Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Mordidas de filhotes    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Thatty
Convidado

Olá, pessoal! Tudo bem?
No último domingo ganhei de meu marido um persinha macho de quase 4 meses, pelo qual estou apaixonada!
Tenho lido os tópicos do Fórum e aprendido muitas coisas sobre os cuidados com nossos amados persas.
O meu chegou com fungo - quem vendeu disse que era "troca de pelo", mas levei-o para tomar banho no petshop e me disseram que era fungo.  Estou tratando com vinagre de maçã puro em algodão (já que era uma emergência...) e estou notando rápidos resultados. Obrigada pela dica!
Minha dúvida é a seguinte: de ontem para hoje, ele passou a querer brincar de morder nossa mão, em vez de aceitar "passivamente" os carinhos. Isto é um comportamento brincalhão e passageiro de filhote?
Meu sonho de ter um persa era justamente para ter um gato mais carinhoso e meigo, que se aconchegasse e gostasse de receber carinho... Já tive uma siamesa linda (ficou c/ meu pai quando me casei, pois ele é louco por ela), mas tão independente que dispensava sempre o carinho.
Amo meu persinha independente de seu temperamento, mas quero entendê-lo cada vez mais.
Agradeço pela ajuda de vcs e desejo toda a saúde e beleza do mundo para os bebês de vcs! =^.^=
Thatty

17-08-2005 23:19:45

Deuziana
Convidado

Não insentive essa brincadeira. Toda vez que ele for morder, pare, e não dê atenção! Só brinque com ele se ele não morder! Se vc ficar com dó, só vai insentivar a brincadeira. Toda vez que ele morder e vc virar as costas, ele vai entender que não agradou . Isso se chama reforço positivo, ou reforço negativo! Lembre-se, Quando ele morder, diga NÃO, e tire a mão, não retorne as caricias. De uns cinco a dez minutos, e volte! Se continuar, novamente diga não! Se vc continuar a brincadeira, pra ele  estará tudo bem, ele vai pensar que está agradando!

18-08-2005 03:02:58

Fernanda Mattos
Convidado

Oi Thatty

Concordo plenamente com o que disse a Deuziana. Como exemplo prático, vou te contar a história dos meus gatos:

A Sophia, eu sempre deixava ela me morder e até lutar boxe quando ela era pequena - moral da história, até hoje pra brincar com ela, tem que aguentar as consequencias, pois pra ela isso é normal.  Perceba, ela não tem culpa, mas como eu era "mãe de primeira viagem" deixei ela acostumar com isso...

Os outros 2 que vieram depois, como eu já sabia o que iria acontecer, não dei nenhum incentivo pra brincadeirinhas agitadas, pois quando são pequiticos não machuca, mas depois de grande, já viu né...

Moral da historia, a Sophia, vendo o comportamento dos outros 2, melhorou um pouco, mas sempre será uma pugilista, entende?

Então não incentive mordidas, arranhadas e brincadeiras que depois podem te machucar.

Beijinhos e rom rom

18-08-2005 08:05:12

akossman
Convidado

estou me vendo mas tuas palavras o meu gatinho queesta com 10 meses e só gosta de brincadeiras assim. O meu marido que mais incentivou este tipo de brincadeira. A moral da historia, ele atiça o gato e logo em seguida ele vem atras de mim para me morder e arranhar. Ele diz que esta treinando o cagato para ser um gato de guarda. Sempre tenho que estar me cuidando com ele. Mas eu o adoro. é muito fofinho. Ele com seis até os oito meses era teneboroso, me deixou varias vezes cheia de marcas de mordidas e arranhoes pelos braços e mãos. Agora deu uma acalmada neste sentido, mas estou enfrentando outros problemas com ele, excesso de mios. 
abraços

Andreia

18-08-2005 10:51:49

Allan
Convidado

Thatty,

Sim, ..., é normal seu “filhote” querer “brincar de morder”. Isso – ao meu ver – significa que ele é um “gato saudável”.
Todavia, importante é “não incentivar” a brincadeira.
Seguir a “dica” da Deuziana lhe trará, à época própria (quando adulto), grandes benefícios, pode acreditar, pois se “não incentivado”, provavelmente perderá a mania de “morder” e se tornará um “adulto tranquilo”.
Boa sorte.

18-08-2005 11:45:17

Thatty
Convidado

Pessoal, muito obrigada pelos comentários!
Um abraço!

24-08-2005 21:02:41

aline
Convidado

Thatty,
acho que seu gatinho precisa de um amiguinho gato!  Filhotes adoram brincar de lutinha e não falta de um irmão, é o braço da gente quem paga o pato.  Eu vou contrariar um pouco o pessoal que já te respondeu.  Meu gato mais velho foi filho único até um ano de idade, então eu deixava ele brincar comigo como se eu fosse outro gato.  Ele amava brincar de jiu-jitsu!  Eu e minha filha sempre deixamos ele morder durante as brincadeiras e nem por isso se tornou um gato agressivo.  Ele é um docinho, só morde quando a gente brinca de luta com ele.  E ele sabe controlar a intensidade das mordidas, ele morde mas não chega a fazer grande estrago.  Quando ele fica muito excitado com a brincadeira e morde mais forte, é só eu ficar parada que ele solta.  Se eu fico mexendo a mao, ele acha que estou brincando e aperta mais os dentinhos.  Meu segundo gato já não gosta muito dessa brincadeira, prefere brincar de correr.

