Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Machucado no tomar banho no Pet shop    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Ana Gomes

De: Maceió - AL
registrado(a): 15-02-2010
Olá pessoal,

Levei minha gatinha para tomar banho no pet shop de sempre, mas tive uma notícia triste. Segundo as informações, ela estava meio agitada e o rapaz ao tentar cortar um nó, que estava embaixo da pata dianteira, na axila, a tesoura pegou na pele e a cortou . Não foi profundo, mas rasgou a pele num tamanho considerável, a veterinária sedou ela, para suturar, mas ela estava se mexendo muito, conseguiu  dar um ponto e passou uma pomada. Disse que eu ficasse aplicando a pomada 03 vezes ao dia e me emprestou aquela proteção da cabeça, se fosse preciso em caso dela começar a lamber. Fiquei preocupada, pensei em levar em uma clínica 24h daqui, será necessário? Vai cicatrizar com o tempo? Ao voltamos para casa ela comeu, bebeu água, dormiu. Parece bem. Mas é um susto danado, não sei o que pensar da responsabilidade/culpa do pet shop, eles foram imprudentes, descuidados?
Um abraço, Ana.

09-07-2010 14:55:52
Última edição por Ana Gomes (09-07-2010 14:57:28)    
Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Olá, Ana!
Tudo bem?

Pelo que você nos descreve, ela já está acostumada com o mesmo estabelecimento e com os mesmos profissionais. Pode realmente ter ocorrido um acidente.
Se foi imprudência, descuido?? Não sei... Creio que cabe a você avaliar alguns pontos:

- ela se machuca sempre?
- como os profissionais a tratam?
- você acompanha o banho por um vidro? como funciona?

Pode acontecer sim de um dia eles estarem mais agitados, nervosos. São como a gente!

Por outro lado, retirar nós da pelagem de um gato não é a mesma coisa quando tiramos de um cão. (sou instrutura de estética de cães e gatos em uma escola técnica que forma Auxiliares Veterinários aqui em SP e já tive pet shop).
Não podemos utilizar tesoura em um gato, há todo um procedimento, principalmente quando os nós estão próximos à raiz... O que falta realmente é preparo do profissional. Mas isso acontece no Brasil todo!!!

Também podemos ver que houve um respaldo VETERINÁRIO frente à situação: ela foi medicada, fizeram a sutura. Estão te dando assistência por isso, certo?

Eu ficaria de olho nas próximas idas dela ao pet para tomar banho. Vale a pena trocar de estabelecimento? Não sei! Cabe a você avaliar. Mas tenha em mente que infelizmente a maioria dos pet shops banham gatos por obrigação e não porque gostam...
Sugestão: tente acompanhar o banho dela pelo vidro. Se não tiver vidro, peça para entrar na sala!
Lembre-se: um salão banho e tosa é como a cozinha de um restaurante... Se existe a plaquinha "Visite nossa cozinha.", é porque não tem nada a temer.

Beijo e boa sorte,

10-07-2010 12:09:43

Ana Gomes

Oi Valéria,
Ontem à noite fui tentar passar a pomada e não consegui, pois tinha muito pêlo e vi que estava muito aberta a ferida, pois ela só deu um ponto e disse que a ferida fecharia . Então decide, imediatamente, levá-la ao hospital veterinário. Ainda bem! Pois, lá o veterinário limpou a área, retirando os pêlos da região, que a veterinária do pet shop não fez, decidiu fazer um bloqueio da sensibilidade local, pois ela já tinha sido sedada , que não adiantou muito, pois ela continuou agitada,  e ele achou arriscado sedar novamente, e enfim fez a sutura, levou 06 pontos. Ele disse ainda que não passava pomada, pois nessa fase iria atrapalhar a cicatrização. Passou antibiótico, dose única, e o antiflamatório tomados lá e manter o antiflamatório por mais 05 dias, fazer curativo passando metiolate e ela está com o colar, para evitar que lamba a área.

Enfim, senti muito mais segurança no profissional. Mas o pior foi o procedimento da veterinária, fez tudo errado!! Deixou a ferida aberta, passou pomada, erradamente, e só!! Poderia evoluir para algo mais sério, se eu não tivesse uma intuição forte, fosse cuidadosa e grana para pagar, pois gastei R$ 227,00 no hospital mais os outros remédios da fármacia. E o sofrimento da Nina? Ela está tão molinha, vai passar 10 dias com o colar, está tristinha, dá um aperto no coração. Ela ta comendo bem, na mão, bebe água, mas fica parada, olhando para o nada, è normal? È tristeza mesmo? É muito recente ainda né? Foi muito mexida também.
Ela nunca tinha se machucado, eu deixava ela e buscava quando tivesse pronta.  Mas, vou procurar outro pet shop, acho que são inexperientes mesmo, a assistência  foi péssima e não confio mais. E o pet shop vai precisar pagar as despesas, é o mínimo que podem fazer, não é mesmo?
Pode até acontecer acidente, mas acho que foi de uma imprudência sem tamanho, pois foi grande o corte. A gente assiste nessas horas o despreparo do profissional, que não sabe lidar com a situação e não admite, pois ela poderia ter dito que não tinha estrutura para fazer o procedimento, mas fazer de qualquer jeito e mandar ir para casa tranquila, isso é preocupante.
Espero que a Nina se recupere  bem e logo, to dando muito carinho a ela.
Obrigada e um abraço. Ana

10-07-2010 17:08:42

Valeria Veronezi

Olá Ana!

