Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Como escolher o filhote?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
aline coleto
Convidado

Oi gente!! Sempre estou acompanhando o fórum e agora está chegando a hora de eu escolher o meu neném! Vou visitar um gatil no proximo fim de semana.
Como não sou veterinária, o que devo observar para escolher um filhote com saúde e, principalmente, com temperamento tranquilo e que se adapte à minha casa (somos só eu e meu marido, posso dizer que a nossa casa é até silenciosa e calma demais...). Eu nunca tive animal de estimação e tenho medo de não dar conta, pois não tenho muito jeito com bichinhos!

01-12-2005 22:10:59

aline coleto
Convidado

Esqueci... com quantos dias é o ideal para eu levar o filhote pra casa? Os que eu vou ver no final de semana estão com 60 dias. Obrigada!

01-12-2005 22:13:18

Deuziana
Convidado

Oi Aline!
Nossa, 60 dias é o idela!
Quer um conselho, deixe ele(a) te escolher. Fique na frente da ninhada, um metro, um metro e meio. Espere o filhote que chegar até voce! Pronto!
Te garanto q

01-12-2005 22:54:28

Deuziana
Convidado

ops.... te garanto que não vai se arrepender!
Veja, por dentro das orelhas, se está limpinha, anus, se está limpinho, olhos sem lacrimejar, de uma fuçada no pelo, espalhe o pelo ao contrario, veja se a pele está limpa, sem pulgas!
Boa sorte!

01-12-2005 22:56:34

Deuziana
Convidado

Ia me esquecendo, tenha já em casa, antes da chegada, potinho de água, comida, e uma caixinha para areia sanitária. Uma caminha (se bem que logo ele escolherá sua cama), alguns brinquedos, bolinhas,  bolinhas com sininhos, etc.
Não esqueça as vacinas, e uma boa ração para filhotes, de preferência para super premium, tipo Royal Canin, Proplam, ou IAMS da Eukanubas.

01-12-2005 22:59:00

aline coleto
Convidado

Obrigada Deuziana, gostei da sua teoria!! As vezes a gente se preocupa demais e o melhor mesmo é relaxar e deixar que o filhote escolha vc!!
Eu sempre vejo que vc fala da castração. Com quanto tempo eu posso castrá-lo? Quais as diferenças de comportamento entre o macho e fêmea? No meu caso que nunca tive nenhum animalzinho, o que vc acha melhor? Já me informei por telefone e nessa ninhada tem uma fêmea branca/creme, um macho blue point e um laranja disponível. bjus

01-12-2005 23:08:36

Cia. do Gato Persa®
Convidado

olá Aline,

Vou contar pra vc como trabalhamos no Gatil pra vc ter uma idéia.
Deixamos os filhotes com as mães até completarem 3 meses, pois até os 3 meses eles mamam e apesar das pessoas dizerem que o leite mais importante, o colostro é o dos primeiros 35 dias, eu pergunto, então vou deixar a mãe cheia de leite empedrando nas tetinhas? Aqui todo mundo fica com a mamãe.
Introduzimos uma papinha aos 25/30 dias com leite próprio pra gatinho e várias vitaminas. Com 60 dias é dada a primeira dose da vacina e ficamos com eles por mais 30 dias, caso seja o caso de nós darmos (nosso veterinário claro) a segunda dose da vacina, sempre digo ao  novo proprietário aguardar mais uma semana, porque o filhote fica debilitado.
Veja , já será uma situação estressante mudar de ambiente, ser separado dos irmãos, ter outro cheiro de casa e tal, imagine tudo isso com um filhote menor e mais vulnerável. EU não arrisco não.
Vou te falar já deixei de vender filhote pra pessoas que quase brigaram querendo levar o bebê com 70 dias, alegando que outros criadores o fazem. Eu prefiro o nosso excesso de zelo! Não entrego.
As federações às quais os Gatis são associados pedem que os criadores entreguem os filhotes a partir dos 90 dias e no mínimo com a primeira dose da vacina, nós entregamos até com antipulgas o bebê. Mas Andreza, cada Gatil trabalha de um modo!
Se vc quiser pegar o gatinho aos 60 dias, tome muito cuidado.
Vc deve olhar os olhos se são bem brilhantes, eja se a dentição fecha certinho digo veja se a parte de baixo da boquinha fecha certinho, se encaixa com a parte d ecima.
Veja o ó pelo, se não sai na sua mão tufos. Veja se não há feridas na pele, olhe o ouvido e veja se não há cera preta e se o ouvido está limpo.
olhe as unhas e no vão dos dedinhos para ver se há feridas. Veja o rabinho, a pelo do rabinho. Olhe por fim o ânus e veja se está normal, sem inchaço ou nada saindo (tipo verme).
No caso de fungo ou micose, é totalmente normal um filhote de persa ter, é muito difícil vc encontrar um filhotinho que esteja 100% com a pele em ordem e se está, quando for pra sua saca, por causa de estress pode apresentar. Um a coisa é certa, sempre tem um pontinho ou outro.
Os veterinários do laboratório onde fazemos os ultrassons sempre dizem que o persa tem a propenção desde que nasce, m função da quantidade de pelos e que até os 3, 4 meses ele sempre acaba apresentando um pontinho ou tro. claro é preciso estar sempre de olho. Isso também pode acontecer por genética ou ainda , vc não vai acreditar, porque a gata mãe não é boa mãe, ou seja, não lava os bebês!
Boa Sorte e nos dê notícias!

