Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Ola, eu vendo os tópicos adorei ter alguém que poderia me esclarecer dúvidas, então vamos la. Tenho 20 anos e depois de meses morando sozinho resolvi comprar uma persa, adorei , ela é docil , bonitinha, comilona as vezes, ela acaba de comer a ração eu vou jantar e ela fica olhando sem parar (morta da fome), eu não sei se castro ou não, mnha gata só fica dentro de casa , no banheiro de dia ( é espaçoso ) e quando chego do trabalho fico um pouco com ela depois vou pra facu e quando volto ela dorme comigo, de fim de semana fica comigo o quintal e todo fechado não tem como fugir,sei la só ia castrar porque eu ouço falar, por isso resolvi perguntar, também acontece de ela tar sempre co o olho com remela ela fica com um olho meio fechado as vezes, o ouvidinho dela sempre ta preto eu uso muitos cotonetes para limpar, ela veio de onde eu comprei com fungo e ta passando pra mi , enfim to perdidão me ajuda please!!!!!Á , lembrei também a pestinha arranhou meu sofá e eu dei uns tapinhas nela´, outra coisa ( a ultima eu juro ) ela tem uma bandejinha até grande com areia, depois que ela faz as necessidaes dela ela seja todo o chão jogando areia em cima da porcaria, tem outra solução além de areia?
valeu desculpa a enrolação com o texto que escrevi.
|
|
10-07-2005 22:27:07 |
|
|
VOCÊ BATE NA SUA GATA?????????!!!!!!!!!! Deixa sua gatinha trancada o dia inteiro no banheiro??? Ela não toma solzinho não?? Não respira ar fresco??? Sua gata faz porcaria(isto é jeito de falar?)??? Sua gata fica olhando sua comida??? Talvez ela seja tão educada quanto o dono. Você acha que sua gata é uma pestinha??? Então o que você está fazendo com ela??? A única solução que vejo pra você é ir a um centro de reabilitação.
|
|
10-07-2005 23:52:24 |
|
Cia. do Gato Persa®
Convidado
|
|
Olá pessoal!
Xandinha, vamos fazer um tratamento de choque no Marcos! Marcos vamos lá: Banheiro é um lugar frio e persas se sentem isolados do mundo assim, ela pode entrar em depressão. O certo é deixar ela solta! Eles adoram dormir na cama e dormem a maior parte do dia! Além disso o frio pode fazê-la ter gripe. As remelas nos olhos dos gatos persas, são normais, pois todos tem o canal lacrimal um pouco estreito e uns mais do que outros. É preciso ter semre em casa algodão,aze e Soro fisiológico e usar agase com soro todos os dias para lipar. Também deve ser escovada pelo menos 2 a 3 vezes na semana,senão os pelos ficarão embolados. O tratamento do ouvido é um caso a parte. Não use cotonetes, pois vc não consegue ver até onde está limpando, é melhor levá-la ao veterinário e pedir prá ele ensinar ou mostrar pra vc até onde vc pode limpar, pois o veterinário normalmente aprofunda mais a limpeza, mas ele sabe até onde vai! É provável que se vc levar sua lindinha no veterinário ele passará um remédio para vc pingar e o trtameto é demorado. Temos um receita muito boa que resolve o probelma, mas não pode falhar. Vou pedir pra minha amiga Fernanda Mattos te escrever e passar a receita direitinho. Sobre os fungos, o bom seri adar um bom banho com Shampoo de C l o r e x i d i n a e usar este spray novo que temos a venda na loja virtual. Não se deve dar tapinha não, vc tem é que aparar as unhas dela e usar um produto repelente no sofá pra ela não ir lá, além disso deve ter um arranhador pra ela. pois afiar as unhas é normal em qualquer gatinho! Vc fala que ela jga a areia pra fora, vc usa granulado sanitário? Ela não joga o granulado pra fora, ela está cobrindo as fezes e o xixi. Tem que entender sua gatinha! Ma o nosso cursos vai te ajudar! Risos...risos.
Abraços Cia. do Gato Persa®
|
|
11-07-2005 00:08:15 |
|
|
Oi Marcos
eu quando comecei a ter gatos também fiquei perdida com muitas coisas, mas li o máximo que pude e ainda leio sobre comportamento de gatos.
Não se deve nunca bater em gatos, eles não são como cachorros, eles não irão obedecer por isso e ainda ficarão muito magoados com vc, talvez mudem de comportamento.
O enterrar as fezes é uma coisa ótima deles fazerem, tenho conhecidos que acostumaram o gato a fazer no box do banheiro, se vc preferir é só tentar.
Mas se quiser, tem banheiros fechados à venda, como casas de transporte, que são mais caros mas resolvem isso de cair areia no chão.
Calma com sua gatinha, aos poucos vc a entenderá melhor.
Não a deixe presa tadinha, se for deixar, se não tiver jeito, deixe no quarto.
