Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / padrão ideal    
Autor
Mensagem Páginas: 1
patricia
Convidado

Bom..pelo que leio e vejo nos site o padrão ideal é o SHOW, com o narizinho entre os olhos, mas li em um site..que o nariz se estiver mais acima do que o normal n é ideal..nesse caso então ele não é show. Ás vezes tem tudo de show..mas tem algumas caractarísticas que fogem ao padrão ideal, e aí nesse caso ele passa a se PET ?

22-11-2005 17:37:42

Lisi
Convidado

Bem Resumido...

O naris estar abaixo da linhas dos olhos e com fortes caracteristicas da raça é Breeder. o Pet seria um naris muito abaixo das linhas dos olhos e com falhas na caracteristicas da raça.

BjiNhu´s

22-11-2005 18:30:45

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Oi Patrícia.

Sim o padrão ideal é Show. Mas ideal pra quem?
Ideal para criadores que pretendem aprimorar a raça e participar de exposições e ter seus Shows campeões.
Quando um gato ganha um título, seu valor sobe muito e em consequência seu filhotes também ficam mais caros.
Mas a maioria das pessoas que quer um amigo, um companheiro, aquele gatinho lindo de qulaquer cor e de qualquer raça que fica esperando o dono na porta, ou que vai acordá-lo pela manhã...não está pensando no padrão do animal.
Temos que desmistificar a idéia de que se o gatinho não for Show, não é apresentável ou não é bonito...os nossos companheiros são sempre lindos.
Criadores devem por obrigação ter gatos muito saudáveis, fazer todos os exames e prestigiar os melhores padrões para poderem fornecer a outros criadores gatos com extrema qualidade. Mas não significa que um criador não possa por exemplo ter breeder..aqui temos Show e breeder, tanto filhos de campeões, como não!
As vezes uma pessoa, um comprador quer ter um gato assim extremado, um shw e claro paga bem mais caro por isso. Mas lembre-se, os criadores procuram aprimorar a raça para que fiquem cad vez mais lindos e com genética boa!
Olha só, sobre a pergunta que vc faz da linha do nariz, é verdade se é um gato show, lindo com pelagem perfetia e tudo mais , mas tem o nariza muito alto, não é que não seja show, ele é, continua sendo, só não serve para uma exposição. os juízes não aceitam.
Outra coisa que é comum acontecer, o gato é lindo tem o nariz certo, mas tem a cauda longa demais para o padrão, ou seja dobrada por cima do corpo, ela chega até o pescoço. isso não faz  do gato um Pet, mas também os juízes não aceitam para exposição!

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia. do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

23-11-2005 03:23:30

patricia
Convidado

Obrigada Roseli,,,vc foi maravilhosaaaaaaaaaaaaaaa em sua explicação e muito atenciosa . Esse forúm é magnífico, adorei :). Mas só pra esclarecer melhor, o que caracteriza mesmo um Show é o narizinho alto, né? independente daqueles defeitinhos da cauda, da dentição, da assimetria da face, da orelhinha ( que se fala que o padrão ideal tem a orelha arredondada nas extremidades)e muitas outras coisas que eles colocam para o padrão ideal. Pelo que vc falou só para exposições é que se cobra todas essas perfeições! e vejo muito gatinho com carinha de show..mas que por exemplo n tem essa orelhinha do padrão! Estou falando isso é por que vi num site..li alguma coisa falando que às vezes o gatinho tem todas as características do show..mas se por exemplo tiver uma dentição ruim é considerado um PET, aí fiquei confusa..pois geralmente olhamos o narizinho e  ele é que sinaliza um show..o que vc pensa disso!!!sou muito curiosa dessa raça!!!!eu adorooooooooooooooooooo!!!!!! agora mesmo estou com Um Persa Pet, filhote de Show com bredder e ele é muito lindo!!!!
Posso tirar outra dúvida com vc? por exemplo, vejo uns pets lindos e outros parecendo que não é persa??por que isso? será impressão minha? ou tem haver com os pais? se no caso o Pet for filhote de pais PET , ele pode não sair um pet tão fofinho como o meu???? rsrssss é isso? beijocasssssssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!
obrigada

