Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Drª Marta (Gato que não aceita a nova companhia. Ciúmes ?)    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Allan
Convidado

Olá Drª Marta,

Desculpe-me incomodá-la, mas a Deuziana me sugeriu enviar uma mensagem à senhora. Será qe pode me ajudar ?

Tenho um persa (Kevin, macho, 1 ano e maeio, 4,5 quilos ... castrado há pouco mais de 10 dias).
Adotei uma persa há quase 1 mês (Meg, fêmea, 6 anos, 3,5 quilos, castrada há alguns anos).
Vale dizer que a Meg é ‘avó’ do Kevin.
O Kevin ficou ‘irritadíssimo’ com a chegada da Meg ... a atacou algumas vez (umas 4 ou 5 vezes).
Por orientação da Deuziana iniciei com os Florais (rescue + holly).
O Kevin me pareceu mais calmo, aprendeu a ‘suportar’ (e tão somente ‘1suportar’) a presença da Meg (sempre sob minha supervisão e/ou de minha esposa), desde que ela ficasse ‘parada’ ... ‘imóvel’ ... ‘sem se mexer’, nem para comer, beber ou ir ao banheiro. Se ele se mexesse era atacada (e ela parecia saber disso, ... nem se mexia depois dos primeiros ‘ataques’).
O Kevin foi castrado no início deste mês (dez.2005)
Durante nossa ausência (minha e de minha esposa) eles ficava separados, ... , juntos ‘só sob supervisão
Contudo, “1 semana após a castração” o Kevin ‘atacou’ a Meg (foi a últim vez)... ocasião em que ‘dei-lhe’ uma ‘bela bronca’ (além da bronca, coloquei-o de castigo por 12 horas trancado no quarto em que a Meg fica... fiquei 12 horas de ‘mal’ dele) e os mantive desde então separados (desde 8.12.05 até hoje).. Só se vêem ‘rapidamente’ pela fresta da porta quando entro no quarto da Meg. Porém, adorei um sistema de revezamento desde então (desde 8.12.05, ..., dia do último ataque). Por 12 (doze) horas do dia a Meg fica presa no quarto e o Kevin livre pela casa. Nas 12 (doze) horas seguintes ‘inverto’ as coisas. Kevin trancado no quarto e a Meg livre pela casa.
Ainda estou dando os florais (rescue + holly), usando a estratégia do ‘paninho’ e trocando os comedouros, bebedouros, arranhadores e banheiros ‘diariamente’ ... cada dia um usa as coisas do outro.
O Kevin parece estar mais ‘desencanado’ nos últimos 5 dias ... parou de ‘vigiar ostensivamente’ o quarto da Meg (mas ainda vigia).
Hoje, por exemplo, fiquei a manhã trabalhando em casa. O Kevin ficou comigo o tempo todo ... não deu nenhuma ‘paradinha’ na ‘porta do quarto da Meg’ ... ´coisa difícil – diria impossível – de acontecer (até hoje).
A propósito, ‘sinto’ que, a cada dia, o Kevin esta menos estressado com a presença da Meg em casa ... mas agora estou ‘receoso’ de coloca-los frente-a-frente novamente, pois no último ataque ele parecia ‘não estar se importando com ela’, tanto que ela cochilava (estavam ambos no sofá, há uns 2 metros um do outro), quando, em um ato covarde (rs), ele a atacou –8.12.05 - (postei essa história mais acima).
O que acha ? Devo continuar ? O que acha de ‘reapresentá-los’ aos poucos ? Tipo colocar ela na caixa de transporte para ele a ver , por alguns minutos ... depois vai ele para a caixa de transporte para ela a ver ...
O Kevin ‘se acha’ ... e acho que eu e a Renata ‘estragamos’ ele um pouco. Sabe como é né ? Filho único (até então) ... Temos dó de dar bronca nele ... E me parece ser muito inteligente (aliás, considero os felinos inteligentes) ... quando estamos irritados com ele (sim, ele percebe), ele ‘se joga’ na nossa frente, ‘deita’, ‘rola’ e se ‘estica’ ... ‘faz gracinhas’, ‘mia’ ...etc. etc,. etc ... ai a gente ‘não resiste’. Ele é ‘ruinzinho’ (como diz minha esposa) mas é ‘muito carinhoso’ (com nós humanos)
Vc acredita que a castração ‘ainda’ surtirá efeito no que diz respeito a ‘eles’ se ‘darem bem’?
Fiz aqui um ‘breve relato’ dos fatos. A história ‘pormenorizada’ esta postada no seguinte link :-
http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2 ... 45&p=1
Se tiver um ‘tempinho’, por favor dê uma olhada.
Desde já agradeço sua atenção
Abraços

