Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Fabio Vincenzo
De: São Paulo
registrado(a): 05-01-2007
|
|
Boa Tarde! Tenho uma Persa de 4 meses e também uma que adotamos de Rua! Gostaria de saber como lidar com as limitações! Por exemplo, elas sobem na mesa e desejo que não subam, entram em algum cômodo que não desejo, são poucas coisas, mas importantes para o nosso convívio! Como ensiná-las onde não podem entrar ou subir? Já ouvi dizer que existe um cheiro que se passa é verdade? Obrigado
|
|
05-01-2007 16:58:19 |
|
Deuziana
registrado(a): 02-02-2006
|
|
Ensinar um gato??????? KKKKKKKK, acho que voce ainda não descobriu: QUEM MANDA SÃO ELES!!! Gatos quando cismam com um lugar, não adiante, eles vão mesmo. Gatos adoram ficar no alto, estão sempre subindo nas mesas, móveis, etc. Limitar seu espaço também não é uma boa. Gatos quando se sentem limitados, ficam chateados, e podem começar a urinar em lugares indesejados. Deixe-os livres (dentro de casa é claro), eles são assim. "AO CÃO VOCE ORDENA, AO GATO SE SOLICITA"
|
|
06-01-2007 23:49:24 |
|
larissa
De: São Gonçalo/RJ
registrado(a): 19-05-2006
|
|
Falou tudo, Deuziana!!! Casei-me há pouco mais de um ano, e tenho que aceitar, resignada, meus gatos transformarem meu belíssimo e caro sofá em um móvel cheio de fiapos (até que não ficou tão feito), e a ter meu colchão (tb caro) cheio de furos..hiihi
|
|
07-01-2007 19:04:11 |
Última edição por larissa (07-01-2007 19:06:30) |
|
|
|
Silvia Ramos
De: Santos-SP
|
|
Fábio, acho legal você ter em casa alguns arranhadores, tipo casinha para eles brincarem, os meus adoram ficar dentro das casinhas desses arranhadores, coloque a ração perto dos arranhadores, mostre à eles que lá é deles, dê levedo de cerveja quando eles forem brincar lá, afague-os, mostre que você gosta quando eles estão lá, eles têm que ter suas coisinhas e esses arranhadores-casa, são ótimos pra isso, coloque-os embaixo de janelas (teladas) de preferência, a gente não pode mandar neles, mas podemos orientá-los, eles são muito inteligentes. Boa sorte.
|
|
07-01-2007 20:11:17 |
|
Rogerinho
registrado(a): 03-02-2006
|
|
Oi Fábio,
Vou te falar a verdade, alguns conselhos, acho até difícil você conseguir aqui neste fórum, devido a paixão desenfreada desta turma pelos bichanos. Então um novo dono de gatos, pode até acabar desistindo da empreitada, assustados com os fanáticos caprichos de nossos colegas.
Veja o exemplo da Deuziana que diz serem eles “QUEM MANDAM NA CASA”, com letras maiúsculas e tudo. Cheguei a pensar que ela te recomendaria a sair de casa, caso estivesse incomodado. E veja também que ela recebe em seguida, o apoio de outra também, não menos, “Gatóloga” de carteirinha, senhora (como revelou a mesma) Larissa.
Já a Silvia Ramos, um pouco mais sensata, pede que você adquira algumas coisinhas, como um bom arranhador, apenas para distrair o nobre felino, e assim ele não vai se lembrar de fazer coisas erradas. (Ela esqueceu apenas de dizer, que uma TV a cabo no quarto dele, também ajuda bastante.) Mas te fulmina no final, quando informa que não podemos mandar neles, apenas orientá-los.
Olha Fábio, isto é somente uma brincadeira que estou fazendo com essa maravilhosa turma do fórum, que me ensinaram muito e com a qual tenho muito respeito. Eu acho que você pode disciplinar bem seus gatinhos, como eu faço com os meus.
