Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Leite    
Autor
Mensagem Páginas: 1
paty
Convidado



Meu gatinho adora leite, ele nasceu em 30/09.(já tem um pouco mais de dois meses).mas a criadora disse pra eu dar o leite até dois meses...já o veterinário disse que posso dar até pra sempre. O que vcs acham?????

08-12-2005 11:36:36
     
Tatiane
Convidado



Que tipo de leite é? De vaca? Que saiba esse tipo de leite é mto perigoso para gatinhos, existe um leite próprio para gatinhos em pet shop´s.

Tatiane


08-12-2005 11:38:25
     
Lisi
Convidado



Não é indicado dar leite para gatos, a "midia" atravez de desenhos animados e tudo mais acaba confundindo a cabeça do povo...

oque se pode fazer, é um receitiha de leite caseiro.. esse sim pode ser dado para FILHOTES...

• Receita caseira
. 1 copo de leite integral de caixinha
. 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
. 2 colheres de sopa de farinha láctea
. 1 gema de ovo sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho
. 1 colher de chá de mel
Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária. Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova. É prático, saudável e barato. O leitinho caseiro pode ser administrado por meio de conta-gotas ou mesmo seringas de 3 ml sem a agulha. Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia, pq nas mamães eles mamam a toda hora.
Retirado do site http://www.sosgatinhos.com.br/manual4.htm

Bjinhu´s


08-12-2005 12:51:55
     
paty
Convidado



é o leite de vaca..na verdade o ninho dissolvido, dou em torno de 20 ml pela mnhã e 20 à noite!!tb estou perguntando a vcs, pq soube que não faz bem dar leite, e o veterinário disse que pode!!!apesar de eu n ter gostado desse veterinário( nunca vi uma consulta tão rápida na minha vida...em um mim, ele limpou as orelhinhas dele, e nada mais!!!!!pode????)

08-12-2005 13:50:03
     
Ana Rodrigues
Convidado



Olá,
eu também dou leite para minha gatinha desde que a adotei... ou seja, dos 4 meses até hoje, aos 11 meses. O veterinário dela também falou que não há problema algum em dar leitinho para ela... e eu dou todo dia, ELA AMA!!!!
Faço sempre um leitinho mais para ralinho com molico (leite em pó desnatado). Bem, ela nunca apresentou nenhuma reação... só ronrons :)

Gostaria de saber qual seria o perigo mencionado neste tópico.

Obrigada,
Ana


08-12-2005 19:29:00
     
Tatiane
Convidado



Eu achei essa matéria em relação a  alimentação dos gatos, vejam se ajuda.

A Alimentação do Gato

Gatos são carnívoros. No seu ambiente selvagem, devoram a presa inteira, incluindo pele, orgãos internos e ossos e ervas que a presa tenha ingerido. Dessa forma ele obtém o balanceamento nutricional correto.

Estudos mostram que o gato domesticado possui necessidades alimentares especiais. A alimentação correta do seu gato, desde filhote, irá influenciar a saúde dele por toda a vida.

Os gatos não tendo uma boa alimentação, não poderão se desenvolver bem, nem terão a resistência necessária para evitar doenças e ao ambiente.

Alimente seus gatos sempre no mesmo horário e lugar. A hora da comida é um grande evento para o animal.

Qualquer mudança na alimentação, mesmo que seja só de marca de ração, deve ser feita de forma gradativa. Mudanças bruscas de alimentação podem causar diarréia.

Mantenha sempre a higiene dos comedouros e bebedouros. Use os mais pesados para que não virem com facilidade, coloque folhas de jornal por baixo dos pratos, para evitar que deslizem e também facilitar a tarefa de limpeza. Evite o uso de comedouros e bebedouros plásticos. Alguns gatos apresentam uma reação alérgica ao plástico, chamada Acne Felina.

Os gatos, como as pessoas, possuem gostos diferentes, alguns não aceitam alimentos que outros gatos adoram. Procure descobrir qual o alimento que seu gato mais aprecia.
As preferências alimentares dos gatos irá depender do odor do alimento, textura, hábitos alimentares e saúde do gato.
O ambiente também influencia o apetite do gato. Luz, barulho, presença ou ausência de pessoas ou animais, tipo de limpeza do comedouro e bebedouro, são fatores que afetam.