14-12-2005 21:03:27

martha Follain
Convidado

Olá,

O Kevin ainda está defendendo seu território e, com ciúmes da Meg. Gatos respeitam territórios e não, um líder. A cia do gato persa, em breve, estará publicando um artigo meu, " Agressividade em Gatos ".
Mande fazer em qq farmácia de manipulação ou homeopática, SEM ÁLCOOL, SEM GLICERINA OU QQ OUTRO CONSERVANTE E GUARDAR NA GELADEIRA, os seguintes florais de Bach :
Rescue + holly + chicory + vine
São 4 essências.
Dê 4 gotinhas 4 vezes ao dia, direto na boquinha do Kevin.
Continue a misturar os cheiros dos 2. É interessante esfregar um paninho nas bochechas de ambos . Nas bochechas eles têm glândulas. Pegue esses paninhos e coloque nas caminhas. É útil  tb misturar as areias das bandejas sanitárias, já com xixi de ambos. Realmente é melhor que sejam colocados em contado aos poucos. Deixe um na caixinha de transporte e o outro solto. Por 10 minutos. Depois troque.
Com paciência, carinho e florais eles vão acabar se dando bem !!!
Assim que tiver um tempinho vou ler a história toda.
QQ dúvida, por favor, me escreva.

Abraços,
Martha Follain CRT 21524

15-12-2005 00:33:42

Allan
Convidado

Olá Drª Marta,

Inicialmente, obrigado pelo seu comentário, ele me dá 'forças' para continuar tentando (e 'forças' para continuar tentando é o que eu mais preciso nesse momento).
Vou tentar hoje ainda mandar manipular os florais (seguirei sua recomendação).
Sim, continuo diariamente a 'misturas os cheiros'. Passo o pano nas bochecas de 'um' e coloco o pano debaixo do pote de ração do outro (e vice-versa).
Diariamente ainda, troco os comedouros, bebedouros, banheiros e arranhadores. Cada dia um usa as 'coisas' do outros.
Ontem fiquei com a Meg na varanda do meu apartamento e minha esposa com o Kevin do lado de dentro, por uns 5 minutos. A porta da varanda - que é de vidro - ficou fechada e os separava. É ... seria 'cômico' se não fosse 'trágico'. O Kevin, nesses 5 minutos,. tentou 2 vezes atacar a Meg ... ele só se esqueceu do 'vidro'. Foram 'duas cabeçadas' muito fortes. Com medo de um 'traumatismo craniano' separei-os novamente.
Obrigado pela sua atenção
Abs

15-12-2005 16:18:59

Daniela
Convidado

Uma dúvida, a atuação dos florais vai permitir a boa convivência ou eles poderão chegar a ser amigos?

16-12-2005 09:25:04

Martha Follain
Convidado

Oi Daniela,
Não posso prever, exatamente, a ação dos florais. Os florais não "combatem" o estado de alma negativo. Eles inundam esse estado com ondas de energia harmoniosas, de modo que "se derrete  qual neve à luz do sol", como disse o Dr. Bach . O efeito que se deseja, é a mais completa harmonia. Eu acredito que isso possa ser alcançado. Dependendo do animal, pode ocorrer em maior ou menor tempo. E, vai depender tb da persistência do proprietário. Às vezes, um floral não funciona para aquele animal. Uma troca é feita. O proprietário deve estar diretamente envolvido no tratamento do seu animal e, ajudar o terapeuta na administração correta e na freqÜência prescritas.
Com boa disposição, acredito que o objetivo possa ser alcançado.
Grande abraço,
Martha Follain.