25-08-2005 09:27:57

Carla SCS

registrado(a): 26-04-2009
Aline / Galera do fórum,
Gostei do que escreveu, eu tenho um jovem siames de 5 meses esta castrado a 1semana, mas as brincadeiras de mordidinhas não param ele não morde forte quando aumenta a intensidade da mordida ele mesmo solta. Mas estou com medo de ficar um gato agressivo, tenho dó de dizer não na hora da brincadeira ele fica tão feliz e depois dorme comigo coloca a patinha no meu rosto ele é super carinhoso é só estas mordidinhas na hora da brincadeira que me preocupa, o que faço continuo.
Carla

12-05-2009 18:23:32

Denise Gonçalves

De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
Oi Carla... olha, tenho um gato que até hoje é carinhoso, mas ele era um arranhador-mordedor... eles se empolgam nas brincadeiras... e é como o pessoal falou - se vc mostrar que não gostou, ele vai manerar, mas não vai parar de brincar não, pode ficar tranquila... o meu, qdo se empolgava, eu falava "ai,ai,ai", e ele parava... assim foi aprendendo a brincar mais suavemente... mas se vc deixar, ele não vai saber q está exagerando, e vai continuar arranhando (são arranhões e mordidas mais leves, mas deixam marquinhas, né? e unha de gato, já viu...)
ensine-o a brincar, e divirta-se com seu gatinho...

12-05-2009 18:58:51
Última edição por Denise Gonçalves (12-05-2009 19:00:22)    
Carla SCS

Obrigada, Denise
Vou tentar...

13-05-2009 14:20:21

Rita Lopes

De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Carla um amiginho resolveria o seu problema ou criaria mais......

Adoro ver a luta de judo dos meus gatos e até o que chegou depois e é mais velho está aprendendo a brincar. Só que as vezes eles se empolgam e aí tenho que interferir para não virar briga. Comigo a mesma coisa o meu grandão com "dentes de sabre" sabe a medida da mordida e nunca me machucou, mas o meu pequenino terrível às vezes com carinho se excita e me morde doído. Uma amiga me respondeu: vc já viu gato e gata namorando? Eles adoram morder.

Gritar de dor, tirar a mão ou ficar parada ajuda, mas nunca bater, porque senão ele fica com medo da sua mão. E nem bater de levilho na ponta do nariz, isso é um grande insulto para eles.

Com o tempo alguns ficam mais sussa e vc vai sentir saudades dessa época.

Mas não vale incentivar porque o gato super sociável de uma conhecida  adora fincar os caninos nas visitas, que nem sempre entendem.

No pet comprei um ratinho amarrado em uma varinha com um cordão. Assim a minha mão fica longe dos ataques e lendo o Psicogatos (que a Patt indicou) apredi a fazer terapia com eles e a crise de ciúmes diminuíram e o stress também.

Cuidado com o cordão, que eles adoram engolir.  Então só brinco com cordão quando estou junto.

13-05-2009 18:41:08
Última edição por Rita Lopes (13-05-2009 18:51:52)    
Carla SCS

Ola Rita
Meu gatinho é um amor estou brincando com ele normalmente ele mesmo nao esta mais tao mordedor rrrrsss. Não posso pegar outro porque vou engravidar no final do ano. Ele tem muito carinho de mim e de meu marido. Comprei uns ratinhos que tem barulhinhos e um rabinho bem comprido ele adora ele arrasta por toda casa.
bjs Carla

20-05-2009 12:18:51

Camila CB

De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 29-08-2008
ok. voces deram varias dicas pra "educar" os gatos a pegarem leve na brincadeira, mas valem pra gato adulto?? rsrsrs

eu adotei um gato de 1 ano que tem a mania de brincar de um jeito muito violento...
ele gosta de morder a mao, pegar com as duas patas da frente (com unhas!) e ficar chutando com as de tras (com unhas tambem).
nossa, ele ja me deu umas unhadas feias, ja machucou bastante..
eu faco isso que falaram, falo aiiiiii ee tiro a mao e paro de brincar. as vezes dou um ursinho de pelucia pra ele brincar...
nao sei o que faco. parece que ele nao sabe fazer de outro jeito. é so voce dar um afago nele e ele ja vem querendo pegar sua mao...

é um pateta, ele.

bjs!
camila

21-05-2009 10:52:38

Denise Gonçalves

De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
ihhh Camila, o meu Terryvel fazia assim, mas eu o ensinei ainda filhote a não se empolgar tanto... mas acho que vale a pena vc continuar tentando... rsrsrs

21-05-2009 12:46:34

Camila CB

De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 29-08-2008
esse gatos! : )

realmente o maradona esta melhorando beeem devagarzinho. ta usando menos a unha... as vezes! mas quando se empolga volta a usar... tsc tsc

outro dia percebi um coisa coisa bem engracada: o outro gato pegou a mania dessa brincadeira tambem!

o bigode, que é um gentleman... muito bem educado e nunca machuca nas brincadeiras, estava mordendo o outro gato e chutando igualzinho... so que sem unha!

bjs

28-05-2009 11:15:17

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.