Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Olá
Como já comentei outras vezes tenho pouca experiência com gatos então se eu estiver pensando bobagem me perdoem. Na semana passada eu postei um tópico sobre um suposto nódulo no abdomem de minha gata, pois bem, continuei abservando e não vi mais o "nódulo", mas a em compensação a barriga dela está crescendo e ficando redonda. Os peitinhos não estão inchados mais estão bem exaltados devido a barriga estar grandinha e rígida. Tenho medo que ela esteja grávida, pois em dezembro ela e o gato ficaram com o antigo dono, ou seja, ela pode ter cruzado neste período. Ela está tomando Glicopan + Hemolitan e uma cápsula de Pelo & Derme por dia. Se realmente ela estiver grávida e tomando as vitaminas os filhotes podem crescer demais e dificultar na hora do parto??? Isto já aconteceu com uma cadela minha!!!
|
|
01-02-2006 09:34:23 |
|
|
Olá Arlindo,
Bem provável que sua gatinha esteja gravida... são essas as maneiras que vejo para saber se está.. mas podes fazer um US para saber qtos filhotes são.. qual posição irão nascer e com quantos dias estão.. muitas femeas da ração não fazem o parto sozinhas, portanto! mão na massa! vc tem que ajuda-la.. ou levar num vet.. porém se nascer de madrugada? e se o vet não atende de madrugada... tem que pensar em tudo isso... Quanto as vitaminas, acredito que não está relacionada ao crescimento dos bebês, oque tem que se preocupar, é que se tem problema em dar para a gatinha lactante... vou me informar... e te aviso.. da uma olhada na bula!
prefira dar rações de filhote para sua gata, para estimular a produção de leite, e os demais nutrientes... prefiro a baby cat da royal!
BjiNhu´Ss
|
|
01-02-2006 21:13:50 |
|
|
Oi Arlindo, vc vai ser vovo!!!!!!! Se prepare para o final de fevereiro. O idela é leva-la a um vet, e pedir um ultrassom pr ver se esta tudo bem e quantos filhotes são. No caso de gravidez, o melhor em vez de glocopam seria Calciotrat, e ração para filhotes, ela vai precisar.
Não a culpe por pular a cerca hein? hehehehehehe!
|
|
01-02-2006 22:02:38 |
|
|
Obrigado meninas...
Estou ancioso e com esperanças que os filhotinhos sejam filhos do Léo, afinal eles ficaram juntos na casa do meu amigo. Mas se não for (elas adoram os homens errados), eles serão amados e bem cuidados da mesma forma. Vou ser um vovó de primeira (rsrsrsr). Assim que o veterinário voltar de férias, vou leva-la lá para fazer o pré-natal... E penser que a menos de um mês eu estava preoculpado, pois ela não entrava no cio!!! rsrsrsrsr...
abraços!!!
|
|
02-02-2006 09:57:38 |
|
Fernanda Mattos
De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Caro Arlindo
Tive recentemente uma experiencia parecida com a sua, minha gatinha ficou prenha e eu não havia percebido e como ela é gorduchinha só achei que estava mais gorduchinha ainda.
Recomendo a você que vá a um veterinário (que não precisa ser o seu) e peça para fazer um ultrassom do abdomem, pois com isso você poderá tirar várias dúvidas e ainda verificar se ela não está com nenhum outro problema, ok!
Faça isso o quanto antes, é muito importante e pode evitar diversos problemas sérios que eu tive que enfrentar, certo!
Se quiser pode me escrever direto no email que podemos trocar maiores detalhes (fsmattos@gmail.com).
Abraços
_______________________________________ Fernanda Mattos Gatil Le Saphir Bleu www.lesaphirbleu.com
|
|
02-02-2006 10:20:47 |
|
|
Oi,
Tenho uma gatinha que está com 3 anos e teve um único filhote a 1 ano e 4 meses atrás. só que nessa gravidez nem eu e nem mesmo a vet percebemos que ela estava grávida e quando vi... um bebê. Mas ela ficou muito feinha, perdeu os pelos e ficou muito magrinha, apesar de comer a ração proplan. Acredito que ela cruzou essa semana passada (dia 06) e gostaria de saber se posso começar a dar um suplemento alimentar para ela e qual seria o indicado . e tbm a partir de quantas semanas já é possível perceber a gravidez.
