Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Cuidados apos a castração    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Gleicy =^.^=
Convidado

vou castrar meus dois gatinhos(1 macho e 1 femea) ambos com 5 meses de idade, e gostaria de saber quais os cuidados que devo ter com eles apos a cirurgia?
quanto tempo dura a cicatrização?
obs. meus gatinhos nao sao persas.

04-02-2006 23:11:10

Deuzi
Convidado

Boa decisão! Com 5 meses está ótimo para castrar. O macho se recupera no mesmo dia, pois nem leva pontos, e se levar é um pontinho de nada. à  noite ele estara brincando novamente. A femea demora um dia inteiro. Ela vai ficar meio zonzinha durante o dia, então coloque ela num lugar calmo, longe do macho, senão ele vai querer brincar com ela. Se o vet for dos bons, ele vai usar uma tecnica avançada chamada gancho, e os pontos são minimos, o corte será pequeno. Se ele não usar pontos externos, ele provavelmente usa cola cirugica.
Não fique preocupada, no dia seguinte eles estarão brincando!

05-02-2006 14:45:35

Rita Cassia
Convidado

Olá Gleicy,

Tenho duas SRD que foram castradas com a técnica do gancho e cola cirúrgica por volta dos seis meses de idade. Só deram um pouquinho de trabalho porque na época não estavam totalmente domesticadas mas a recuperação foi muito rápida. No dia seguinte já estavam bem.

Há poucos dias mandei castrar a mãe das minhas oncinhas em outra clínica e a vet usou a técnica tradicional. Ela ficou internada por cinco dias porque é bem selvagem e eu tive medo de ficar com ela em casa. Quando voltou fugiu assim que saiu da caixa de transporte. Mas logo reapareceu em meu quintal, muito saudável.
Fique tranquila e faça todas as perguntas ao vet. Vai dar tudo certo.
Depois conte como foi.
Beijos!

05-02-2006 17:07:44

Allan

registrado(a): 01-02-2006
Olá Gleicy,

Castrei meu persa há 2 meses. Logo apos a cirurgia ele ficou um pouco 'tonto'. No dia seguinte tive que deixá-lo em um quarto sem móveis, pois tive medo dos 'pontos se soltarem, pois ele 'brincava' e 'pulava' como se 'nada tivesse acontecido'. Nos 'machos' a recuperação é 'muito rápida'.
Já as 'fêmeas', dizem, que a recuperação é um pouco mais demorada (1 semana +/-). Mas dá para entender o motivo, ... , a operação é bastante 'invasiva' e são retirados órgãos internos, consequentemente a incisão é maior que nos machos.
Em ambos os casos (machos e fêmeas) sugiro 'vigie-os' para que não façam 'estripolias' ... tipo 'pular' , 'correr'  , etc.
Ahhh !!! Usei tb uma pomada cicratizante (que não me lembro o nome) que auxiiou bastante na cicratização. Meu persa tomou dois pontos. Em 1 semana os pontos haviam sido retirados
Bos sorte
Abs

06-02-2006 10:24:09

lisi
Convidado

Olá Gleicy,

Já castrei muitas gatas minhas.. Tudo SRD, elas são fortes... Dificilmente acontece algum contratempo.. massss uma aguinha de Côco, pra hidratar vai muito bem... até por se tratar de um procedimento cirurgico... eles perdem sangue.. algumas vezes até precisam ficar com sorinho na veia.. mas só se perdeu muito sangue..

E lógico... Todas as dicas e experiências de Allan, de Rita, e da Deuzi. ÓtimaS!!

06-02-2006 12:39:33

David

De: São Paulo
registrado(a): 02-02-2006
Castrei meu gato o fidel, faz menos de um mes, ele tinha 5 meses, levei em uma vet ela castrou e nao precisava tirar os pontos, acho que pontos internos, ela me disse que o gato ia ficar chocho no dia da castração, nao ia comer, cheguei em casa a primeira coisa que o gato foi procurar cambaleante foi comida, entao é um processo super simples, nao precisa se preocupar.

Fidel
http://www.catster.com/?231740

Krystal
http://www.catster.com/?351079
------------------------

06-02-2006 12:51:53

Cristina

De: Osasco-SP
registrado(a): 04-02-2006
E após a cirurgia...pra tirar o esparadrapo com akele monte de pelo? Sei q eles raspam o local da cirurgia, mas sempre o esparadrapo acaba pegando em algum pelo...e deve doer, hein...Qual a melhor maneira de tirar o esparadrapo?

