Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Argemiro como pedir o exame para dosagem de frutosamina?    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Rita Lopes

De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Argemiro, antes de mais nada obrigada pela atenção.

Vou repetir os exames do Bartô a semana que vem. Preciso verificar a função renal e hepática. Vc sugeriu pesquisar se ele tem diabete, mas fiz na USP a glicemia de 12 hs de jejum e não deu nada.

Mas lá ele tá sempre estressado. Muitos cachorros latindo, muita demora e um enfermeiro com medo de gatos.

O stress pode ter dado um falso negativo?

Outra pergunta: vale a pena pedir a dosagem de fósforo no sangue? Nos seres humanos quando a taxa passa de 5,5 é aconselhado a tomar carbonato de cálcio como quelante  do fósforo. Existe procedimento similar para felinos?

12-07-2009 22:58:17
Última edição por Rita Lopes (12-07-2009 23:15:46)    
argemiro

De: Florianópolis
registrado(a): 30-07-2006
Olá Rita...
Olha só, a frutosamina é, genericamente falando, uma glicose ligada a hemácia...Ela é mais fiel quando se quer determinar a glicose de um gato, mas só quando a glicose, num exame de glicemia normal deu alta. Eu, de rotina em gatos, não perco tempo fazendo glicemia, parto logo pra frutosamina. Ela demora uns 2 dias pra ficar pronta aqui, mas me dá o resultado certo, sem influência de estresse. Até 300 podemos ter glicemias aumentadas por estresse, sem o gato ser diabético (do normal até 120)...Outra coisa que altera são problemas hepáticos e pancreáticos...É claro que se a glicemia der alta, mais que 300, num exame de glicemia simples, pode-se quase atestar que o gato tem problemas de metabolização de glicose, que pode ser caracterizado, entre outras patologias por diabetes...
Sobre o fósforo e cálcio, isso não é uma assunto que domino muito. Vou dar uma pesquisada e te falo, mas penso que o carbonato de cálcio como quelante para o excesso de fósforo deve ser dado sim. Porém, não tenho certeza e preciso dar uma pesquisada. Te falo depois. Um abraço.

48-3348-7001
48-9961-5154

13-07-2009 00:07:20

Rita Lopes

De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Bom dia Argemiro e obrigada pela resposta. Acho importante pesquisar sobre os quelantes de fósforo, achei esses sites quando pesquisava sobre o conteudo das rações. Já que desesti da Mature S/O pelo alto custo. 1,5kg = R$53,00 E não é fabricado o saco de 7,50kg. Já pensei na alimentação natural, mas como trabalho e o meu serviço é inconstante não sei se daria conta. Além do que sei que não teria volta pq ele adora comida e fica louco e eu também para roubar alguma coisa do prato. Não tem grito, burrifo de água e porta fechada que de resolva. A renal ele odeia e a Hills ainda está em falta e tenho medo de começar e depois sumir do mercado. Vi gente desesperada a procura de um pct nos pets.

Queria entender a quantidade de fósforo nas embalagens que falam do mínimo e não falam o máximo como a IAMS. Sábado comecei com a Royal Gato Persa. O Bartô que está com o problema renal e infiltrado gorduroso só come se misturar a Iams. Ele tá magro e continua bebendo muita água e vomitando no terceiro dia depois da fluido de 100ml. O vômito é um líquido amarelo, às vezes com espuma e sempre depois de tomar água quando acorda de manhã. A primeira coisa que faz quando acorda é tomar água. já tentei ver se ele come um pouco e bebe pouca água até assentar no estômago, e depois comer mais e tomar água à vontade,mas é uma tortura para ele.

http://www.sbn.org.br/Portarias/portaria51.htm

http://www.jbn.org.br/30-11/06-Carvalho-30(1)S1.pdf

http://www.nutritotal.com.br/perguntas/ ... amp;id=407

13-07-2009 12:43:45
Última edição por Rita Lopes (13-07-2009 12:47:58)    
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.