Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Gatos Persas doentes!    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Luciana
Convidado

Queria deixar aqui a minha indignação por criadores de gatinhos persas que os vendem sem saúde, cheios de sarnas, micoses, etc etc etc..

Em dezembro de 2004 comprei novamente um gatinho persa, tinha tido uma persinha branca, mas, tive q dar porq fui morar em casa, e ela começou a pular a janela p farrear com os gatinhos de rua. Depois de 4 anos voltei a morar em ap. Então, como eu amo gatos, comprei um gatinho, liiiiiiiiiiindoooo, branco com azul, tinha apenas 2 meses, o rapaz me deixou por 350 reais, sem pedigree.
Chegamos super felizes em casa com o "Elvis".
No dia seguinte, percebi que o Elvis tinha uma crosta imensa no pé do rabinho, fiquei horrozirada, nunca tinha visto aquilo, fui correndo na vet ver o q era, aí ela explicou q era fungos e tal, limpou, passou remédio, e ele ficou c a metado do rabinho sem pelo....já ficamos meio assim né....ele ficou estranho, mas tudo bem. E ele tb estava c o ouvido todo sujo e inflamado.  Eu fiquei de bobeira com isso, achava q só gatinhos de rua é q tinham essas coisas...eu era realmente leiga no assunto...

Esse foi o começo de 1 ano de sufoco c o Elvis. Depois do rabinho, quando o levei para o primeiro banho no pet, me disseram q ele estava c outros focos de feridas pelo corpo, umas 5. Resultado: teve q tosa-lo todo. Tadinho, ficou feinho demais! Só c o rostinho e a ponta do rabo com pelo. A vet mandou passar pomada, e fui tratando até q ficou bom.  Mas, não durou por muito tempo, começou a aparecer outros focos novamente.  Ele já estava com o pelo lindo, grande, forte, mas, não teve jeito, tosamos novamente. Estava tratando, agora, com outros remédios, ele estava melhor. Fiz uma viagem de 4 dias, e a menina q trabalha lá em casa cuidou dele. Quando cheguei, fiquei surpresa e assustada, o corpinho do Elvis estava todo tomado de feridas, fiquei doida, achei q a única solução era sacrificá-lo, mas quem q tinha coragem?? resolvemos dar mais uma change pra ele, a gente gostava demais do Elvis. A vet então passou um remédio manipulado fortissimo, q eles só dão em último caso, banho 2 vezes por semana, e tal. Ele ficou com uma diarréia danada! Ele começou a melhorar muito devagarinho, e as casquinhas nunca iam embora. E além do mais, ele coçava tanto no pescocinho, q abriu uma ferida imensa, em carne viva! Saía até um cheiro ruim dela. A vet. tinha tentado de tudo, até a ração nós mudamos, para uma hipoalergênica.
Resolvi então leva-lo a um hospital veterinário, quem sabe ele não ficaria curado, sei lá, a assistência com certeza seria melhor, além do q, eu não aquentava mais dar remédios, era um drama, levei várias mordidas e arranhadas....
E as micoses na gente!!!!?? todo mundo lá em casa pegou micose, ficamos até com medo de pegarmos coisa pior.

Aí o Elvis ficou no hospital, tadinho, uns 20 dias. O médico de lá disse q ele agora só estava com seborréia e tal, q já estava bom. Levei pra casa no dia 24/12/2005, pra passar o Natal com a gente, e, quem sabe comerçarmos um 2006 com um gatinho curado e com saúde. Mas, a nossa alegria durou pouco, logo ele já estava ficando com as feridas de novo. E ainda fazendo as necessidades fora da caixinha.

Que tristeza que eu fiquei, nós todos ficamos!

A única solução então q arranjamos para ele, foi de leva-lo para uma chácara de pessoas amigas, talvez a natureza, o sol, a falta de stress, poderiam curá-lo. Pedi a Deus q cuidasse dele por nós, e fiquei tranquila. Espero q ele esteja bem.

Eu gostava demais do Elvis, ele era lindo, nunca vi um gato tão inteligente, tão esperto como ele. Eu o chamava de cat-dog, pois parecia um cachorrinho, de tão ligado q ele era, até quando jogávamos uma bolinha de borracha pra ele, ele nos trazia p jogarmos de novo.

