Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Doenças    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Renata
Convidado

Comprei um casal de persa a 3 semanas. o macho estava com um caimento de pêlo. depois de alguns dias notei uma feridinhas, resolvi levar ao médico. Ele disse que meu gato tinha crosta na área do pescoço e descamação (lesões cutâneas), nos pêlos alopecia localizada e eles começaram a fazer coco com sangue. a gata esta grávida (segundo a pessoa que me vendeu)...ai tive que tosar os gatos e estão sob tratamento...os remédios são contra indicados para gestantes, mas ela vai ter que fazer o tratamento...ele me disse que é durante dois meses, os bichinhos estão pelados parece um tijolinho a cara deles....eu queria saber sobre esse sangue no coco e quanto tempo demora para crescer os pêlos e tb o medico disse que pode passar para o humano a micose depois que começa o tratamento ainda corre risco? E os gatos se nascerem com anomalia, que devo fazer? Pelo menos essa primeira gestação vou ter problemões

18 de Dezembro de 2003 - 17:01:35:

10-02-2004 21:14:20

Roseli
Convidado

Olá Renata,

vamos por partes: o sangue nas fezes pode indicar presença de giárdia, é preciso que eles façam um exame de fezes para saber exatamente qual é a causa. Se for algum tipo verme ou mesmo a giárdia, vc deverá dar o remédio indicado pelo veterinário - mas é preciso cuidar logo, pois isso faz com que o gato emagreça.
O tratamento da micose precisa ser muito bem feito, se não a gata mãe passsa para os filhotes, e é muito difícil cuidar dos filhotes com remédios!!
Eu usei CETOCONAZOL em spray, tirava as casquinhas,e aplicava o spray, mesmo depois que já não tinha casquinhas, continuei aplicando por mais um tempo.
Outra coisa, algumas pessoas fazem uso do remédio Griseofulvina (Fulcin, nome comercial).Dá-se 15 dias, para-se 10, depois mais 15 dias. Durante uns dois meses. É recomendável dar vitamina b (levedo de cerveja, por exemplo) e o antitoxicon para proteção do fígado. Seria recomendável que a pessoa também tomasse a medicação para evitar de se contaminar.
Se sua gata realmente estiver grávida, é bom dar ração de filhotes prá ela. Eu recomendo a Royal Baby ou Kitten 34.
Renata, todas essas informações que passamos rá vc são da nossa experiência na criação de gatos persas, mas sempre é recomendável antes de qualquer coisa, conversar com o veterinário de sua confiança.

19 de Dezembro de 2003 - 11:03:24:

10-02-2004 21:15:41

Renata
Convidado

Oi gente! Obrigada pela resposta. Para me sentir mais segura vou dizer a vocês o que meu veterinário passou.

1- Drontal gato´/Petzi gatos (comprimido dose única)
Para verme (o sangue no coco parou)
2- Griseoderm (p/ fungos) meio comprimido 1x dia, junto com o alimento gorduroso durante 60 dias.
3- Cetocon Topou Cetocomazol( banhar em 5 em 5 dias) deixar agir por 10 min.
4- Natalene (sarna no ouvido) aplicar 8 gotas em cada ouvido 2x ao dia.

E estou ainda usando o cetocomazol spray... como vc falou das casquinhas, realmente tem estas casquinhas sequinhas mas fiquei na dúvida se tirava ou não, hoje eles foram tomar banho acho que eles tiram as casquinhas. Queria tirar umas dúvidas.

* Quando nascem as casquinhas é porque está ficando sarado? Se eu arrancar estas casquinhas nõa corro o risco de me contaminar?
* A medicaçação que citei em cima está boa?
* Esse meu tratamento demora uns dois meses mesmo?
* E quanto tempo demora para crescer os pêlos pq eles´precisaram ser tosados.
*A gata segundo a pessoa que comprei esta grávida, esses remédio são todos não indicados para tal, mas que fazer? Os gatinhos podem nascer com problemas?
* E quando eles ficaram totalmente sarados que posso fazer para o gato engordar?

22 de Dezembro de 2003 - 12:13:45:

10-02-2004 21:17:05

Roseli
Convidado

Olá Renata,

sobre suas perguntas:

* Quando nascem as casquinhas é porque está ficando sarado? Se eu arrancar estas casquinhas nõa corro o risco de me contaminar?
Bem, o correto é vc tirar as casquinhas e usar o cetoconazol spray, pois a pele se regenera e quando está sarando não tem a formação de casquinhas. Por baixo desse tipo de feridinha, está infestado de diversos tipos de microorganismos invisíveis à nós. Vc pode se contaminar sim, é bom lavar muito bem as mão e passar um álcool depois de mexer com o seu bichano! Quando usar o cetoconazol, não deixe a área não afetada muito molhada,pois gatinhos estão sempre se lambendo e isso pode trazer algum problema de intoxicação.