Beijos Kika
|
|
11-07-2005 03:18:14 |
|
Fernanda Mattos
Convidado
|
|
Olá pessoal
Acho que várias vezes, TODOS NÓS, acabamos fazendo alguma coisa que não devíamos com nossos fofinhos sem saber disso.
Assim, quando alguém como o Marcos chega numa comunidade como esta (A Cia do Gato Persa) devemos acolhe-lo como se fosse seu próprio gatinho chegando aqui.
Obviamente ele expôs a situação de forma transparente e sincera, e da mesma forma deve receber orientações, não críticas, mas conselhos que possam ajudá-lo a ser o melhor dono pra seu gatinho. Afinal, se veio trazer suas dúvidas, é porque está querendo aprender. Pelo menos é assim que eu vejo.
Então, vou fazer de tudo para ajudar ok?!
Marcos, pelos tópicos que vc escreveu sua gatinha está enfrentando vários probleminhas, todos eles muito comuns e todos com solução - ainda bem!
Vou mandar um email para você com todos os conselhos possíveis e você pode ficar à vontade pra me escrever ok
Abraços e rom rom!
|
|
11-07-2005 08:32:12 |
|
|
É isso aí Fernanda!!
Oi Marcos! Eu também tenho 20 anos... nunca tinha tido um gatinho antes. E por incrível que pareça, quando a minha gatinha chegou em casa, estava com os mesmos problemas que a sua. (Com um "add" que o rabinho dela veio quebrado também)
Foi muito boa sua iniciativa de procurar o fórum pra aprender mais sobre como cuidar da gatinha. Mostra que você se importa com ela!
Aos pouquinhos você vai aprendendo... que a gatinha num é seu animalzinho... é sua amiguinha! Uma companheira de verdade!
Não deixa ela trancada não... Ela sente frio, fome, solidão.. assim como você!
Bem.. quanto aos tapinhas.. nem resolvem nada... e só deixam o bichinho com medo de você. Não é isso que você quer, né? Você quer conquistar ela, não?
Leva ela num veterinário que ele vai te passar todas as informações sobre os problemas de saúde dela. Ela já tomou as vacinas e vermífugo? Tem que ficar atento quanto a isso também! Se está tudo em dia, bonitinho!
Levei a minha numa veterinária.. ela me passou alguns remedinhos e limpeza completa na gatinha todos os dias... E também estou usando as dicas que peguei aqui no fórum. Faz pouco tempo que comecei.. Mas a orelhinha dela já está quase toda rosadinha... e as micoses estão sarando todas! Só com o ritual do vinagre (você pode encontrar ele aqui em outros tópicos)... O banho com o remedinho que a Roseli falou é importante também... Eu dei na minha e ajudou bastante!
Só cuidado na hora de dar o bainho nela... Tem que botar algodão nos ouvidinhos.. usar água morninha... e tomar cuidado pra não assustar ela! Bota sempre a mão no peitinho dela pra ver como está o coração! Depois, seca ela com uma toalha limpinha... e se você tiver secador (heheheheh) pode usar também.. sempre tomando cuidado pra não assustar ela!
Você vai ver... conquistando essa gatinha, você vai ter uma amigona pra sempre! Ela vai passar a te amar muito!!!
E ahhh.. atenção para as rações!! Rações super premium são as melhores.. os persinhas são muito sensíveis! E essas rações evitam diarréia e problemas do trato urinário..
Nossa.. muita coisa pra vc aprender.. melhor ir com calma... Logo logo você aprende tudo sobre o mundo felino!!
Obs.: Faça uma caminha com ela!! Vai numa lojinha de R$1,99..compre aquelas cestinhas de palha... Uma um pouco maior que ela... Forra com uma fronha tipo edredom.. bem fofinha... e coloque um paninho quentinho... Quando ela estiver dormindo.. pega ela com jeitinho e coloca ela lá... Ela vai entender que alí é a caminha dela...
Eu sou alérgica a pó, pêlos etc... as vezes minha gatinha dorme comigo.. Mas pra eu não morrer (heheeheh) eu fiz uma caminha bem quentinha e enfeitada pra ela! Deixo ao lado da minha...
Qualquer dúvida... estamos aqui!! =D
|
|
11-07-2005 10:38:00 |
|
|
Olá Marcos,
Como você postou suas dúvidas neste fórum e relatou alguns fatos, imagino que você não tenha muita experiência – talvez nenhuma – mas certamente boa vontade não lhe falta. Assim sendo, vou lhe dar algumas sugestões. OK ???
1) Dar “tapinhas” em gatos realmente não adianta...Eles não entendem o motivo dos “tapinhas”. Os felinos, se pudessem, dariam uns “tapinhas” em nós, pois eles acreditam que “eles mandam”...eles acreditam que “eles são nossos donos”...nossa casa e nossa mobília eles igualmente acreditam ser “deles”. É da natureza felina...”tapinhas” nem nenhum outro método irá funcionar quando se trata de “tentar alterar sua natureza”. Assim sendo, somente lhe restará ter “paciência”...e muita.