Vcs podem imaginar o quanto gastei de dinheiro por isso tudo? mas, faria tudo de novo, se fosse para ter o Elvis curado e com saúde do nosso lado...

Pois é gente, a luta foi grande.
E tudo por causa de um irresponsável que cria seus gatos de qq maneira, na sujeira, sem saúde, querendo só ganhar dinheiro em cima dos filhotes. Enganando todo mundo q compra.
Ele estava vendendo até para fora de Brasilia, coitado de quem comprou!

Vi aqui no foro, em outros tópicos, q não sou a única a passar por isso.
Não sei o q poderia ser feito para acabar com isso, é impossível controlar essa situação, da minha parte, a única coisa q posso fazer é deixar um alerta aqui, e pedir q todos q tem um site sobre gatos, q coloquem alertas grandes sobre esses charlatões e tomem cuidado na hora de comprar um gatinho.

Agora, estou doida para ter outro gatinho!!!!!!!! :) mas agora vou ficar esperta p escolher um, com certeza!

08-02-2006 15:45:18

Soraia

De: São Paulo/SP
registrado(a): 04-02-2006
Sinto muuto por vc !"criadores'' assim nao vem como amor a situação de criar uma raça , ele so pensam no lucro e e isso que  é mais triste pq sao seres adoraveis .
Se eu tivesse nao sua situação eu tb faria o mesmo , meus familiares acham um absurdos eu gastar 50 reais de ração entre outras coisas, mas esse dinheiro e pra o bem e saude do minha gatinha como se diz ' e melhor prevenir que remediar' eu nao me imagino viver sem ela .Mas se fosse motivo de força maior eu faria o que pudesse por ela , eu sei q o Elvis sabe que vc foi otima pra ele..
Bjs
E boa sorte na seu proximo pet .

08-02-2006 16:50:49

Allan

registrado(a): 01-02-2006
Luciana,

A solução e "não comprar gato sem pedigree". Muitos criadores (irresponsáveis) - em detrimento de suas matrizes (fêmeas) - as deixam 'engravidarem' mais de 2x por ano. Os criadores só consequem pedigree de 2 ninhadas ao ano por matriz. Acima disso, 'não sao concedidos pedigree' aos filhotes. Conclusão, a matriz fica debilitada (pois + de 2 gravides por ano, 'ninguém merece') e seus filhos também.
Portanto, minha sugestão e 'não comprar sem pedigree'. É como 'cd´s/dvd´s piratas' e 'drogas' ... enquanto tiver 'consumidor', vai existir o comércio.

Ahhh !!! Quando eu, ou minha esposa, ..., ou ambos viajamos por mais de 5 dias ... é 'batata', meu persa fica com micose. Os persas são 'muuuito' sensíveis ... e se estressam por 'muuuito pouco'.

Confesso que fiquei com medo de ler sua mensagem até o fim, ... , pois estava quase achando que vc tinha 'sacrificado' seu persa por causa de 'doença de pele' ... Ainda bem que vc o doou.

Com efeito, existem 'casos e casos', mas de modo geral 'doenças de pele' não são motivos para sacrificar nehum tipo de animal. Trata-se de uma patologia 'chata', ... , mas tem 'sim' cura ... ao menos 'todos' os casos que tive notícia ... disciplina e persistência são os fatores 'chave'.

Boa sorte em sua nova empreitada ... e não se esqueça ... Gato persa só com pedigree ... e, quanquer problema, poste suas dúvidas por aqui, pois tem muitas pessoas 'realmente experientes' (eu não estou incluído nestas pessoas OK ?) dspostas a ajudar. Consequi resolver o problema de pele do meu persa através deste fórum.

Abs

08-02-2006 18:32:10

lisi
Convidado

Olá Luciana,

Me senti da mesma maneira que Allan, até ri quando ele disse quando sentiu medo de ler até o final a sua historia, pq me senti exatamente assim... Como Allan disse, "'doenças de pele' não são motivos para sacrificar nenhum tipo de animal." E acrescento mais, nenhum tipo de doença é motivo para sacrificar um animal.. salvo das dores constantes que um animal pode estar sendo submetido..