Abraços

/\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia. do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

02-12-2005 06:50:30

Marcia
Convidado

Olá,

Eu também só peguei o Kalvin com 3 meses e realmente quando ele chegou lá em casa ele ficou muito estressado por causa da mudança de ambiente e da falta dos irmãos, pais, avós e etc. Mas, por já estar com 3 meses, ele estava mais forte para enfrentar esta situação. Quando eu fiu escolher o meu filhote, eu fiquei com o Kalvin porque quando eu cheguei no gatil, ele ficou o tempo todo no meu colo e adorou receber os meus carinhos e até hoje ele é agarradíssimo comigo e adora ficar grudado.

Marcia.

02-12-2005 09:11:44

Andreza
Convidado

Roseli não foi eu que que perguntei sobre a compra de gatinhos.Sei que deve ser o tanto que estou enchendo seu saco te tanta pergunta. mas desta vez não sou eu. Ah AH Ah.
Beijos e abraços..

02-12-2005 15:58:15

Deuziana
Convidado

Ai Aline, um blue seria tudo de bom!
Se vc tiver a intenção de castrar, tanto faz macho ou femea! Tenho machos e femeas carinhosos, e machos e femeas arredios, a gente nunca vai saber mesmo, como eles serão como adultos, cada um tem uma personalidade diferente, temperamento, brincadeiras, estrepolias, carinhos, todos tem seu jeito particular de ser! Voce só vai conhecer seu animal de verdade, depois de um ou 2 anos de convivencia. Até manias eles adquirem com o tempo! Tenho uma gatinha de 13 anos, ela sempre foi muito chata, emburrada, agora depois de anos, ela resolveu ser dengosa e carinhosa, vai saber...
A castração pode ocorrer a partir de 2 meses, mas apenas com veterinarios experientes! A maioria ainda não tem a tecnica. São poucos que fazem,  geralmente vets que fazem trabalho voluntário para ongs. Voce é de SP??
Nossa to anciosa por voce! Se vc preferir esperar um pouco mais, como sugeriu a Roseli, converse com a dona da Gata mãe, e deixe reservado com sinal $$$$$
Uma sugestão para deixar o gatinho tranquilo quando ele chegar a sua casa, e não sentir falta da mãe, é colocar um bicho de pelúcia perto dele, e um relógio, desses de 1 real de rua, (só não ponha o dispertador para ligar heheheh). O tic tac do relógio simula as batidas do coração da mãe! Interessante né?
Só preste atenção se ele mamar na pelucia, isso não pode!
Eu tenho gatos que mamavam no cobertor!!!!

CUIDADO COM O FINAL DE ANO - FOGOS DE ARTIFIO

03-12-2005 00:52:37

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.