envio uma cópia do contrato.
Abraços

05-05-2006 22:50:00

Vivien

registrado(a): 04-02-2006
Oi Priscilla,

Quando eu comprei a Mel do gatil Miacis Martini, há um ano, veio escrito no contrato o padrão da gatinha (que é Pet).

Abraços,

Vivien

07-05-2006 11:29:48

Allan

Oi Vivien ... só curiosidade ... O Gatil Miacis que vc mencionou é em Bauru-SP ?

08-05-2006 11:26:13

Vivien

registrado(a): 04-02-2006
Oi Allan,

O gatil Miacis Martini é em Bauru sim. Minha filha está fazendo faculdade lá e quando fui visitá-la no ano passado ela me levou na loja deles (eles tem um pet shop). Quando vi a Mel lá na gaiolinha fiquei perdidamente apaixonada e a trouxe para São Paulo.
Mas Allan, eu não conheço o espaço físico do gatil (só fui no pet shop deles). Não sei se foi por estresse ou não, mas a Mel quando chegou em São Paulo e eu a levei a um vet de confiança ela estava com tudo o que vc pode imaginar (giardia, micose e sarna de ouvido). Mas eu também tenho culpa no cartório porque eles não queriam que eu a levasse porque ela não estava com todas as vacinas tomadas, só que eu insisti tanto que a dona me deixou trazê-la, com uma observação no contrato de que eu estava perdendo as condições da cláusula de garantia. Pois é, dou a palma à palmatória... mas graças a Deus a Mel hoje está saudável, lindona e super-ronronenta!

Abraços,

Vivien

08-05-2006 13:37:49

Allan

Olá Vivien ...

Perguntei por curiosidade ... mas é realmente uma grande coincidência. Meus sogros moram em Bauru, e 'antes' de comprar o Kevin eu peguei uma mania 'besta' (rs) de visitar 'gatis' ... e passeando pela cidade (Bauru) ví o pet shop e as gaiolas (do lado de fora) com uns 6 persas de variadas cores . Como o pet estava p/ fechar, a pessoa que me atendeu me deu o endereço do gatil e, lógico fui no dia seguinte visitar. A D. Miacis foi muito atenciosa e ... 'por pouco' não compro um gato dela ... e a pessoa que me atendeu no pet, era a 'filha' dela. Quanto ao gatil ... à época estva tão 'alucinado' com esse negócio de gato que nem 'me liguei' nas condições do gatil ...
É isso

Abs

08-05-2006 15:48:02

phedra

De: São José dos Campos/SP
registrado(a): 07-05-2006
Achei a gata uma fofa... porém, se for torção de mandíbula é hereditário mesmo... esse probleminha do narizinho torto pelo que sei com o tempo corrige... Mas acho que com relação ao valor pago (por uma gata show) não está correto!
Abraços,
Izabel