Bjks

06-02-2006 18:52:10

Vivien

A Mel foi castrada há duas semanas. Na preparação da cirurgia a barriga dela foi raspada. Ela recebeu 4 pontos que foram retirados após 12 dias (até a retirada dos pontos o local da cirurgia foi limpo diariamente com soro fisiológico e, em seguida, eu passava Povidine no local, por orientação do vet). Após a cirurgia eu a levei ao vet por dois dias consecutivos para receber injeção de antibiótico. Segundo orientações também do vet nos primeiros dias ela não deveria pular em camas, cadeiras, etc (mas isso não foi problema porque ela não gosta mesmo de ficar pulando nesses locais).
No dia da cirurgia ela voltou para casa um pouco tonta; foi se recuperando gradativamente e, após cinco dias já estava ótima. Mais uma coisa, ela não veio para casa nem com esparadrapo no local e nem usando o colar para evitar que ela se lambesse (aliás, o que ela invariavelmente fazia sempre após eu ter colocado Povidine no local). Hoje ela está ótima e nem parece que passou por nada disso!

Abraços,

Vivien

06-02-2006 19:48:00

Vivien

Um detalhe que eu esqueci de mencionar: a Mel tem 9 meses.

06-02-2006 19:48:35

Daniela

De: Porto Alegre / RS
registrado(a): 03-02-2006
Oi Cristina,

Eu castrei 5 meninas deuma vez só. Sonolencia no primeiro dia devido a anestesia, mas depois ficaram todas bem normais.

A vet que feza castração não encheu de esparadrapo. Colocou uma tirinha sobre o cortezinho... E fez uma "roupinha" de atadura (coloquei fotos pra vc ver) pra evitar que elas tentassem arrancar os pontos. Algumas deixaram por 3 dias, outras nem se importaram... Quando elas se livraram da atadura fiz um macacãozinho de meia calça. Ficaram ótimas, cicatrização perfeita. Ah! O esparadrapo?! Esse caiu antes da hora de tirar os pontos. Ele perde a cola, não se preocupe... E se não cair as gatinhas mesmas dão um jeitinho de tirar.

http://fotos.terra.com.br/foto.cgi/NAln ... strada.jpg

http://fotos.terra.com.br/foto.cgi/dKyb ... strada.jpg

Bjinhos,
Dani

06-02-2006 19:49:03

Gleicy =^.^=

De: São Paulo
registrado(a): 05-02-2006
eles passam algum tipo de antibiotico ou antiflamatorio?

06-02-2006 20:53:12

Deuziana

Sim, o vet ou vai usar uma injeção que dura 7 dias, ou vai passar comprimidos! De preferência pelo medicamento injetável, assim vc não tem que se preocupar em dar via oral!

06-02-2006 21:18:11

Cristina

De: Osasco-SP
É muito bom saber todas essas dicas...O mês que vem meus persinhas irão ser castrados...meu bebezinhos!! Mas sei bem que será bom pra eles...

Obrigada pelas dicas...

Bjks

08-02-2006 19:52:52

Deuziana

De nada Cris, mande notícias assim que se proceder a cirurgia, dúvidas irão aparecer e a gente tá aqui pra isso - esclarecer.

Beijocas

08-02-2006 23:15:02

Raquel
Convidado

Oi Cristina, meu filhote foi castrado no mês passado e passou super bem
Fiquei hiper preocupada, fiz um bicho de sete cabeças(sofri muuuuiiiito), mas foi um sofrimento à toa.
Quando ele chegou em casa estava bem tonto e passou a ficar ativo somente no outro dia.A vet receitou um antisséptico spray(para uso local) não levou pontos e nem colocou esparadrapo e um antibiótico (para via oral).
A cicatrização foi bem rápida.

Enfim, tudo ficou bem.
Mande notícias.

Bjos

Raquel

09-02-2006 08:51:37

Gleicy
Convidado

Os meus filhotes estao OTIMOS!!! graças a Deus.
O axl( macho) nemparece que foi castrado..ja bagunça mais que antes..a mel hj ja começou a fazer gracinha, mas nao esta bagunçando como antes ( por enquanto) rsrs...
eles nao levaram pontos foi com cola cirurgica, e o macho nem curativo tem so a femea.
Valeu pelas dicas que vcs me passaram

09-02-2006 11:50:50

Deuziana

Que bom que tudo correu bem. Viu como é simples?
Agora vc está sossegada, sem medo de ninhadas inesperadas!

Beijos

09-02-2006 21:06:47

Rita d Cassia
Convidado

Oi Gleicy,

Também estou feliz por vocês. Parabéns pela posse responsável!