Quando eles fizerem alguma coisa que você não goste, ou que coloque a segurança deles em perigo, diga-lhes NÃO, com a voz firme e com a cara fechada. Eles observam demais nossas fisionomias e entonação de voz. Com o tempo, o gato vai percebendo o que pode e o que não pode.
E nos também, aprendemos bastante com eles e vamos deixando de lado muitas de nossas manias, que não são boas, nem pra nós, e nem pra eles. Abraços,
Rogerinho
|
|
08-01-2007 02:39:36 |
|
Fabio Vincenzo
|
|
É realmente Rogerinho, suas palavras mostram que realmente se preocupa com os gatos, por que de resto além de perderem a oportunidade de ficarem em silêncio não ajudaram em nada a ninguém! A sua resposta bate com o que estou fazendo mesmo, é por aí eles são inteligentes e sabem ver que pode haver limitações! Só gostaria de deixar claro que há muito espaço por aqui e que eles ficam livres para andar e brincar o dia todo, há também diversos brinquedos para que afiem as unhas trepem e etc. Não disse em momento algum que tinha problemas com o sofá muito pelo contrário eles ficam direto no mesmo! Enfim está tudo bem por aqui apenas não acho legal que andem na mesa de refeição, assim como eu não subo também! Realmente eles nos olham muito! É verdade mesmo que agente abre mão de muitas chatices! Eles são curadores! Obrigado
|
|
08-01-2007 22:46:20 |
Última edição por Fabio Vincenzo (10-01-2007 01:18:36) |
|
|
|
Silvia Ramos
|
|
Fábio, acho que você pediu opiniões,não foi? Você foi muito indelicado, assim não dá para trocarmos idéias,sabe do que mais? Passe muito bem!
|
|
08-01-2007 23:23:57 |
|
adriana
registrado(a): 18-05-2006
|
|
Olá pessoal! Tudo bem?!
Olha no meu caso funciona a dica do Rogerinho. Como a Daiane acha que é a dona da casa, inclusive da mesa, sempre que ela sobe, faço (ou tento) uma cara de má e digo não. Como algumas vezes ela me olha com aquela cara de desprezo, bato palmas (uma palma basta), para ela entender que deve descer. Não sei se é o melhor método, mas aqui em casa funciona e nós sabemos bem que castigo ou surra não resolvem pra ninguém!
Abraços a todos, Adri.
_______________________________________ ..^ ^.. (=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana. >º<
|
|
08-01-2007 23:32:45 |
|
Roberta Pedroso
registrado(a): 04-01-2007
|
|
Oi pessoal, meu gatinho é acostumado a urinar pela casa toda, onde ele ve um tapete ele faz xixi, no caroo tb e com um cheiro insuportável, meu carro ta cheirando até hj, ele está com 10 meses e ele foi castrado à 4 dias, está super bem, mas continua marcando território, dizem que isso vai melhorar com o tempo, mas realmente é difícil impor limite à esses bichanos, está sendo uma nova experiência pra mim, já que é meu primeiro gato. Se alguém tem esse mesmo problema com seus bichinhos, gostaria de conselhos e de trocar experiências, até.
|
|
09-01-2007 11:14:52 |
|
Silvia Ramos
|
|
Oi, Roberta, pelo que sei, quando os gatos pegam esse hábito de urinar, demarcando território, fica difícil retirar o costume, parece genético, quando os pais fazem isso, os filhotes também o fazem, não é via de regra, os meus por exemplo, nunca fizeram, mas verifiquei com a criadora antes de comprá-los se o pai fazia e ele nunca tinha feito. Tenho um castrado com 2 anos e um inteiro com 1 ano e 2 meses. Acho que você terá mais respostas, sobre esse assunto. Abraços.
|
|
09-01-2007 13:29:46 |
|
Fabio Vincenzo
|
|
Silvia não me referi a você, achei tua dica também interessante, apesar de já possuir estes brinquedos! obrigado
|
|
10-01-2007 01:20:30 |
|
Roberta Pedroso
|
|
Oi Sílvia, obrigado pela resposta, sobre o pai dele eu não sei, preciso perguntar, mas me disseram que com a castração a tendência é que ele pare de marcar território, gostaria de saber se tem mais alguém que passou por isso.
