Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Convivência entre gatos e cães em apartamento.    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Renata
Convidado

Oi, gente! Já postei aqui uma vez falando sobre a minha vontade de ter um persa. Nunca tive gatos na minha vida e não sei mto sobre eles (por isso estou aqui no fórum).
O meu maior medo de ter um gatinho, é que ele não se dê bem com os meus dois cães. Eles são mto bobos, e acredito q iriam gostar do gatinho, mas... será q o gatinho ia gostar dele??? Tenho medo de o gato arranhar e/ou até cegar um dos meus cãezinhos! Um deles é yorkshire e o gato vai ser maior que ela! hehehhe
O q vcs acham??? Alguém tem gato e cachorro em apartamento? Pq acredito que em uma casa tem espaço suficiente para eles ficarem "longe" um do outro!
me ajudem!!!

01-02-2006 17:00:10

Deuziana
Convidado

Olha Renata, vai depender da idade de seus cães! Se ja tiverem mais de 1 ou 2 anos é mais dificil eles se acostumarem (não impossivel). Voce ja pode observar alguma reação neles, alguma vez, quando virem um gato por perto? Se foi de curiosidade ou de agressão? Um gato filhote (2 meses) se acostuma rápido com outros animais.

Onde vc mora? SP?
Dia 12/02 haverá uma feirinha de doação aqui no Sport Clube Corinthias! Os gatinhos serão doados castrados, vacinados e vermifugados!

Tente fazer alguma observação deles perto de um gatinho p ver a reação primeiro!

01-02-2006 22:16:09

Arlindo
Convidado

Renata,

Tenho um casal de persas que já ganhei adultos e duas cadelas, uma poodle de dois anos e uma pit bull de cinco, elas são super bobas e adoram brincar...
Claro que não deixo a Hannah (a pit bull) brincar com os gatos afinal ela pesa quasse 40 quilos (rsrsrsrs).
Mas como seus cachorros são pequenos e o york é uma raça muito calma, você não deve ter muitos problemas.
A Tchuca minha poodle sempre latia para os gatos na rua, pensei que ela fosse demorar a se adaptar, mas em pouco tempo ela fez amizade com eles e hoje passa horas brincando com o Leonardo (o gato), mas já a gata não gosta de brincar e já deu umas patadas na Tchuca, nada sério, só para impor respeito.
Resumindo a convivencia vai depender até certo ponto do temperamento deles e além disso de uma boa socialização.
Os cães são muito ciumentos e carentes, então quando o gatinho chegar, dê sempre atenção aos cães primeiro, evite colocar o gatinho no colo na frente deles (por exemplo) vá fazendo isso aos poucos, assim eles não terão ciumes do gato e ficara mais fácil.  Depois coloque eles juntos e observe e comece a agradar todos ao mesmo tempo, assim eles vão ver que não a distinção.
Mas como a Deuziana falou, faço o teste primeiro e observe a reação deles...

Abraços

02-02-2006 09:49:11

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Olá Renata

Minha experiencia foi a seguinte: Tinha um cachorrinho de 5 anos, que pensava que era gente. Como sempre viveu circunscrito à minha casa não conhecia gatos, portanto, não tinha motivos nem pra gostar nem pra desgostar de gatos.

Então chegou a Sophia (minha primeira gata da nova geração de felinos na familia), e ela veio previnida pois já conhecia cachorros... então ela "acendia fósforos" pra ele o tempo todo no começo (aqueles pufssssszz que os gatos fazem quando estão bravos) e ele ficava olhando para ela sem entender...

Aos poucos ela foi deixando de ficar assustada e hoje dormem juntos...

Tenho mais 2 gatos e hoje meu cachorro jura que é gato também hehehehe

É importante manter o gatinho com as unhas bem aparadas para evitar que ele arranhe, inclusive voce mesma e acompanhar a socialização do novo membro da familia ok

Abç

02-02-2006 10:31:35

jujubabe

registrado(a): 02-02-2006
Eu só tenho o Guizmo em casa, mas meu namorado tem a Tequila (q é uma cocker) e de gato tem a Lili (persa), o Zeca (siamês) e o Whisky (q é um vira-lata fofoooooo q a gte axou abandonado num dia de chuva q já ta com 3 meses)... tds convivem super bem !!!!! Na verdade, a Tequila (a cachorra) é protetora do Zeca e vive brincando com a Lili !!!!! Até com os ratinhos dos gatos ela brinca.!!!!
Acho q td depende do ambiente mesmo........

Bjs e boa sorte !!!