* A medicaçação que citei em cima está boa?
Sim, está correta, pelo menos dentro dos padrões que conhecemos e utilizamos, além disso o veterinário é a pessoa em quem devemos confiar, por isso temos que ter um de confiança!

* Esse meu tratamento demora uns dois meses mesmo?
Olha, se vc fizer corretamente sim, dão 60 dias. gora se vc falhar com os medicamentos...aí pode demorar mais. Tem casos realmente delicados, veja aqui mesmo no fórum a mensagem do Gerson sobre Microsporum canis, que é a micose.

* E quanto tempo demora para crescer os pêlos pq eles´precisaram ser tosados.
Nessa época do ano, eu sempre recomendo uma tosa leve para os gatos,porque os pelos normalmente caem, há troca, e segundo pela higiene e porque ele são calorentos. Os pelos demoram mais ou menos uns dois meses para crecer totalmente, mas no verão estão sempre meio falhados, é normal.
Não deixe que tosem a cauda, a não ser que precise em função de micose, o pelo da cauda demora mais a crescer. E não deixe de modo algum que cortem os bigodes.

*A gata segundo a pessoa que comprei esta grávida, esses remédio são todos não indicados para tal, mas que fazer? Os gatinhos podem nascer com problemas?
Não, os filhotes não nascerão com problemas se vc cuidar bem da mãe, vc pode e deve dar ração de filhotes para a mãe, para melhorar o leite e ela ficar forte. Vc poderá dar essa ração até 30 dias depois que os filhotes nascerem. Eu recomendo A ração da Royal, que usamos aqui.
* E quando eles ficaram totalmente sarados que posso fazer para o gato engordar?
Só o uso da ração adequada para seu gato, já o fará ficar saudável, vc pode associar por exemplo à ração,peito de frango sem tempero, cozido e desfiado. Tamém existem complexos vitamínicos próprios para gatos.
Se tiver mais dúvidas escreva!!

23 de Dezembro de 2003 - 18:19:23:

10-02-2004 21:25:52

Renata
Convidado

Olá, Roseli!

*Bem,ainda tenho algumas dúvidas.Voc~e disse que o crreto é tirar as casquinhas. Não entendi qundo você falou que quando está sarando não tem a formaçao de casquinhos, então o que significa essas casquinhas? Achei que fosse o começo dqa cicatrização.

*Em relação aos pêlos foi preciso tosar o raso. O bigode cortaram, eu achei que não fossem cortar. Qual problema pode causar?Com o corte do bigode eles ficaram sem olfato?O bigode quando corta, o que significa, perde o olfato ou o bigode?

*Meu veterinário disse queeu nem pensasse em ficar grávida. Por quê?

*Faz mal dá leite? OU é melhor somente ração e água?
Estou usando o natalene nos ouvidos. Como sei que acabou as sandas? Só olhando no aparelho do veterinário ou tem como eu descobrir em casa mesmo?

São 15 dias de uso, esses dia são osuficiente para acabar com essas coçeiras no ouvido?

*Roseli, você diz nos e-mail"é o que usamos..." Você tem um gato? Você é veterinária?

*Mais uma vez obrigada. É muito bom ter um apoio desses. O trabalho desse site é muito bom e interessante para os amantes de gatos. Tudo de bom para todas as pessoas que fazem parte dessa família .Forum da cia do boto persa

26 de Dezembro de 2003 - 13:26:04:

10-02-2004 21:27:37

Renata
Convidado

Roseli, você disse que eu limpasse os ouvidos até o algodão sair limpo. Não entendi bem...eheh...o algodão não sai é sujo? Eu coloco o Natalene la dentro; está correto porque se eu colocar no começo do ouvido eles se balançam e sai pingando tudo. Os pêlos ficam como se estivessem oleosos em baixo do ouvido fica uma coisa esquisita (é isso que vc chama de sujo?). Será que é esse sujo? o gato é cinza e a gata preta, como sei que está sujo? E quando termina os dias de uso do Natalene, eu preciso sempre de vez em quando colocar p/ evitar essas sarnas?