Acredito que vc tenha que ter contato ainda com seu filhote... Ir para um local diferente, é extremamente stressante...
Vi na sua história, que Elvis foi submetido a muito stress, ficando em um hospital por 20 dias, depois que se habituou a este, sai novamente e vai pra casa. MUITAS mudanças... Isso tudo influencia para o reaparecimento e agravamento dos fungos... É ter paciencia, paciencia, paciencia....

O meu persa o john LEnnon( esse é o nome dele Lu!!) teve 2 x micose.. depois de trata-las e cura-las, ainda tenho que ter cuidado com o stress pra não voltar essas miseráveis!

Fungos, Micose, Ácaro de ouvido, são muito comuns nos persas... e são transmitidos de animal para animal e para humanos tb... O criador foi irresponsável sim! Mas o Comprador tb tem que ser conciente!

Hj, é proibido a comerialização de gatos e cachorros sem pedigree, sendo assim, o criador tb tem que ter o registro de gatil e canil. Mas existe tb criadores que tem registro e vendem seus gatos com pedigree mas são totalmente irresponsáveis na criação, como manter padreadores(macho reprodutor) em gaiolas minusculas(40x50x50), além de dar ração imprópria para a raça... Este ato pode ser denunciado! Acho que é a única maneira de acabar com este tipo de prática!

Denuncie! www.eobicho.org

08-02-2006 20:37:46
Última edição por lisi (08-02-2006 20:50:17)    
Deuziana

registrado(a): 02-02-2006
Me desculpem a sinceridade, mas se for para ter um gatinho, e cada vez que ele fica doente se doa o pobre animal, é melhor não ter nenhum.
Gatos, cães, aves e até peixes ornamentais ficam doentes e precisam ser tratados.
Nunca me esqueço de um Oscar tigre que tive e morreu de parada cardiaca!
Como todos ja sabem por aqui, tenho 35 gatos e ja passeei por cada perrengue, tenho gata com alopecia simetrica felina, gato com problemas urinários, gatos extremamente ariscos, gata com problemas alergicos respiratório, e nenhum deles saiu da minha casa até hoje!

08-02-2006 23:12:46

Luciana
Convidado

Soraia,

Eu acho q fiz o q pude pelo Elvis, 1 ano cuidando, cuidando e nada de melhorar, acho q não fui tão má assim como a Deuziana falou aqui.
Obrigada pela sua mensagem.

Allan,

É Allan, agora vou comprar meu próximo gatinho com pedigree, como vc falou. Eu não sabia dessas informações q vc me passou. É muita maldade fazer a gatinha ter filhotinhos mais de 2 vezes em um ano né, coitadinha! Como eu falei na minha estória, eu já tinha tido uma gatinha, a Duquesa, e ela nunca teve micose na pele, somente no ouvido, então, eu não tinha noção dessa doença e do que fazer...tudo o q fiz pelo Elvis foi o q a vet me instruía a fazer, a não ser o carinho q nós dávamos a ele, todos nós o amávamos muito.

Vc falou, assim como as meninas, que doença de pele não é motivo para sacrificar, eu acho q tb não, tanto q não o sacrifiquei, eu jamais teria coragem pra fazer isso, mas vcs falam como se ficar 1 ano inteiro com um gatinho cheio de doença não fosse nada, com todo mundo em casa pegando micose, aí tb não né gente, precisamos tb cuidar de nossa saúde, de nossos filhos, da nossa família. Por mais q amemos os nossos bichinhos de estimação, precisamos ter sabedoria para saber até onde podemos ir, até onde não está prejudicando as nossas vidas.

Vcs não imaginam como eu ficava, toda vez q ele piorava. O bichinho estava sofrendo. Como a vet falou, nossos animais precisam ter qualidade de vida, e o Elvis não estava bem. Acho q agora, q ele está mais livre, em contato com a natureza, com mais espaço, tomando ar e sol, ele deve estar bem melhor. Acho q foi a melhor solução para ele. Sinto muita saudade dele!!

