Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Rita Lopes
De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Esses gatos e suas preferências.........
A cirurgia demorou trÊs horas e meia e foi bem extensa. O corte é horizontal na lateral e tem uns vinte centímetros.
Foi muito angustiante, mas ele saiu até que bem. Ficou internado na USP mesmo e a UTI de lá é muito boa. Mas ele ficou profundamente estressado.
Não dormiu nada até sexta-feira a tarde (quando fora da previsão) ele teve que voltar para casa.Ele se debatia na gaiola e machucou muito a carinha tentando sair pela grade. Foi colocado panos em volta e os tranquilizantes fizeram efeito contrário.
Na sexta me pediram para buscá-lo porque ele não comia, não bebia e ainda se machucou (perdeu todos os acessos na veia). Ele estava super estressado com as pupilas dilatadas (o nome eu não sei).
Bem, refeito o curativo que mais parece uma armadura viemos para casa. Foi por na sacola dele e entrar no carro e ligar o radio e os olhos voltaram ao normal.
Dormiu no caminho e demoramos uma hora e meia para chegar em casa (São Paulo e seu trânsito). Comeu um pouquinho.
E diferente dos que as pessoas falam, sobre os gatos serem apegados a casa e não ao dono, grudou em mim (e eu nem senti dor) e não soltou mais até sábado a tarde.
Tive que comer com ele no colo, ir no banheiro e nem pude tomar banho aquela noite. Ele não consegue se mexer por causa do curativo e da musculatura da coxa que foi retirada. Não porque ele mia, mas porque se debate tentando levantar para subir no meu colo e se machuca, além do perigo de abrir os pontos.
Então eu tive que adivinhar quando ele queria ir ao banheiro fazer xixi (agora já sei: mais ou menos a cada doze horas - um montão), porque cocô ele não faz desde quarta.
A água ele quer tomar na torneira, mas é a hora mais dificil, porque ele não consegue sentar.
Depois que comecei a dar o Tramal via oral perdeu o apetite e está comendo forçado na seringa de pássaros a pastinha Recover da Royal. Agora dei meio Cobavital e vou dar mais meia seringa.
Sabia que ia ser difícil, mas não sabia a dimensão.
Não sei como ir trabalhar. Não posso deixá-lo sozinho em hipótese alguma, porque ele quando tenta andar bate de um lado e do outro no chão e nos móveis.
Não posso colocá-lo numa coelheira, porque ele se machuca e bagunça tudo (água/comida/areia) tentando sair. Não posso levá-lo para outro lugar, porque ele se estressa.
Não conheço ninguém que possa ficar com ele e saiba cuidar.
Preciso de uma luz até amanhã.
|
|
10-05-2009 18:51:46 |
Última edição por Rita Lopes (10-05-2009 18:57:49) |
|
|
|
Vera Vivas
registrado(a): 13-04-2008
|
|
Ola Rita,
Que sufoco amiga!!!
Mas...que bom, seu felino se recupera...já falei, falam dos gatos....quem não os conhece!!
Sim, são apegados e muito a seus donos....já passei por experiências que falas com um gato meu que foi operado e teve muita pele retirada das costas...faz uns 3 anos isso...ele não saia do meu colo...era o refugio dele pra dor....
Voce é maravilhosa se doando a ele assim.....não vais se arrepender com certeza!"!
Tivesse em SP, te diria que ficava com ele pra vc trabalhar ....adoraria!!!Mas, tou muito longe agora.
Boa sorte e que tenhas alguma ajuda externa pra cuidar de seu felino Bjos Vera
_______________________________________ www.artcal.xpg.com.br
|
|
11-05-2009 14:00:17 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi, Vera hoje foi trocado o curativo por um bem mais "ligth". Ele já consegue andar. Mas ainda não fez cocô.
Almoçamos e trouxe ele para o escritório para trabalhar. Como é muito quieto na minha sala ele ficou bem.
Só que não sai do meu colo.......
