Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Olá pessoal sempre dou uma espiadinha no papo por aqui e então resolvi tirar minhas dúvidas com vocês! Primeiramente meu nome é Kenny( sou menina rs mt gente acha que é homem só pelo nome) moro em brusque - Sc e mora só eu, meu bebe e meu pai em um apartamento. Tenho um gato persa chamado mayke com 1 ano e quatro meses, branco, muito lindo, quando meu pai decidiu compra-lo eu não tinha afinidade com gatos e tenho rinite então não queria mais ele insistiu e me levou para vê-lo e claro que não resisti. Mais agora estou com problemão pois me apeguei muito apesar dele não dar muita bola para mim (hehehe) e meu pai quer dar o bichinho pela queda de pelos e por arranhar o sofá. Eu estou decidida a não deixar. A queda de pelos dele não sei se é normal é exagerado pois ele é penteado todos os dias as vezes até duas vezes e ainda assim cai muito pelo, por exemplo qnd vc pega ele no colo fica forrado de pelo, o veterinário o qual estou pretendendo trocar diz que é normal mais não sei acho que ele não tem boa vontade de me ajudar. ele toma banho de 15 em 15 dias no pet as vezes toda semana. Já li em outros artigos de vocês que estou completamente errada pois dou wiskas para ele. coloco organac cat na ração pois me indicaram que diminui a queda de pelos. então gostaria de saber de vocês.... Qual melhor ração para os persas???? se mudando a ração vai melhorar a queda de pelos??? é verdade que os gatos qnd estão com medo soltam mais pelo? pois qnd levo o meu para o banho cai pelo até não poder mais. e como posso fazer para ele se tornar mais dócil? pois não gosta de colo, nao fica no sofá com agente e acho que os gatos em geral são mais dóceis que ele. quando chega gente em casa ele some para debaixo da camo e só aparece quando vão embora! Nossa isso ficou muito grande espero que possam me ajudar Obrigada por enquanto
|
|
30-01-2006 13:19:05 |
|
|
Olá Kenny,
Que bom que falou que é menina, pq quando vi seu nome achei que era nome de menino mesmo.. até ri quando vc falou...parece que respondeu meu pensamento! hihihi
Bom.. a queda de pelo, pode estar relacionada sim ao stress.. ele é um tipico gatinho assustado.. e quando a imunidade cai, cai os pelos juntos.. a ração concerteza tb está relacionado.. eu dou Iams para meus gatos.. além de óootima para o pelo e para a saúde é a mais barata entre as importadas.. na lojinha da roseli www.ciadogatopersa.com.br tem 3kg num preço bemmmmm barato... lógico que a wiskas é mais barata, mas para o persa é um convite a ter problemas no rim futuramente, por ser uma ração muito salgada.
Voce pode dar levedo de cerveja, que além de barato é muuito bom! o organnact é ótimo!!
Vamos por partes.. primeiro troca a ração! lembrando que a troca da ração tem que ser gradativa.. ir trocando aos pouquinhos.. 1 dia poe um pouco da nova, e mais da wiskas, e todo dia vai aumentando a quantidade da nova.. uma boa troca leva umas 3 semanas....
BjiNhu´Ss
|
|
30-01-2006 13:30:31 |
|
|
Oi Kenny,
O Stress de ir para o banho faz cair pelo dependendo do gato... O miguelito tem muito medo de água e o banho dele é um horror de pelo caindo... Mas depois passa.
Quanto a ele ser assutadinho, tente tratar isso com florais... Poste aqui no forum uma mensagem para a Dra Martha falando sobre o comportamento dele e pedindo indicaçãod e florais. É muito bom e não tem contra-indicação...
Os gatos tem necessidade de arranhar. Vc já tem arranhador? Tem que ir ensinando a ele que deve arranhar ali e não no sofá... Vai educando. Um dia vi uma dica (não sei onde) para envolver a base do sofá com papel aluminio pois eles vão arranhar e não gostam da textura e acabam por desistir de arranhar naquele local, mas não sei se funciona pq ainda não testei.