Allan, obrigada pelas palavras, meu próximo gatinho terá pedigree, assim como a Duquesa tinha. Vou ficar esperta da próxima vez.
Se eu tivesse conhecido este Fórum antes, quem sabe eu não teria tido mais força e esperança com o Elvis não é? Fico feliz por estar agora conhecendo. Quando eu tiver meu próximo gatinho, q vai demorar um pouco, vou vir sempre aqui quando tiver alguma dúvida ou problema. Por enquanto, vou aprendendo mais e mais sobre os persas através das mensagens.

Lisi,

O Elvis foi para o hospital somente no final de novembro do ano passado, foi a melhor solução q encontrei pra ele, depois de quase 1 ano de remédios, tratamentos, stress não só dele mas de todos, etc. Tenho aprendido mais sobre persas nestes dias, pois tenho entrado em vários sites, inclusive este. Eu, sinceramente, não sabia que o persa tinha esses problemas de stress, senão talvez eu nem teria levado ele para o hospital. Fiz o q achei q fosse o melhor para o meu gatinho.
Realmente, o comprador tem q tomar muito cuidado, mas, quando ele é inexperiente, como eu era, nem imagina q está comprando um bichinho com tantos problemas. Se eu imaginasse q tudo isso iria acontecer, jamais teria comprado o Elvis, por mais lindinho q ele fosse. Cheguei na casa do homem e nem pensei 2 vezes, fiquei logo encantada, eu e minha filha, e compramos logo.
Vivendo e aprendendo...

Deuziana,

meus parabéns pela criação de tantos gatinhos, e alguns, doente!
Acho q cada pessoa pensa e age de um jeito. Cada um sabe as suas limitações.
Só eu e minha família sabemos o q passamos com nosso gatinho doente durante um ano inteiro. Não foram alguns dias, foi um ano inteiro. Leia o q escrevi p o Allan, é tb pra vc, ok?
Obrigada pela mensagem, e pela sinceridade.
Boa sorte c seus 35 gatinhos.

09-02-2006 09:59:52

Arlindo Chaves
Convidado

Olá...

Concordo com a Deuziana...
Adotar um qualquer animal de raça ou não é como ter um filho, tem que cuidar constantemente e não desistir nunca.
Ganhei meus gatos adultos, e só eu seu como foi estressantes para eles a mudança. Só fiquei com eles porque sabia que comigo eles estariam mais seguros e bem cuidados do contrario teria dito para o meu amigo que continuasse com eles.
E sempre que for comprar um gato ou cachorro é de fundamental importancia visitar o gatil ou canil, conhecer os pais do filhotinho e procurar referencias.
Já tive um canil e nunca tive problemas com nenhum cãe que saiu de lá, mas tudo isso tem um custo alto, por isso desconfiem de pessoas que vendem filhotes a preço de banana.

abraços!!!

(Luciana, procure ter noticias do Elvis...e nos diga algo!!! abços)

09-02-2006 10:02:43

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
Luciana, algumas dicas e considerações:

Nem sempre tudo o que acontece com um gato é porque ele necessariamente foi mal tratado ou descuido do criador.

Desde que passei a ter persas isso ficou muito nítido pra mim.

Óbvio, que ótimos cuidados na origem facilitam e até podem evitar algumas coisa, mas isso não é garantia que o gato não vá ter um fungo aqui, uma micose ali, uma sarninha de ouvido etc etc

Após vários acontecimentos, muito estudo e troca de experiencia com outros criadores, cheguei a conclusão de que TODOS OS PROBLEMAS COM OS GATOS se resumem num único problema: IMUNIDADE.

Gatos são sensíveis e, mudanças de casa, dono, stress etc baixam a imunidade deles e, como consequencia, alguma doença oportunista se manifestam.

Por tudo que relatou e todo o trabalho que teve te asseguro que o maior problema do Elvis foi uma baixa na imunidade.

Com a imunidade baixa, por vezes, os tratamentos demoram ou não fazem efeito. Nesse caso, para que se tenha êxito é preciso primeiramente cessar a causa e levantar a imunidade e, só depois qualquer tratamento fará seu efeito.