Tirei fotos. Mesmo assim pude digitar e atualizar o serviço. Achei melhor para ele não se mexer muito em casa já que deixá-lo sózinho não sabia onde ele ia tentar subir. Ele era o meu gato mais arisco e que detestava colo desde bebê e carinho tb.
Estou fotografando para depois mostrar para ele quando me negar chamego.....
|
|
11-05-2009 17:27:06 |
|
Rita Lopes
|
|
SEGUNDO DIA:
Ele já está mais adaptado ficou do meu lado em cima de uma almofada e tomou água, fez xixi e está comendo algumas colherzinhas de chá da pastinha sem forçar.
Ontem dei a pastinha com uma colherzinha de café de azeite e como era de se prever fez cocô bem mole hoje de manhã.
Assim a vida vai voltando ao normal........bem devagarinho..........
Hoje percebi uma secreção grossa (remela) nos olhinhos dele. Limpei com algodão e soro fisiológico. Amanhã no retorno do curativo vou perguntar o que pode ser.
|
|
12-05-2009 13:30:38 |
|
Denise Gonçalves
De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
|
|
Rita, que bom que vc pôde ficar com ele por perto no trabalho... qdo estão doentinhos eles ficam tão carentes... espero que ele continue melhorando rápido... abçs
|
|
12-05-2009 19:02:27 |
|
Vera Vivas
|
|
Oi Rita,
Estou contente com os progressos de seu felino...que bom!!Ele vai ter muito amor, e amor...fortalece a imunidade...com certeza!!! Acho que ele vai é ficar muito apegado depois, meu gatito que ficou muito doente um vez...nossa, não me largou mais(só a maldade dos homens nos afastou...)....muito bom!!!
Não desanime, não desista nunca de ser esta pessoa que vc vem sendo pra este seu felino....
Bjos Vera
|
|
13-05-2009 14:43:54 |
|
Rita Lopes
|
|
Vera hoje voltei a USP e a Prof resolveu deixar sem curativo e só com a roupinha.No caminho ele se mexeu tanto que abriu dois pontinhos bem na dobra onde faz mais tensão e a pele tava meio necrosada. Nada de se preocupar não tem buraco, mas tive que levá-lo na minha amiga que fez um curativo bem "solto".
Talvez ele esteja com uma crise renal aguda por causa dos medicamentos e da químio já que está tomando muita água e fazendo xixi uma hora depois e muito xixi.
Colhemos sangue para ver a função renal, a hepática e hemograma com plaquetas.
Decidimos não fazer mais químio porque ele tá muito magrinho e quase não come.
Uma pergunta:ele se interessou muito e comeu uma colher de sopa rasa de carne moída refogada sem sal e sem gordura. Será que pode? Vai piorar a função renal?
Outra pergunta a pastinha Recover da Royal tem pouca proteína porque também é para cachorro será que complica os cálculos?
Ele usava tamanho GG de bebê a agora tive que comprar uma roupinha RN. Nem quero pesar o meu gatão que antes pesava 6,850 kg. Antes da cirurgia estava pesando 5,300 kg. Parece bastante, mas como ele é comprido só aparece osso.
|
|
13-05-2009 18:26:38 |
|
Vera Vivas
|
|
Rita,
Carne moida refogada, como vc falou ,segundo o veter dos meus felinos é muito bom, faz o gato beber mais água e a proteina é bom pra função renal...então, carne moida é bom!!!
A pastinha da Royal não conheço....
Outra coisa, tive um gato que sofreu uma cirurgia muito grande e ele não comia...o que o fez comer foi a comida pra gattitos da Cat Chow....será que vc não poderia tentar...nossa , ele ficou louco pela comida...depois, foram meses pra ele voltar a comer outra ração...eu colocava outra e ele cheirava e olhava pra mim"Como é Vera, não tem a minha de gattitos?"...lindo meu bichano...enfim, veja se tenta esta.
Boa sorte querida, vamos an luta com nossos felinos.
