Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Perda de peso após gestação    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Pollyanna Simões

De: Muritiba - BA
registrado(a): 18-05-2009
Olá! Escrevo pois tenho uma gata persa, de 3 anos, ela deu cria a 2 meses a 7 filhotes. Antes de engravidar ela estava bastante saudável, bem gorda,pelos bonitos, porém após a gestação ela perdeu muito peso e seus pelos estão caindo muito na região do pescoço e orelhas. Ela apresenta pouco apetite gostaria de saber como medica-la pois na cidade não tem veterinário. Suas fezes estão moles e com cheiro forte mas nao apresenta sangue. Que vitamina e vermifugo devo usar? Grata aguardo resposta

19-05-2009 15:55:30

Denise Gonçalves

De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
Pollyana, o vet uma vez receitou o Pro mater, que pode ser dado durante a gestação, na amamentação e antes de cruzas... elas perdem peso mesmo... vc está dando ração pra filhotes pra ela? e pras fezes moles um probiótico seria bom... e pros pêlos o Pêlo e Derme é ótimo...
abçs

20-05-2009 18:18:44
Última edição por Denise Gonçalves (20-05-2009 18:19:34)    
renata

De: São Paulo
registrado(a): 20-04-2006
Oi Pollyana!

Imagino só, 7 filhotes, quando o normal, em média, é nascerem 3 à 5...
Toda a energia da mãe vai para os bebês: gestá-los e nutri-los. E sim, nem precisa de  ter 7 filhotes para as gatinhas perderem pêlo (a saúde da pelagem vem de dentro para fora) e até peso.
Agora, parece que além do desgaste causado pela gestação, ela tem outros problemas.
Você precisa levá-la a um veterinário, mesmo que seja em outra cidade, pq cada remédio serve para um tipo de verme/protozoário, ela prrecisa ser avaliada  porr um prrofissional! Você deu bastante sorte de até agora, estar tudo bem, imagine se ela tivesse precisado de uma cesariana (que não é raro de acontecer em  persas), como vc faria?

Dê uma pesquisada, veja o local mais perto onde dá para levar, e boa sorte!

abraços!!!

20-05-2009 22:29:47

Denise Gonçalves

Oi Pollyanna, td bem?
Olha, não é muito aconselhável a gente receitar remédios sendo "leigas", mas acho que a experiência conta um pouco, e como vc não tem vet aí na cidade, uma coisa que já fiz (indicação do vet) é dar meio comprimido de Cobavital, uma vez por dia (pra abrir o apetite)... olha, o compr. é minúsculo, mas se ela sentir o gosto pode espumar, então, pra disfarçar, meleque o remedinho com manteiga, mas procure enfiar na goelinha pra engolir rápido (a manteiga ajuda a escorregar tbém)... e se vc não vermifugou a gata uns 15 dias antes de ela dar cria, tem um vermífugo que já usei que é bem completo, abrange vários tipos de vermes - é o Basken Suspensão Plus 5... dei o líquido mesmo, apesar de eles babarem um pouco...
abçs

21-05-2009 12:57:45

renata

De: São Paulo
registrado(a): 20-04-2006
Olha, eu sei que  é complicado, mas se a  gata  tiver giárdia ou isóspora, por exemplo, de nada adiantara ela tomar o Cobavital, pq o protozoário impedirá  que ela absorva adequadamente os nutrientes da alimentação, mesmo que ela coma mais - será dinheiro  jogado fora.
E se for isso (que pode mesmo ser pela presença de sangue nas fezes, é bem típico),  o Basken também não pega, teria que tentar  uma medicação específica...

Um veterinário poderia fazer um exame geral, pesar, recomendar a dose certa pelo peso, recomendar um suplemento... eu acho que sim, podemos ajudar com a nossa experiência, mas ainda penso que uma visita a  um veterinário poderia ajudar a resolver mais depressa.
Acho que aqui no fórum mesmo  há  tópicos discutindo tratamento de giárdia/isóspora, dá uma pesquisada! Suplemento  tb, só depois de resolver a questão intestinal.

abraços!!!

