Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Como auxiliar contra doenças?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Regiane Reb

De: São Paulo - SP
registrado(a): 30-11-2008
Estou muito contente em poder participar deste fórum, obrigada Roseli por esta oportunidade!

Bem, o que me trás aqui são as minhas inúmeras dúvidas a respeito de como cuidar do meu gatinho que esta para chegar no próximo dia 22/12/2008 com 45 dias de vida, acho muito novo mas a criadora disse que é o momento certo então...

No começo do ano comprei um persa, mas infelismente ele só ficou comigo por 15 dias, esse foi o tempo suficiente para ele me passar uma micose tão violenta que tive de tomar até benzetacil para matar as bactérias e as feridas que ficaram em 80% do meu corpo (acredito que todos conhecem este antibiótico) e acabei devolvendo ele, mas hoje ja me recuperei estou em outra casa e acredito que aquilo tudo ficou para trás.

Após este episódio comecei a pesquisar muito sobre os persas e percebi que eles são muito sensíveis e que precisam de muitos cuidados, muitos mesmo pensei então, diante de todo conhecimento que hoje tenho em montar um "Kit imunidade" para o meu bebê que esta para chegar mas claro com a ajudar de vocês!!

Gostaria de dar: A Sopinha da Roseli + Leocogem + Megaderm ou Organnact cat + Vita vet c, fora a água de coco misturada na água e o mel, mas ai vem a dificuldade de como montar um kit com todas as vitaminas necessárias para que ele não tenha problemas com imunidade, micose, fungos, bactérias e outras doenças que afetam o sistema imunológico dele, fora os rins.
Como dar? Por quantos dias? Quais posso dar diariamente ? Qual a dosagem? A partrir de quantos meses ou dias de vida dele ?

Espero que possam me ajudar, peço desculpas por perguntar tanto logo na minha primeira mensagem, mas quero que ele tenha uma vida longa e saudável sem doenças.

Obrigada, abraços a todos.

05-12-2008 16:59:52

araguacy

registrado(a): 21-04-2006
Olá Regiane,  seja bem vinda aqui!!!

Parabéns para vc!  Ter um gatinho ou vários deles é tudo de bom!!!

Gostaria de fazer algumas considerações sobre suas dúvidas, e uma delas, é a idade que vc receberá seu filhote.  Eu não receberia um filhote tão novo, porque ele ainda necessita de amamentação para garantir boa imunidade,  e ainda não  tem a dentição suficientemente desenvolvida para mastigar a ração.  Nessa idade eles estão em processo de aprendizado de como utilizar sua caixinha higiênica,  hábito introduzido pela mãe.
Filhotes sadios são aqueles que são acompanhados desde a prenhez da matriz, vacinados, vermifugados e com suporte vitamínico adequado ao crescimento e necessidade.   Por isso acho de suma importância conhecer a procedência de seu filhote.  O que vc passou com o gatinho anterior, a micose transmitida a  denota uma certa necessidade de maiores cuidados por parte de quem lhe passou o animal.  Se fosse saudável, nada disso teria acontecido.
Gatos Persas são sensíveis, é verdade, mas quando eles vêm "garantido de gatil", não há tantos problemas pela frente;)  Falo isso de experiência própria; tenho 5 deles em casa e jamais tive problemas de micoses, verminoses ou necessidade de uma gama de remédios preventivos.   Tenho sim, complementos para dar na hora certa, vermífugos e vacinação sempre em dia ;))  E um sachezinho da KAOPEK, que aliás nunca utilizei, para uma possível diarréia em finais de semana ou feriados.
Os produtos que vc se referiu são ótimos, em particular a Sopinha da Roseli, no entanto, toda medicação deve ser sempre acompanhada pelo veterinário ou pelo criador, depois de avaliada a necessidade e dosagem para tal. Poderíamos falar de outros produtos tão bons quantos os que vc citou, porém a utilização disso tudo é desnecessária a um filhotes saudável.  Além do mais, se seu filhote tiver uma reação adversa a qualquer um deles, como avaliar qual deles provocou ??  Por exemplo, vitamina C, Megaderm e mel, podem amolecer as fezes.  Organnact e Levedo de Cerveja, são coringas para os gatinhos, mas nem todos gostam. Então, o ideal é fazer seu kit aos pouquinhos :))  Leucogem, só quando tiver baixa imunidade, manifesta por gripes, micoses, perda de peso, etc...

Tente negociar um tempinho a mais de seu filhote com a mâe dele :)  Isso garantirá problemas futuros e fará de seu gatinho, um gatão forte e saudável por longos anos!!

Desejo toda sorte do mundo a vc e seu filhote

Abraços e ronrons a vc!!!

