marcelo
De: Caxias do Sul/RS
registrado(a): 28-04-2006
|
|
Olá Pessoal,
Venho aqui para contar a vocês o que aconteceu com o meu gato, o Diego. Não sei se alguém acompanhou ou lembra dos meus primeiros tópicos aqui no fórum, onde relatava que ele vomitava além da ração, algumas bolas de pêlo. Na época que escrevi, era porque eu dava levedura de cerveja e ele vomitava a ração que havia comido antes. Sempre os escovei, tanto o Diego quanto o Bruno, e nunca tiveram problemas com isso, deixam e ligam o “motor”. Na quinta-feira o Diego teve que ser operado devido uma obstrução da válvula que liga o intestino delgado com o grosso. Os vômitos estavam cada vez mais freqüentes, já estava racionando a ração, para ele não ter comida a vontade, pois sempre foi guloso, porém não adiantava muito... e era visível que ele ficava chateado e triste com os vômitos.... Mesmo lendo e sabendo que normal não era, os vômitos sempre eram acompanhados com bolas de pêlo, assim achava que ele estava apenas expelindo-as. Acordava no meu da noite ouvindo-o forçando o vômito e levantava correndo para ajudá-lo. Após limpar o que saia, ia atrás dele, sempre em um canto da casa encolhido. Consulta ao veterinário e ele já ficou internado, fez raio x com contraste para verificar o fluxo interno, e o mesmo parava sempre na divisa dos intestinos. Fez este exame via oral, descendo o líquido pelo estômago e depois como enema, também parando após passar por todo o intestino grosso. A cirurgia foi na quinta-feira a tarde, hoje (sábado) pela manhã trouxe-o para casa, porque não estava bebendo água e nem leite. Após verificar toda a medicação que ele tem que tomar, tanto os antibióticos, como as vitaminas, e o outro remédio para curar as lesões causadas no estômago e no intestino, devido a força que fazia quando vomitava, ele chegou em casa e a primeira coisa que fez foi tomar água. Foi um momento de felicidade por ver que ele queria mesmo era vir para casa. Mesmo na clínica indo todos os dias vê-lo e levar as coisas dele e do irmão para sentir o cheiro de casa, não era a mesma coisa. Neste momento ele está aqui do meu lado dormindo com a cabeça apoiada na almofada, e um corte na barriga de +/- 15cm. O que obstruía o intestino já foi para o lixo, eram pêlos de cor bege e cinza (dele e do irmão). O que se fala e tanto se repete, ração de qualidade, escovar com freqüência, banho, malte e graminha, TUDO ISSO É NECESSÁRIO. De tudo isso a única coisa que não fazia era a grama, que ao invés de comerem, sentavam no vaso ou então cavocavam a terra no melhor estilo cachorro de ser. rsrsrsrs. Hoje, agradeço por o meu gordo, que não é mais tão gordo assim :( ter sobrevivido a cirurgia e rezo para que ele se recupere bem. É visível a melhora apenas por estar em casa, e como todo pai zeloso e coruja, já estou cercado de cuidados para que isso se mantenha. Quis fazer este relato apenas como forma de desabafo, já que não é fácil ver o seu gato ou seu cachorro, enfim se animal de estimação, que na verdade com os cuidados que temos com eles, os consideramos como “filhos e amigos”, sofrendo e nos olhando como quem quer dizer, “me tira daqui e me abraça forte”. Isso e todo o restante, o deixar na clínica, ficar em casa e não ouvir mais seus miados de conversa ou então seu enroscar nas pernas pedindo carinho, e sobre tudo recuperando-se de uma cirurgia que, não sabemos o porque que realmente uma criaturinha tão pequena teve de sofrer, mesmo com todos os cuidados que damos. O que posso dizer, é que agora ele está bem, ainda dorme (rsrsrsrs), após uma semana vamos fazer revisão, e os cuidados de antes, agora serão dobrados.
Abraços, MARCELO
|
|