2) Por favor, não tranque sua persa no banheiro (é frio). Pode acreditar...ela odeia isso. Pode acreditar ainda...ela ficará “ressentida”. Libere a casa para ela. Ela não vai fazer tanta bagunça (experiência própria)...Persas..melhor dizendo...gatos – em geral – dormem quase que o dia todo...à noite é que eles “acordam”. Lembre-se, felinos tem “hábitos noturnos” por natureza.
3) Quanto aos olhos...Isso não tem jeito mesmo...Persas – “todos” – lacrimejam muito...Quanto “mais alto” e “mais achatado” for o nariz de sua persa...mais ela vai “lacrimejar”. Não se chateie com ela, pois ela não tem culpa. Na verdade a culpa é nossa – dos humanos – que “criamos” a raça (persa) e “encurtamos muito seu canal lacrimal”. Só para você ter uma idéia, eu preciso limpar os olhos do meu persa duas vezes aos dia...Precisará ter em casa um bom estoque de “gaze” , “algodão” e “soro fisiológico”. Ahhh !!! No caso do meu persa, quando ele se estressa (no dia do banho...de empregada...e de visita) ele “lacrimeja mais”. E tem mais uma coisa...parece até “frescura”,... mais “gatos” se “estressam” por muuuuito pouco.
4) Quanto a “caixinha de areia”. Primeiramente ... “caixinha de areia” é somente uma expressão. Deve usar “granulado” próprio para gatos. Tem de vários preços, basta escolher. É importante não utilizar “areia” comum, pois ela pode trazer fungos, bactérias, etc...para dentro de sua casa...”ai o problema pode ser maior”. Quanto a ela (sua persa) jogar a areia para fora da “caixinha”, é pura conseqüência dela “tentar” cobrir o “xixi e o coco”...As vezes joga-se até o coco para fora da “caixinha”...Isso sem falar que as vezes deve também se “sujar” com o próprio “cocô”. Vai precisar de paciência Marcos..não tem jeito. Porém, eu arrumei uma “solução parcial” para mim. Comprei uma “caixinha de areia mais alta” e com “borda” (removível). Não é tão caro e “vale a pena”.
Marcos, minha sincera opinião é que “animais de estimação” devem ser tratados e cuidados como “humanos”..é um ser vivo e merecedor de respeito. Sei o “desespero” pelo qual vc esta passando...sim, eu também já passei por ele. Quando comprei meu persa tinha em mente ter um belo animal em casa...e só...uma espécie de “bibelô”...Mas não deu para ser assim.. No começo eu “sofri muito”..de verdade...mas “dei um basta”...”assumi” a responsabilidade pelo meu gato...de “corpo e alma”...Sim...”dá muito trabalho”...porém...”sim...compensa”. Se tiver tempo dê uma olhada na minha “empreitada” ( http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2 ... php?id=415 ). Procure ter em mente que você agora tem “uma filha”...e você terá que cuidar dela como “tal”. Desta forma, restei por dar ao meu persa uma “melhor qualidade de vida”, bem como, me tornei melhor como “ser humano”. Acredito piamente que os animais não ensinam muito mais do que nós a eles. Como me parece, vc trabalha e estuda...portanto tenha em mente que o “pouco tempo que lhe resta” ...ao menos 01 (uma) hora/dia (no mínimo) vc precisará dedicar à sua persa...seja para escovagem, limpeza de olhos de cocô...etc....seja para “brincar” com ela.
Sempre que precisar, pode contar com este espaço e com todas as pessoas que nele “opinam”. Vc deve ter percebido como “todos” são “amantes incondicionados” dos felinos. Vc deve ter percebido também que sua “sinceridade” e “transparência” emocionaram uns (como eu) e chatearam outros (como a Xandinha), mais não deixe de continuar sendo assim, pois eu creio que o “objetivo” principal deste espaço é “A J U D A R” / “O R I E N T A R”..........e “não” “J U L G A R”. Ao menos é este o meu objetivo.
Boa Sorte
Allan
EM TEMPO : Aprendi - e continuo aprendendo - muuuuuito com a Roseli e a Fernanda Mattos. Seguir suas sugestões / orientações / conselhos é um "bom começo", pode acreditar.
|
|
11-07-2005 15:09:15 |
|
|
Existem muitas outras pessoas no Fórum que colaboram com importantes e objetivas opiniões. Eu, como curiosa, já aprendi muito com a opinião de dezenas de outras pessoas que deixam seus comentários por aqui. Vamos prestigiar a todos.
|
|
11-07-2005 22:18:54 |
|
|
Fiquei comovido, realmente agora sei queminha gata tem sentimentos, e tem solução seus problemas, e quanto a xandinha obrigado assim mesmo.
beijos a todos fico muto feliz pela a ajuda!!!!
|
|
13-07-2005 12:37:03 |
|