05-12-2008 19:19:35
Última edição por araguacy (05-12-2008 22:12:57)    
Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Regiane,

Bem vinda e faça do Fórum sua casa!
Assino embaixo de tudo que a amiga Araguacy falou! Ela tem 4 gatos comprados aqui d enosso gatil e todos foram entregues com um mínimo de 90 dias , com duas doses de vacinas , com 3 doses de vermífugo, todos já comiam ração IAMS de adultos sem o menor problema, já eram maiores, portanto não se estressaram tanto.

Os filhotes com 45 dias ñem tomaram aprimeira dose de vacina ainda,pois o correto é vacina com 69 dias, quando já são amiores e mais fortinhos, já que a vacina derruba o animal.
Pense bem, é muito legal ter a companhia do gatinho logo conosco, mas mesmo a criadora de quem vc comprou dizer que com 45 dias está probnto pra ir pra casa, o gatinho não terminou de mamar! Pense bem!
Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

06-12-2008 11:44:58

Regiane Reb

Olá, Obrigada araguacy e Roseli por me orientar a respeito do tempo de vida dele e do uso da caixinha, que para mim é fundamental, eu sei que NÃO É CORRETO o filhote vir com 45 dias estou tentando com a criadora pelo menos com 50 dias sei que também não é o melhor o correto seria com 90, mas sebe o que ela me diz?

Que ja com 35 dias ela tira do peito da mãe porque se deixar eles mamam até sugá-la e a gata fica muito fraca mesmo dando vitaminas e que nunca ficou com filhotes com mais de 65 dias na sua casa sempre vende todos antes, que  o momento certo é com 45 dias e inclusive é orientada por uma irresponsável veteriaria vocês acreditam ?!!

Inclusive quando comentei com ela a respeito de "micoses" ela ainda me disse que quanto antes eu pegar melhor ainda, porque as pessoas vão visitar para a compra e o meu gatinho esta junto com os outros e pode acabar sendo contaminado por bactérias que as pessoas trazem da rua pode ??

Estou muito preocupada agora sabendo que ele pode ter mais facilidade em contrair doenças porque não esta sendo amamentado corretamente, sua imunidade não vai estar tão boa quanto se completasse todo o ciclo de amamentação, mas o que eu posso fazer? Essa mulher ja me disse que vai desmama-los com 35 dias não tem jeito, mesmo que eu deixar ele la ela não vai deixar ele mamar mais, e agora? O que eu faço? Tento amamentá-lo aqui em minha casa ? Será que ele vai saber usar a caixa com 50 dias de idade? Ai? To com medo.

Por favor me ajudem!!

Aguardo resposta

Abraço a todas as farolinas (os).

06-12-2008 13:39:41
Última edição por Regiane Reb (06-12-2008 13:40:39)    
Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Regiane,

Vamos esclarecer alguns pontos para que não hajam dúvidas.
Existem criadores que trabalham com uma linha denominada "desmame precoce".
Funciona assim, os filhotes mamam até os 35 dias e após isso são retirados da mãe e separados, sendo  que o criador isola esses filhotes e os alimenta  com ração úmida.
Essa opção é feita segundo eles, porque com 35 dias os filhotes já receberam o colostro suficiente da mãe e portanto o restante do leite que tomariam é puramente leite. Aí com 40 dias mais ou menos vacinam e entregam os gatinhos  com menos de 3 meses.

Bom, EU particularmente sou contra. Veja não estamos julgando o procedimento de outros criadores nem dizendo que estão certos ou errados, somente nossa postura é radicalmente diferente!
A nossa opinião aqui e a nossa criação  é fundamentada em gatos que mamam até o final do leite da mãe, que  tomam vacina aos 60 dias e antes dos 3 meses, NUNCA, JAMAIS deixamos que algum estranho ponha a mão nesse filhote além de não entregarmos antes dessa idade.
As gatas aqui são fortes como um touro e nunca uma gata ficou fraca por amamentar. Nós negociamos os filhotes sempre bem novinhos, a partir dos 20, 30 dias já negociamos a venda deles, mas  são entregues  com os 3 meses.

Uma explicação sobre a imunidade que a mãe passa ao filhote.
Quando a gata está prenhe, é importante que seja vermifugada no terço final da gestação e que  ela tome vitaminas  e cálcio. Isso será passado para os bebesinhos.
Quando nascem e já vão direto para as tetinhas para mamarem, eles recebem imunidade pelo leite até os 40 dias de vida através do colostro, depois, o leite passa vitaminas, sais minerais ferro e cálcio, e quando vacinamso com 50/60 dias estamos levantando e dando continuidade na imunidade que a mãe passou,  isso tem um período. Do dia que o gatinho toma a vacina o pico de imunidade dele será do 10º dia após tomar até a segunda dose da vacina que deverá ser 30 dias depois. Quando o gatinho termina a seuqência das 3 doses de vacina estará imunizado por um período longo, por isso devemos vacinar os gatos uma vez por ano!