Obrigada!!!!
|
|
10-02-2006 23:01:08 |
|
Deuziana
registrado(a): 02-02-2006
|
|
Oi Denise, ela vai precisar de ração de filhotes, e um pouco de calcio. Calciotrat é bom, mas eles detestam. Consulte um vet pra saber uma boa vitamina!
Depois da 4 semana, vc ja começa a perceber a barriga meio dura e inchada, e se tiver sorte, ao passar a mão, vc vai sentir os bebes se mecherem, é muito lindo!
De a ela tb a receitinha da sopa da Roseli, tem em algum tópico por aqui! E mantenha sempre a agua limpa e fresca com esse calorão! Ela tb vai começar a deitar de lado, esparramendo o barrigão!
|
|
10-02-2006 23:08:43 |
|
|
Oi Denise,
A receitinha que Deuziana aconselhou é ótimaaa! tem aqui no site www.ciadogatopersa.com.br
Clickar em: Dicas e cuidados> Centro de culinária felina -Receitas >
|
|
11-02-2006 11:41:17 |
|
|
Deuziana
O vet recomendou calciotrat durante 45 dias.....e realmente eu acho q a minha gatinha não gosta muito......tel algum substituto mais agradável pra gatos????
Abraços!
Valeria
|
|
11-02-2006 15:01:13 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
|
|
Olá Denise e Valéria
Suplementar gatas grávidas é muito importante, isso para que a mãe esteja forte e o bebê venha a nascer saudável. Vc deve dar a ela a ração para filhotes que contém maior quantidade de protína e gordura e ajudará a aumentar o leite. Essa ração deve ser dada para a mãe desde o início da gravidez até os dois meses de idade dos bebês. É importante dar vitaminas, vc pode usar o GLICOPAN que é muito bom pode dar na água ou direto na boquinha. É importante dar um probiótico, eu sempre recomendo o uso do ORGANNACT CAT, que é ótimo para aumentar a produção de leite, deixa a mãe com o pelo forte, pois a tendência é uma perda grande de pelos. É um produto que vc mistura na ração. Caso ela rejeite a ração com o pó, pode dar misturado à sopinhas ou diluído em água e em uma seringuinha. Vc pode dar ainda o KALYAMON que tem uma quantidade de cálcio pequena, é uma vitamina que se dá pra crianças. Mas este vc deve dar só pelos primeiros 40 dias de gravidez e depois parar. O cálcio não deve ser dado às gatas prontas pra criar, porque dificulta o parto. Outra receita que vc pode dar pra ela, é meio danoninho com meia colher de mel de abelhas, pode dar um dia sim, outro não, por uma semana. Tome cuidado pra não dar diarréia, por isso dê intercalado. Vc pode dar pra ela também (todos os dias) arroz branco cozido com peito de frango desfiado. O arroz deve ser bem molhadinho, tipo papa. Não solta a barriga e fortalece. Também a pastinha HILLS A/D que temos a venda agora em nossa Loja é ótma para vitaminar gatinhos. O vermífugo é importante, deve ser dado com 30/40 dias de gravidez. Com 30 dias vc já deve ver a barriga maior , mas isso se ela tiver mais de um filhote na barriga. O certo é sempre fazer ultrassom pra saber se os bebês estão bem! Aqui no Gatil, camopanhamos dia a dia o comportamento das gatas prenhes desde o dia em que cruzam. Isso é muito importante.
Se precisar de mais informações, por favor escreva, pois adoro cuidar de gatas grávidas!