16-12-2005 10:27:44

Xandinha
Convidado

Olá a todos do fórum!!!

Vou contar minha experiência com meus gatinhos...Espero não desanimá-lo Allan.
Adotei meu persinha a um ano atrás, ele já era adulto, tinha a mesma idade do meu casal de irmãos SRD, todos com 1 ano. Meu persinha foi recebidos com muitos "fus" e patadas...Fiz de tudo e hoje, um ano depois posso dizer que eles se detestam (risos). Eles aprenderam a se suportar com tanto que meu persinha não fique perto deles ou que o macho SRD não cruze na escada com o persinha e que meu persinha não mexa no arranhador da  minha gata SRD que se acha dona absoluta do arranhador, até qdo o irmão dela fica lá ela expulsa.
Quanto a trocar potinhos de lugar para que um comesse a comida do outro, a única conclusão que cheguei é que eles não se importam...Deixo ração a vontade e cada um come no potinho que quiser. Já coloquei os 3 potinhos juntos para eles comerem pertinho e apesar dos "olhares tortos" eles comeram em paz...Acho que a hora da comida é sagrada para os gatos também(risos). Qto a bandeja sanitária no começo eu separava, mas percebi que na primeira oportunidade que o meu macho SRD tinha ele fazia xixi na bandeja no meu persinha, que não deixava barato e fazia a mesma coisa, parece que eles tinham prazer de "pirraçar" sujando a bandeja do um do outro. Também fiz como vc , um rodízio de quem ia ficar trancado, depois disso meus SRD se acalmaram um pouco. Até hoje nunca deixo os 3 sozinhos. Qdo preciso sair eu deixo os SRD juntos no quartinho de empregada. Antes eu deixava os SRD no meu quarto mas desde que meu persinha chegou os 2 SRD "encarnaram o pestinha" , então se eu deixo os 2 sem supervisão no meu quarto eles destroem tudo que pode, e  em vez de dormir na cama vão dormir na gaveta com metade das minhas roupas espalhadas pelo chão.
Não tentei florais, mas de resto acho que fiz tudo...
Um ano e eles ainda não se suportam e tenho certeza que se eu deixasse eles brigariam muito.
Detalhe importante: Meu persinha é um amor, muito calmo e carinhoso, e nunca revidou nenhuma agressão dos meus SRD, acho até que meu persinha morre de amores por eles. A agressão sempre veio pelos SRD que foram os primeiros que chegaram na casa.
Bom...desejo sucesso para você Allan com seus filhotes

Abraços
Xandinha

16-12-2005 13:04:29

Allan
Convidado

Hummm !!! Que historia mais 'familiar' Xandinha !!! (rs)
Vou continuar 'trabalhando' para que eles 'ao menos' se 'suportem' - assim como os seus.
Sinceramente, ... , 'grandes amigos' eu não acredito que eles tornem-se ... mas vai saber ...
Obrigado por compartilhar conosco sua experiência.
Abs

16-12-2005 14:27:05

Allan
Convidado

Olá Comunidade,

Estou saindo de férias “hoje” (que sensação boa, rs). Por este motivo ‘talvez’ eu dê uma ‘sumida’, pois pretendo ‘esconder’ o computador (de mim mesmo, rs).
Assim que retornar – ou antes, ... , vai saber – postarei as novidades (se é que existirá)
Aproveito o ensejo para desejar ‘a todos’ “boas” ... não, não, “ótimas festas”, ..., bem como, ..., para agradecer a atenção dispensada a mim por está maravilhosa comunidade.
Que ‘Deus’ nos agracie com muita Saúde e Paz

Abraços

16-12-2005 14:34:25

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.