Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Fungos: verdades e mentiras    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Tatiana Cavadas

registrado(a): 22-05-2010
Fungo é a principal doença dos gatos da raça persa. Bem sabem seus cuidadores (sou uma, possuo um machinho de 1 ano e meio, castrado, ainda em tratamento).

Muitas são as opiniões e remédios utilizados, assim como é bastante frequente esse tema aqui no fórum. A idéia dessa postagem é compartilhar coisas que aprendi com veterinários, criadores e o google academico - em madrugadas insones é interessante buscar essa forma de conhecimento em trabalhos de graduação e pós-graduação de veterinários. Eles tem muitas fotografias que nos ajudam a saber o que está acontecendo.

Apesar do título conter "verdades e mentiras", as idéias aqui expostas foram coletadas de fontes muito confiáveis, mas como toda idéia, é parcial. Assim, para as fontes de minha confiança, são verdades.

O Platão se tratou com cetoconazol oral sempre, tanto o shampoo como o via oral. Infelizmente, não foi eficaz, pois ia e voltava. Apesar de toda a limpeza.
Depois de ler sobre, busquei a vacina Biocan M. Ele completou todo o tratamento, que fez os fungos aumentarem (!!!) bastante ao invés de diminuir. Ao contactar o laboratório, não obtive resposta efetiva sobre o que aconteceu de fato, nem foi apresentada medida se restituição do tratamento.

Ouvi muito sobre o tratamento com o Funcyl, ou algo assim. A criadora* que consultei não recomendou o produto, pois disse que afeta o sistema nervoso do animal e tem grande capacidade de intoxicá-lo. Para gatos srd, ele é eficaz e tem indicação muito boa, pois são animais mais resistentes, entretanto os persas, como são super sensíveis, não deve ser usado.
No caso do Platão, que tem estomago super sensível - a menor alteração de aliementação causa fezes com sangue** - não posso em hipótese alguma utilizar o medicamento.

A veterinária do interior de São Paulo e uma criadora de Campinas, que também é veterinária, receitaram o Itraconazol 20mg/ml e o banho semanal com cetoconazol 2%. O remédio deve ser sempre líquido e dado com algo gorduroso, para fazer menos mal. Pode ser formulado com sabor de carne, tornando mais palatável.
Ele deve seguir esse tratamento por cerca de 55 a 60 dias.

Houve a recomendação que eu trocasse a rasqueadeira dele no início do tratamento e a cada mês (!!!) durante o processo (de 3 em 3 meses) - o que não fiz! Pois a rasqueadeira dele é muito boa, importada, e está novinha. A solução que adotei foi comprar o Lysoform em spray e aplicar todos os dias após escovar. Além de limpar/desinfetar, deixa um cheirinho ótimo (sem brincadeira, nada parecido com o fedor do material de limpeza da embalagem laranja! Esse tem um cheirinho de limão bem suave). Não é barato, me custou mais ou menos 18 reais, mas é bem mais confortável do que a troca de rasqueadeiras. Como é grande a embalagem , deve durar.

Outra medida que tomei foi desinfetar as toalhas dele, travesseirinho, paninhos, assim como meus cobertores e lençóis/toalhas/roupas em geral (vivo com ele no colo) com Lysoclin. É o mesmo componente do lysoform, mas tem um cheiro que é uma delícia. Vale muito a pena.
Também uso ele para a limpeza da caixinha de areia e caixinha de transporte.

Vou introduzir a partir de semana que vem o glucopan. Estou esperando somente que o efeito da biocan acabe, pois temo sobrecarregar o organismo dele.

Bom, aguardo as opiniões e sugestões de vocês. Sempre sonhei em postar uma mensagem aqui. Sou leitora assídua desde que meu bebê chegou. <momento tiete> :)

*a criadora citada é de muita confiança e responsável. Não foi ela quem me vendeu o Platão.

**teve melhora surpreendente nas fezes quando misturei a Sensible da Royal Canin com a Persian Adultos, da mesma marca. Usei junto um floral para regularizar o intestino, manipulado (o floral de um laboratório veterinário famoso para o mesmo sintoma custa 60 reais, enquanto que o manipulado, com validade de 2 anos (!!!) foi apenas 10 reais(!!).

Antecipadamente, obrigada a todos que lerem e comentarem. E muito obrigada a você, Roseli, por me permitir essa liberdade. Parabéns pela iniciativa de promover essa arena de troca de aprendizados.

Abçs.,

28-06-2010 10:31:59

Vera Vivas

De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Querida Tatiana,

Venho "lutando " com os fungos faz muito tempo, desde que se instalaram em meus felinos e 2 anos pra cá....melhora com tratamentos,e voltam...Todos que citou, já fiz!!Orais, atacam figado e os felinos emagrecem , passam a não comer direito....

O que resolveu , com melhora considerável, mas não curou, foram  banhos com o shampoo de cetocondazol (1 x semana), e limpeza com Furanyl spray diária e vitamina Pêlo e DERME , cada 2 dias uma dose pra cada um.

Claro, todos estes cuidados com o ambiente...mas, pra mim, muito complicado:São 8 gatos em casa!!!!Todos com acesso a nossa cama, etc...

Desta forma, parei com a neuro fungos, e cuido sim, limpo sim, dou melhora alimentação possivel ao meu bolso sim...mas, desisti dos medicamentos orais, por fazerem muito mal a eles....

Tbém, o vet deles fala de stress ambiental como fator desencadeador de fungos...dai, cuido que sejam felizes, etc...

Boa sorte e espero, se encontrar um caminho seguro, nos coloque a par, e vamos tentar em nossos felinos...estamos aqui pra nos ajudar .

Vera

28-06-2010 13:10:36

Camila CB

De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 29-08-2008
ola!
eu li todos esses topicos sobre fungos porque o maradona ta com um foco no pescoco que so aumenta, mas nao consegui responder a minha duvida:

ele fica lambendo o lugar que ta com fungo toda hora.
fica aquele buraco no pelo todo molhado, quase que o tempo todo.
eu fui no vet e ela me recomendou passar cetoconazol em creme, ai eu passo e coloco o colar elizabetano pra ele nao lamber o remedio.
so que fico com do dele com aquele treco horrivel e deixo agir um tempo e depois tiro.
so que o problema eh que quando tiro o coitado ja se lambe todo, dando especial atencao pras feridas no pescoco.
eu fico com a impressao que nao eh legal ele lamber o fungo la, mas nao consigo deixar aquele abajur nele muito tempo...

por favor, alguem sabe dizer se eh ruim a lambida no local do fungo ??

obrigada,
camila

14-08-2010 17:37:02

Carla Begnini

De: Cambé - PR
registrado(a): 01-10-2009
Olá...  esses fungos que não deixam nossos gatinhos em paz...
A veterinária me indicou usar merthiolate contra fungos (a nova formula com dicgluconato de clorexidina).
Funcionou muito bem!! O último foco  apareceu na bochechinha do Miró, uma cascona caiu todo o pelo da região. Tratei alguns dias com merthiolate e foi tiro e queda, o pelo logo voltou a crescer e a pele ficou lisinha.
Bjos

20-08-2010 21:03:41

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.