Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / os gatos reconhecem cor?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
frm306
Convidado

olá sou aluno universitário e preciso elaborar um plano de pesquisa sobre essa pergunta:os gatos reconhecem cor?, se alguem  puder me ajudar eu agradeço, pois apesar de admirar os gatos não compreendo nada sobre eles!!!! abraços  e obrigado.

25-03-2006 17:02:23

Jaime
Convidado

Olá se eu puder te ajudar estou transcrevendo um texto de um biólogo e pesquisador
Rocky Gardella publicado na revista pulo do gato edição número17
O gato enxerga em preto e branco?
Não. Ao contrário dos cães o gato enxerga em cores e em três dimensões, como nós. O fato da visão em três dimensões é peculiar a todos animais arborícolas. Nós, não o somos, mas já fomos, herdamos a visão tridimensional dos nossos antepassados arborícolas. A terceira dimensão é muito importante para o animal poder saltar deum ramo para o outro e consiste em um passo decisivo na seleção natural. Um cão se engana diante de um espelho, mas o gato  sabe que o espelho não é uma imagem viva, porque não vê a terceira dimensão. Entretanto o gato se engana com o reflexo no vidro, pois vê a imagem refletida e o fundo, adiante. Minha gatinha PaMir, frequentemente se coloca na frente do vidro da vitrine e começa a miar para o ´irmãozinho´branco que ela acha que esteja preso do lado interno, porém  o espelho não provoca nenhuma sensação. Durante a noite, na escuridão, o gato enxerga como se estivesse na penumbra, como nós podemos enxergar após o crepúsculo. Apenas nessa ocasião ele não enxerga cores, mas sim em preto e branco, pois não há luz que reflete e filtra as cores. O cão enxerga o mundo como uma fotografia em preto e branco, enquanto o gato enxerga o mundo colorido, embora meio desfocado, como estivesse sem óculos.
Esse é um trecho da matéria que se intitula  Dúvidas sobre a vida felina?

Espero ter podido te ajudar em algo para seu trabalho escolar, a fonte é idônea é uma publicação direcionada a criadores e amantes de felinos, o telefone da revista para vc solicitar uma matéria ou número é 019 32318236.
Revista Pulo do gato, publicada aqui em Campinas o web site é:
http://www.revistapulodogato.com.br/principal.htm

25-03-2006 18:39:11

lisi
Convidado

Oi frm306,

Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto..

26-03-2006 15:56:35

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.