Ly C.
registrado(a): 13-09-2013
|
|
Cris, muitíssimo obrigada pelas dicas e pela torcida, tudo isso nos ajudou demais. Vou contar como foi a consulta.
Ontem passamos pela consulta com o Dr.Archivaldo na clínica Vet Masters, na Bela Cintra, em SP. Foi muito legal. A consulta foi bem diferente do que estamos acostumados... Nos veterinários que já fomos, a coisa é bem impessoal, as consultas são rápidas e pouco o veterinário quer saber sobre o animal. Com ele foi bem diferente... ele é calmo e sabe o que fala. Perguntou todo o histórico do Duke... quis saber todos os detalhes. É interessante, no consultório, ficam ele e mais 5 veterinários... eles ficam observando, acho que estão aprendendo com ele. Muito bacana. Nos sentimos bem à vontade. Depois de saber todo o histórico do Duke e analisá-lo clinicamente, ele chegou a uma conclusão. Ele disse que a PIF é algo muito difícil de se diagnosticar e que não existe no mundo um exame que comprove com 100% de certeza a existência da PIF. O diagnóstico é feito através de uma análise clinica, um exame de proteínas e exame de sangue. Com os exames laboratoriais em mãos, existe um padrão de valores que, quando combinados, apontam para um chance de, aproximadamente, 90% de o vírus existir. Mas, ainda assim, existem dúvidas. Analisando os exames, ele disse que tudo indica ser PIF. Mas existe a possibilidade, rara, mas existe, de a PIF apresentar somente 1 sintoma e o gato pode viver o resto da vida, por anos, com este único sintoma. Esse pode ser o caso do Duke. Isso é raro, ocorre com aproximadamente 6% dos animais atingidos pelo virús. Mas ele acredita ser esse o caso do Duke. O único sintoma que ele tem é a uveíte que está quase curada. Analisando o Duke, ele não encontrou mais nada. Disse que ele está muito bem.
Pode ser também que os sintomas mais graves demorem a aparecer, no caso, se for mesmo a PIF seca, o gato vive por até 2 anos, no máximo, esse também pode ser o caso do Duke. Outro indicador da PIF é que, em casos normais da doença, mesmo com remédios, os sintomas não regridem e a uveíte do Duke regrediu (praticamente sumiu). A ansiedade de saber se acontecerá mais alguma coisa é enorme, mas o dr Valdo foi bem categórico em dizer para não nos preocuparmos, pois essa preocupação e desespero precipitados podem atingir o gato, que é um ser tão sensitivo. Pediu para continuarmos com o Interferon, para melhorar a imunidade dele, com o Cat Lysin e com o colírio - precisamos acompanhar o olhinho junto ao oftalmo.
Já a isóspora, comentei que o cocô do Duke ainda tem uma "baba", mas não está com sangue. O tratamento com Giardicid terminou ontem, faremos um novo exame de fezes e, dependendo do que der, continuaremos o tratamento para um outro protozoário muito comum que não é de conhecimento de muitos veterinários e não é diagnosticado pelo exame de fezes: trichomonas, isso se as fezes dele continuarem assim, com a "baba" e úmidas.
Ele foi bem enfático e preciso ao dizer que o Duke já veio "contaminado" do gatil, não existe a possibilidade de ele ter pegado esse vírus se não temos outro gato, pois, quando o gato convive em um gatil, as chances são enormes de eles contraírem vírus e protozoários dos outros gatinhos. É super importante, segundo ele, que donos de gatis entreguem exames de FIV, FELV e de sangue para que o futuro proprietário tenha certeza de que seu gatinho esteja bem. Vamos iniciar o tratamento com os florais de qualquer forma, mas ele não receitou o Demacorten e nem milhares de outros remédios nem exames a mais. Ele disse que o que é essencial agora é que o Duke crie resistência, imunidade bem alta para conseguir combater qualquer possível sintoma mais sério e, para isso, devemos evitar estressá-lo com muitas idas a veterinários. Daqui a 1 mês, retornaremos nele para que ele acompanhe meu anjinho.
Com muita fé em Deus, ele nunca vai atingir a forma crítica da doença. Estamos muito felizes e confiantes, esse veterinário nos deu uma aula, literalmente. Vamos curtir o nosso gatinho e esquecer que essa doença existiu.
Obrigada pela ajuda de todos vcs que postaram aqui e entenderam meu desespero: Roseli, Argemiro e Cris. Vou postando, caso haja mais novidades.
Bjos!!
|
|