Quero que você não desista do seu intento de ter gatos e, aproveite este espaço fabuloso no qual podemos trocar dicas e experiencias, que muitas vezes superam qualquer consulta hehehe

Assim que tiver noticias frescas do Elvis volte aqui e conte pra gente e, se por acaso ele ainda não tiver totalmente recuperado, podemos trocar algumas idéias e experiencias para deixá-lo zero bala ok

Sei que somente abriu mão dele pelo bem dele, então não se melindre ok!

Abraços

09-02-2006 10:33:30

Luciana
Convidado

Arlindo e Fernanda,

O Elvis está na chácara de uma igreja, onde meu marido conhece os donos, eu nem quis ir lá leva-lo, foi muito triste pra mim. A notícia que tive é de que o Elvis tem passeado muito, inclusive pelas chácaras visinhas! :)
Ele deve estar arisco, não sei...mas assim q tivermos notícias dele eu com certeza contarei pra vcs.

Fernanda, muuuuito obrigada pelas suas palavras, obrigada mesmo. Tenho certeza que eu teria tido mais sucesso com o Elvis se eu conhecesse este espaço antes.

A vet. realmente me falou que ele estava com a imunidade baixa, mas, não fez nada a respeito disso, de repente, como vc falou, se tivéssemos tratado essa baixa imunidade, talvez tivesse sido melhor. Poxa, o Elvis passou por 3 vet., e ninguém me deu a solução do problema.

O que mais fiquei chateada com o rapaz q me vendeu o Elvis, foi que ele me vendeu o gatinho já com o rabinho cheio de micose. Se vc visse o tamanho da crosta, grossa, dura, escura, que ele estava! Como eu falei, eu não sabia que gato de raça tinha essas coisas, eu nunca tive contato com gatos, pois minha mãe não gostava muito, preferia cachorros, e a única gatinha q tive não tinha esse problema.
Eu achava que só gatinhos de rua é q tinham essas doenças com mais frequencia. Então levei um susto quando vi essa crosta nele, não sabia do q se tratava. Infelizmente, eu não o apalpei totalmente para ter visto no dia em q fui compra-lo.
Como que uma pessoa tem coragem de vender um gatinho assim???

É certo q todos os gatos tenham a imunidade baixa, mas, a bagagem q os filhotes trazem dos pais e do criador, tb é muito importante, não é?

Obirgada Fernanda!
Um abraço!

09-02-2006 12:02:04

Allan

Adoro este espaço e me identifico muito com ele. Aqui 'todos' - senão a maioria - enxergam 'gatos' e 'humanos' sob uma mesma ótica.
'Sim', pensem o que quiser, mas a 'vida' do meu gato tem - para mim - a mesma importância que tem a 'minha vida'. Para mim, meu gato 'não é um simples felino', ele é um 'membro da família', um 'ente querido', especificamente, 'um filho'.
Contudo, 'nem sempre foi assim'. Não cabe agora comentar, ... mas já tive outro gato antes, ... ficou em casa por 20 dias ... e internado outros 20 dias. No meu caso, foi a 'maior merda' que fiz na minha vida (desculpem pelo 'merda' !). O devolvi à criadora ... lamento 'profundamente' não ter conhecido este fórum antes, pois 'certamente' as coisas seriam 'muuuuito' diferentes. Até hoje sinto um 'aperto no peito' e uma sensação de 'mediocridade', pois 'não enxerguei' aquele 'pequeno ser' como deveria. "NUNCA" deixei de pensar nele.
Hoje contemplo a 'vida' em todas suas formas ...'não piso nem em grama'

09-02-2006 17:41:59

Cristina

De: Osasco-SP
Oi Allan,

Acho que devemos ver o lado bom da coisas mesmo nas piores coisas...Vejo em seus comentários o quanto vc ama o seu gato...a estima e dedicação que vc tem por ele, de fato esse amor todo, não deve ser por acaso...E talvez se o episódio do gatinho anterior não tivesse ocorrido (não sei da história, mas percebi que não foi uma história feliz), nem mesmo o seu gatinho atual seria tão valorizado...São anjinhos que Deus colocou em nossas vidas em forma de animaizinhos para podermos compreender que podemos fazer cada vez melhor por eles.