Abraços,
Roberta.
|
|
10-01-2007 09:35:58 |
|
silmara
De: São Paulo - SP
registrado(a): 07-07-2006
|
|
Fabio, existe sim um produto que se passa, mas realmente não sei se é eficiente e nem sei se o cheiro é perceptivel à nós, o mais certo mesmo, como já disseram, é quando você ver as gatas no lugar onde não quer que ela vá faça um barulho e se possível não deixe ela perceber que foi você, tente também deixar umas "armadilhas" alguma coisa que caia e faça barulho quando as gatas subirem lá, quanto à cômodos, acho que é mais difícil, os gatos são curiosos e uma porta fechada deve fazê-los ter comichões.
Roberta, já me disseram que é bom passar limão onde os gatos gostam de urinar, serve para repelir e também para tirar o cheiro, se for marcação de território que seu gato faz com a castração vai ser solucionado, mas não pense que é de uma hora para outra, tenho uma amiga que resgatou um gato adulto da rua e castrou, ele levou uns 2 meses para parar de marcar território, e até hoje quando fica ansioso faz xixi nos lugares errados.
Boa sorte aos dois
_______________________________________ "Cães têem donos, gatos têem equipe de apoio"
|
|
10-01-2007 09:40:30 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá amigos forunlinos...Bem Vindo Fábio!
Sobre a sua dúvida do produto para repelir. Existe um produto que inclusive temos á venda em nossas Feline Shop, que é um repelente, se chama REPEL PET, mas ele seria mais indicado para locais onde não há alimentos, não seria o caso por exemplo de espirrá-lo em cima da mesa, creio que não seria bom. Ele seria indicado pra vc espirrar por exemplo, nas portas, ou na soleira da porta de algum lugar que não queira que ele frequente. o produto é ótimo, mas o intuito é que o gato se acostume com o cheiro ruim (pra ele ) e se eduque a não frequentar o local. O uso deve ser frequente para ter algum resultado.
É também importante lembrar que eles são muito , mas muito inteligentes mesmo e que nos entendem perfeitamente,sabem quando estamos doentes, bravos, quando nós humanos precismaos de carinho, enfim, são um caso realmente a ser estudado a vida toda! Por isso, quando disser NÃO, ele saberá depois do seu 10º ou 50º NÃO, que ele NÃO deve fazer tal coisa!
Abçs
---------------------------------------------- Uma mensagem para todos!
Aqui sempre postamos nossas dúvidas,incertezas, inseguranças, contamos sobre a vida de nossos amadinhos, nos divertimos muito com as brincadeiras do pessoal, choramos com algumas histórias tristes, regozijamos com a felicidade de tantos que sofreram e conseguiram sobreviver e hoje estão bem de saúde e até participamos da felicidade de muitos que através de sua grande paixão abriram Gatis registrados!
O Fórum é a nossa casa!
Estejamos certos que todas as experiências são bem vindas...todas as dúvidas, todas as respostas, mesmo que em tom de brincadeira! Vamos procurar tirar o melhor de tudo...assim como devemos fazer em nossas vidas!
Um grande abraço a todos!
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
10-01-2007 10:53:42 |
Última edição por Cia. do Gato Persa® (10-01-2007 10:57:44) |
|
|
|
Roberta Pedroso
|
|
Oi Silmara, é realmente ja me falaram isso, que demora um pouco, porque os hormônios ainda continuam no sangue dele por um bom tempo, mas vamos ver, ainda é recente e el continua fazendo xixi nos lugares errado, vou esperar, daí eu te falo se melhorou, mas obrigado pela sugestão do limão.
