Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Pode um gato ser portador assintomático de giárdia?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Silvia Ramos

De: Santos-SP
registrado(a): 02-02-2006
Minha questão é essa, um gato pode apresentar o protozoário sem ter doença? Ele pode infectar outros gatos?

20-03-2006 21:15:27

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Oi Silvia,

Diferente dos casos de fungos e micoses que independem do ambiente externo (vc sabe que estress dá isso nos persas) o caso da Giárdia é somente nos casos em que o gato tenha tido contato com o oocisto da Giárdia.
O gato não desenvolve o protozoário do nada , digamos assim, é preciso que seja infectado. Por exemplo ao comer carne crua de má qualidade ou que não tenha sido resfriada o suficiente pra matar possíveis oocistos.
Não é o gato que desenvolve a doença, mas a ingestão do alemento infectado. Ele torna-se um hospedeiro da doença!
Ele só vai infectar outros gatos se os outros tiverem contato com os oocistos que estão no ambiente em que o gato infectado está. Porém, tm um detalhe, gatos com imunidade alta, não têm propensão a se deixarem infectar por oocistos no ambiente.
Agora o mesmo não acontece qdo tratar-se se ingestão de alimento, aí a contaminação existe mesmo.

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
ttp://www.ciadogatopersa.com.br
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®

Prestigie nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

24-03-2006 03:51:22
Última edição por Cia. do Gato Persa® (24-03-2006 03:56:02)    
Silvia Ramos

Olá, Roseli, obrigada, meu gatinho o Márinho estava ou está? com giárdia, estou dando remédio para meus dois gatos agora, o mais velho (Thiago), acredito que também estava contaminado, pois os dois trocam de bandejas sanitárias, bebem da mesma água, mesma ração, só que não apresentava sintomas, agora não sei, se foi o grandão que passou para o pequeno, ou se o pequeno já veio contaminado, não sei, dei remédio (Metronidazol- 250mg), 1/4 de comprimido para o pequeno, durante 5 dias, de 12/12 horas, foi o veterinário quem receitou, dei durante o tempo certo, só que depois de 3 dias, o cocô ficou pastoso novamente e cheirando mau, desde terça estou dando 1/2 comp.de 12/12hrs., para o grande que tem 4 quilos e 1/4 para o pequeno que tem 1 quilo.
Tomando o remédio as fezes ficam normais, sem cheiro.
Devo dar por mais alguns dias?
Uma dúvida: o ambiente também fica contaminado, tipo almofadas de cadeiras?
Eles adoram ficar nas cadeiras da cozinha, devo passar o Herbalvet TA ?
Beijos, adorei seus filhotinhos da capa, parabéns!

24-03-2006 18:17:31

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Oi Silvia,

Bem, se o veterinário que passou este remédio, pergunte a ele se vc pode continuar dando ou se deve parar.
Vc pode colocar sal grosso nas bandejas pra eliminar os oocistos, mistura às pedrinhas.

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
ttp://www.ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®

Prestigie nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

Roseli & Roberto
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

24-03-2006 21:30:17

Silvia Ramos

OI, Roseli, falei com ele, posso dar durante 7 dias, já limpei almofadas, bandejas, chão, tudo com Herbalvet TA, o cocô dos dois está normal, vou ver depois do tratamento, como ficará.
Enquanto isso, estou levantando a imunidade do pequeno com Megaderm, quando dei pro grande, nossa! Ficou peludão, com jubão, tudo de bom, a pele então! Limpinha, sem nada, ele está muito bem.
Obrigada!

25-03-2006 14:20:22

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.