*Eu ganhei amostra grátis da Whiskas sabores e Garfield, mas a ração que é melhor para eles é a Royal? Só existe essa ração apropriada para eles?
*Tem como eu mandar fotos dos gatos para vocês verem?

*As vezes quando eu pego nos gatinhos eles estão tão quentes, isso é normal? Em um e-mail foi dito que eles eram calorentos, é devido a isso?

Eu pertubo demais você né Roseli?Você está melhor que meu veterinário.

Um abraço,
Renata

29 de Dezembro de 2003 - 14:18:03:

10-02-2004 21:28:35

Cia do gato Persa
Convidado

27 de Dezembro de 2003 - 10:54:30:

Em resposta a: Dúvidas postada por Renata on 26 de Dezembro de 2003 - 13:26:04:

Olá Renata,

Sim, o nosso site procura informar os visitantes. Estamos sempre estudando à respeito de doenças, tratamentos, comportamento e alimentação. Mas nós não fazemos isso sem motivo, na verade temos um Gatil sim, se vc olhar o nosso Banner quando entrar em nosso site, verá que o nome que está lá é "Companhia do Gato Persa - Gatil Nicolle Tot",
portanto sim, temos um Gatil e sou criadora e temos o apoio de alguns veterinários, incusive no site tem a foto de um deles e as fotos de nossos gatos estão lá no site.
Em relação às suas perguntas:

- Sim, o correto é retirar as casquinhas. Quando a micose está sarando a pele fica fina, sem casquinha e o que seria uma feridinha, dá lugar a uma pelo sem pelo e cicatrizada, vc nem verá a feridinha. Se não quiser tirar a casquinha, não tem problema, contanto que passe o remédio e ela cai sozinha!
- O bigode do gato NÂO PODE SER CORTADO NUNCA.
O bigode dá o quilíbrio para o gato, é comum acontecer de cortar o bigode e o gato não parar de pé ou ficar como tonto, ou ainda bater em pareder, pois ele não tem o "sensor" de tamanho e lhe falta o equilíbrio. Por isso não se pode cortar o bigode.
- O leite de cabra é o mais semelhante possível do leite da gata. Se vc conseguir encontrar poderá dar sim, caso contrário o melhor é não dar , pois o leite de vaca contém substâncias que normalmente provocam diarréia.
Depois que seus gatos estiverem TOTALMENTE sarados, vou te passar uma receita com leite de vaca, prá eles ficarem mais fortinhos, e vc vai dar uma vez na semana , então não terá problema de diarréia.
- o tratamento com Natalene são 21 dias,inclusive é o vem prescrito na bula e o que eu usei, mas se foi recomendado pelo seu veterinário, vamos respeitar, porém uns dias a mais não fará mal !!
Você saberá se está fazendo o tratamento correto, se os pelos de seus gatos ficarem sujos prá baixo um pouquinho da orelha, pois o natalene libera a cera (cerume) com o ácaro prá fora do ouvido.
Voc pode fazer o seguinte. compre ÁLCOOL ABSOLUTO,vende em farmácia. Você pega um chumaço de algodão e limpa a orelha - ouvido deles, até o algodão sair limpo, NÂO USE COTONETE, (nem limpe o fundo, pois somente quem conhece, no caso veterinário deve mexer mais profundamente no ouvido do gato).
Quando estiver limpo, aí vc pinga o Natalene, depois limpa o bico do Natalene com algodão e álcool para depois pingar no outro ouvido. Se vc não limpar o bico, a sarna de ouvido vai ficar indo e vindo !! O álcool absoluto ajuda a desinfetar e deixa super limo o ouvido, o remédio fará efeito mais rápido.
Vc vai saber que sarou, porque depois dos 21 dias,a orelha deve ficar com a cor dela natural, sem aquela secreção horrorosa escura feito café !!
Se vc achar que os pelos (não sei qual a cor deles) das orelhas estão muito sujos e não der para limpar: tenho uma sugestaão; existe um produto nos Petshops chamado LIMPINHO é para limpeza de orelhas de gatos, eu não usso para limpar a orelha, uso para limpar os pelos da orelha que ficam sujhos como uso do natalene, ele deixa bem limpo o pelo.
- Bem em relação a vc ficar grávida, é o seguinte, todas as pessoas que tem gatos, possuem no sangue a TOXOPLASMOSE, mas ela não ataca, se não vc já saberia !!
Quando vc fica grávida, a toxoplasmoso do gato que temos em nós pode, pode, atacar o bebê no útero e provocar cegueira.
Além disso, seus gatos estão em tratamento, vc os manuseia todo dia, toda hora, e o risco então seria grande. Vai ter que esperar.

