Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Gato persa = Mongolismo ?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Cristiane
Convidado



Outro dia, ao levar minha gatinha no veterinário, ouvi dele esta história... A de que todos os persas possuem 21 cromossomos e, por isso, são mongolóides. Isso explicaria seu comportamento atípico comparado aos outros felinos - mais dóceis, mais apegados, mais curiosos, mais comunicativos e menos preocupados em sair de seu ambiente (por exemplo, ir passear no shopping, ou viajar tranquilamente).
Características físicas também comprovariam isso, como o rosto achatado, olhos redondos e pálato curto - exatamente como ocorre nos casos de mongolismo humano.

Achei muito curiosa esta teoria, alguém da comunidade saberia dizer mais sobre isso?

Não entendo de Síndrome de Down, por isso escrevi mais ou menos o que lembrava da conversa com o veterinário. Aqui vão as devidas correções:

- Conforme as explicações, o gato persa tem todas as características de Sindrome de Down, e não de "mongolismo" (disse "mongolismo anteriormente, pq na minha região também chamamos "mongolóides" as pessoas com Síndrome de Down);

- Errei sobre a coisa dos "21 cromossomos". Na verdade, o veterinário disse que foi comprovado que o gato persa tem TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21;

- Entre as características relacionadas à Síndrome de Down da raça, estão: cara achatada e arredondada; pálato curto; olhos arredondados; "retardamento mental" (próx. ítem);

- Existe uma grande variação na capacidade mental e no progresso desenvolvimental dos gatos com síndrome de Down. Portanto, ele pode variar entre mais curioso e ativo e mais calmo. Realmente, já vi um persa passeando em um movimentadíssimo shopping de São Paulo muito tranquilamente, alojado no ombro do seu dono, como se estivesse no sofá de casa. A minha persa tem o focinho menos achatado e é muito curiosa, mas nunca teve as atitudes comuns de outros gatos, o que me fez crer que o veterinário tem razão. Uma destas características, é olhar fixamente por longo tempo para o rosto e olhos da pessoa que a segura. Os gatos por natureza evitam o olhar e sentem-se mais confortáveis com pessoas que não olham para eles;

-O fato dos persas terem síndrome de down não tem o mesmo significado que a síndrome em humanos, por não participar de vida em sociedade. Na verdade, ter um gato persa é mais agradável, JUSTAMENTE por suas características não usuais: aceita melhor movimentação/ mudanças de ambientes/ presença de estranhos, é mais carinhoso, não tem barreiras instintivas e portanto são mais sociáveis e demonstram afeto e suas necessidades de forma mais aberta (minha gata chega a apitar de felicidade ao nos ver, em vez de apenas ronronar!). Enfim, o mongolismo no felino o torna mais interessante como animal doméstico.   
   
Não sou veterinária.
Estas explicações foram dadas pelo meu veterinário, uma pessoa ótima e muito profissional - muito requisitado na minha cidade por amar sua profissão. Muito respeitado.
NÃO PENSEM VOCÊS que gostei de ouvir isso. À princípio deu vontade de chorar, por saber que foi uma raça "aperfeiçoada" para ser assim (e que todo este aperfeiçoamento não passa de síndrome de Down). Fiquei com dó por pensar no mongolismo da minha gatinha como se fosse humana. Mas quem tem gatos de outras raças sabe que o Persa não é como os outros, mesmo. É MELHOR, mais feliz, mais amoroso, brinca até durante a velhice, se bem tratado é incapaz de qualquer ato de agressividade, e por aí vai.
Quando contei para minha mãe sobre o mongolismo, ela ficou um mês se lamentando de dó da pobresinha. Ela também pensava no mongolismo dela como se ela fosse gente, como se precisasse usar capacidade mental para socializar, para trabalhar, para conviver com outros humanos - esqueceu-se, como eu, que é só uma gatinha, por mais que a amamemos.

Hoje tal informação já foi mais que assimilada, amamos nossa Kitty e o fato de ter trissomia no cromossomo 21 não faz a menor diferença. Acredito que OS PERSAS SÃO, DENTRE TODAS AS RAÇAS, A MELHORA PARA CONVIVER. Amo todos os gatos, mas tenho um carinho todo especial pelo temperamento dos persas.


24-10-2005 11:01:53
     
Fernanda Mattos
Convidado



Este assunto sempre me intriga.

Mas, ainda pendente de confirmação, o persa não pode ter trissomia no cromossomo 21 porque os gatos só tem 19 pares de cromossomos, então, certamente um estudo de um pseudo down em gatos teria outras variantes que não podem ser iguais às humanas (que temos 23 pares de cromossomos).