23-11-2005 11:02:40

Allan
Convidado

Olá Patrícia,

Desulpe-me a intromissão. Mas tb gosto muitos dos persas (como parece vc gostar tb) e sempre lí muito sobre eles. Pelo que eu lí, persas 'show' são sempre 'show', mas 'pequenos defeitos' como os citados por vc (cauda longa, má oclusão, orelhas muito próximas, etc) enseja penalizações, mas não desqualificações, ... , se é que entendi direito.
Como não somos (ao menos eu não sou) criadores, e como disse a Roseli, para nós pouco importa o 'padrão' (pet, breeder, show, top), pois p/ 'amar incondicionalmente' um felino, ... , ele nem precisa ser persa. Concordo que os persas com o 'nariz achatado' são mais bonitos 'para se ver', ... , mas reitero, não necessariamente para se 'amar'.
Ahhh ! E tem mais, quanto mais achatado - e alto - for o nariz do gato, mais problemas de saúde, e mais cuidados se deve ter ... acredito que eles são muito mais sensíveis.
Adotei há alguns dias uma persa 'show' ... é linda (é avó do meu outro persa, que é 'breeder'), mas ela tem dificuldade para respirar e lacrimeja 'demais'. Ela esta comigo há 05 (cinco) dias, e na noite passada ouvi uns sons estranhos, .. , era ela tentando respirar, com a 'boca aberta' e a 'lingua p/ fora'. Ainda bem que, junto com ela, veio um vidro de 'rinosoro'.

Espero que não se importe, mas tomei a liberdade de transcrever do site da 'uol' uma matéria sobre os persas. Confira abaixo ;

"(...)

Muita coisa aconteceu com o Persa depois da primeira aparição em uma exposição na Inglaterra, em 1871. Os criadores trabalharam duro em cima das particularidades desse gato: a aparência de bicho de pelúcia, o porte encorpado e um temperamento totalmente dependente, até então inédito em felinos.

A fórmula agradou. A criação se expandiu a ponto de o Persa dominar a preferência mundial. Entretanto, os criadores desejavam ir além. Mas tiveram que se curvar ao constatar, na busca pela aparência cada vez mais arredondada, limites às alterações genéticas. Acasalamentos feitos na década de 50, logo após a 2ª Guerra Mundial, produziram focinhos mais curtos em Persas vermelhos (red) e em listrados de vermelho (red tabby). Foram apelidados de Peke-Face , em alusão aos cães pequineses, de cara chata. Cerca de 20 anos depois, na década de 70, muitos Persas de cores variadas chamados de Pig-Face (cara de porco), tinham as feições mais chatas ainda.

Cães & Cia divulgou há dois anos, na edição 184, um alerta feito pelo Fife em 1993. Pedia aos filiados para abandonar a produção de Persas com a cara achatada demais. Os focinhos excessivamente curtos haviam "empurrado" o nariz e as orelhas exageradamente para cima, causando diversos problemas de saúde. Entre eles, prejuízo à respiração devido a narinas estreitas; irritação e infecção ocular por causa de ductos lacrimais estreitos ou sem orifício; problemas locomotores por falta de desenvolvimento do cérebro devido à perda de espaço no crânio e boca permanentemente semi aberta pelo deslocamento dos maxilares.

Para saber a situação atual da raça, foram ouvidos três presidentes e três diretores das cinco entidades gatófilas mais importantes do mundo. Afirmaram com unanimidade que os Persas com cara excessivamente achatada não são mais aceitos. Essa orientação é seguida também no Brasil.

A identificação do excesso de achatamento é bastante fácil. A ponta do nariz fica mais alta que a extremidade inferior dos olhos. A inserção (base) das orelhas se torna também alta demais, acima da linha do topo da cabeça, além da língua permanecer fora da boca. Porém, os padrões oficiais, continuam pedindo narizes achatados sem estabelecer limites. A  C F A, por exemplo, descreve o Peke-Face como um gato de nariz muito curto, posicionado entre os olhos (portanto acima da sua linha inferior, contradizendo as regras atuais) e orelhas colocadas ligeiramente mais altas. "Peke-Faces" não são mais criados nos EUA, nem são vistos Persas com a cara excessivamente achatada nas exposições americanas", justifica Diana Dienberj, diretora da CFA. Realmente, mesmo no Brasil, a maioria dos criadores já conhece essas diretrizes e trabalha para manter seus Persas dentro delas.

A única entidade com os padrões já afinados com a nova orientação é a inglesa G o v e r n i n g  C o u n c i l  o f  C a t  F a n c y  (G C C F), não representada no Brasil. Além de não conceder pedigree nem títulos a Persas com nariz acima da linha superior dos olhos, proíbe narizes achatados com narinas estreitas em qualquer raça, justamente por causa dos problemas de saúde.

O desachatamento da cara gerou criações diferentes, mas todas com nariz abaixo da linha inferior dos olhos. Os focinhos dos Persas ingleses são mais longos e os dos americanos, mais achatados. Entretanto, desde que não haja sinais de achatamento excessivo, o comprimento torna-se uma questão de gosto.

(...)