Vera
|
|
14-05-2009 14:30:55 |
|
Patricia Abreu
De: Salvador - BA
registrado(a): 29-08-2008
|
|
Rita, muitos beijos para vcs! estou em falta com vc, mas ando sem mto tempo e o wolv ainda nao melhorou....
tudo de bom!!!!
bjos,
patt
|
|
15-05-2009 12:34:11 |
|
Denise Gonçalves
|
|
Oi Rita, como está o seu bichinho? saiu o resultado dos exames? olha, estou com uma gata com crise renal... ela emagreceu bastante e tava com a creatinina muito alta... não comia nada... o vet disse que era pra dar o que ela quisesse comer, que o que comesse seria lucro... ela teve tbém uma anemia brava - a hemoglobina foi a 5... comprei Eprex (é eritropoetina sintética - induz a medula a produzir glóbulos vermelhos) e ela já está curada da anemia... ele receitou tbém hemolitan, cobavital, e a pasta NutraLife... ela já está bem melhor... ainda magrinha, mas tá bem melhor... antes de ela voltar a comer fiz a sopa da Roseli e minha mãe deu na seringa pra ela... dê notícias pra gente...
|
|
15-05-2009 16:17:45 |
|
Rita Lopes
|
|
Vera, Patt e Denise obrigada pelo apoio.
Saiu o resultado. Uréia 250 / creatinina 3,1
Fiz o exame de urina: infecção e cristais de URATO.
Droga! a urina tava alcalina em março e apareceu cristais de estruvita. Mudei a ração por quinze dias para a URINARY e depois está comendo a recover na seringa e um pouquinho da IAMS.
O PH está 6,0
Tem um pouco de infecção na urina e no sangue.
Sexta-feira voltamos em urgência para a USP, porque na quinta a noite abriu mais quatro pontos e vazou muito líquido com sangue.
A a região está com uma abertura de uns quatro centimetros. Segunda voltaremos.
Hoje fez fluido terapia com um ml de dipirona e sem dor ele comeu um pouco e dormiu.
Já estou arrependida da cirurgia, mas como saber se não tentar? Se não tentasse ele morreria com uns dois meses de sofrimento. Tentando teve o trauma da cirurgia e o stress da internação por dois dias. E agora a ferida aberta. talvez não consiga reverter a insuficiência renal aguda por causa dos medicamentos para dor e antibiótico.
Estava evoluindo bem, mas agora antibiótico, , tramal, NÃO pode dar antinflamatório, etc
Passou o pavor, ficou só um imenso aperto no coração.
Estou esperando para dar o último remédio.
|
|
17-05-2009 01:59:20 |
Última edição por Rita Lopes (17-05-2009 02:02:08) |
|
|
|
Rita Lopes
|
|
A esqueci de esclarecer: chá de erva tostão é para a infecção do trato urinário inferior, limpar os rins e diminuir os cristais.
|
|
17-05-2009 02:04:01 |
|
Vera Vivas
|
|
Prezada Rita,
Voce falou tudo:"Como saber se não tentar..."Na vida quase tudo é assim, temos diversos caminhos e escolhemos um, nem sempre é o "mais feliz", mas uma vez feita a escolha, muitos , não podemos mais voltar atrás.
Penso de forma que...EU, observaria o felino de perto, que é o que VC ESTÁ fazendo...medicando, dando amor, carinho...incansável....se, voce ver que o sofrimento é insuportável, a qualidade de vida dele lá no chão...VOCE sabe o que fazer....o que ele pediria pra voce.
Então...é a vida, nós lutamos pelos nossos entes amados e sabemos que acompanhar uma doença maldita desta, não é fácil, em humanos e entre nossos animais de companhia, dai...temos que ter muita força, não desistirmos de nada enquanto houver possibilidade de vida sem sofrimento extremo.
Tenho uma amiga, que seu felino teve algo assim no nariz, operou, fez tudo que pode...e depois, ela sentiu que ele estava sem forças, sofrendo intensamente...ela decidiu pelo descanso dele. Não se arrependeu, chorou dias....ficou abaladissima, e não quiz mais felinos....cansei de conversar e ela nada....não quero!!Agora, uma gata adotou a casa dela...ela tá dando carinho, abrigo...e vai começar de novo uma nova etapa, eu sei....
