Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Persa branco de olho azul é surdo???    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Renata
Convidado

Ouvi falar isso em alguns lugares, q um persinha branco de olhos azuis (como o q eu quero) tem um aforte propensão a ser surdo! É verdade???

08-02-2006 11:29:23

lisi
Convidado

Olá Renata,

O gen branco é associado à surdez, se este branco atinge as orelhas. A surdez pode ser bilateral e é causada por uma degeneração da Clóclea no ouvido interno, que tem início alguns dias após o nascimento. Nem todo gato branco de olhos azuis é surdo. A surdez não impede o gato de ser um ótimo animal doméstico. Ele apenas não deverá sair, já que não conseguirá ouvir ruídos como motores de carro, buzinas, etc. Massss todo gato ANGORÁ branco de olho azul É surdo!

08-02-2006 12:05:36

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Engraçado Renata, a primeira pergunta que fiz aqui no forum foi exatamente essa:

http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2 ... php?id=294

A Roseli deu uma boa explicação.

Hoje tenho meu persinha branco de olhos azuis e ele não é surdo... pode acontecer mas não é regra!

Beijos e boa sorte!

08-02-2006 20:52:06

CScorpius
Convidado

Olá Renata. A regra se aplica a 90% dos gatos de pelagem branca e olhos azuis. Acho um crime fazer esse tipo de cruzamento, apesar da beleza ser de excelente qualidade.

08-02-2006 23:18:42

Lenita
Convidado

Sobero os "branquinhos", a história é a seguinte:

"O Gene  que  controla a expressão da cor do manto é o gene branco-dominante. Este gene determina se o manto é branco sólido ou não, e vem em três alelos: não-branco “w”, branco”W” , e van “Wv”. A existência do alelo van está aberto a argumentos: ele pode ser um gene separado. O alelo não-branco “w” é selvagem, recessivo e permite a total expressão da cor e padrão do manto.O alelo branco “W” é mutante, dominante e produz um manto totalmente branco translúcido, com olhos tanto laranjas como azuis-pálido. Gatos brancos dominantes e de olhos azuis geralmente são surdos, gatos de olhos laranja ocasionalmente também são. Há um fator intressante: um gato pode ser odd-eyed, tendo um olhos azul e o o outro laranja. Esses gatos geralmente são surdos do lado azul. "

Não há genes específicos para a cor dos olhos. Diga-se de passagem que a cor dos olhos está intimamente ligada à cor e padrão do manto através de vários poligenes.

Contudo podemos constatar que o gato persa branco de olhos azuis  não será surdo por problemas genéticos se - e somente se - tiver o gen HIMALAIA nos seu ancestrais.

É importante lembrar que, geneticamente falando, branco não é uma cor, mas apenas a supressão do pigmento que normalmente estaria presente. Um gato branco heterozigoto pode e geralmente produz filhotes coloridos, totalmente sem branco.

Assim sendo, vc pode ter um  gato geneticemente: preto, vermelho, creme, azul, bicolor, himalaia, chinchila, escama ... que tem uma "enorme mancha branca" que lhe cobre todo o corpo, fazendo com que ele tenha o fenótipo banco. Vc só saberá a cor genética do seu gato olhando as cores de seu anscestrais e dos filhotes que ele gerar.

Olhando os anscestrais ás vezes fica muito difícil saber a real  cor genética de um gato branco, pois certamente ele tem, no mínimo, um dos pais branco, um dos avós, bisavós, tataravós... também brancos!!  Por essas razões, a rigor, é proibido fazer o cruzametno de dois gatos brancos pois, sem sabermos em exato a cor genética dos mesmos, aumentaríamos as chances de termos animais surdos.