Fonte : http://familiapet.uol.com.br/gatos/raca ... chatar.htm

Abs

23-11-2005 16:13:54

Lolô
Convidado

ótima pergunta e excelentes respostas do Allan e da Roseli.
Tomo a liberdade de repetir aqui o que já havia escrito no tópico Pet ou Show:

Precisamos desmitificar esse negócio! O que se chama de "show" no Brasil é o que a Inglaterra (país que deu início e desenvolveu o hábito de criar gatos domésticos do modo que conhecemos hoje), Espanha e outros países chamam de "PEKE FACE" persian, ou seja: cara de pequinês!
Lá eles são considerados quase uma "raça a parte", que até há pouco não tinha seu registro aceito.
É uma moda dos EUA (claro, de quem mais poderíamos querer copiar?), que nos países acima não é bem aceita, sob argumento que o "nariz entre os olhos" (visto como "luxo só" aqui) causa problemas na respiração e (mais) corrimento dos olhos.
Nos outros países o persa tem cara chata sim, mas o nariz não fica "na linha dos olhos". Isso é pareceido com o que fazem com raças de cachorro de madame: vão distorcendo o bichinho até caber dentro da bolsa etc.
Podem consultar sites e livros sobre gatos da Inglaterra, Argentina, França etc.
Por aqui não se admite falar nisso, mas há, sim, opção de SHOW que não o PEKE-FACE! (ainda bem)
É preciso relativizar esses padrões e a importância que se dá para algumas características, perguntar o porquê, discordar e tentarmos conhecer melhor as coisas para não ficarmos como bobos que repetem tudo sem pensar, né?
Assim, se você descobriu que seu gatinho não é SHOW, pense nessas convenções e sorria: o que importa é ele ser amado, seja PEKE-Face, SRD, Show, Pet, Breeder etc.
bjs a todos que amam e se interessam pelo mundo felino!
Lolô

24-11-2005 20:04:31

Daniela
Convidado

É isso mesmo!

Eu particularmente não gosto do nariz achatados demais. Alguns gatos quando adultos adquirem uma expressão de "mau", apesar da doçura.

O da capa do site da roseli está maravilhoso. Um jeitinho tão meigo!
Aliás roseli, me tira uma duvida. Esse teu gatinho é show?

Abs,
Daniela

24-11-2005 20:43:43

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Oi Daniela,

O Dayan, o nosso machoa argentino sim ele é considerado show.
Ele tem o nariz um tiquinho abaixo da linha dos olhos, mas é considerado show, porque os olhos são muito grandes, muito redondos e com isso, o nariz de 6 meses pra ca subiu mais.
Existe ainda este detalhe, muitas veze sum gato tem o nariz mais largo, como é o caso dele, e vc só consegue descobrir o padrão corretamente, após 6 a 8 meses, porque conforme o gato vai crescendo, p tamanho da cabeça aumentando e toda estrutura da face mudando, o nariz acaba por subir mais!
Outra coisa interessante, ele teve 4 pedigrees diferentes , cada um com uma cor, pois foi muito difícil conseguir identificar a cor certa dele, pois ele tem uma cor rara!
Pra tirar a dúvida ele passou por uma expert em genética juntamente com um juíz. Aí foi enfim definida a cor,e por incrível que pareça, estou com este problema com os filhotes que nasceram dele, pois todos têm cores lindas,mas são gatos com marcações e desenhos interessantes na pelagem!
E ainda teremos mais. Imagina isso!

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia. do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

24-11-2005 20:56:59

Daniela
Convidado

Essa carinha dele é linda. E é tão fofo! Os filhotes devem ser um sonho! Estou curiosissima pra ver :)

Abs,
Daniela

24-11-2005 21:13:36

zmiau
Convidado

Miauu! Só quero gatinhos que tenham o naso do Dayon! (que pêlo lindo, que cor!

Como posso ver esse gato? moro em Goiânia e procuro, procuro, mas o que eu acho é aquele persa com carinha de "mau", com aquele outro naso que é bem estranho (rss).

Onde vocês compraram esse miau tão garboso?

zmiau

17-04-2006 19:47:14

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá,

Bem, este miau veio da Argetnina...mas ele faz filhotes lindos como ele.
Se vc olhar neste link:
www.ciadogatopersa.com.br/texfo/familydayan01.htm

Vc verá alguns dos filhotes que nasceram e alguns que ficamos par ao plantel.
A mãe destas filhotinhas  cruzou novamente com ele...em Julho 06 teremos novos filhotes!

Abraços

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

17-04-2006 21:00:39

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Nossa Rô, amei a familia do Dayan, agora tá explicada tamanha beleza!

Impressionante como a Nuage puxou a vovó, pensava que tinha puxado o pai, mas na verdade é a cara da vovó, que por sua vez é um petáculo de linda!

Parabéns ao Dayan que tá caprichando na filharada!

Bjs

18-04-2006 01:29:09

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.