|
Outro dia, ao levar minha gatinha no veterinário, ouvi dele esta história... A de que todos os persas possuem 21 cromossomos e, por isso, são mongolóides. Isso explicaria seu comportamento atípico comparado aos outros felinos - mais dóceis, mais apegados, mais curiosos, mais comunicativos e menos preocupados em sair de seu ambiente (por exemplo, ir passear no shopping, ou viajar tranquilamente). Características físicas também comprovariam isso, como o rosto achatado, olhos redondos e pálato curto - exatamente como ocorre nos casos de mongolismo humano.
Achei muito curiosa esta teoria, alguém da comunidade saberia dizer mais sobre isso?
Não entendo de Síndrome de Down, por isso escrevi mais ou menos o que lembrava da conversa com o veterinário. Aqui vão as devidas correções:
- Conforme as explicações, o gato persa tem todas as características de Sindrome de Down, e não de "mongolismo" (disse "mongolismo anteriormente, pq na minha região também chamamos "mongolóides" as pessoas com Síndrome de Down);
- Errei sobre a coisa dos "21 cromossomos". Na verdade, o veterinário disse que foi comprovado que o gato persa tem TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21;
- Entre as características relacionadas à Síndrome de Down da raça, estão: cara achatada e arredondada; pálato curto; olhos arredondados; "retardamento mental" (próx. ítem);
- Existe uma grande variação na capacidade mental e no progresso desenvolvimental dos gatos com síndrome de Down. Portanto, ele pode variar entre mais curioso e ativo e mais calmo. Realmente, já vi um persa passeando em um movimentadíssimo shopping de São Paulo muito tranquilamente, alojado no ombro do seu dono, como se estivesse no sofá de casa. A minha persa tem o focinho menos achatado e é muito curiosa, mas nunca teve as atitudes comuns de outros gatos, o que me fez crer que o veterinário tem razão. Uma destas características, é olhar fixamente por longo tempo para o rosto e olhos da pessoa que a segura. Os gatos por natureza evitam o olhar e sentem-se mais confortáveis com pessoas que não olham para eles;
-O fato dos persas terem síndrome de down não tem o mesmo significado que a síndrome em humanos, por não participar de vida em sociedade. Na verdade, ter um gato persa é mais agradável, JUSTAMENTE por suas características não usuais: aceita melhor movimentação/ mudanças de ambientes/ presença de estranhos, é mais carinhoso, não tem barreiras instintivas e portanto são mais sociáveis e demonstram afeto e suas necessidades de forma mais aberta (minha gata chega a apitar de felicidade ao nos ver, em vez de apenas ronronar!). Enfim, o mongolismo no felino o torna mais interessante como animal doméstico. Não sou veterinária. Estas explicações foram dadas pelo meu veterinário, uma pessoa ótima e muito profissional - muito requisitado na minha cidade por amar sua profissão. Muito respeitado. NÃO PENSEM VOCÊS que gostei de ouvir isso. À princípio deu vontade de chorar, por saber que foi uma raça "aperfeiçoada" para ser assim (e que todo este aperfeiçoamento não passa de síndrome de Down). Fiquei com dó por pensar no mongolismo da minha gatinha como se fosse humana. Mas quem tem gatos de outras raças sabe que o Persa não é como os outros, mesmo. É MELHOR, mais feliz, mais amoroso, brinca até durante a velhice, se bem tratado é incapaz de qualquer ato de agressividade, e por aí vai. Quando contei para minha mãe sobre o mongolismo, ela ficou um mês se lamentando de dó da pobresinha. Ela também pensava no mongolismo dela como se ela fosse gente, como se precisasse usar capacidade mental para socializar, para trabalhar, para conviver com outros humanos - esqueceu-se, como eu, que é só uma gatinha, por mais que a amamemos.
Hoje tal informação já foi mais que assimilada, amamos nossa Kitty e o fato de ter trissomia no cromossomo 21 não faz a menor diferença. Acredito que OS PERSAS SÃO, DENTRE TODAS AS RAÇAS, A MELHORA PARA CONVIVER. Amo todos os gatos, mas tenho um carinho todo especial pelo temperamento dos persas.
|
|