Opa! Espere um momento!!! A coisa está mudando de figura......

Realmente, agora falando como proprietária de gato: o atendimento desta vet do pet shop foi "meia-boca"!! Que ruim!!!
Guarde recibos de compras, serviços, notas fiscais de TUDO o que você está gastando com ela e leve para a loja e mostre o prejuízo. Claro, a alegria da sua gatinha não tem preço, mas pelo menos vai exigir o que é de direito seu: ao menos se ressarcida dos gastos com ela.

Quanto ao comportamento da sua pequena...
Realmente vai demorar um pouquinho para ela se recuperar. Não é fácil ficar com o colarzinho de proteção, pomada, etc.

Sugestões do que você pode fazer com ela neste momento:
Converse bastante com ela, ELOGIE BASTANTE!! Não deixe ninguém da sua casa dizer a ela: "nossa! como está feia com este negócio, etc...". Parece coisa de maluco, mas os gatos sentem quando falamos deles. Mostre-se feliz perto dela. Tente brincar, etc. Coloque-a sempre "pra cima", entende?

Evite que ela passe por qualquer situação de estress elevado, mudanças de rotina, etc. Vai demorar para voltar ao normal? Sim, um pouco. Respeite o tempo dela. Pode ser também que ela se recupere mais rápido do que você imagina!

Qualquer coisa, estamos aqui!
Beijo,

10-07-2010 18:18:41

Ana Gomes

Oi Valéria,

Muito obrigada pelas orientações. A Nina é minha primeira gatinha e ainda estou aprendendo a ser mãe , rsrs, estamos a nos conhecer melhor a cada dia.
Estou com as notas fiscais e vou ao pet shop semana que vem para apresentá-las e resolver o fato.

Um beijo grande e, na minha pequena experiência, a Nina tem 11 meses, estou também à disposição para o que precisares. Ana

Agradeço muito sua atenção.

10-07-2010 20:14:42
Última edição por Ana Gomes (10-07-2010 20:15:21)    
Ana Gomes

Olá Valéria,

Trago boas notícias!! A Nina está melhor!! realmente é incrível como a nossa mudança de postura elogiando-a, estimulando-a e agindo com alegria, faz a diferença. Imediatamente, ela já reagiu e ficou mais disposta e comunicativa, voltando ao que realmente é, apesar do ferimento e do colar.

Fui ao pet shop mostrei as notas e a veterinária ressarciu a despesa, pediu mil desculpas e admitiu que ficou nervosa no momento do acontecido. Espero que eles tenham mais cuidado, para evitar sofrimento a outros bichinhos e seus donos.

Obrigada mais uma vez. Um beijo, Ana.

13-07-2010 09:51:52

Valeria Veronezi

Bom dia, Ana!

Que bom que as notícias são animadoras!!!!!
De novo: parece coisa de maluco, mas..... muitos comportamentos dos animais são reflexos das nossas próprias atitudes dentro de casa.

Ainda ontem estava conversando com uma jovem senhora que dizia que sua cachorrinha é carente em demasia. Me pedia conselhos, sugestões. Reclamou, reclamou... Ficou falando de sua vida no geral por exatos 80 minutos.... 80 minutos!!! Pense bem: é a cachorrinha ou é ELA PRÓPRIA que está se sentindo carente?

Quando eu tinha pet shop, me deparava com várias situações assim. Certa vez um cliente, um Golden Retriever tinha problemas cardíacos, dermatológicos e era diabético. Tudo sem causa aparente. Eu tinha mais contato com o filho adolescente da família que era o dono do cão. E um dia, conheci a mãe do garoto, que era..... cardíaca, diabética e tinha vários problemas dermatológicos..... Vivia falando de remédios e doenças.

Coisas que nem Freud explica, né?

Por outro lado, devemos ter bom senso e não atribuir absolutamente tudo nessa vida a causas mentais, certo? Mas um pensamento positivo bem que ajuda!

Beijos contentes,

13-07-2010 10:52:18

Vera Vivas

De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Olá pessoal amigo,

A Valéria está coberta de razão: Nossos felinos são sensíveis ao nosso humor, nossas alegrias ou sofrimentos...AGORA, eles não são pra serem depositários de nossas "neuros"(pra isso temos psiquiatras e bons amigos) , dai......Sim, tem razão Valéria, pensa como eu, posso estar chateada como for, cheia com problemas...coloquei os pés em casa, nossa..."Meus amores, Vera chegou...."!Hei, como vão?...Olha , é uam alegria só....8 rabinhos de pé me rodeando, e tenho carinhos, afagos a valer pra dar.....e cada um conhece seu nome, etc....

