Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Patricia Lopes
De: Maceió - Alagoas
registrado(a): 30-11-2008
|
|
Pessoal, viajei por uma semana, mas deixei meus sogros cuidando do meu gato, Alemão, mais conhecido como Lemão. Ele é um SRD, mas mestiço com alguma raça grande, pois mede quase um metro e meio e pesa 8,5kg. Ou seja, bem gordo. O fato é o gato parece ter parado de comer de uma hora para outra, enquanto os outros (tenho três) continuavam bem... O estranho é que parece ter sido realmente de uma hora para outra, pois meu sogro o tinha visto no dia anterior, quando foi trocar a água, areia e ração, e ele estava "normal", segundo o que me disseram. Bebeu água e tudo. Eles já cuidaram dos meus gatos por 15 dias de outra vez, e foi tudo bem...
Quando cheguei de viagem e olhei para a carinha do gato, corri para a clínica. Ele estava com febre (41.3), apático, com aquele olhar super triste. Desde o dia 21 de fevereiro, estou com o Lemão em várias clínicas. Ele teve uma parada respiratória, seguida de uma cardíaca, quando já estava no soro e com sedação leve, para poder colher o sangue dele. Ele estava muito estressado, ficou indo e voltando, e mesmo assim o sangue sempre coagulava e não se conseguia tirar de novo, tamanho o estresse do gato com ambientes novos. Ele ODEIA sair de casa, é castrado e meu apto é todo telado.
O fato é que ontem o vet deu uma indicação que creio ser a correta, e que vai ser colocada à prova com a ultrassonografia: LIPIDOSE HEPÁTICA, doença causada pelo acúmulo de gordura no fígado do animal. Doença considerada grave, ocasionada pela falta de alimento (o que me deixa muito confusa, pois alimento fresco tinha demais, tanto que os outros gatos estão bem).
Ele está fraco ainda, bem tonto, mas depois do soro e da pastinha A.D., que estou ministrando por meio da seringa - ele não come e nem bebe nada- hoje ele finalmente conseguiu andar uns passinhos.
Gostaria de saber se alguém já passou por situação semelhante. Estou sozinha em casa e preciso ser ágil nos cuidados com ele, pois tenho que conciliar trabalho e os gatos. Não adianta pedir para outra pessoa cuidar dele para eu poder trabalhar, acabo de ter essa certeza... Tenho que ser eu, pois é bastante apegado e gostaria muito de ter mais dicas de como fazê-lo melhorar de vez... Estou há 2 dias e 2 noites sem dormir... Muito cansada...Tenho medo de ficar doente também...
Obrigada, Patrícia Lopes.
|
|
23-02-2010 16:17:03 |
|
Vera Vivas
De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Olá Patricia...
Sim, tive um felino com lipidose hepática. É comum em gatos que passam fome, pois, começam a "digerir " a gordura acumulada no fígado...+ ou - isso! AGORA, ele deve ter se alimentado menos por sentir sua falta...e sendo um gato grande.....deu problema!
Complicado! Bem, o VET deve ter dado medicamentos pro fígado,e tc...e GLICOPAN(muito importante tbém esta vitamina pra ele agora) ...e o mais importante, ele tem que se alimentar.
DAi....ele não vai querer comer, precisa forçar. Coloque em seringas, sem a agulha, alimentos felinos em pasta (SABOR VITA, eu uso em casa) ...e faça ele engolir....
Tbém hidratação: Água de Coco é excelente, de uma cx por dia pelo menos....ou , um copo de 200 ml. (Como eu tinha facilidade, comprava água de coco fresquinha, mas de cxinhas servem perfeitamente)
LEITE....pode dar a ele, felinos gostam.....até pode ocasionar uma pequena diarréia...mas nas circunstancias....ele tomando, é LUCRO!
Pode ser que até ele vomite, mas ele precisa comer...de pouco de cada vez.
É muito grave a lipidose.
Se cuide, não precisa se estressar tanto, forçe ele comer, de manha e a noite ao chegar do trabalho...já tá excelente...não precisa s e prejudicar "morrendo" de preocupação...a gente fica louca pelos nossos felinos, mas vamos devagar...é grave?É!!Mas tem cura....felinos são fortes.
De noticias, e qquer coisa, escreva....podendo ajudá-la será um prazer.
Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
23-02-2010 18:39:14 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá forunlina Patricia,
É isso mesmo que a Vera já comentou, até leite vc pode dar nestas condições! Vou só dar um pitaco sobre outras guloseimas que vc pode dar que irá ajudar a recuperação: A latinha de A/D que vc já começou a dar pode dar até meia lata por dia se conseguir , ofereça danoninho, o original pra ele, que ajuda a melhorar a energia, peito de frango cozido em água , vc pode dar a água do cozimento e o frango bem desfiadinho, atum light aquele desfiadinho em água, requeijão,mel, leite pra filhotinhos batido com glicopan e danoninho...uma espécie d emamadeira. e por fim...leite condensado, heheheh um pouquinho pra ajudar na glicose pode e deve! Realmente ele tem que tomar remédio, mas o mais importnate é comer! Então tem uma lista pra vc escolher aí e ver o que ele gosta ou ir variando! dê notícias.
Cia. do Gato Persa, Vetnil, Virbac, Hill's e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abraços
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
23-02-2010 21:06:48 |
|
Rita Lopes
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Patrícia, já passei por isso com o Barthô (esse meu gato já teve de tudo).
A pastinha da A/D é super calórica então um pouquinho já ajuda. Gosto também da Recovery da Royal. E para estimular a lamber usava o líquido da sachê da Wiskas.
Tive que dar na seringa por vários dias. Aí tentava dar de quatro em quatro horas e aumentava para seis horas a noite. E remédio para o fígado e hemolitan como a Roseli já disse.
Outra coisa é que usava a seringa para alimentar pássaros grandes (calopisita) a venda nos pets grandes. Tem dosador eé mais fácil de por a pastinha. Uma volta na rosca é a medida para não engasgar. E o bico é maior. Para mim essa seringa foi um grande achado.
|
|
24-02-2010 19:54:47 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Aproveitando, tenho dúvidas sobre a Lipidose.....
Já ouvi alguns veterinários dizendo que alguns gatos param de comer "do nada". Não há motivo aparente, eles simplesmente podem parar de comer de uma hora pra outra. Isso é verdade???
Há um preventivo?
Beijokas.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
28-02-2010 19:06:36 |
|
Vera Vivas
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Olá Valéria,
Nunca ouvi falar que gatos param de comer do nada!!Pelo contrário..." SEMPRE que um felinos perder o apetite.... ABRAm os olhos!!Algo está errado....eles param de comer se muda algo no ambiente, se ficam "saudosos" dos donos....se estão doentes....se tem outros felinos na área os incomodando, gente estranha...mil motivos!!!Agora, sempre creio, há razão.
Não tem como prevenir....mas cuidar desde os primeiros sintomas.....remédios protetores hepáticos e Glicopan...a dai, a rotina de os "obrigar" se hidratar e comer aos poucos de novo.
É uma doença que mata um gato logo...se não tratada...principalmente hidratando-os rápidamente.
Existem alguns artigos na WEB sobre este assunto...andei lendo bastante, mas...resumindo: Hidratar e faze-los comer...e vale de tudo pra isso.
Bjos Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
28-02-2010 19:14:52 |
|