Abs, Dani
|
|
30-01-2006 13:53:15 |
|
|
Oi Kenny,
Realmente ‘pelos’ passa a ser uma rotina para donos de gatos ... principalmente os persas, que tem pelos mais longos. As trocas de pelo (estamos em época de troca) em tese, ocorrem a cada mudança de estação e perduram por 1 mês (a quantidade de troca, a época, e o tempo pode variar de gato p/ gato). Em suma, dos 12 meses do anos, sobram – em tese – 4 meses sem pelos voando pela casa ... mas mesmo nestas fases sempre tem uns pelinhos pelo ar (rsrs). Essa é a minha experiência. Quanto a ração, minha sugestão é que ofereça sempre rações ‘super-premium’ (Iams, Royal Canin, Natural, Hill´s, ...). Elas são mais caras, homegeam o trato urinário (dentre outros), evitando desta forma alguns futuros possíveis infortúnios. Sim, os pelos tem uma relação direta com a alimentação oferecida. ... Mas não crie expectativas quanto aos pelos pararem definitivamente de cair ... sempre haverá pelos pela casa ... é um fato (rs). Quanto ao fato dele ‘arranhar o sofá’, procure colocar um arranhador (tipo poste de sisal) próximo do local onde ele tem costume de arranhar ... se necessário, coloque mais de um. Sugiro que vc adquira um ‘repelente’ para borrifar nas áreas onde ele gosta de arranhar ... talvez ele perca o interesse. Esse ‘repelente’ tem na loja virtual para vender (www.ciadogatopersa.com.br). A partir de então, fique atenta, ‘sempre’ que ele for ‘arranhar’ no local ‘não desejado’, “bata uma palma” ... ou fale firmemente a palavra ‘não’. Retire-o carinhosamente do sofá e o coloque no ‘poste de sisal’ ... procure estimulá-lo (arranhe vc o poste de sisal) tipo ensinado-o e falando carinhosamente com ele ... e, toda vez que ele arranhar o ‘poste de sisal’, elogie-o e, se possível, de-lhe um ‘snack’ (ou um mimo qualquer). Eles entendem, pode acreditar. Já que ele esta ‘acostumado’ a arranhar o sofá, vc precisará ter muuuita paciência e força de vontade para tirar este hábito dele, mas é possível. Nunca fiz, mas ouvir dizer que colocar fita adesiva dupla face pregada nos locais em que ele ‘não devia’ arranhar poderá desestimulá-lo tb. Vc pode ainda oferecer a ele (como recompensa tb quando arranhar no local certo) comprimidos de ‘levedo de cerveja’ (tb tem a venda na loja virtual). Eles são ‘ótimos’ para os pelos (diminue a queda e os torna mais brilhantes e bonitos de uma modo geral). Vc pode dar 2 compromidos ao dia. Ahhh ! E não me pergunte o porque, mas os gatos ‘adooram’ o tal ‘levedo de cerveja’. Quando chego em casa, meu persa corre para o arranhador dele, arranha o poste de sisal como um ‘louco’ e depois fica olhando para o armário esperando sua recompensa ... adivinhe ?... Levedo de cerveja. Quanto ao temperamento dele, cada gato tem o seu ... nos temos que nos curvar e aceita-los como eles são. Lembre-se, para ele, vc e seu Pai não são donos dele ... mas sim ... ‘companheiros’. Todavia, a sugestão da Daniela quanto ao florais é válida ... ´se não ajudar não vai atrapalhar ... Poste uma mensagem à Drª Martha ... não custa tentar. Não descarte as demais sugestões da Lisi e da Daniela, ... , concordo com elas. Boa sorte Abs
|
|
30-01-2006 15:04:46 |
|
|
olá... Então quer dizer que o levedo de cerveja (encanei com esse tal levedo de cerveja)pode ser dado como um biscoitinho pro gato? Eu pensei que tivesse que enfiar na boquinha dele como se fosse um remedinho, ou desmanchar no meio da ração....rsrsrs
|
|
30-01-2006 15:31:04 |
|
|
Quedas de pelos e o 'problema' de ser ter um persa ,mas a gente faz o que pode , eu tb tenho rinite e o pelo a vezes encomoda msm mas pra aliviar essa 'ite' hehe a limpeza de casa tem que ser impecavel ....
|
|
30-01-2006 16:27:33 |
|
|
Cristina,
Sim, o 'levedo de cerveja' pode ser oferecido como um 'biscoitinho'. Sugiro que começe a dar somente 1 ao dia (na 1ª semana). Depois pode aumentar a dose ... até o limite de 4 comprimidos/dia. No meu caso, ofereço ao meu persa 3 comprimidos/dia. Vale reiterar, os gatos 'adoram ' o 'levedo de cerveja' ... ao menos não conheço nenhum que recuse ... mas sabe como é né ? Cada gato é um gato ... assim como nós humanos. Abs
Soraia,
Tb tenho rinite. Sei exatamente pelo que vc passa. Realmente quem tem gato tem que 'caprichar' na limpeza. Diariamente acordo 1 hora antes da minha esposa para dar 'uma geral' na casa. Isso que temos uma secretária que nos auxilia na limpeza doméstica 2x por semana. Dureza ... Abs
|
|
31-01-2006 10:20:11 |
|
|
Olá pessoal obrigada pelas dicas. mais as coisas estão feias aqui em asa e acho que vou ter que acabar dando meu bebe, to decepcinada, triste, mais infelizmente quem manda nessa casa ainda é ele e o pior de tudo ele que quis comprar e agora que peguei amor dá nisso. mais vou procurar alguem proximo que queira e que me deixe ver e ter contato! e será que sendo medroso e acostumado em apartamento ele se acostuma em outro lugar????
obrigada
|
|
31-01-2006 11:19:45 |
|
|
Kenny,
É uma pena que você tenha que dar o seu gato, pois eles sentem muito as mudanças. Ganhei meus dois persas já adultos... Já os conhecia desde filhotes, na verdade ajudei meu amigo a escolhe-los. O Leonardo chegou lá em casa com um ano e meio e a Katharina com três anos. Ele sempre foi muito sociável, se dá bem com todo mundo inclusive é super amigo da minha cachorrinha, então ele não teve problemas de adaptação em uma semana já estava intimo de tudo. Agora ela é muito arredia e pouco sociável, com ela tive mais trabalho para fazer a socialização, tive que ter muita paciência, pois ela vivia escondida, para ela comer era um verdadeiro sofrimento, eu tinha que ir no esconderijo dela e deixar a comida lá. Ela sofreu muito com a mudança, mas hoje ela está feliz e adaptada. Então se for realmente doa-lo, procure uma pessoa que goste muito de gatos e que tenha muita paciência, pois mesmo que demore um pouquinho ele acaba se adaptando, mas tem que ter muito cuidado no inicio para que ele não fuja da casa nova.
Boa Sorte!!!
|
|
01-02-2006 10:07:01 |
|