Que Deus ajude este seu bichano a se recuperar, acredito muito que são animais fortes, de uma força de autorecuperação muito favorável, e ele tem tudo pra conseguir, vamso pensar muito positivamente e aguardar.
VOCE, que continue forte....entendo seu "aperto" no coração, sua dor....eu sei, passei tantas dores desta na vida...devo ser bem mais vellha que voce, mas tenha sempre fé...a fé, nos dá forças, a fé , muda um destino....forças!
Nós estamos aqui para aprender todos os dias, cada dia é um novo dia....e um dia, nós todos nos encontraremos de novo e poderemos recuperar as "boas" convivências que tivemos....acredito que estamos de passsagem e voltaremos a estas passagens um dia!!
Tenha uma boa semana, e de sempre noticias.
Vera
|
|
17-05-2009 15:04:19 |
|
Rita Lopes
|
|
Vera desculpe não postar antes, mas a correia tá muito grande. Acordo às 6:00hs e não consigo sair para tarbalhar antes das 10:00hs.
Bem depois da fluido de sabado e outra ontem ele deu uma boa melhorada. Tá mais alegrinho e com o estímulo do 1/2 Cobavital voltou a comer. Ufa graças a Deus!!!
O antibiótico também deve estar já fazendo efeito porque a secreção diminuiu muito. Ontem voltamos na USP para refazer o curativo e parece que a cicratização de segunda intenção já começou. Eles chamam assim as feridas abertas. Não abriu mais do que estava sabado.
Estou dando Arica CH6 - 6 glóbulos diluídos em 1ml de água duas vezes ao dia. É para inflamação.
Chá de erva tostão bem forte 3ml duas vezes ao dia.
Enropet 1/2 comprimido 1 vez ao dia.
e fazendo 70 ml de fluido com riger de lactato e mercepton.
Descobri uma tese na internet que explica sobre o cristal de urato. Seria a gota no ser humano. A uréia não metabolizada pelo fígado vai para o rim já comprometido e vira cristais.
Acontece quando tem um problema no fígado (não tumor), sobre um stress profundo (ele teve depois da cirurgia na UTI) e fadiga fisica (quando somem com gato e ele efica andando dias até achar a casa) ou quando existem neoplasias aumento e crescimento das células de forma descontrolada e podem ser malígnas ou benignas.
Em resumo o importante agora é que ele se sinta bem e se recupere. Chega de tratamento experimental.
Vera mais uma vez .......Obrigada
Ele tá dormindo tão bonitinho na mesa do lado
|
|
19-05-2009 13:47:50 |
|
Denise Gonçalves
|
|
que bom, Rita, que ele melhorou um pouquinho... a minha gata ficou, no começo, com 529 de creatinina, e 8,63 de uréia... quase não comia, teve uma forte anemia... estamos fazendo fluidoterapia nela com Lactato de Ringer e Merceptom todos os dias desde então... 250ml de manhã e à noite (no começo; agora não tenho como fazer 2 vezes por dia, só uma)... no último exame estava estável, mas com 189 de creatinina e 3,98 de uréia... ontem levei pra fazer novos exames, mas o vet teve 2 cirurgias de emergência e não pôde atender... ela está magrinha, mas tá bem... vc mesma está fazendo a fluido? não é fácil, né? mas qdo a gente vê que eles se sentem melhor depois, vale a pena... espero que ele continue melhorando... na minha opinião vc agiu certo... acho que faria a mesma coisa... não tem mesmo como saber se não tentar... e eu acho que, se a infecção está saindo, isso diminui a dor dele, não é? abçs
|
|
20-05-2009 18:15:00 |
Última edição por Denise Gonçalves (20-05-2009 18:28:26) |
|
|
|
Vera Vivas
|
|
Olá Rita,
Desculpe, mas não tenho vindo na internet...estou com meus sogros em casa, ele com pé quebrado e ela, cega(pela catarata) e estamos fazendo exames pra cirurgia...e mae, que já cuido mesmo e está muito fraca...enfim, tou sobrecarregada ao extremo!
