Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / O Inmetro testa a ração animal    
Autor
Mensagem Páginas: 1
David

De: São Paulo
registrado(a): 02-02-2006
O Inmetro testa a ração animal

www.globo.com/fantastico

Atenção consumidor: Como você anda alimentando o seu bicho de estimação? Com ração, não é mesmo? Mas será que a ração do seu cachorro ou do seu gato está nota dez?

Isso é que é ser tratado como filhinho da mamãe. Comidinha caseira, feita na hora e servida na boquinha. No lugar da ração...

“É arroz. Tem fígado de galinha, que é mais forte. Serve para fortalecê-los”, diz a dona-de-casa Virgínia Galindo.

“Essa comida é nutritiva, mas não substitui integralmente uma ração”, garante o veterinário Ricardo Coutinho Amaral.

Virgínia sabe que a ração fornece uma alimentação balanceada. Só dá comida de gente para Simone, Pafúncia e Bacurau, que estão velhinhas e não conseguem mastigar a ração.

Os outros oito cachorros e 15 gatos que ela cuida em uma chácara em São Paulo só comem o que o veterinário manda: ração.

“Eu acho cachorro mais confiável que gente”, comenta a dona-de-casa.

Para saber se as rações vendidas no mercado brasileiro também são confiáveis, o Inmetro fez o teste. Foram escolhidas 20 marcas de ração para cães:

- Big
- Bono
- Bravo Original
- Carrefour
- Eukanuba
- Faro
- Frolic Júnior
- Golden Fórmula Carne
- Gran Cão
- Hill’s
- Kanina
- Keldog Chef’s Selection
- Komidog
- Mais por Menos
- Must
- Ossobuco
- Pitty
- Pop Star
- Prina Beneful
- Royal Canin Selection

E 11 marcas de ração para gatos:

- Fanny Cat
- Friskies
- Iams
- Le Roy Mix
- Mik Cat
- Royal Canin Fit 32
- Sofisticat
- Three Cats
- Top Cat
- Whiskas
- Wily

Todas as rações precisam ter proteína, gordura, fibra bruta, fósforo, cinzas ou matéria mineral e cálcio. A falta ou excesso de um desses nutrientes pode acarretar problemas para gatos e cachorros.

“A coluna vertebral se fundiu toda e ele parecia um cavalinho de pau andando. Não tinha mobilidade nenhuma”, lembra o veterinário Ricardo Coutinho Amaral.

O professor de veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Aulus Carciofi, faz um alerta: Enquanto no Brasil a ração só precisa ter seis nutrientes, nos Estados Unidos são exigidos 43.

Segundo ele, a associação que reúne os fabricantes brasileiros já se mobilizou para mudar a lei.

“Criar critérios mais claros do que é um alimento completo e balanceado, uma padronização nutricional melhor e de qualidade entre os produtos”, avalia Aulus Carciofi.

O Inmetro testou as rações pela legislação em vigor e constatou que todas são boas para o consumo. Mas seis marcas apresentaram problemas na embalagem: Kanina, Keldog, Komidog – rações de cães – e Friskies, Sofisticat e Wily – rações de gatos. Em todas, o Inmetro encontrou nível de cálcio superior ao registrado no rótulo.

“Se o rótulo do produto apresenta uma informação incorreta, o veterinário também vai ser induzido ao erro na hora de passar a dieta especifica para esse cão”, observa Marcos Borges, engenheiro do Inmetro.

Os fabricantes se defendem. Já tomaram providências para corrigir os rótulos. Sofisticat, Wily e Keldog garantem que já tomaram providências para corrigir os rótulos.

A marca Komidog diz que a alteração no nível de cálcio foi causada por troca de fornecedor de matéria-prima em virtude da febre aftosa. Não houve tempo de fazer a reanálise e mudar o rótulo.

Os fabricantes das marcas Friskies e Kanina reconhecem o resultado do Inmetro, mas alegam que adotam uma outra metodologia – também aprovada pelo Ministério da Agricultura. Por ela, os níveis de cálcio estão corretos e, portanto, as embalagens condizem com o conteúdo.

O Inmetro esclarece que metodologias de análise, mesmo distintas, não podem apresentar números contraditórios e informa que o resultado foi ratificado pelo Ministério da Agricultura. As empresas devem ser notificadas.

Agora uma dica dos veterinários: Na hora de comprar ração, verifique se a embalagem está lacrada e longe do calor. Não compre nunca ração a granel.

“Onde existe saco de ração aberto, até que me prove o contrário, existe rato”, alerta o veterinário Ricardo Coutinho Amaral.

E nada de entupir os bichos de comida. Ração, só duas vezes por dia.

Confira o teste completo do Inmetro com rações para cães e gatos.

Fidel
http://www.catster.com/?231740

Krystal
http://www.catster.com/?351079
------------------------

26-03-2006 22:00:15

Arlindo Chaves
Convidado

Valeu David...

Eu havia assitido apenas o finalzinho da reportagem...

Abraços!!!

27-03-2006 15:33:51

Sandra
Convidado

Olá a todos!!

"O professor de veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Aulus Carciofi, faz um alerta: Enquanto no Brasil a ração só precisa ter seis nutrientes, nos Estados Unidos são exigidos 43."

BRASIL : 6 NUTRIENTES
EUA: 43 NUTRIENTES

Nossa!!! isso significa que rações brasileiras são totalmente inferiores se comparadas com as importadas???
OU EXISTEM EMPRESAS NACIONAIS QUE SEGUEM PADRÕES NUTRICIONAIS EQUIPARADOS AS IMPORTADAS???

Grata pela atenção.
Sandra

29-03-2006 22:06:38

Helena

registrado(a): 04-02-2006
BRASIL : 6 NUTRIENTES
EUA: 43 NUTRIENTES

Isto já é o suficiente para escolher qual a ração para o seu gato.

A HILLS é a  única importada aqui .

02-04-2006 16:43:37

lisi
Convidado

Única importada?

E a Iams, Proplan, E Royal Canin?

03-04-2006 10:36:55

Helena

registrado(a): 04-02-2006
Oi Lisi !!!

A única importada dos EUA é a Hills.

E nos EUA : 43 nutrientes.

03-04-2006 15:19:28

David Esquivel
Convidado

fiquei sabendo hoje que a ração hills pra gatos ainda importada, existe um movimento para que ela seje produzida aqui no brasil, a linha de caes da hills já é nacionalizada e produzida pela total alimentos ( k&s equilibrio).
vamos ver qd isso vai acontecer.

03-04-2006 16:14:55

lisi
Convidado

Mas não quer dizer tb que todas, produzidas aqui no Brasil, tem 6 nutrientes, este é o minimo...

Mas por ai já dade ver a importancia que dão para nossos queridos companheirinhos...

03-04-2006 16:19:23
Última edição por lisi (03-04-2006 16:20:00)    
Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá,

As novas rações da IAMS são importadas dos EStados Unidos (por enquanto) pois já estão começando a fabricação da Multicat na Argentina, mas ainda irá demorar umpouco pra vir pro Brasil.
Por enquanto estarão comercializadas as importadas.

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

03-04-2006 16:32:10

David Esquivel
Convidado

eu acho que todas as grandes marcas mantem a formula importada, o que muda é a materia prima, elas nao iriam se queimar, nao acho que uma iams uma royal, iriam produzir uma ração com 6 nutrientes.
isso acontece acho eu no mercado de rações de caes que tem marcas que vendem 15 kilos de racao por 15 reais, ai vc ja viu.

03-04-2006 16:40:12

lisi
Convidado

É verdade... Concordo com vc David!

03-04-2006 17:43:05

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.