08-05-2006 20:02:25

Jaime

Olá pessoal do fórum como eu já havia prometido a Priscilla este é um resi]umo do contrato de compra que eu havia falado.
> vendedor: gatil, registro, endereço, tel, proprietário, nacionalidade,RG.
> comprador: mesmos dados
> As partes acima indentificadas têm, entre si, justo e acertado o presente
> contrato de compra e venda de um gato persa que se regerá pelas cláusulas
> seguintes e pelas condições de preço, forma de pagamento descritas no
> presente.
> cláusula primeira. o objeto do presente instrumento é a venda de um gato
da
> raça persa, sexo, nascido em, cor, filho de e de, com finalidade de show e
> reprodução (cia-show e procriação).
> das obrigações:
> clausula segunda o vendedor se obriga, desde já a entregar ao comprador o
> pedigree original do filhote após a quitaçãode todas as parcelasou assim
que
> a documentação for liberada pela tropicats ende e etc.
> clausla terceira
> o comprador está recebendo o gato, por ele escolhido, que goza de boa
saúde,
> com ausência de parasitas externos, não apresentandosintomas de doenças
> infectocontagiosas e parasitárias.
> clausula quarta após a entrega do filhote, em caso de desistência do
> comprador, em hipótese nenhuma o vendedor receberá o gatinho de volta,
> levando se em conta as medidas profiláticas adotadas pelo gatil, visandoo
> controle de doenças. Isso não isentará o comprador de quitar as parcelas
> restantes ou a devolução da quantia já paga, artigo 49 do código de defesa
> do consumidor, tendo em vista que o animal foi escolhido pelo comprador
> antes da assinatura deste presente contrato.
> clausula quinta
> carteira de vacinação com todas vacinas realizadas
> paragrafo unico
> o comprador fica advertido a não deixar de vacina o animal nas datas
> previstas e não expor os filhotes a lugares publicos ou de alto risco ou
com
> outros animais, pelo período de 20 dias apósa a última vacinação. o
> descumprimento dessa clausula exime o vendedor que qualquer tipo de
> ressarcimento.
> clausula sexta o vendedor deverá ressarcir o valor do animal integralmente
> ao comprador em caso de óbito por motivo de doença viral, no prazo máximo
de
> 15 dias corridos, após sua entrega.Esta garantianão se aplica a casos
> intencionais ou acidentais de: intoxicação, envenenamento, medicação,
> alimentação inadequada ou tratamento veterinário incorreto.
> Paragrafo unico o óbito em questão deverá ser devidamente comprovado pelo
> comprador por meiod e atestado médico do veterinário com diagnóstico
baseado
> em achados necroscópicos, comprovando que a doença foi adquirida antes da
> compra do animal, caso contrário o vendedor fica desobrigado de
> ressarcimento.
> clausula sétima
> o vendedor não garante resultados futuros em shows, reprodução e na saúde
do
> animal, pois as características quantitativas que constituem um fenótipo
> como por exemplo, peso , medidas corporais medidas de fertilidade,
> comportamento e outras, geralmente são influenciadas por um geande número
de
> genes de pequeno efeito e sofrem influência do ambiente em que vive, das
> condições de manejo, alimentação etc.
> paragrafo único no entanto o vendedor deverá fazer a reposição do animal
por
> um de igual padrão ou equivalente se o animal vendido com a finalidade de
> reprodução ou exposiçaõ posteriormente apresentar problemas genéticos que
> desquqalifiquem com relação ao padrão da raça, laudos médicos vetrinários,
> como criptorquidia, rim policistico, nó na cauda, osso externo
proeminente,
> polidactilia, displasia congênita. Obs: o comprador ten o prazo até o
animal
> completar um ano para realizar o exame de pkd dna.
> clausula oitava forma de pagamento
> disposições gerais:
> o presente contrato é intranferivel e irrevogável
> Elegem as ambas partes o for da comarca tal para diminuir eventuais
duvidas
> surgidas no presente acordo
> assinatura dos dois
> data

08-05-2006 20:04:11

phedra

De: São José dos Campos/SP
registrado(a): 07-05-2006
Procurei na net artigos sobre esse narizinho torto e não achei nada!
Humpx!

11-05-2006 17:38:36

Jaime

Olá Izabel e Priscilla!
Achei isso sobre torção!
é interessante
http://www.gatopersa.com.br/materias/ce ... _persa.htm

11-05-2006 20:55:32
Última edição por Jaime (11-05-2006 20:57:22)    
priscilla

Obrigada Jaime!!!

12-05-2006 09:22:53

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
Olá à todos,

Como sabem, estivemos participando de uma exposição III Exposición Internacional Felina na Argentina.
Gostaríamos de compartilhar uma experiência fantástica que tivemos com a explicação de um dos Juízes (foram 3) sobre a importância de uma dentição perfeita.

A Juíza e criadora agentina (Adriana I. V. De Bava) nos explicou que quando os gatos são pequenos é preciso prestar muita atenção à mudança dos dentes  assim como fazemos com crianças pequenas na troca dos dentes de leite, há que ajudar o dentinho a ficar mole e cair certo. Devemos colocar o dedo e ver se o dente está amolecendo, então todos os dias fazer o movimento no dentinho para ajudar a cair.
Isso vai evitar que quando o dente definitivo apareça, não fique com o crescimento comprometido em função de no lugar ainda haver o dente de leite.
Deve haver o espaço para que ele cresça corretamente.
Se o dente de leite está no lugar e o dente definitivo nasce, ele procurará espaço e ficará provavelmente atravessado.
Isto poderá acarretar os seguintes problemas:

Para os machos:
o macho quando cruza, sobe na fêmea e a segura pela nuca com uma mordida suave porém firme. No caso de problema na dentição ele não terá capacidade de fazer isso e provavelmente terá problema em cruzar, pois a fêmea poderá a todo instante fugir dele.

Para as fêmeas:
1- Elas não conseguirão cortar o cordão umbelical no momento do nascimento dos bebês e com isso, precisarão sempre de ajuda.
2- Elas não conseguirão pegar seus filhotinhos pela nuca para carregá-los como normalmente o fazem.

Por isso, para os juízes é de suma importância a dentição perfeita. Ela esclareceu ainda que muitas vezes no julgamento, podem deixar passar alguma coisa como por exemplo, o pelo do gato não estar tão bonito ou o felino estar um pouco mais estressado, mas de modo algum se abre mão do julgamento rígido com relação à dentição.

Para quem quiser conhecer o Curriculum da juíza:
http://www.veterinaria.org/asociaciones ... driana.htm

Abç

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

17-05-2006 10:54:23
Última edição por Cia. do Gato Persa® (17-05-2006 10:55:13)    
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.