Segue um outro textinho sobre a genética dos gatos (em geral, não só os persas) brancos:

"Branco não é uma cor, mas apenas o mascaramento dos genes de cor, resultando na ausência de cor. Há cinco modos pelos quais um gato pode ter a pelagem totalmente branca: ser totalmente branco inibidor, ser totalmente manchado-de-branco, ser branco dominante, ser albino de olhos azuis ou ser albino. Cada uma dessas formas é genéticamente diferente.
    O manto totalmente branco pode vir de  100% da expressão do gene inibidor “I*”, mascarando todas as cores ou padrões. Dado que a tendência nos mantos chinchilla é ter apenas traços de tipping, alguns gatinhos nascem com esses traços inexistentes, criando um gato totalmente branco. Uma vez que a cor existe, embora mascarada, os olhos terão cor apropriada relativa a cor verdadeira mascarada, sendo portanto de qualquer cor, exceto azul-branco dominante, azul albino, ou rosado.
            O manto totalmente manchado de branco vem de 100% da expressão do gene manchado-de-branco “S*”, mascarando todas as cores e padrões. Este manto pode ter uns poucos pelos não-branco, especialmente nos filhotes. Como no gato totalmente branco-inibidor, os olhos terão a cor apropriada à cor verdadeira (mascarada) do manto, podendo ser qualquer uma, exceto o azul branco-dominante, azul albino e rosado.
    O manto branco-dominante vem da expressão do gene branco-dominante “W*”, mascarando todas as cores e padrões. Os olhos sempre são laranja, azul branco-dominante ou odd.
        O albino de olhos-azuis vem da expressão do alelo albino-de-olhos-azuis do gene albino “ca*”, mascarando todas as cores e padrões. Os olhos são sempre azuis-albino.
           O manto albino vem da expressão do alelo albino do gene albino ”cc” , mascarando todas as cores e padrões. Os olhos sempre são rosados."

Beijos
VV

09-02-2006 19:05:15

lisi
Convidado

A milka.. www.fotolog.net/lissii essa branquinha que aparece... a cor genética dela é vermelho!! linda né!

Muito interessante... é coisa pra ficar louco se pensar muito no assunto.. huahuaHUAuhaUHUH

09-02-2006 19:16:52

Allan

Caramba Fernanda ... vc é Bióloga ?!?!?! rsrsrs.
'Bela lição'.

10-02-2006 13:15:47

lisi
Convidado

Allan, acho que foi a lenita... hihihihi

10-02-2006 13:17:47

Allan

Como diz minha esposa ... eu 'sempre' "destrambelhado'. rsrs
Vou retificar então :

Caramba Lenita ... vc é Bióloga ?!?!?! rsrsrs.
'Bela lição'.

Obrigado Lisi

10-02-2006 14:50:12

Lenita
Convidado

Oi Allan

Não sou bióloga não, rs, sou muito mais: sou "gatóloga"!

Quando comprei minha gatinha comecei a estudar TUDO sobre gatos persa... e daí acabei descobrindo uns textos muito interessantes sobre genética felina, mas há muito mais material ainda em inglês! Virou um hobby,rs.

Mas o mais gostoso é compartilhar, pois em fóruns como esse, em que as discussões são mesmo de alto nível vale a pena!

Sempre pinta um tema novo pra "gatóloga "pesquisar,hahaha!

Beijos
Lenita

10-02-2006 18:26:46

Lenita
Convidado

Lisi

Quero ver vc explicar para alguém que vc tem uma gata vermelha com uma "enorme mancha branca que lhe cobre todo o corpo"!!
HAUAHUAHAUAU!!! Vão te chamar de louca!!

Juro que a primeira vez que li isso fique filosofando por horas!!

O pai da LINDA tamém é branco, geneticemente vermelho!!

E agora descobri que minha gatinha possivelemente porta o gene Agouti (gatos vermelhos com o queixo clarinho, quase branco são portadores desse gen)
Isso significa que o cruzamento com um gato preto ou azul ela pode gerar filhotes brown tabby, uma variação do preto, a cor é + ou-  um marrom tigrado.

Essa foi nova pra mim! Genética felina é animal!
HIHIHIHI!
Beijos
LEnita

10-02-2006 18:40:14

lisi
Convidado

Olá Lenita,

É verdade ... E se começar entrar muito nessa paranóia, fico louca mesmo.. aUAuhaUHAuhaUH

A Milka é vermelha van.. cabeça e calda vermelha... hihihihi

BjiNhu´Ss

10-02-2006 20:43:49
Última edição por lisi (10-02-2006 20:45:02)    
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.