02-02-2006 10:38:26

lisi
Convidado

Olá Renata,

Li no livro "Entenda o seu gato. do Dr. Bruce Fogle" que os gatos não tem medo de nenhum ser antes dos 2 meses de vida, então se ele conhecer seus cachorrinhos antes de 60 dias, irão ser grandes amigos para os resto da vida..
Os cachorros são mais transigentes, independente da idade, aceitam mais facil a presença de um animal diferente, mas não aceitam que seus donos mudem com ele. Ou seja, na chegada do seu gatinho, não deixe de dar atenção para seu cachorrinhos, de até um pouco mais que o normal.. para não ficarem com ciumes!

O resto é alegria! hihihih
Boa Sorte!

02-02-2006 12:34:12

Cristina
Convidado

Olá Renata...

Tenho uma basset (salsicha) de 6 anos...Ele é boazinha,mas é fofoqueira...Não pode ouvir um boato na rua, que já sai correndo e latindo pra ver o que é...e dá-lhe latido...Gato na rua, então, ela quase morre de tanto latir (parece que vai infartar)...A uns 6 meses atrás peguei um gatinho que achei na rua...Pensei que a Druska(minha cachorrinha) não fosse aceitar, pq ela também pensa que é gente, e é muito apegada com a gente, porém não tive enrosco...Primeiro, o deixei preso na sala, pra eles não terem contato direto...Fui colocando o cobertorzinho dele na caminha dela, e vice-versa...Depois, fui deixando ela chegar perto dele, mas segurando-a no colo...Conversando com ela, dizia que era um gatinho, que ela ia ser a tia dele...etc. e tal.Quando ela aceitava e balançava o rabinho e o cheirava...eu dava um biscoitinho como recompensa...se acaso, ela rosnasse eu a repreendia e tirava ela de perto...Isso foi por uma semana e meia +/-, depois disso já os deixava andar um perto do outro, sempre supervisionando...Creio que não haverá problemas, mas esteja armada de muita paciencia, quando vc menos espera eles já estão adaptados...A Druska não é de brincar ou dormir junto com outro animal...ela tolera a presença...Ela é bem reservada...
O gatinho eu precisei dar embora, porque era muito bravo mordeu e arranhou todo mundo em casa, inclusive a Druska...Agora estou com um casalzinho de persas, e estou fazendo esse mesmo ritual de adaptação...e já dando certo...
Boa sorte pra vc...

02-02-2006 14:10:30

Renata
Convidado

Gente, mto obrigada pelos relatos! A minha york ja teve um contato rápido com um gato no veterinário. Ela foi toda feliz cheirá-lo e ele deu um tapão na carinha dela! hahaha Mas não machucou, não! Ela ficou assustada e veio pra perto de mim!
O cocker eu acho que nunca conviveu com um gatinho, não! Mas tenho qse certeza q ele não ligaria (é um bobão).
Mas eu queria q eles tivessem mais contato com gatos pra testar a reação deles e talz...!
Brigadão gente!
Outras pessoas q quiserem postar + tb, eu gostaria mto! =)

08-02-2006 11:23:33

Daniela

De: Porto Alegre / RS
registrado(a): 03-02-2006
Oi Renata,

Qdo eu morava com minha mãe... Enquanto tivemos bichos (cães e gatos) eles sempre conviveram bem ou mantiveram o respeito (mas o gato sempre mandava na casa). Tivemos uma gatinha branca que dormia na barriga da cadela, a gatinha chegou depois e era filhote. Ela não dava muita trela para a Begie (cadela), mas quando queria se encostava nela e ficava a tarde inteira dormindo no quintal. Tivemos um siamês (esse chegou em casa adulto) que a Begie morria de ciúmes porque ele vivia enrroscado com minha mãe... Mas nunca houve tentativa de agressão entre os dois, na verdade a Begie não se atrevia muito e ele era bem tranquilão . E tivemos o frajola (tb chegou adulto), que não gostava da Begie, mas como ela estava acostumada com gatos até ia atrás dele pra brincar acabava apanhando, tadinha. Com o tempo eles se acostumaram um com o jeito do outro... Ela parou de querer birncar com ele e ele parou de bater nela.

Doei duas gatinhas para pessoas que tinham cães. Uma ficava dentro de casa e os cães no quintal. Mas a outra era num apto tb e a gata (que nunca havia tido contato com cães) e a cadelinha (que teve um amigo gato que morreu de velhice) tiveram uma daquelas adaptações quase instantâneas ao ponto de dividir a mesma caminha.

Em ALGUNS CASOS é mais fácil adaptar "cães e gatos" que "gatos e gatos", pois os cães são animais domésticados a muito mais tempo, sendo assim ele obedecem com mais facildade. Mas é claro que isso depende do cão e depende do gato.

Bjinhos,
Dani

08-02-2006 12:53:54

Allan

registrado(a): 01-02-2006
Daniela, realmente cada caso é um casao, mas tb acredito que, de modo geral, seja mais fácil socializar 'cães e gatos' do que 'gatos e gatos'.

08-02-2006 14:38:32

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.