Luciana,

Dá pra perceber pela maneira como vc relata ...a sua decepção pelos cuidados frustrantes no tratamento do Elvis...Vc fez o melhor que pode naquela época, com base em seus conhecimentos e orientações sobre gatos, ...Realmente, quem sabe SE a vet. tivesse sido melhor ele tivesse melhorado ou SE vc tivesse conhecido o Fórum antes ele nem precisasse ter saído de sua casa...ou SE o criador fosse melhor isso não tivesse acontecido...mas esses inúmeros SE's é que nos apertam o coração, não deixando nunca a recordação desses bichinhos serem apagados de nossas mentes, mas deixe que isso seja usado como experiência pro futuro, ...e fazendo o melhor numa próxima vez com os conhecimentos q vc está adquirindo agora...
Não dá pra procurar o culpado agora ( a temporada da caça às bruxas acabou, rsrsrs), seguindo o conselho dos amigos aki do fórum sei que o próximo gatinho será muito feliz com vc...

Um grande abraço e sucesso...

09-02-2006 18:41:45

Vivien

Oi Cristina!

Achei lindo o seu comentário! Realmente são anjinhos que Deus coloca em nossas vidas. Anjinhos que nos ensinam muito e, é verdade, uma primeira experiência ruim pode ser um processo de ensinamentos e oportunidades melhores.

Allan,

Sobre o fato de você não ter "enxergado" o seu primeiro gatinho, isto também foi parte de um processo de aprendizado... Hoje, em contrapartida, você tem o seu coração totalmente aberto, ama de paixão seu bichano e já pode até ajudar achando um lar super-legal para gatinha que você adotou (mesmo frente a dificuldade de adaptação você se preocupou com o bem estar dela e a deixou aos cuidados da sua irmã e ambas estão muito felizes!!!).

O meu marido também não "enxergava" os gatos. Quando eu trouxe o Billy para casa meu marido ficou muuuuiiito irritado (muito irritado mesmo! achei que ia me colocar para fora de casa junto com o gato!). Hoje, após quatro anos deste episódio, temos mais dois gatos em casa e ai de quem fizer alguma coisa com os bichanos. Meu marido fica uma fera, defende os bichinhos como se fossem seus filhos. Quando está em casa fica falando "vem pro papai gatuchinho! Que gatuchinha mais gorducha!"... pega eles toda hora no colo; quando a Mel foi castrada pediu para que eu desse recomendações para o vet para ter cuidado com ela...Quem te viu e quem te vê! Eu falo para ele que só por isso, por ele ter aprendido a gostar, amar, "enxergar" os gatos, já valeu a reencarnação!

Abraços,

Vivien

09-02-2006 20:36:25

Luciana
Convidado

Bom dia,

Concordo com vcs, os gatinhos são muito especiais nas nossas vidas, eles trazem alegria à nossa casa. Eu gosto de ficar admirando a beleza e delicadeza deles. Algumas pessoas dizem q os gatinhos não ligam pra gente, que não vêm quando a gente chama, q são sem graça, mas não é nada disso, só quem tem um gatinho sabe como eles são companheiros e gostam da gente.

É Cristina, tudo já passou, só quis relatar toda a minha estória c o Elvis aqui porq talvez seja um alerta para as pessoas q entram e leem as mensagens do Forum,  que querem ter um gatinho.

Allan, este espaço é realmente muito legal, tb gosto de estar participando dele. Tenho aprendido muito com o pessoal daqui, são experientes, atenciosos, sempre nos respondem as dúvidas, legal mesmo!

abraço a todos!

10-02-2006 09:18:12

lisi
Convidado

Luciana,

Será que vc não pode pegar o Elvis de volta e trata-lo? nós te ajudamos.. faz pouco tempo que vc levou ele pra lá... os fungos tb pode ter piorado por causa do stress da mudança...
Na época que eu tratei o john, eu e meu noivo pegamos micose tb, mas passamos uma pomadinha e em 1 semana sarou..
Sem dizer que na lojinha da Cia do gato persa tem tudo que vc precisa pro tratamento dos fungos.. vc não vai precisar correr atras de tudo..

Oque vc acha?

