Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Cruzamento de himalaios x persas    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Glaucia Eiras

De: São Bernardo do Campo - SP
registrado(a): 21-01-2008
Boa noite!!! Preciso de uma grande ajuda qto ao cruzamento entre raças diferentes,rs!! Gostaria de obter orientação na seguinte questão: posso cruzar himalaios com persas? Por exemplo:

macho ponta creme x fêmea blue tortie & white?
macho ponta azul x mesma fêmea?
ou os himalaios só podem cruzar com eles mesmos?? Desde já obrigada!!!Esperarei ansiosa pela ajuda!!!!

08-09-2010 18:25:11

Glaucia Eiras

De: São Bernardo do Campo - SP
registrado(a): 21-01-2008
Roseli,helppp!!!

10-09-2010 09:44:59

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá querida Glaucia,

Estou n a correria em função de uma exposição que vamos participar, então  as vezes demoro um pouco pra responder, mas não tiro o olho do Fórum, não se preocupe.

Bem, sobre sua dúvida: vc pode cruzar himalaias com persas (até porquê  himalaia é persa!) mas enfim, pode sim, desde que seja um persa de cor sólida: branco, preto, azul, red, escama de tartaruga, blue torie....o que vc precisa observar é se a federação na qual irá tirar o pedigree da ninhada reconhece o cruzamento de himalaia com persas bicolores, pois algumas, a maioria delas ainda não aceita.
Um macho himalaia com uma fêmea cálico (tricolor) resultaria num gato bicolor de olhos azuis, isso é o que lhe digo, é preciso saber se a federação na qual vc é filiada já aceita isso.
A preocupação é sempre a seguinte, com este tipo de cruzamento, estaria se criando uma terceira  linha de persas e com o tempo os himalaios iriram desaparecer  (o que não é o caso dos bicolores).
Se puder manter a cruza com himalaia  X persa sólido (mesmo que não vá tirar pedigree) acho que é uma boa.  Já vi bicolor de olhos azuis , é lindo, maravilhoso, mas foi uma cruza feita fora do Brasil de propósito mesmo, pra estudo, enfim, aqui não vi nada e eu mesma que trabalho com bicolores, não misturo himalais na criação.
Cia. do Gato Persa
Vetnil, Pet Nutrition, Virbac, Organnact, Kelco, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

11-09-2010 19:26:11

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Gostaria de aproveitar , fazer um comentário e até tirar uma dúvida...

Participei um dia inteiro de uma palestra sobre genética felina e quase morri! É muita informação.. rsrsrs....

É o seguinte: meu Princippè é persa com himalaio, é preto (sólido). A mãe dele é azul (sólido) e o pai é seal point. Porém, dizem que quando acasalamos persa com himalaio, os filhos diluem a cor dos olhos por causa do himalaio. Nas exposições, os juízes sempre faziam 2 comentários sobre o meu Princippè:

1. Os olhos estão diluídos. O ideal é um tom cobre bem forte. Ele tem pai himalaio?

2. O corpo está um pouco alongado. O que faz isso é a mistura com himalaio. O pai dele é himalaio?

Porém no geral ele é um gato bom. Não é show, é breeder, mas chegou a ser nominado para Best in Show uma vez.

Seria interessante então evitar a mistura para manter a intensidade da cor dos olhos?

Beijos,

13-09-2010 13:11:31

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.