Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Minha gatinha caiu do quinto andar nessa sexta-feira, estava com a boca e o nariz sangrando e em choque, com a temperatura muito baixa. Levei-a imediatamente pro veterinário, ela ficou internada tomando soro, fizeram radiografia e não houve nenhuma fratura. No outro dia fizeram ultrasonografia e todos os órgãos estavam bons, não havia nenhum tipo de rompimneto de vaso. Isso foi um tremendo alívio! Ela voltou ontem pra casa e desde então está sob meus cuidados. Ela não come nem bebe, nem mesmo quando eu dou com uma seguinguinha. Parece que dói a sua boca e ela tosse, colocando pra fora. O q deve ser? Outra coisa, quando dorme as vezes faz um barulhinho como se fosse ronco... Se alguém tiver alguma sugestão do q pode ser ou algum veterinário no RJ, eu aceito, pois gostaria de segunda opinião. Muito Obrigada.
|
|
29-01-2006 21:27:24 |
|
|
Sou eu de novo. Só uma pequena correção: seringuinha E tb, esqueci de mencionar a imensa dor no corpo q ela está, sem conseguir andar por causa da pancada.
|
|
29-01-2006 21:29:09 |
|
|
Ai Ana, peloamordedeus!!!!!!!!!!!! A gente vive falando sobre a importancia de ter grade em TODAS as janelas!!!!!!!!! Eu sei que vc deve está supermal (só de ler sua mensagem eu mesma fiquei desesperada!) mas por favor, providencie grades urgentemente! Mais uma coisa, se ela continuar não comendo até amanhã leve-a para o veterinário para receber mais soro via sub-cutânea. Os gatos desidratam muito rapidamente e o soro alimenta quando eles estão impossibilitados de comer. Se ela sente que dói e tosse eu acho que vc não deveria forçá-la para não traumatizá-la mais ainda (novamente, dê soro sub-cutâneo). Tomara que ela fique bem!
Abraços,
Vivien
|
|
29-01-2006 21:45:35 |
|
|
Ana, minha xará,
uma pena mesmo isto ter acontecido... As telas são super importantes... E foi uma sorte mesmo sua gatinha estar inteirinha. Tele suas janela JÁ!!!!
Esteja sempre pertinho dela, fale calminho e faça cafuné nela... Ela precisa se sentir segura para se recuperar. Quanto a alimentação, não desista... vá tentando dar aos pouquinhos... molhe seu dedo e coloque perto da boca dela... tente a sopinha da Rosely (a receita está no site). E se mesmo assim ela não comer, faça o que a Vivien falou. Talvez nestes primeiros dias seja interessante estar levando a gatinha ao veterinário... para estar acompanhando e quem sabe hidratando-a. Mas leve a um veterinário de confiança... Se você morar perto da Ilha do Governador tem uma clínica especializadas em gatos lá... http://www.gatosegatos.com.br/. Quem sabe podem lhe ajudar.
Cuidado também no tansporte... sempre nas caixinhas apropriadas.
Boa sorte... Mande notícias. Ana Rodrigues
|
|
29-01-2006 23:09:57 |
|
|
Soh uma correção. Soros são adm. via envovenosa (na veia), e não subcutânea (na gordura) como disse nossa colega.
Bom, vc jah tentou colocar a seringuinha pelo cantinho da boca? Tente, e se conseguir vá hidratando-a, nao se preocupe com alimentação agora, mas sim com hidratação. Com certeza ela nao come e nem bebe por causa das dores, mas nao fique desesperada, eles realmente tem 7 vidas, eu jah vi casos bem piores que o seu, tipo 8º andar, e esta lindo e belo.
Um grande abraço e fique com Deus.
|
|
29-01-2006 23:48:18 |
|
|
Bom.. Foi um anjo muito forte que salvou ela dessa, pq cair do 5º andar é praticamente fatal... Estou no 3º e nao tenho tela.. o apê não é meu.. moro com minha sogra agora.. mas janelas e portas trancafiadas.. e dale ventilador! a primeira coisa que farei quando ter meu apê é tela na janela!
Uma boa é a água de coco, hidrata bastante, pode dar pra ela de 3 em 3 ml...
BjiNhu´Ss
|
|
30-01-2006 00:45:49 |
|
|
Muito obrigada, pessoal.
Eu a levei hj mesmo lá no veterinário e colocaram ela no soro novamente. Dizem que o ronquinho q ela tá fazendo é porque machucou o narizinho, mas isso vai diminuindo com o tempo. Às cinco horas volto lá pra ver como ela está. Abraço, Ana
|
|
30-01-2006 15:57:31 |
|
|
Caro ou cara CScorpius,
O soro é administrado via subcutânea, caso vc não saiba procure se informar... Como eu sei? Além de já ter passado pela experiencia de ter que hidratar meu gato que quase morreu quando ficou em um hotelzinho e pegou uma gripe (mesmo já tendo sido vacinado - ele passou uma semana recebendo soro via subcutânea diariamente) e ter tido que hidratar minha persa que teve uma reação alérgica ao Plasil (e também teve que receber soro via subcutânea), eu sou pesquisadora e também trabalho na área da saúde. Vc tem sim a via de acesso endovenosa mas, geralmente, para animais de pequeno porte a hidratação pode, e deve, ser feita via subcutânea.
Abraços, e qualquer informação adicional estou ao seu dispor.