Abraços,
Roberta.
|
|
10-01-2007 10:58:19 |
|
adriana
registrado(a): 18-05-2006
|
|
Eu já usei o Repel Pet porque a Dai estava acabando com o braço do meu sofá e achei bom. Não estou usando mais pq ela já parou de se espreguiçar esticada no braço, agora qdo ela acorda vai correndo no arranhador. O cheiro é um pouco forte quando o produto é aplicado, mas passa rapidinho...
No caso de gatos que afiam as unhas em locais errados, dou uma dica de combinação: Catnip no arranhador e Repel Pet no sofá, cadeira, etc...
Bjs a todos, Dri.
_______________________________________ ..^ ^.. (=';'=) Bjoks, Daiane & Adriana. >º<
|
|
10-01-2007 13:50:20 |
|
larissa
De: São Gonçalo/RJ
registrado(a): 19-05-2006
|
|
Fabio, se você não está disposto a ouvir as opiniões, lamentos, brincadeiras, enfim, tudo o que os participantes do forum possam dizer, acho bom meu caro, vc se retirar, pois aqui todos amam incondicionalmente os gatos, e ninguém aqui está de brincadeiras ou gozação. Seja mais delicado com as pessoas, sendo estúpido dessa maneira, você só tem a perder. Não dou mais nenhuma opinião ou ajuda quando vc as pedir, ok?
|
|
10-01-2007 19:29:57 |
|
Fabio Vincenzo
|
|
Larissa novamente você perdeu a oportunidade de ficar em silêncio! Deve estar com ciumes de ver tanta resposta boa e que realmete podem ajudar, tanto ao Gato, quanto ao Ser Humano que está procurando ter uma relação saudável com seu animal e não uma relação sado-masoquista como muitos por aqui! Aliás por falar nisso, sinceramente Roberta toca fogo no seu Gato que ele para com isso...que loucura (Brincadeira Larissa precisa estar disposta)! Obrigado a todos que sabem entender as diferenças!
|
|
10-01-2007 23:25:58 |
Última edição por Fabio Vincenzo (10-01-2007 23:28:44) |
|
|
|
Rogerinho
|
|
Gente,
A Roseli finalizou a opinião dela com uma mensagem tão bonita para todos. Todo mundo leu?
Eu freqüento outros fóruns, sobre outros bichos que eu tenho também. De passarinheiros, de aquários, de répteis, e cada fórum é um mundo totalmente voltado para aquele bichinho de estimação, que é amado, endeusado e acima de tudo respeitado.
Cada grupo desses, tem uma característica, uma predominância. Que varia no sexo, na idade, na escolaridade, numa serie de coisas. Mas cada grupo é único, tem uma personalidade própria, um perfil.
E os donos de gatos, não são exceção, são únicos, são exclusivos, é meio que felinos também, e talvez o mais diferente de todos os grupos. Têm o carinho do gato, mas têm também as garras. Têm orgulho, mas têm elegância. E em briga de gato, não tem cachorrada.
E que me perdoem os outros grupos, mas este é sem dúvida o de melhor entendimento. Abraços a todos,
Rogerinho
|
|
11-01-2007 02:50:00 |
|
Allan
|
|
Pois é Rogério ... acho que 'alguns' não leram a 'bela mensagem' da Roseli . Por conta disso não vou me pronunciar, mormente por concordar com os comentários da Deuziana e da Larissa em "gênero, numero e grau".
|
|
11-01-2007 10:21:54 |
|
Roberta Pedroso
|
|
Boa Tarde, Sr. Fábio
Sinceramente, não sei o que vc quis dizer com sado-masoquismo. Neste fórum os participantes expoem suas opiniões, dúvidas, experiências e sugestões, se algumas respostas aqui citadas te ajudam ótimo, as outras respostas que não te agradam, podem agradar e ajudar outras pessoas. Lembre-se que vc não é o único participante aqui presente.
Atenciosamente,
Roberta.
|
|
11-01-2007 12:52:37 |
|
Fernanda Mattos
De: São Pedro/São Paulo SP
|
|
Olá amigos do fórum, estive um tanto ausente ultimamente, mas gostaria de desejar a todos um feliz ano novo!
