Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Dica de verão para gatos portadores de PKD    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Valeria Veronezi


registrado(a): 02-05-2007
Olá Pessoal do miau!!!!
Tudo bem?

Como todos aqui sabem, a minha Tetê é portadora de PKD (a famosa síndrome do rim policístico - insuficiência renal crônica). Vivo pesquisando e conversando com veterinários sobre a doença. Uma especialista em gatos me deu a seguinte dica que achei legal compartilhar:

Amassar o conteúdo do sachê de ração medicamentosa RENAL com um pouquinho de água filtrada, até aqueles filezinhos virarem uma pastinha bem aguada. Colocar em forminhas para gelo e quando estiver congelado, colocar 1 pedrinha na vasilha de água deles. Além de ser saudável, vai estimular o gatinho a beber mais água ainda!
Eu fiz e aqui em casa deu certo!!!!!!!

Só não podemos nos esquecer de lavar o potinho com mais frequência para evitar contaminações!!



Beijo para todos,


_______________________________________
Valéria Z. Veronezi
*Groomer*
http://www.peludosecharmosos.com.br/blog

04-11-2009 14:00:05
Última edição por Valeria Veronezi (17-02-2010 10:53:44)    
Valeria Veronezi


registrado(a): 02-05-2007
Olá, Rita!!!

Seu gatinho tb é portador???? Que ruim....

Mas saiba que a Tetezinha leva vida normal: não tem crises, vômitos, etc. Se eu não fizesse os hemogramas para controlar uréia e creatinina, acredito que ela já teria morrido, pois não apresenta sintomas.

Outra dica que aprendi com uma veterinária é a seguinte:
sabe aquele sachet da Renal, da Royal Canin? Então, você vai colocar um pouco dos filezinhos no potinho, vai amassar com uma colher ou com aquele pilão de caipirinha até virar uma pasta. Aí vai adicionar água, para ficar bem ralo mesmo. Eles adoram e aumentam o consumo de água. Estou fazendo essa misturinha para a Tetê já há algum tempo, mas alternando com a Renal seca.

Uns dias o sachet, outros a seca. E os níveis de uréia e creatinina dela têm melhorado significativamente. No último exame a creatinina estava 2,9. Mas a nossa meta é chegar aos 2,5.

Não se esqueça de limpar sempre a vasilha, pois nesse calor, a mistura deve fermentar rapidamente e juntar moscas...

Com o uso contínuo da Renal, ela teve um início de anemia, mas rapidamente entrei com Hemolitan gotas diretamente na boca (2 gotas ao dia - de acordo com o peso). E melhorou!

Porém, não se esqueça de que estes tratamentos são muito específicos para cada indivíduo, principalmente a ingestão de medicamentos.  Sugiro conversar TODAS essas dicas com o veterinário, pois cada caso é único.

Boa sorte e vamos conversando...
Beijokas!


_______________________________________
Valéria Z. Veronezi
*Groomer*
http://www.peludosecharmosos.com.br/blog

17-02-2010 11:02:55
     
Rita Lopes


De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Oi Valéria, o Barthô ficou renal crônico em consequência das quimios e das três anestesias em seguidas duas para tomografia e outra para a cirurgia, Lembrando que embora ele não seja PKD ele já tinha tendência. Sempre bebeu água em excesso e fez muito xixi. Por isso os exames davam no limite. O último ultrassom mostra que o rim direito está diminuido e o outro um pouco aumentado.

Fora que teve duas crises de coluna muito fortes, com comprometimento neurológico e apesar dos efeitos maléficos para o rim entramos com cortisona por duas vezes. Sei das consequências para o rim, mas a dor não passava nem com tramal (que ele ainda surta qdo toma) e teve até uma convulsão pela dor.

Graças a Deus e as vets que cuidam dele, ele está bem melhor esse mês e sem crise. Voltou a comer. Bem que a Roseli disse que a K/D da HILLS os gatos amavam. Criei corragem e comprei e ele melhorou muito o apetite. Ele não come a renal da Royal. Os outros ficam babando pela comida dele.

Já tive que fazer fluidoterapia duas vezes ao dia e agora voltei para uma vez ao dia, dia sim/dia não.

A gastrite deve ter melhorado, porque ele tem fome e quase não enjoa mais. Mesmo com pouca alteração ele é muuuito sintomático.

Deveria repetir os exames, mas ele se estessa muito e vou dosando o soro que não passa dos 100ml ao dia conforme os sintomas. Estou na seguinte fase: quero que ele tenha qualidade de vida. Sem dor. Sem enjo. Sem vômitos. A Dra Luciana entrou com uma medicação para enjoô que fez milagre Cloridrato de ondancentrona.


18-02-2010 12:28:49
     
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.