Mas, penso em vc positivamente todo dia, envio forças muito fortes...vcs vão superar esta fase, eu creio!
Bjos Vera
|
|
22-05-2009 07:06:17 |
|
Patricia Abreu
|
|
ai, rita, q bom!!!!!!!!!!!!!!!!!! a gente fica mais leve!!!! vai dar td certo, vc tenha certeza! conte comigo!
bjos,
patt
|
|
22-05-2009 19:46:13 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi amigas o resultado do exame para função renal foi animador: 80 de creatinina e 2,1 de uréia.
Acho que foi uma crise aguda por causa da cirurgia e dos medicamentos.
Denise só fiz com Mercepton algumas vezes porque ele mia muito (acho que dói), mas é muito importante usá-lo, porque é a uréia não metabolizada no fígado que causa os cristais de urato.
Como ele não está desidratado só posso usar 70ml por dia e agora dia sim dia não por mais umas duas semanas. É que se parar derrepente pode voltar a insuficiência renal.
Não tenho coragem de fazer em casa porque a agulha é muito grossa, né? Levo na minha amiga que é perto do escritório. Sai R$ 25,00 cada sessão.
Denise se a sua gatinha for sussa e vc tiver algum vet que pegue a veia de gatos com facilidade seria bom no seu caso fazer a fluido na veia. Falo de alguém com essa habilidade porque não é fácil pegar a veia de gato e ela pode se estressar muito e aí em vez de melhorar piora. Leva mais ou menos uma hora ou duas.
Uma vet disse que faz uma lavagem no rim. A gatinha dela é renal crônica e está com 14 anos.
Vera estou torcendo para vc superar essa fase. Podem dizer que a gente passa pelo que consegue superar, mas as vezes ELE podia dar uma aliviada, né?
Patt fiquei longe, mas estava torcendo pelo Wolv. Ele já tá de bem com vc? Tenho certeza que apesar da carinha emburrada as relações se estreitam nas doenças.
Bjs a todas e obrigada pela força.
|
|
25-05-2009 23:17:07 |
|
Denise Gonçalves
|
|
Ai Rita, tô triste... o resultado dos novos exames não foram bons... a creatinina está estável em 3,67, mas a uréia subiu pra 224... e a anemia voltou... ela teria que fazer a fluido 2 x por dia... acho que vou implantar um cateter nela pra não ficar furando a bichinha todo dia... é um importado, o vet ficou de me passar o preço... é colocado no dorso e vai até perto da cauda... ele disse q pode ficar implantado por tempo indeterminado... a agulha q usamos é a 18 ( ele indicou a 14, mas não tive coragem - é um canhão)... nos últimos dias minha irmã não me ajudou a aplicar, e ela ficou alguns dias sem - aí o resultado dos exames piorou... perguntei o q mais poderia ser feito, e o vet falou sobre a diálise peritoneal, mas disse q não é o caso dela por enquanto... tadinha... ela come, até brinca um pouco, tá animadinha, mas já viu, né? e pra ajudar tá todo mundo com dor de garganta (q notei, dos 7, 3 estão...) tô triste...
|
|
26-05-2009 10:08:56 |
|
Patricia Abreu
|
|
meninas, pra td tem jeito nessa vida!!!! não vamos desanimar, ok? eles precisam de nós com energia positiva pq eles sentem qdo estamos pra baixo e isso os influencia. vamos torcer em conjunto e mando todo pensamento positivo do mundo para vc e a rita, q estao com uma questao infinitamente mior q a minha, mas q vão se sair bem. a gente sempre faz tudo q está ao nosso alcance, certo? entao vamos confiar e sempre nos comunicar para trocarmos duvidas, alegrias ou outras coisas!
beijos a todos,
patt
|
|
26-05-2009 11:41:18 |
|