Há ainda quem defenda a tese de que não se trata de "mongolismo" e sim de autismo o fato dos persas serem diferentes.

Na minha opinião é tudo balela, pois se fossem autistas não interagiam...

Acho que o fato de terem efetuados alterações genéticas para chegar na raça traz muita especulação...

Mas vamos debater, acho importante, e quem tiver mais material traga-o!

Abçs


24-10-2005 12:26:15
     
Deuziana
Convidado



Já debatemos essa historia uma vez.
Pelo que sei, e tive confirmação de varios vet, uns sim, outros não, de que o persa é pertador de Sindrome de Dawum, ou autismo! Mas não seria exatamente como nos humanos!
Sempre coloquei como uma curiosidade do munmdo persa!
Como os gatos não são levados tão levados a sério para estudos, ainda é só uma especulação!
Acho que um estudo norte americano seria o melhor, só eles tem tanta curiosidade sobre as coisas.


25-10-2005 01:04:26
     
Silvia Ramos
Convidado



Pra mim não tem diferença nenhuma, se ele é ou não é autista ou mongolóide, só sei que quando é pra comer o meu é muito esperto, sabe pedir com aqueles olhões enormes e não pode ver uma mosquinha que vai na captura(lógico que a mosca sempre vence), mas tirando as batidas de cabeça na porta de vidro, ele é meu fofo, meu mongo lindo.
Beijos.


26-10-2005 20:12:55
     
Deuziana
Convidado



Ele ainda não aprendeu a não bater a cabeça Silvia???
Agora ri muito! Por que vc não coloca uma faixa vermelha no vidro?
kkkkkkkkkkk
Beijus amiga!

PS:  creio que esse mongolismo ou autismo, seja só na aparencia, fisicamente!


27-10-2005 00:51:03
     
Silvia Ramos
Convidado



Oiê, Deuziana!
Sabe, não sei se ele ainda bate a cabeça, não deixo mais ele ir no quarto do meu filho, eu deixo dois varais com roupas e aí já viu para onde é que ele ia, bem debaixo das roupas, era pelo em cuecas,calcinhas, panos de copa, sem condição!
Aqui em Santos está chovendo pra caramba, nunca vi isso!
Quando aparecer o sol, aí sim vou deixar o fofo sair pela porta de vidro que dá acesso para um quintalzinho.
Mudando de assunto, você que tem experiência ,é normal depois do gato ser castrado cair mais pelos? Depois estabiliza?Penteio ele umas 3 vezes ao dia e sai pelo que só! A pelagem está bonita bem cheia, mas tô com uma vontade de tosar por causa da nuvem de pelos pelo ar.
Abraços.


27-10-2005 09:44:01
     
Lisi
Convidado



Bom, esse assunto é novo pra mim, devo admitir... De todos os livros que li sobre persas, nunca vi nada igual... Sei que os persas são diferentes, especiais de todos os outros, quem tem um, quer dois e nunca se desfaz, é um feitiço!

Assim como os humanos com esta síndrome, são especiais!

Os gatos ainda são e por muito tempo serão um mistério para nós, porisso o interesse e a curiosidade que temos por eles... Cada raça tem uma caracteristica, mas cada gato de determinada raça tem a sua própria... como seres humanos um diferente dos outros..

BjiNhu´s


27-10-2005 10:08:13
     
Deuziana
Convidado



Oi Silvia, pelo que to sabendo tá na époda de soltar pelos mesmo!
Eu acho legal tosar, principalmente por causa do calorão, mas ve bem se o tosador é bom, o ideal é tosar na tesoura, pois a máquina assusta um pouco!
A Roseli sempre indica levedo de cerveja para melhorar a que da de pelos!
No pet aqui perto de casa, tem um pessoal que tem Sheep Dog, manda tosar no verão, São Bernardo, tb manda tosar no verão. Eu acho uma questão de praticidade e bem estar para o animal, nesse pais tropical que é o Brasil!
Beijus


27-10-2005 22:00:47
     
Silvia Ramos
Convidado



Olá amiga Deuziana!
Meu gatinho é super vitaminado, dou levedo de cerveja, vitamina C,probiótico e Megaderm, receitado pela veterinária , ele está ótimo, isso de tosar sou radical, se for, será a tosa leão, peguei uma foto na Internet que o gato está quase pelado, com a cara de poucos amigos, só que achei legal, ficou bem limpo e fresquinho.
Roseli, se puder dá para você colocar aquela foto que te enviei aqui?
Beijos.


29-10-2005 15:08:41
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.