Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Cruzamento...    
Autor
Mensagem Páginas: 1
karula
Convidado

Tenho uma gata persa que tem quase 1o meses e já teve 3 cios. Ela tem cios mais ou menos de 15 enm quinze dias e antes de a esterelizar gostaria que ela tivesse pelo nemos uma ninhada.
Gostaria de saber se ela estará na idade certa para o primeiro cruzamento?
Como não tenho nenhum macho terei de procurar alguém que tenha um para o cruzamento. Na altura a gata é que deve ir até á casa domacho ou é o gato que terá de vir até à casa da gata?
A minha gata é branca e tem a cor creme nas orelhas, focinho e cauda e tem olhos azuis. tenho em vista o cruzamento com um gato todo branco e com um olhos dispres. Será que o cruzamento será possivel tendo os dois quse a mesma cor? Se tal cruzamento for feito os gatinhos nascerão todo brancos, não?

Peço desculpa por todas as questões e agradeço desde já quem me poder esclarecer.

Um abraço

26-03-2006 08:13:20

Jaime
Convidado

Bom dia Karula!
Bom a sua gata ainda é muito nova para cruzar, o ideal é esperar pelo menos que ela complete 1 ano de idade, se possível 1 ano e meio quando ela atingirá a maturidade sexual e terá terminado seu sesenvolvimento.
As gatas tem cios seguidos mesmo ainda mais no verão devido a maior incidência da luz e é o que se chama de poliéstricos estacionários, eles continuarão até que ela cruze ou seja castrada ou então acabe o verão.
No seu caso que não tem um macho, deve se observar o máximo de atenção quanto a vacina dos dois pois eles podem adquirir várias doenças no acasalamento como  a PIF( peritonite infecciosa felina) a AIDS felina entre outras doenças.
Outro quesito muito importante nessa hora é saber se os gatos não tem rins policísticos ou seja PKD free, pois é uma doença hereditária e não tem cura!!! caso um dos dois tenha rins policísticos não devem procriar e devem ser castrados para evitar que gere filhotinhos com rins policísticos.
Diante de tantas complicações e complexidade se deseja que ela tenha filhotes pense bem e haja com muita cautela na escolha do macho, criadores não emprestam machos pelos riscos que já te disse, mas antes de fazê-lo é importante que esteja ciente dos riscos.
Outra coisa é importante ter em mente que é preferível fazer 2 ultrassons das gatas durante a gravidez que é em torno de 64 dias, para verificar a data provável do parto bem como o desenvolvimento dos gatinhos. Você deve ter disponibilidade de tempo para caso elas iniciem o trabalho de parto estar próxima da gata para auxiliá-la caso ocorra distócia, ou seja, dificuldade no parto, ou então a cortar os cordões umbilicais ou então limpar os gatinhos, pois as persas podem ter problemas no parto devido ao fucinho.
No seu caso, caso queira cruzar sua gata com o gato branco se ele for homozigoto, ou seja os pais forem brancos, todos os gatinhos serão brancos, sem exceção.
Caso ele seja heterozigoto, ou seja um dos pais não ser branco há possibilidades de se obter gatinhos de outras cores. No seu caso em específico tem que se olhar a linhagem do pai e da mãe, pois ela pela sua descrição parece ser uma colourpoint, ou seja himalaia, creme.
só após uma análise da linhagem dos pais vc pode prever que cores serão os filhotes.
Então antes de se decidir leia bastante sobre o assunto, pois na criação de persas deve se ter muita responsabilidade e muita ética.
Não estou te desanimando, apenas informando, pois iniciei a criação mais ou menos como vc e hoje após ler muito e graças a ajuda dos membros do fórum e principalmente a Roseli, posso dizer que entendo um pouco sobre essews felinos que nos encantem.
Hoje estou com duas gatinhas que acabaram de criar em 28/02 e 10/03 se quizer ver as fotos dos bebes estão postadas no tópico fotos de filhotes neste fórum!!
Boa dorte e muita responsabilidade!
abraços
Jaime

26-03-2006 11:29:37

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
OláKarula,

Bem...depois dessa aula do Jaime só mes resta dizer um tiquinho de nada!
Só pra acrescentar... vc deve tomar cuidado ao cruzar sua gata (além de todas as dicas que o Jaime bem lembrou) pois  os himalaios, como no seu caso não devem cruzar com gatos bicolores!

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
ttp://www.ciadogatopersa.com.br
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®

Prestigie nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

26-03-2006 17:38:12
Última edição por Cia. do Gato Persa® (26-03-2006 17:38:39)    
lisi
Convidado

Olá Karula,

Só acrescentando uma coisinha.. se caso decidir não cruzar, deve estereliza-la, pois cios epetitivos e sem acasalamento pode causa piometra na gata.. isto pode matar se nao ter um diagnóstico rapido...além disto a piometra pode acntecer em qualquer idade!

28-03-2006 15:29:49

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.