É isso, qualquer coisa escreva.
Um abraço

10-02-2004 21:30:08

Anna Claudia
Convidado

O pet shop tosou o bigode do meu gato. Gostaria de saber se eles voltarão a crescer.

25-10-2005 01:18:52

Kika
Convidado

Não é assim, o gato não é o vilão realmente, só é preciso algum cuidado extra ao limpar as fezes, principalmente não deixando mais de 1 dia, e isso se por acaso der azar do gato ser positivo, ter o parasita e expelir o parasita naquela semana em que as fezes não foram limpas no mesmo dia.

abs
Kika

um estudo, não lembro o nome da pessoa, sobre a toxoplasmose:

1. A toxoplasmose é causada por um protozoário (coccídeo) e não por um vírus!
2. Se vc já é positiva (reagente) quer dizer que vc já entrou em contato e não tem PROBLEMA ALGUM! O risco de contrair toxoplasmose e causar algum dano fetal só ocorre se vc contrair a doença DURANTE A GRAVIDEZ. Portanto, se vc já tem, não há a menor possibilidade de haver algum dano ao seu bebê.
3. O gato só fecha o ciclo da doença, portanto perpetua no ambiente e na cadeia alimentar. Para vc contrair a doença de algum gato, vc tem que ingerir fezes contaminadas (falta de cuidados de higiene) durante 2 semanas após o animal ter entrado em contato com o protozoário. Somente neste período ele elimina os oocistos. Além disso, as fezes têm que ficar pelo menos 1 dia em condições ideais de oxigênio, umidade e temperatura para oferecer algum risco. Como temos hábito de recolher as fezes diariamente, além do animal ser muito limpo e se lamber, O GATO NÃO OFERECE RISCOS A NÓS!!!!!!!
4. O MAIS IMPORTANTE NA TRANSMISSÃO DA DOENÇA É A INGESTÃO DE CARNE CRUA OU MAL PASSADA, PRINCIPALMENTE DE SUÍNOS. TAMBÉM ÁGUA, VERDURAS E ALIMENTOS NÃO LAVADOS (FRUTAS).
5. RESUMINDO: # GRÁVIDAS POSITIVAS ESTÃO LIVRES DE RISCO AO FETO.
# GRÁVIDAS NEGATIVAS TÊM QUE TER EXTREMO CUIDADO COM ALIMENTOS CRÚS E LIMPAR CAIXA DE AREIA DIARIAMENTE COM LUVA OU LAVAR AS MÃOS APÓS FAZÊ-LO. OU PEDIR PRA ALGUÉM (O MARIDO!!!!) RECOLHER AS FEZES DIARIAMENTE!
# O GATO SORPOSITIVO NÃO OFERECE MAIS RISCO (JÁ PASSOU AS DUAS SEMANAS DE ELIMINAÇÃO DOS OOCISTOS NAS FEZES).
# O GATO SORONEGATIVO PODE CONTRAIR A DOENÇA E ELIMINAR OS OOCISTOS. ENTÃO NÃO PODEMOS DAR CARNE CRUA OU PERMITIR QUE CAÇEM. APENAS ISSO. COMENDO RAÇÃO APENAS, NUNCA VÃO CONTRAIR A DOENÇA!!!!!!!!!!

EU DOU AULA SOBRE TOXOPLASMOSE, SOU VETERINÁRIA ESPECIALIZADA EM GATOS. PRECISAMOS ACABAR COM ESSE MITO! OS MÉDICOS SÃO MAL INFORMADOS, NÃO SE DÃO AO MÍNIMO TRABALHO DE SE INFORMAR E ESTUDAR O ASSUNTO.

AS PESSOAS QUE SÃO POSITIVAS TÊM QUE TER MUITO CUIDADO AO FAZER QUIMIOTERAPIA OU CONTRAIR AIDS (!) POIS AÍ PODEM DESENVOLVER A FORMA GRAVE DA DOENÇA!!!!!

25-10-2005 02:51:12

Allan
Convidado

Anna,

É relmente lamentável a falta de 'bom senso" de 'alguns' , ... , mas não se preocupe, os 'bigodes' do seu gato voltaram a crescer 'sim'.