21-05-2009 15:47:58

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Pollyanna, primeiro de tudo, parabéns pela ninhada, realmente 7 filhotes é um escândalo!
Mas realmente é muito desgastante para a gatinha a gestação em si e, depois o periodo de amamentação.
No geral concordo com a Renata, assim que lhe for possível, leve ela para uma revisão geral no veterinário, entretanto, como olhei no mapa onde fica sua cidade, achei por bem lhe dar algumas dicas!
Primeiro, vamos ao vermífugo, você deve dar algum de amplo espectro, ou seja, um que abranja vários tipos de vermes, eu uso e recomendo o Endal gatos, você dá 1 comprimido e pode repetir dali 15 dias.
Se não vermifugou os filhotes, pode dar 1/2 comprimidinho para cada um deles também.
Para ela ganhar peso e se alimentar adequadamente, a primeira coisa que recomendo é a sopinha da roseli (frango, chuchu e cenoura) tem a receitinha aqui no site, e também algumas vitaminas, a saber:
- Potenay gold B12 - dê 0,5 ml por dia por uns 15 dias (vai ajudar abrir o apetite);
- Caldmix (veterinário) ou Kaliamon (humano) - também 0,5 ml por 15 dias
- Hemolitan (se for comprimido 1/4 de compr uma vez por semana durante um mes) se for gotas, dê 0,5 ml da mesma forma;
- Probiotico Ornagact Cat - este voce pode dar direto (pode diluir num tiquinho dágua e dar com uma seringa sem agulha direto na boquinha, ou se ela aceitar pode misturar na ração).
- Megaderm ou Pelo & Derm, por 30 dias.

Se tiver condições e ela gostar, você também pode oferecer carne de boa qualidade, ajuda a ganhar peso, ou então, muito peito de frango cozido e desfiado.

Não sei qual ração você usa, mas procure dar ração super premium de boa qualidade (Iams, Proplan, Guabi Natural) enfim, para manter ela bem alimentada.

Fazendo tudo isso irá fazer sua gatinha se recuperar.

Agora, muito importante, não deixe ela cruzar novamente tão cedo, deixe ela de resguardo por, pelo menos, 8 meses até o próximo acasalamento e, mesmo assim, vendo se ela já estará totalmente recuperada!

Abraços e espero notícias!

21-05-2009 17:33:01

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
Olá Forunlinas meninas,

Só um pitaco,
O hemolitam em gotas que é excelente, a dosagem é de 0,1 para cada quilo, ou seja é uma gota por quilo.

Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

23-05-2009 19:45:44

Denise Gonçalves

a minha gatinha estava com uma anemia muito severa e muito magrinha... o vet receitou 5 gotas por dia... ela estava com 2,2 kg...

25-05-2009 09:07:32
Última edição por Denise Gonçalves (25-05-2009 09:08:21)    
Pollyanna Simões

De: Muritiba - BA
registrado(a): 18-05-2009
Olá Agradeço a todas pela ajuda, Nina ja esta se recuperando, foi vermifugada e esta tomando umas vitaminas, chamei um veterinario de outra cidade e ele a medicou, ja esta até mais gordinha!!! Mas agradeço mesmo pela ajuda que vcs me deram por aqui.A ninhada dela foi fora do comum, 7 filhotinhos! Não aguentei e fiquei com 2 que tb ja foram vermifugados. O veterinario prescreveu INIBEX pra ela nao ter o cio vcs ja ouviram falar?

Grata
Abraços a todas

28-05-2009 20:57:28

Vera Vivas

De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Polly,

Estou acompanhando atenta sua ninhada, minha gata mãe já teve 8 de uma vez, ...e fiquei com TODOS...lindos!!!irresistíveis e muito amados....

MAS, por favor, reveja sua decisão de dar remédios pra inibir cio.....eles causam cancer....o "remédio"unico saudável é a castração de sua gatiita mãe.

Boa sorte.
Vera

29-05-2009 13:48:14

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
Olá Forunlina Polly ,

Realmente  o melhor anti cio é  a castração. Algumas pessoas podem dizer que custa caro, mas se contarmos  que o remédio que custa perto de 40,00 será dado durante pelo menos por 5 anos, esse custo apesar de diluído ficou bem caro.
Um castração mesmo que custe 500,00, VALE  APENA SIM! (claro que chutei um valor bem absurdo)
Existem veterinários e veterinários e existem  os veterinários que parcelam e existem veterinários que fazem com um valor bem mais em conta, dependendo da cidade que vc estiver, tenho certeza que muitos participantes aqui poderão lhe indicar um ou outro veterinário que tenha um valor mais acessível e trabalhe bem.
Eu encontrei  este link na internet, acho que seria interessante pensar:
http://br.answers.yahoo.com/question/in ... 054AAmmStP

Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

29-05-2009 19:10:05

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.