10-02-2006 12:18:31
Última edição por lisi (10-02-2006 12:19:41)    
Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
Oi Luciana,

Imaginamos mesmo que vc tenha ficado muito aborrecida e indignada.
Muitos criadores (sérios) não vendem mais os gatos se não forem castrados. Isso porquê muitas pessoas compram e depois fazem um comércio ilegal, acreditando que a venda de gatos é somente para ganahr dinheiro. Deixam que as fêmeas cruzem sem nenhum controle,e pior ainda, pessoas sem recurso não conseguem e nem têm idéia de como tratar uma gata prenhe.
É uma situação dolorosa ver gatas criando sem nenhuma responsabilidade ou compromisso com a vida.
Uma criação correta, certa, como se deve...é cara...muito cara!

As pessoas pensam que é só colocar um macho e uma fêmea e pronto a natureza faz o resto ! Não é bem assim não!
Um gato deve ser escolhido, pensado..deve-se levar emconta uma série de fatores, desde as cores escolhidas até o tipo  e padrão deste gato. Depois vem a fêmea.
A fêmea que será uma gata-criadora deve ser alimentada desde a infância com o que há de melhor e mais rico em ração, proteínas, viaminas, probióticos entre outros. Deve ter suas vacinas em dia, em ordem. O futuro gatil deve fazer exames para saber se há riscos de doenças graves como PIF e PKD que é genético.
Depois destes exames, aí a pessoa terá certeza de ter gatos saudáveis para colocar para cruzar, e  além disso lembrar que gatas devem cruzar no máximo 2 vezes ao ano, mesmo que entrem no cio 12 vezes, uma por mês.
Um criador deve saber separar o macho dos filhotes que devem ficar com a mãe no período de amamentação e depois reintegrar a fêmea e os filhotes aos outros gatos da casa.
Um criador deve saber esperar a hora de cruzar seus gatos, de não cruzar, deve pensar nas épocas em que não terá filhotes para vender e mesmo assim terá que sustentar todos os gatos do plantel.
Então, podemos concluir que uma criação certa...não é fácil.

Depois que o filhote é entregue ao novo proprietário, o criador deve ser muito claro c/ o novo proprietário em relação ao que o gatinho come, qual a ração, quais as vitaminas, quais as vacinas que ele já tomou.
Também deve explicar sobre a delicadeza da raça, cada raça de gatos tem um tipo de comportamento, não são todos iguais, não se pode generalizar!
O novo proprietário deve estar ciente que estará adquirindo um felino que deverá ficar com ele no mínimo por um período de 12 a 20 anos, então é preciso pensar bem porque isso se resume em gastos por esse tempo.
E por fim, para que criador, criatura e proprietário estejam satisfeitos é preciso que tudo seja feito às claras, com respeito e com extrema sinceridade por parte dos humanos, já que o felino não poderá opinar! risos!

Para que se tenha uma idéia aqui no Gatil nós vendemos filhotes para todo o Brasil e exterior, mas os  proprietários recebem quase diariamente um filminho pra acompanhar o crescimento de seu amadinho, e nós somente entregamos o filhote depois dos 90 dias e com duas doses de vacina importada. Isso é só o começo!
Se quiserem saber mais à respeito da criãção, é só escrever!

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
http://www.ciadogatopersa.com.br
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®

Prestigie nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

10-02-2006 14:01:49

Luciana
Convidado

Oi Roseli, td bem?

Vc disse tudo!

Andei olhando os gatinhos que vcs têm no seu gatil, umas gracinhas!
Quando eu for comprar o meu novo persa, vou procurar bem. Aqui
em Brasília tem vários gatis de persas, eu já anotei o telefone dos q
encontrei pela internet. Acho q darei preferência para os gatis daqui,
pois assim poderei ver o filhote de perto.
Em vcs é claro q eu confio, quem sabe eu não acabo adquirindo um persinha
do seu gatil, não é?
Vamos ver as ofertas na época.

Muito obrigada pela sua resposta Roseli, vcs aqui são muito atenciosos, dá gosto entrar aqui.

Um abraço!

10-02-2006 14:44:54

Luciana
Convidado

Oi Lisi!