Kika,

É verdade, o 'mito' da 'toxicoplasmose' existe. Não me lembro em qual tópico, mas há um outro - mais recente - em que a Roseli 'elucida' os fatos por vc aduzidos. Inclusive, no 'site' dela há uma matéria nesse sentido. Vale conferir :- http://www.ciadogatopersa.com.br/artigos/artig17.shtm

Abraços

25-10-2005 15:09:09

Rogerinho
Convidado

Este tópico que ressurgiu agora é mais antigo, como ele voltou é bom que se torne correto desta vez para não ficarmos com dúvidas. É sobre a Toxoplasmose. Algumas referencias a doença acima não estão corretas, então a Kika está elucidando as dúvidas em seu texto, recentemente escrito. Quanto a este endereço que o Allan está citando também acima, na Cia. Do Gato Persa a meu ver, a matéria é discriminatória com os gatos e incorreta. Se eu estiver errado me corrijam. No último parágrafo, quando se pergunta; "Qual o papel dos gatos na transmissão da toxoplasmose?" Então o texto explica o papel dos gatos na transmissão da doença e no final de forma discriminatória diz; "Se não houvesse felinos no mundo, não haveria toxoplasmose." Agora vejam, esta doença é causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii, que é capaz de invadir qualquer organismo de sangue quente e se multiplicar em ciclo assexuado. Ele habita o interior das células e ali se reproduzem rapidamente prosseguindo seu ciclo parasitário. Esta forma de reprodução do parasita não precisa do gato e não é nem citada no texto. Já o outro ciclo reprodutivo do parasita, que é descrito como ciclo sexuado, ocorre sim, no intestino de todos os felinos, inclusive dos nossos fofinhos, peludinhos e gostosinhos gatinhos. Resumindo, o protozoário tem duas formas de se reproduzir e não precisam do gato para continuarem existindo. É lógico que o gato tem papel importante na propagação da doença, mas como a Kika falou, ha muito exagero, vamos pegar leve com nossos bichanos. Falei,
                                                           Rogerinho

26-10-2005 04:40:24

Cia. do Gato Pers®
Convidado

Olá a todos,

Kika,

Obrigada pela colaboração com o artigo, pois quaisquer que sejam artigos relacionados á felinos sempre são bem vindos!

Allan,

Obrigada por pesquisar em nosso site, artigo relacionado ao assunto!

Rogerinho,
Como sempre falo, não sou veterinária (ainda), nossas pequenas contribuições vêm de estudos que fazemos pelo interesse grande que temos nos felinos. Também recebemos muitas contribuições como o Artigo sobre a Toxoplasmose que está em nosso site e que nos foi gentilmente cedido pela Presidente da Confederação de Felinos do Brasil (http://www.cfelinosbrasil.org).
Quem tiver alguma dúvida, enviar um e-mail através do endereço do site da Confederação!
É o artigo ao qual vc se refere como "a matéria é discriminatória com os gatos e incorreta"
Entretanto não acredito que uma Presidente de Confederação associada a uma entidade Internacional, criadora com mais de 70 gatos entre persas e pelos curtos, recém indicada à Juíza Brasileira da Felinofilia, pudesse sequer discriminar algum gatinho!
Não vejo o texto assim,mas respeito sua opinião.

Estou colocando aqui uma humilde contribuição, baseada nos nossos estudos:
Como os seres humanos podem evitar a Toxoplasmose?
- Toda água deve ser fervida ou filtrada
- Deve-se sempre usar luvar para mexer com terra e após lavar muito bem as mãos
- Deve-se limpar a bandeja sanitária diariamente, os ootocistos demoram de 1 a 5 dias para espurular
- Deve-se usar luvar ou lavar muito bem as mãos após o manuseio de carne
- Evitar a todo custo que os gatos sejam caçadores, oferecer apenar alimento cozido e ração.
- Sendo os ootocistos muito resistentes à desinfetantes, o correto é utilizar vapor e água fervendo para a limpeza dos objetos do gato como  bandeja, panos, comedoutros e bebedouros.

Abraços
  /\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia.do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop
http://www.ciadogatopersa.com.br/shop

26-10-2005 08:50:07

Allan
Convidado

Olá pessoal,

Sinceramente, não creio que a matéria a qual ressaltei seja ‘discriminatória’, mormente tendo em vista que foi ‘redigida’ pela Presidente da Confederação de Felinos do Brasil, como bem ressaltou a Roseli, esta que, por motivos óbvios, não poderia ter a intenção de macular a imagem dos ‘gatos’.
Por outro lado, confesso que, a ‘frase final’ do artigo em tela, e citado pelo Rogério ("Se não houvesse felinos no mundo, não haveria toxoplasmose."), teve sobre mim o efeito ‘bombástico’ (acho que exagerei um pouco com o termo ‘bombástico’ ... ). Todavia, por ‘desconhecimento’ de causa, prefiro não tecer comentários.
Porém – de uma forma ou de outra – o ‘mito’ da patologia em si (‘toxicoplasmose’) resta ‘elucidado’. Os cuidados são simples (diria até ‘básicos’).
Abraços

26-10-2005 12:28:48

Fernanda Mattos
Convidado

Olá Allan e demais amigos do fórum.

