Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Olá, pessoal! Tudo bem? Mais uma vez recorro a este site MARAVILHOSO, que tem sido meu guia fiel na aventura de cuidar de meu primeiro persinha, hoje com 4 meses e há 10 dias em minha vida! Agradeço e parabenizo aos criadores desse site indispensável! Todas as dicas aqui encontradas são eficientes, seguras e explicadas com boa vontade e generosidade. OBRIGADA, PESSOAL!
Peço ajuda à Roseli e a todos que "estiverem por dentro" para esclarecer o seguinte: Comprei meu filhotinho em um Gatil conceituado e filiado a diversas confederações. Paguei o preço de mercado para um persa de raça pura e recebi o Certificado de Pedigree dele. Ele é BLUE TABBY (aliás, liinndoo!!). Acontece que "acho" (meu marido diz que fiz confusão...) que li em um livro que o BLUE TABBY tem que ter focinho cor de tijolo e bolinhas das patas tb nessa cor. Só que meu bebê tem focinho "preto" e bolinhas das patas tb escuras. É verdade que o blue tabby tem que ter focinho e bolinhas cor de tijolo? Caso afirmativo, o fato de o meu ter ambos de cor escura significa o quê? Que ele não é persa legítimo (?!!) ou apenas que está mais distante do padrão "Show" de persa? Não sei se a informação ajuda, mas de acordo com o Pedigree, ele é filho de um macho COLORPOINT RED e uma fêmea BLACK SILVER SHADED. Agradeço muito a quem puder explicar, pois não posso crer que fui "enganada"! Muito obrigada e um abraço a todos, Thatty
|
|
24-08-2005 21:01:21 |
|
|
Puxa... Vim correndo para o computador, mas não tem nenhuma resposta, sniff, sniff... Vou continuar torcendo para alguém me socorrer..!!
Obrigada e um abraço a todos, Thatty
|
|
25-08-2005 12:51:16 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Thatty,
EU respondi prá vc pela manhã, amas logo eu estava no meio da resposta e acabou a energia. Aí já viu!
Bem, vamos lá: Aqui temos um machinho azul, as almofadinhas dele são rosada, ficarão mais escuras quando crescer e o narizinho também é escuro. Os azuis que devem ter o nariz e as almofadinhas cor de tijolo, são os de cor silver e chinchila. Como ele é filho de himalaio (o pai) e a mãe é black silver ou seja imagine que ela é preta (pois esse é o papel da cor dela nesse caso), então o filhote nasceu com a maracação Tabby que são as listas nas patinhas, rabo e a marca M na testa! Por isso ele tem o naririzinho escuro. Tá certo, não tá errado não! É sempre preciso verificar a descendência! Outra coisa vc fala que "ou apenas que está mais distante do padrão "Show" de persa?" O padrão shou não tem nada haver com isso! Os padrões do Persa são: Breeder (gato para criação que pode ser vendido para reprodução - normalmente tem o nariz um pouco mais baixo da linha dos olhos, mas a maioria dos criadores têm, aqui também temos!) O Pet (que é o gato que tem o narizinho maior, e é o chamado gato de companhia) e Show . Este é o gato que todos sonham em ter e que custa sempre caro! o Show é o gato extremado, ouseja que tem aquele nariz pequenininho enfiado no meio dos olhos e exatamente na altura dos olhos! Normalmente é preciso tomar muito cuidado porque estão sempre com o nariz escorrendo ou entupido e têm certa dificuldade pra respirar. O nariz de um gato show deve ser alto! Acho que tá explicado. Se vc tiver outras dúvidas, escreva!
/\ /\ (<":">) ("") ("") )_~ Roseli Cia. do Gato Persa®
|
|
25-08-2005 15:24:18 |
|
|
oiii,,, bom eu tbm co prei um filhote e tava com duvidas de ser persa, ai mandei uma foto para roseli e ela disse que e.. faz o mesmo!!!
patricia
|
|
25-08-2005 15:52:32 |
|
|
Oi, Roseli! Muito obrigada por esclarecer tudo! Fiquei feliz pelas "cores" de meu bebê estarem certinhas... Tenho lido tanta coisa sobre persas, que acabei embaralhando, rsrsrsrs.
Posso perguntar mais uma coisa? Esse cruzamento de COLORPOINT RED com BLACK SILVER SHADED é considerado um cruzamento de himalaio com bicolor? Já vi aqui no Fórum que tal cruzamento é desaconselhável, não é? Por quê? Tem conseqüências para os filhotinhos?
Agradeço mais uma vez sua boa vontade em partilhar seus conhecimentos, OBRIGADA!
Um abraço, Thatty
PS.: Patricia, obrigada pela dica! Vou providenciar. Abs.!
|
|
25-08-2005 16:16:20 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Oi Thatty,
Os Himalaios são gatos de olhos sempre azuis, e de pelos com as pontas diferentes. Pontas coloridas, como o creme, e vermelho , o chocolate, o lilás e o azul. São uma mistura muito longíncua de cruzamentos entre os persas comuns e siameses, mas veja não tem nada haver com o que conhecemos de siameses hoje e nem pense que cruzar um persa com um siamês vai nascer himalaio! isso aconteceu em 1800 e tro lóló, e essa raça foi sendo modificada para ser o que é hoje. Himalaios são persas de olhos azuis. Também chamados de colourpointes, ou seja ponteados, com as pontas coloridas. Os bicolores são resultados de cruzamentos de cores sólidas com gatos de 2 ou 3 cores. As federaçãos não aceitam o cruzamento (pelo menos ainda) de himalaios com bicolores, porque os filhotes podem nascer bicolor e com olhos azuis. Já vi várias fotos de gatos assim, são maravilhosos, mas infelizmente não podem ser registrados nas federações e portanto não recebem pedigree. Ou então se a Federação emitir o pedigree, escreve nele: COR NÃO RECONHECIDA! Matou né! No seu caso, a mãe Silver Shade não é bicolor, é silver, nenhum dos pais do seu lindinho é de duas cores! Então não se preocupe! Aqui no gatil por exemplo não trabalhamos com himalaios, porque temos biolores e cálicos ou seja uma fêmea tricolor.
/\ /\ (<":">) ("") ("") )_~ Roseli Cia. do Gato Persa®
|
|
26-08-2005 08:10:37 |
|
|
Querida Roseli, Muito obrigada pela explicação. Estou adorando ser uma "mamãe persa" e seu site está tornando tudo ainda mais prazeroso.
Tudo de bom para vc e seus gatinhos!
Um abraço, Thatty
|
|
26-08-2005 14:06:41 |
|