Não alimente seu gato em excesso. Alimentar bem não é a mesma coisa que alimentar demais, até que deixem sobras. Uma boa alimentação é formada por quantidade suficiente de alimentos, com todos os elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do organismo dos gatos.

Os gatos têm deficiência de algumas enzimas, o que os tornam incapazes de sintetizar determinados nutrientes no organismo. Eles têm que ser fornecidos pré-formados na dieta, como a Vitamina A, o Acido Aracdônico e Taurina.



Os gatos necessitam:

*boa quantidade de proteínas e gorduras (carnes, peixe, aves, vegetais, soja)

*hidratos de carbono, sais minerais, vitaminas

*água: No estado selvagem os gatos bebem pouca água. A carcaça das presas que come possuem 70% de água.
Já os gatos domésticos precisam de água fresca e sempre disponível, principalmente os que se alimentam de ração seca.

*grama: Ou verde. É um elemento importante na alimentação dos gatos. No ambiente selvagem, ingerem alimentos verdes junto com a presa. O verde contém vitaminas e ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo.

*Taurina: A Taurina é um produto final do metabolismo de 2 aminoácidos. Está envolvida na formação e funcionamento da retina e nos gatos também com a formação de sais biliares.
Sua deficiência resulta em degeneração da retina e cegueira. Essas alterações demoram longo tempo para ocorrer, cerca de 1 ano com uma dieta insuficiente em Taurina.
Diferente dos outros animais, os gatos não conseguem sintetizar a Taurina. Ela é encontrada em produtos de origem animal. As rações atualmente vêem com um bom suprimento de Taurina.

*Vitamina A: O gato é incapaz de converter beta-caroteno em vitamina A, por isso necessitam de fonte pré-formada da vitamina. A função mais conhecida da vit. A é com relação à visão, mas também é importante para o crescimento normal das celulas epiteliais, crescimento ósseo e dos dentes.
O excesso da vitamina A também causa doença, como doença óssea, gengivite e perda de dentes. Isso pode ocorrer por excesso de suplementação ou por ingestão excessiva de fígado.

Ração em lata

Têm a vantagem do sabor e umidade, mas é mais cara do que a seca, contribui para a formação de tártaro nos dentes, dá mau-hálito, fezes com mau cheiro, podem ocasionar gases e fezes moles. Se estragam com mais facilidade quando deixadas no prato, e os pratos devem ser lavados todos os dias.
Recomendada para animais que necessitam de reposição de líquidos, animais com inapetência.

Ração Seca

Os gatos alimentados com ração seca necessitam de mais água, têm menos tártaro nos dentes, é mais barata e deixa menos cheiro na boca e nas fezes. Os pratos permanecem limpos e a ração não estraga com facilidade e as fezes ficam firmes.

Leite

Muitos gatos têm intolerância à lactose e podem apresentar diarréia.

Ração para cães

Não é apropriado para gatos, já que possui ingredientes balanceados para cães e não para gatos. Cada espécie necessita de uma quantidade específica de nutrientes, para boa manutenção de seu organismo. Um gato alimentado com ração para cães por um longo período de tempo, poderá ficar seriamente doente.

Restos de comida

Podem até agradar seu gato, mas não contém os ingredientes necessários para uma boa nutrição.

Ossos

Não há problemas em dá-los ao seu gato, desde que sejam grandes e não soltem lascas, como os de boi. NUNCA dê ossos de galinha ou de porco, seus fragmentos podem grudar na boca, garganta ou estômago e perfurar o intestino do seu gato.

Carne

A carne não faz mal, mas não possui todos os ingredientes necessários para o seu gato.

Fígado

Diariamente e em grandes quantidades pode intoxicar seu gato por vitamina A e causar diarréia.

Suplementos vitamínicos e minerais

Se seu gato tem uma alimentação balançeado, como ração, não necessita de suplementos.

Peixe Cru

Alguns peixes crus podem causar deficiência de Tiamina. Os peixes crus possuem Tiaminase, que destróis a Tiamina Vit B1. O calor do cozimento, destrói a Tiaminase presente na carne do peixe.



Fonte de pesquisa: Nutrição do Cão e do Gato, Dr. S.E. Blaza Bsc Phd - Animal Studies Centre UK; Gatos, cuidados, criação e doenças - Marcio Vieira.

Tatiane


08-12-2005 19:51:43
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.