Diria que vc ficou "chocado" com a assertiva, pois é horrível mesmo.

Mas a conclusão lançada no texto é fato, pois infelizmente vários animais são hospedeiros intermediários da doença (incluindo nós humanos), mas o único que é hospedeiro final do protozoário e elimina os "ovinhos" são os felinos (gatos domesticos e selvagens).

O que é importante dizer é que eles não geram a toxoplasmose, eles tb adquirem a doença e se tornam transmissores.

Outro fato importante é que o gato contaminado não é a única fonte de transmissão ao homem, a carne crua ou mal passada, leite in natura de animais contaminados (hospedeiros intermediários - boi, porco, cabra, frango etc) são, na verdade, a principal forma de contágio para nós humanos.

Na verdade, os gatos são os responsáveis pela "manutenção da existência" dos protozoarios da toxoplasmose e não a principal fonte de transmissão da doença.

Há estudos que indicam, inclusive, que os gatos, após terem se infestado pela primeira vez, desenvolvem imunidade e em uma nova contaminação não eliminam mais oocistos (ovinhos).

Abraços

26-10-2005 13:53:30

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Oi Allan,

É verdade, acredito que muitas doenças não só a Toxoplasmose, mas muitas doenças humanas mesmo,existem e se propagam em função em péssimas condições de higiene.
Nõ é pra menos que na Índia, existe tantas doenças!
A base de uma higiene perfetia, limpeza diária, já faz com que possamos viver melhor...é só entender isso aos gatos!

Abraços
  /\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia.do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop

26-10-2005 13:54:40

Rogerinho
Convidado

Oi Roseli,
Não  é minha intenção desmerecer seu site ou a pessoa que produziu a matéria da Toxoplasmose. Pesquisando a doença, veremos que ha muita desinformação a respeito do protozoário, inclusive de profissionais da área de saúde. E existem estudos  ainda em andamento no mundo todo a respeito deste parasita, Toxoplasma Gondii, que acreditam os cientistas, infectam 1/3 da humanidade. O que me incomodou nesta matéria, foi a conclusão final de que "se não existissem os felinos, não existiria a doença." Quer dizer, você amante numero um dos gatos, transcreve de forma convicta, esta afirmação que não consegui localizar nem em sites daqueles que odeiam os gatos e os julgam um perigo a saúde pública. Eu, em particular, gosto de você, de seu site e deste fórum, que tem pessoas ótimas e é bem bolado e gostaria de ver você sempre contribuindo para que mais pessoas amem esses bichanos, aliás, como você sempre fez! Abraços,
                    Rogerinho

27-10-2005 04:57:06

Cia. do Gato Persa®
Convidado

Olá  Rogerinho,

Existem muitos assuntos ainda relacionados à doenças felinas que , posso dizer, não estão nem sendo cogitados ainda.
A Toxoplasmose  como vc mesmo disse ainda tem correntes  e correntes de pessoas e profissionais da área com opiniões contraditórias.
O fato é que é preciso estudar constantemente porque  a cada dia surgem novas doenças, e infelizmente não na mesma proporção ...curas para elas!
Veja o caso da PIF, não é transmitida para humanos, mas entre os gatos pode dizimar um plantel...ainda há controvérsias, muita especulação...pouco resultado!
Atualmente nos Estados Unidos está se falando de uma nova doença, pois eles são bem mais adiantados emrelação à ciência animal.
A doença chama-se Displasia, é a mesma que dá em cães porém com outros sintomas. É genética assim como o PKD, que é hereditário....
Então...é muita coisa pra estudar....e eu cada dia mais  descubro que não sabemos absolutamente nada! Isso é terrível!

Abraços
  /\ /\
(>";"<)
("") ("")_)~
Roseli
Cia.do Gato Persa®
Visite nossa Feline Shop

27-10-2005 06:00:19

Allan
Convidado

Sim Fernanda, ... , "chocado" é a palavra que se encaixa 'perfeitamente' ...
Valeu !!!

27-10-2005 12:45:34

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.