Como todos sabem este espaço maravilhoso que a Cia do Gato Persa criou para nós é muito importante e como tal devemos respeitá-lo.
E, seria muito importante voltar ao que interessa, que são as dicas e conselhos, todos se ajudando mutuamente.
Pois quando começa-se a fugir do objetivo e haver desrespeito entre os participantes a moderadora acaba tendo que excluir o tópico, pois assuntos que nada acrescentam só ocupam espaço e desperdiçam nosso tempo não é.
Vamos colaborar!
Abraços
_______________________________________ Fernanda Mattos Gatil Le Saphir Bleu www.lesaphirbleu.com
|
|
11-01-2007 13:45:58 |
|
Rogerinho
|
|
Certo, Allan, Roberta e Fernanda, vamos voltar aos gatos.
Roberta, vou te dizer uma coisa animadora. Meu gato Harin, marcava território de mais, urinava a casa toda, mas muito, muito, muito mesmo. Foi castrado em fevereiro do ano passado, já com 6 anos de idade, quando muitos duvidavam que ele pararia de marcar território, pois a coisa tinha se tornado um hábito.
Realmente nos primeiros dias após a cirurgia, ele continuou marcando e ficava muito nervoso. Mas 2 meses depois, como a Silmara citou acima o caso de sua amiga, ele parou completamente com isto. É um outro gato, ficou mais calmo, mais brincalhão, mais interativo com a gente da casa. Parece que antes, ele era mais alheio com nós humanos, só pensava nas gatas da rua que apareciam no muro aqui de casa.
E tem mais. Está mais bonito, mais peludo, mais carinhoso. Não briga mais com meu outro gato, o Guga. Pessoas aqui de casa que não gostavam dele, hoje adoram.
Nos passávamos o dia limpando xixi dele. Ele urinava em todo lugar, meu computador tinha que ficar todo encapado. Até no colo da gente ele urinava, não estou exagerando.
Hoje só faz na bandejinha dele, graças a Deus.
Então Roberta, tenha paciência que o seu vai parar também. Um abraço,
Rogerinho
|
|
12-01-2007 01:37:41 |
|
Roberta Pedroso
|
|
Obrigado pela resposta Rogerinho, realmente é muito animadora, meu gato tb é meio arisco com as pessoas, espero que isso aconteça com o meu tb, gostaria de pergunta a vc, se o cheiro do xixi melhorou com a castração?
Abraços,
Roberta.
|
|
12-01-2007 08:37:20 |
|
Fernanda Mattos
De: São Pedro/São Paulo SP
|
|
Ah sim Roberta, também tenho uma notícia boa a respeito de castração e marcação de território, vou ajudar a melhorar as estatísticas hehehe
O meu amado Gorman (que muitos já conhecem) nunca havia marcado território até a chegada do Woody (meu padreador).
Logo que o Woody chegou, o Gorman tornou-se extremamente ciumento (com razão né), violento (com o Woody apenas) e passou a demarcar território, só faltou fazer xixi em cima de mim, literalmente! Até nos meus chinelos e sapatos ele tava urinando.
Sem contar que o Gorminham já não se alimentava direito, só pensava em duas coisas na vida: cruzar e bater no Woody.
Por fim, castrei o Gorman agora no final de dezembro. Ele já melhorou muito e, duas coisas já mudaram: engordou - pois agora já consegue pensar em outra coisa sem ser cruzar hehehe e, nunca mais fez xixi em lugar nenhum. Ainda está bastante ciumento e não arrisco deixá-lo junto com o Woody, mas ele está mais carinhoso do que sempre foi, mais calmo (embora ainda fique querendo cruzar de vez enquando).
Mas, aqui em casa tenho uma gata que marca território (a Luzinha). E, no caso dela, toda vez que ela fica aborrecida com alguma coisa ela faz xixi ou cocô fora da caixinha para chamar atenção. Percebam, já é outra historia e outros motivos.
Então é sempre bom ver quais são as circunstâncias e ver o que é melhor fazer.