O que sugiro a vc quando pegar o gatinho é:
- pergunte se tomou vacina, quando foi e qual foi a vacina, se é quádrupla, tríplice ou o quê
- pergunte quando foi dado vermífugo e qual foi dado, pergunte se a mãe tomou. pergunte quantas vezes foi dado o vermífugo
- veja qual é a ração que ele está começando a comer e procure dar uma ração de primeira linha, nós indicamos a IAMS e aqui no fórum muita gente utilizae gosta, pois  deixa os gatinhos fortes mesmo.
- pergunte se as fezes são durinhas, olhe os ouvidinhos do gatinho, veja se não tem cerinha preta, se está limpo, veja se os olhos não tem secreção, veja se o ânus não tem sinal de diarréia, se está normal.
- pergunte se os pais tem exame de PKD (doença do rim policístico)

Regiane, esse gatinho tem pedigree?
Veja nós não queremso confundir vc, mas queremso muito ajudar vc a ajudar o gatinho a ser feliz e forte.
Quando vc levá-lo pra casa, não deve deixar as pessoas ficarem pegando, passando a mão e tal, espere que cresça um pouco, afinal ele é bem neném.
COm 50 dias ele já deve saber usar a caixinha, a não ser que a dona não use areia e use jornal, mas o gatinho já sabe usar caixinha sim.
VC deve ter em casa o Glicopan, vitamina pra deixar ele fortinho. Não é necessário vc dar mamadeira, mas poderá dar a Sopinha d Roseli se quiser que ele cresça saudável, ela ajuda muito!
A Araguacy esteve aqui em nosso gatil ano passado e pode ver  e participar  por vários dias de nossa empreitada na criação.

Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

06-12-2008 18:19:43

Regiane Reb

Puxa, não sei como agradecer vocês por estar me ajudando, muito mais muito obrigada mesmo!!

Bom, o que posso adiantar é que:

1) Quem vai dar a vacina sou eu, eles estão completamdo 30 dias amanhã (07/12/2008) e eu darei a quádrupla com 60 dias e as demais;

2) eles irão tomar o vermífugo segundo a criadora amanhã, porque completam 30 dias de vida a continuidade eu é quem vou dar;

3) A mãe tomou vermífugo antes deles nascerem e após o nascimento, não sei o nome do vermífugo mas vou perguntar;

4) todos os gatos dela só comem a Royal Canin segundo ela em hipótese alguma é para eu mudar de ração,o gatinho que escolhi ainda não come acredito que nesta próxima semana ela começará a dar MAS quero dar a IAMS pelas pesquisas que fiz principalmente aqui no fórum acredito que ela seja melhor só preciso ver como vou fazer a mudança para ele não sentir;

5)Os pais tem PKD negativo,tenho mais certeza da gata porque vi o Pedigree dela, mas do gato (pai) não tenho certeza,também é negativo, mas como ganhou não foi dado a ela ( se é verdade só DEUS pra dizer!);

6) Então, a mãe tem pedigree porque eu vi agora o pai é essa história que te contem acima, agora o gatinho não tem,ela disse que não vai tirar;

7) Aqui em minha casa somos só eu e meu marido então graças a deus não terá ninguém pegando ele toda hora,a não ser eu Rsrs..

Segundo ela ele ja sairá de la fazendo as fezes na caixinha, que é o procedimento que ela usa, só quero ver!!

Puxa que sortuda a Araguacy, eu gostaria muito também de visitá-los tenho certeza que eu ficaria encantada com o carinho que vocês tem com os gatinhos, se todos fossem assim, não nosso mundo seia muito melhor!!Parabéns, vocês não existem!!

Assim que obter mais informações passo a vocês.

Obrgada.

Abraços a todos.

06-12-2008 20:21:53
Última edição por Regiane Reb (06-12-2008 20:24:24)    
Jaqueline Melo

De: Osasco -Sp
registrado(a): 08-08-2009
Ola Regiane, eu quero dar minha opinião aqui ! Vc pesquisou essa criadora? Sabe da idoneidade dela? pergunto isso prq ja passei por algo semelhante com uma criadora que trata seus gatos como bens comerciais aqui mesmo em SP e não com o carinho e amor pelos animais, sei la, acho que isso conta muito! O cuidado por obrigação pode ser "esquecido", sei la...mas essa criadora passou uma imagem terrível a mim e minha filha. Analize bem.

01-09-2009 22:02:00

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.