Vivien
|
|
30-01-2006 19:33:56 |
|
|
Vivien. De qual soro vc esta falando, pois eu sou da área da saude tambem, nao a saude animal, mas humana. Se for soro em grande quantidade acho meio dificil adm. por via subcutanea. Especifique o soro e a quantidade, pois a hidratação humana eh feita via EV e nao SC, vc deve estar se referindo a outro soro. jah que esta ao meu dispor, por favor me diga qual eh.
Obg doutora.
|
|
30-01-2006 21:35:37 |
|
|
CScorpius,
Posso me informar sobre o tipo de soro e quantidade (amanhã terei uma resposta, pois eu costumo me informar sempre antes de emitir uma opinião, e não mencionar que "como disse a nossa colega...", sem ter absoluta certeza do que está falando). No caso dos meus gatos eu acompanhei o processo de hidratação deles e quando solicitei esclarecimentos aos dois veterinários ambos me explicaram que a hidratação era subcutânea e que o organismo do animal gradualmente absorveria o bolo de sôro injetado. Não confunda hidratação humana com hidratação de gatos. Inclusive porque vários procedimentos com humanos são deletérios para nossos amados gatos (como por exemplo alguns medicamentos que são benéficos para nós e extremamente tóxicos para os gatos).
Sempre ao seu dispor,
Dra. Vivien
|
|
30-01-2006 22:14:37 |
|
|
Oi, pessoal,
A minha gatinha ficou lá no veterinário para observarem melhor suas reações e tomar soro. Uma coisa que me preocupa é o barulho q ela emite, como um ronco, sempre q respira. A médica disse q tem a ver com o narizinho q foi machucado na queda e que, aos poucos, iria diminuir. Algum de v cs saberia do que se trata? Outra coisa, a linguinha dela foi cortada na queda, tem uma ponta pendurada, vcs saberiam dizer se vai cicatrizar assim mesmo? E se for, isso prejudica em alguma coisa? É possível pedir para dar pontos?
Desde já, obrigada pela ajuda, Ana
|
|
30-01-2006 23:46:24 |
|
|
Ana, deixe essas preocupações com a Veterinária, que deve ser competente. Voce deve se preocupar agora, é em telar as janelas do ap, caso contrário acontecerá novamente, infelizmente!
|
|
31-01-2006 00:39:58 |
|
|
Ok, mas achei que esse espaço era uma alternativa para pensar os probleminhas dos nossos bichinhos, já que todo cuidado é pouco quando se refere à saúde de quem amamos. Uma segunda opção, mesmo q virtual, será sempre bem vinda.
|
|
31-01-2006 02:09:04 |
|
|
Ana,
Em humanos, cortes na lingua PODEM prejudicar a voz e se afetar algum nervo ou glandula, pode implicar ainda em prejuizo aos movimentos da mesma e ao paladar. Mas até aí são vários "se". Tudo depende do tamanho do corte e do local. O veterinário deve saber a necessidade da sutura ou não, bem como os prejuizos que serão gerados. A cicatrização pode ocorrer com a linguinha separada ou pode juntar. Isso o médico vai te dizer, como eu disse ele vai saber a necesidade dos pontos ou não, converse com a vet. Agora é certo que por alguns dias a alimentação será um problema pra ela.
Agradeça a Deus por ela estar viva. Imagino que vc esteja se sentindo muito mal, mas vc está tendo uma segunda chance, aproveite-a. A gata de uma senhora que mora no meu prédio caiu do 2º andar (3º onde se conta o terreo como 1º) e teve traumatismo craniano, não teve a menor chance. Outros caem de andares muito mais altos e saem ilesos, mas isso a gente nunca sabe como vai ser.
Agora vc precisa deixar que a vet tente prover o melhor para ela e providenciar para que não ocorra novamente.
Boa sorte. Melhoras para a sua gatinha.
Dani
Alguns links ------------ http://geocities.yahoo.com.br/saladefis ... /gatos.htm http://www.adoteumgatinho.com.br/susan_ronron.htm
|
|
31-01-2006 13:06:26 |
|
|
Olá. Coitada da sua gatinha! =( Não entendo muito sobre gatos (estou aprendendo nesse fórum), mas espero que a sua fique boa. Se vc quiser ir no veterinário que eu levo meus cães, ele é um ótimo profissional. Fica na Tijuca, RJ. O tel é 2571-1464. Falar com Dr Marcus. Boa sorte!
|
|
01-02-2006 16:47:56 |
|
|
Muito obrigada pelo apoio, pessoal. A minha gatinha tá a cada dia melhor. Hoje ela voltou pra casa e até bebeu água sozinha! :) Sim, Daniela, estou extremamente feliz por ela estar bem... Nossa, quando a vi estirada lá em baixo eu praticamente vivi a sua morte, entrei num horror com o qual tenho pesadelo até hj. Ela foi muito espertinha, teve muita sorte e, além do susto, só machucou poucas coisas. Ela tá com o corpinho menos doloriso, até se atreve a andar um pouquinho. hehe As providencias para isso não acontecer de novo já foram tomadas. Acredito q a sua linguinha está cicatrizando junta e rapidamente, ela inclusive já tá lambendo a patinha. Um abraço, ana
|
|
01-02-2006 17:40:03 |
|
|
Olá Ana,
Fiquei muito feliz com a melhora do seu bebesinho!!! Da aguinha de coco pra ela, hidrata bastante! e eles adoram! tomam até sozinhos.. agora no verão é muito importante... eles desidratam muito rápido! E muuuitooo, mais muuuito carinho!!! hihihihihi
|
|
02-02-2006 12:42:35 |
|
|
Que otimo Ana! Tomara que ela se recupere logo... Mande noticias!
Bjinhos, Dani
|
|
03-02-2006 12:04:44 |
|