Ah sim, quem quiser conhecer minha família felina é só passar no site - que aliás foi todo reformado e está mais lindo que nunca!
beijos
_______________________________________ Fernanda Mattos Gatil Le Saphir Bleu www.lesaphirbleu.com
|
|
12-01-2007 09:41:01 |
Última edição por Fernanda Mattos (12-01-2007 09:42:34) |
|
|
|
Roberta Pedroso
|
|
Oi Fernanda, eu tinha uma cachorrinha bem velhinha quando o Thusday chegou, ele até dormia com ela, mas ela morreu quando ele tinha uns 3 pra 4 meses, agora só tenho ele, mas ele começou a marcar território com 9 meses, portanto num sei se tem a ver, pode ser, ontem ele fex xixi no tapete de novo, mas fez 1 semana ontem que ele foi castrado, hj ele vai tirar os pontos, num sei se as vezes ele se sente sozinho porque eu não posso mais deixar ele dentro de casa, senão ele faz xixi em tudo, então evito um pouco, mas sempre estou agradando e brincando com ele, vamos ver se daqui um tempo a castração começa a dar resultado. Obrigado.
Abraços,
Roberta.
|
|
12-01-2007 11:43:22 |
|
Rogerinho
|
|
Oi Roberta,
O cheiro da urina melhorou também. Eu não uso areia de gatos. Uso a bandejinha plástica com uma folha de jornal, assim limpo na hora que eles urinam, acho mais prático. Nunca fica urina velha exalando mau cheiro. Abraços,
Rogerinho
|
|
13-01-2007 01:35:34 |
|
Maria Flavia
registrado(a): 22-05-2010
|
|
Gostaria de saber se vcs já viram algum caso,como o meu, de um gatinho de três meses que começou a fazer cocôzinhos nos cantinhos da casa uns quatro dias depois que chegou. Ele é muito tímido e vai viver com mais quatro gatos, inclusive um britsh castrado mas que é dominante.O gatinho sabe direitinho fazer xixi na caixinha, mas faz o "restante" nos cantos de vários cômodos da casa.Será que esta é uma forma de marcar território?Estamos deixando a turma toda durante o dia presa na área para vez se ele passa a seguir os outros.
|
|
10-02-2011 13:13:06 |
|
Maria Flavia
registrado(a): 22-05-2010
|
|
Reli todas as respostas do tópico porque continuo com o problema do gatinho que marca territórios ( começou a fazer xixi pela casa ), e encontrei opinióes importantes e lapidares.Realmente ensinar a um gato é impossível.Eles aprendem o que pode e o que não pode com as caras feias e as palmas.Faço a mesma coisa e tenho certeza absoluta de que eles sabem que subir na mesa e na pia da cozinha não pode, acontece é que eles sobem assim mesmo.E estamos conversados! rsrsrs
|
|
24-02-2011 16:32:34 |
|
Vera Vivas
De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Prezados forunlinos,
Bem, polêmicas à parte, nossos felinos .....
São seres maravilhosos e merecem sim todo respeito.
Minha experiência de 15 felinos que passaram na minha vida, 8 atuais.
Os que nasceram em casa nunca subiram na mesa, fogão ou pias...não sobem mesmo!!! Engraçado, nunca precisei zangar, eles entenderam desde pequenos que mesa não é pra eles comerem ou descansarem...apenas nas estantes e mesas de centro eles sobem.
Mas...dois adotivos deram o que fazer, vieram pra casa por conta própria, acabaram ficando e foram aceitos no grupo...mas, sobem na pia da coz...é só dar às costas, e descem só com meu olhar, vi, olhei...eles pulam no chão!!Sabem que estão em local indevido, mas não resistem tentação de darem uam olhada no quintal dali....Tbém atendem o bater palmas, etc....
Conheço pessoas que costuma dizer não borifando água nos felinos quando algo indevido é feito, mas não tneho paciencia pra molhar meus pequenos!
Vale a pena tentar cada dica...
Boa sorte Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
03-03-2011 18:27:50 |
|