Os produtos para felinos temos à venda em nossa Loja Virtual. Abraços
/\ /\ (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli http://www.ciadogatopersa.com.br roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa®
Prestigie nossa Feline Shop http://www.ciadogatopersa.com.br/shop
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
11-02-2006 15:40:50 |
Última edição por Cia. do Gato Persa® (11-02-2006 15:57:28) |
|
|
|
|
Ai gente, não sei como agradecer a gentileza de vcs. Muito obrigada mesmo, anotei as dicas e vou segui-las com muito cuidado, voltarei sempre para dar notícias da futura mamãe e dos meus netinhos kkkkk!!! Roseli, estou comprando agora mesmo os produtos e gostaria se possível que vc me indicasse a dose de cada remédio e tbm se posso dar as vitaminas aos meus outros gatos 2 fêmeas ( 1 inclusive tá perdendo nuito pelo) e 1 macho.
|
|
11-02-2006 19:53:13 |
|
|
Roseli
Estou seguindo todas as recomendações, mas minha gatinha é tão difícil! Ela está comendo ração de filhote, mas tenho q misturar com a normal, senão ela não come....o organnact cat ela não gostou, estou tentando o aminomix.....ela é muito enjoadinha......danone ela gosta, as vezes deixo ela lamber a tampinha.... O calciotrat o veterinário mandou dar até depois do parto, devo parar então? E o vermífugo ele falou q só podia dar depois do parto.....eu não dei...e agora? Já fiz o ultrassom e são 3 gatinhos. O vet do ultrasson disse que seria pra essa semana, dá pra ter essa certeza? Ela tá tão barrigudinha! Mas não fica procurando nenhum lugar pra se ajeitar....nem fica nas várias cestinhas q espalhei pela casa..... qualquer coisa, mando notícias! Abraços!!!!!!
Valeria
|
|
14-02-2006 13:07:10 |
|
Fernanda Mattos
|
|
Oi Valéria
Aqui em casa dou o Organnact diluido em um tico de agua com seringuinha (sem agulha) direto na boquinha deles, pois eles não gostam do gosto, mas é excelente, principalmente pra mamães e gestantes.
Quanto ao cálcio, recomendo que suspenda até ela dar cria, pois pode dificultar o parto (depois voce dá pros filhotes).
Quanto ao vermífugo tá muito em cima, então você espera os gatinhos nascerem e depois de 15, 20 dias vc vermifuga todos e a mãe tb.
Isso é o que lembro, mas depois a Roseli me corrige se estiver faltando alguma coisa ok
Quanto ao lugar, arrume e explique para ela (converse mesmo) que na hora H você vai ver como ela vai onde você disse pra ir.
Com o ultrassom dá pra ter uma boa margem de acerto, com diferença de pouquissimos dias para mais ou para menos (fique atenta à mudança de lua).
Abç
_______________________________________ Fernanda Mattos Gatil Le Saphir Bleu www.lesaphirbleu.com
|
|
14-02-2006 15:56:55 |
|
|
Fernanda
A Ivy estressa tão fácil!!!!! Quando ela não quer, é muito difícil conseguir.....ela até empurra com as patinhas...e fica arisca depois! Qdo meu outro gato teve giárdia o vet mandou dar comprimido pra ela tb.....foi um sufoco pra fazêla engolir !!!! Deu trabalho mesmo! Eu tenho conversado muito com ela,mostrado a cestinha, sento do lado dela, já falei que tá na hora.....mas não está adiantando!!!! rsssss.... A lua mudou ontem e nada......será que vai ser só na próxima????? E meu outro gatinho, será problema?????? Tenho tentado mantê-los separados, mas está difícil......ele começa a miar sem parar!!!!!!!
Abraços
|
|
14-02-2006 22:27:17 |
|
Deuziana
|
|
Calma Valeria, muita calma nessa hora!
Quando a hora chegar vc vai saber, ela vai começar a ficar inquieta, miar, procurar, te chamar. Va com ela pro quarto e feche a porta pra ela não sair. Tenha paciencia pois demora. Ela pode ficar insegura com os outros gatos olhando!