Minha felina doente, com Leucemia sem sintomas secundários, está uma bola de gordinha, linda feliz.....e sou toda só palavras boas, amáveis pra ela....Brincamos, a escovo todos os dias, temos nossos momentos juntas....dai, ela está super bem , apesar das restrições impostas, do tipo:Não a deixamos mais sair de casa à vontade, e estas coisas que a colocaria em riscos de pegar doenças oportunistas....mas ela esta feliz, pelo nosso comportamento com ela.

Amar é dar, e não cobrar, encher ouvidos alheios com nossas culpas, frustrações, doenças, etc.....DAR...DOAR é a palavra certa.

Boa sorte pra todos com seus felinos, sejamos felizes e os façamos felizes.

Vera

13-07-2010 12:30:33

Valeria Veronezi

É verdade, Vera!

Algumas vezes fazemos isso inconscientemente, e outras de forma consciente. O importante é nos policiarmos sempre!

Beijos pra todo mundo!

14-07-2010 10:20:22

Vera Vivas

registrado(a): 13-04-2008
Amigos,

Artigo pertinente ao assunto abordado aqui por nós:

http://synararillo.com.br/?p=825#more-825

Gosto imenso desta escritora e amiga, me ensinou muito do que sou hoje!!!

Abraços
Vera

14-07-2010 13:35:49

Renata Braite

registrado(a): 18-07-2009
Recentemente aconteceu comigo também algo muito desagradável. A clínica SOS Vet (na Vl Mariana), cuja indicação peguei aqui mesmo, machucou minha gatinha na hora de dar banho.
O comportamento da banhista que me deixou mais inconformada. Depois de ficar com a gata uma meia hora, apareceu toda enfaixada, me acusando de que a gata era muito arisca, "olha o que fez em mim", etc; me entregou a gata pingando, meio suja, molhada, uma cena do inferno, dizendo para nunca mais levá-la lá. Eu olhei incrédula, pois foram muito anti profissionais.
Enfim, precisei levar a Anita para o lugar onde sempre dou banho - Pet Center Ipiranga - quando a peguei e reparei melhor, ela estava sangrando. Entrei em desespero. O sangue era da patinha de trás. Depois de muito aconselhar a banhista, ela como sempre não deu trabalho NENHUM durante o novo banho, mesmo machucada, o que me convence da imprudencia do primeiro lugar. Até dormiu debaixo da torneira, como é de costume dela fazer.
NUNCA levem seus gatinhos lá (Rua Padre Soriano, Vl Mariana). Eu não vi o banho e até hoje não sei o que aconteceu com ela lá, pois ficou imóvel sem comer dois dias, aterrorizada, tadinha... nunca vou saber o que ocorreu. A pata está dando o que falar. Ela manca, inflamou, febre, etc. A nova vet (Sr Gato) está medicando e pouco a pouco ela está melhorando, á unha tá caindo... o negócio foi feio.
Quanto a um lugar bom pra tomar banho é o Pet Center Marginal sede Ipiranga. Eles são muito cuidadosos e vc acompanha o banho inteirinho, pelo vidro.

22-07-2010 21:47:54

Sandra Spadari

De: Caxias do Sul - RS
registrado(a): 17-07-2010
Desculpa... Mas gato não precisa tomar banho... Eles se lavam...
Acho uma judiaria...

Minha opinião lógico,...

Ps eu não confiaria nos funcionarios dos pets... Já pensou se eles odeiam animais? Vão judiar o seu tb...
O meu bebe nunca tomou banho... E é super cheirozinho...

Ahhh qdo ele fica com cheiro de bundinha eu uso aqueles lencinhos umidecidos...

Minha opiniao ok?

Sandra

22-07-2010 23:09:02

Renata Braite

registrado(a): 18-07-2009
Concordo Sandra, no caso dos gatinhos pelo curto.
A Anita é um persa com muito muito pelo, e ela fica fididinha com o tempo sim... um banho bimestral vem a calhar.

Nunca mais dou banho em lugar que não assisto! Beijo.

24-07-2010 10:28:26

Valeria Veronezi

Eu concordo com todo mundo, com a Ana, com a Sandra e a Renata.

Impôr a premissa de que gato TEM QUE tomar banho OU NÃO TEM QUE tomar banho é muito radical!  :)

Pois banho de gato ainda é uma coisa muito polêmica e os casos devem ser avaliados individualmente. Se o pêlo é curto, se é longo, se é macho e está muito oleoso, se cheira mal, se vai a exposições, se nunca tomou banho, seu temperamento.

Na última turma de Auxiliares Veterinários que lecionei, ouvi muito: "quero ver a professora dar banho em um gato bravo!". E eu sempre deixei muuuuito claro: não é todo gato que se banha, muito menos os bravos!!!

Exemplo prático: meu gatão (persa) Princippè uma época ficou tão cheio de banho, porque ia muito a exposições, que o deixei mais de 2 meses sem banho!!! Fiquei só na escovação e banho a seco. Ele precisava desse tempo!!! Esse ano fez muito frio aqui em SP, então também reduzi a quantidade de banhos do pessoal (também tenho 3 cães).

Em primeiro lugar vem o bem estar da nossa bicharada, não só o bem estar físico, mas o psicológico também.

Beijos,

27-07-2010 12:05:24

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.