Beijos!

09-02-2006 22:20:35

Tati

De: São Paulo-SP
Vou levar meus gatinhos pra castrar dia 18, como toda mãe tb estou mto apreensiva, apesar de ja ter passado por isso com uma gatinha q tive, vou levá-los a uma clinica da qual minha amiga gostou mto, mas vou ter q esperar por eles lá e pelo que nos relatos do fórum eles demoram pra acordar né? Qts hrs será q vão demorar em média? E como é feita a cirurgia no macho?

E Deuziana mto obrigada pela ajuda que vc me deu aki no fórum anteriormente.

10-02-2006 16:35:49

Deuziana

São machos Tati? Machos acordam rápido, creio que em menos de 4 horas eles ja estarão bem! São adultos ou bebes?

10-02-2006 23:02:32

Tati

De: São Paulo-SP
2 machos e 1 femea, a femea demora + né?

1 macho e 1 femea de 5 meses e outro macho de 10 meses.

13-02-2006 10:36:14
Última edição por Tati (13-02-2006 10:37:00)    
Gleicy
Convidado

oi pessoal, esta demorando pra cicatrizar a cirurgia da minha gatinha femea
a medica me passou uma pomada, estou passando ..mas ainda esta um pouquinho aberto o corte..
hj dia 14 faz 7 dias da castraçao

14-02-2006 14:03:35

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Oi Gleicy

Com uma semana já era pra ter cicatrizado. Que pomada sua vet passou? O que ela disse sobre estar "aberto"? Pois se estiver aberto precisa fechar...

Dê noticias e aguarde comentarios da Deuziana ok

Bjs

14-02-2006 15:51:06

Deuziana

Nossa Gleice, ainda não cicratizou? Ela é daquelas endiabradas??? Pulos e brincadeiras não são adequados. Preste atenção nessa cicratização, caso não ocorra, leve-a ao vet para um exame, e pergunte sobre a diabets. Diabetis não cicratiza cortes. É só uma hipóstese hein? Tem um oleo cicratizante chamado Dersani, de farmacia. O tempo de cicratização leva em média 50% mais rápido que outros produtos. É um pouco caro, mas compensa. Vc pode usar tb!

Oi Tati, eles acordam no mesmo dia, se bobear o macho ja volta acordado!
Eles são bem novinhos, se recuperam logo!

15-02-2006 02:06:40

Gleicy
Convidado

é ela e mesmo uma sapeca..nao para um minuto, nao esta muito aberto mas um pouquinho, a vet passou a pomada Furanil.
o macho ja no 1º dia ja estava brincando,pulando e ela a partir do 3º dia tbm estava brincando.
bom vou esperar ate o fim dessa semana e continuar usando a pomada, caso nao resolva vou leva -la novamente na vet..
bjosssssss

15-02-2006 10:24:43

Andreza

Olá a todos
Castrei meu bebe ontem (9 meses) ontem ele ficou o tempo todo
acordado olhando para um lado e outro com se tivesse perdido. Ontem ele não comeu não bebeu agua não fez xixi nem coco.
Hoje ele parece melhor já comeu bebeu bastante agua,mas só que até agora nao fez xixi nem coco.E para piorar sua irmazinha tb 9 meses e que não foi castrada ficou muito assutada quando viu ele andando bem tonto e também não fez xixi nem coco nem ontem nem hoje. Estou começando a ficar preocupada o que pode ser?
Outra coisa ele esta andando meio curvado(com o bumbum meio caido) será que ele vai ficar assim ou será que é por causa dos pontos?
OBS catrei ele pois ele esta cobrindo ela e mordendo(coitada não a deixava em paz) ela ainda não entrou no cio. não sei o que fazer esperar ela entrar e depois castrar, não castrar ou castrar já?(espero opniões).
Obrigadinha

21-04-2006 20:41:15

Deuziana

Andreza, castre antes ou depois do cio, durante nunca! Eu costuma levar pra castrar com 2 meses de vida já! A recuperação é mais rápida. Não se preocupe, ele vai voltar ao normal (se ja não voltou).

22-04-2006 00:53:13

Andreza

ok Deuziana.
Vou esperar ela entrar de depois que sair eu castro. Preciso me recuperar o life(macho) fiquei com muita dozinha dele. agora que ele voltou ao normal nos primeiros dias ficou muito triste
Abraços.

01-05-2006 17:56:16

Deuziana

Alguns reagem de forma diferente. Ja tive gatos que voltavam da anestesia gritando. Mas é um particular de cada um deles.

04-05-2006 22:04:47

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.