Eu adoraria ter o meu Elvis de volta.
Mas não dá pois meu marido não quer mais, de
jeito nenhum.
Olha, ficamos bem traumatizados! Lá em casa todos
ajudavam a cuidar do Elvis, eu, minha filha,
a moça q trabalha lá, até meu marido, q não é tão apegado c gatos, só deixou ter mos um em casa porq eu e minha filha amamos gatinhos, ajudou, segurando o Elvis para dar remédios, quando minha filha não estava.
Para o meu marido, não tem volta. E ele disse q quer dar um tempo para termos outro gatinho.

Aliás, preciso fazer uma pergunta para os experts daqui do Fórum:

Será que o meu apartamento ainda está contaminado pelas micoses do Elvis??
Preciso limpar com algum produto, tipo álcool, água sanitária, ?
Não quero q meu próximo gatinho pegue...Deus me livre!

10-02-2006 14:58:24

lisi
Convidado

Olá Luciana,

Bem provável que esteja sim.. os fungos ficam no ambiente até 6 meses se não forem eliminados.. portanto.. água com vinagre em tudoooooo!!!

boa sorte

10-02-2006 15:26:52

Luciana
Convidado

Sério lisi???

Vou fazer isso então!
Será q nos sofás tb precisa?

Ontem a mulher do meu enteado apareceu com
2 micoses, uma no braço e uma na perna, bem
grandinhas já, ela pegou quando esteve lá em casa
em janeiro, e o Elvis ainda estava conosco, não cuidou, e cresceu. Agora ela está
doida atrás da pomada que nós usamos quando
tivemos.
Herança do Elvis... :)

10-02-2006 16:13:51

lisi
Convidado

Oi Lu!

Serio mesmo.. quando fiz o tratamento com o john, me informei ao máximo...
Nos sofás e nos tapetes, passa um paninho com a solução! todo dia passa um pouco.. nao precisa enxarcar o teu sofá não! hihihi

Para a micose passamos uma pomadinha Diprosone (Dipropionato de betametasona) todos os dias por 15 dias.. se não sair... aih tem que partir para tratamento via oral.. fulcin é muito bom.. mas é melhor uma consulta com médico antes, pois tem algumas contra indicações..

10-02-2006 21:37:47

Luciana
Convidado

Oi Lisi,

muito obrigada pelas informações!
A pomadinha eu encontrei uma muito boa na farmácia.
Vou agora tratar de passar o vinagre em tudo.

bjos!
Lu.

13-02-2006 08:56:14

Allan

Luciana,

Tem um produto de limpeza usado em clínicas veterinárias que chama-se 'herbavet' (a Roseli tem a venda na loja) que eu considero um 'santo remédio'. Tem o preço um 'pouco acima' dos outros produtos de limpeza, mas rende 'muuuito' mais que qq outro que exista no mercado. Mata 'tudo'.

Mas o 'vinagre de maça' tb é 'muuuito bom' ... pode acreditar na Lisi.

Quando adquirir outro persa, ... lembre-se ... havera 'sempre' a possibilidade dele se infestar . Animais de 'pelo longo' tem predisposição a este tipo de patologia, estas que, acometem 'nós' humanos ... mas acredite, acabamos ficando imunes. Eu e minha esposa - que já fomos contaminados - não nos reinfestamos quando nosso persa se reinfestou.

Abs

Cristina e Vivien,

Grato pelos comentários

Abs

13-02-2006 12:45:36

Luciana
Convidado

Oi Allan, td bem?

obrigada pela dica!
vou ver se encontro esse produto aqui onde moro, porq
pra mandar de SP pra Brasilia deve aumentar muito o valor.

Ainda bem q tem solução pra tudo neste fórum! rss

Sim Allan, hoje eu sei q é normal nos persas esses
problemas de pele, é uma pena né, mas eles são
tão lindos que vale a pena.
Será q são todos os persas q tem? acho q não né,
a gatinha q tive por 3 anos nunca tinha tido doença alguma.
Espero q seja a minoria.

Abs.

13-02-2006 14:49:23

Allan

Na verdade Luciana, 'doenças de pele' não é uma regra, tampouco somente para gatos persas, é somente uma predisposição dos animais de pelo longo. Talvez não aconteça nunca.
Abs

13-02-2006 17:14:48

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.