Só preste atenção, tem começar a nascer pela cabeça, se sair os pezinhos primeiro, corre pro vet, ta virado! Tenha de prontidão um vet que trabalhe 24 horas! Ou tenha o telefone do seu vet! Ela vai começar a fazer força, como se fosse fazer coco, ai vc vai ver uma bolhinha saindo, vai estourar e sair o primeiro gatinho, todo lambusado, ela vai começar a limpar e comer toda a placenta, deixe, pois a placenta é rica em proteinas e sais minerais que ela precisa! Logo em seguida o bebe vai direto pra tetinha. Demora cerca de uma hora entre um nascimento e outro. Fique de prontidão, pois vc pode passar a noite em claro!
Boa sorte!
|
|
15-02-2006 01:53:38 |
|
|
Oi valéria,
fique tranquila, as gatinhas sabem se virar bem, elas são bem independentes. Tive uma gatinha persa que ganhou seus 3 filhotes sozinha, em baixo da minha cama, quando vi já estavam todos nascidos, limpinhos, e ela amamentando. Não tive trabalho algum, e nem soube a hora em q ela os ganhou.
Que tudo corra bem no parto de sua gatinha!
|
|
15-02-2006 09:56:11 |
|
Fernanda Mattos
|
|
Oi Valéria
As gravidinhas ficam meio estressadinhas mesmo, mas segure ela firme e delicadamente pelo cangote pois daí ela fica imobilizada. É importante suplementar ela nesta fase, mesmo a contra gosto.
Quando chegar a hora de nascerem os bebês, não se preocupe que dá pra perceber, só fique de olho nela observando qualquer atitude diferente e, durante o parto esteja com ela de prontidão. geralmente não precisa fazer nada, mas é bom acompanhar e qualquer coisa diferente do normal ligar pro veterinário.
Quanto ao outro gato, até antes da hora do parto ele pode ficar junto, mas quando forem nascer e até os gatinhos crescerem você terá que deixá-los separado, mesmo sob protesto hehehe
Bjs e dê noticias
|
|
16-02-2006 10:40:06 |
|
|
Meus gatinhos nasceram!!!!! Meus, não, da Vivi! Foi tudo super tranquilo e rápido, a única coisa triste foi um dos gatinhos ter nascido morto. E pelo ultrassom, que fiz semana passada, estavam todos vivos, os 3. Mas mesmo assim, foi supertranquilo, me preocupei a toa....eu achava que os filhotes iam ter um cabeção, de tanto ouvir falar......nada..... Hoje o johnny quis cheirar os gatinhos, eu deixei, fiquei junto. Mas estou mantendo eles separados. Quando os gatinhos abrem os olhinhos????
Abraços!!!!!
Valéria
|
|
16-02-2006 23:49:16 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
|
|
Oi Valéria,
Nossos Parabéns à vc, à mamaã e aos bebezinhos! Felicidades. Os gatinhos devem abrir os olhos em 8 dias, vc dbe acompanhar e obsrvar se estão abrindo de pouquinho e se não há secreção do olho! Se houver secrção , vc deverá pingar soro e limpar!
Abraços
/\ /\ (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli http://www.ciadogatopersa.com.br roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa®
Prestigie nossa Feline Shop http://www.ciadogatopersa.com.br/shop
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
17-02-2006 00:14:21 |
|
Deuziana
|
|
De 7 a 10 dias eles abrem os olhos!
Sim, tb ja ouvi falar sobre os cabeções hehehe! Hoje aprendi mais sobre os persas com uma amiga de campinas, ela me disse que os persas tem muita facilidade de entrar água nos pulmões na hora do nascimento, por isso a mortalidade de persas resacem nascidos são grandes. Soube tb, que na hora do nascimento se deve chaqualhar o gatinho levemente, para expelir o esxecsso de água. Voce deve colocar os gatinho na palma das mãos, e4 fazer movimento para cima e para baixo com a cabeça pra fora, como se vc tivesse reverenciando. Gostaria de saber da Roseli se isso é verdade! Rooooooo, peço ajuda aos universitários!!!!
hehehe!
|
|
17-02-2006 00:19:33 |
|