Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Areia e bandeja sanitárias, cheiro de xixi e outros    
Autor
Mensagem Páginas: 1
araguacy

registrado(a): 21-04-2006
Amigos forunlinos,

Como vocês já enfrentei vários problemas dessa ordem . Bandeja e areia ideal, como evitar mau cheiro, etc
Não gosto daquelas areias sanitárias que formam torrão pq recolho a caquinha depois de seca e jogo no vaso sanitário da casa para descarga, e essas formam uma lama e acabam por entupir o vaso.  A  que uso é aquela granulada grossa, tipo Absorsol (cara) e Carrefour que é do mesmo fabricante; só  muda a embalagem e o preço;  e a Tidy Cat.  As mesmas estao sumindo do  mercado e o valor está lá na estratosfera.  Moro em Manaus e mesmo no Carrefour seu granulado está em falta desde dezembro passado ;(  As que encontro á venda são justamente as que não quero e não valeria a pena comprar fora já que é um produto relativamente barato para um frete caro.
Comprar liteirinha com filtro de carvão para 4 gatos, quase 5, nem pensar, custa mais caro que um vaso para banheiro normal, e é de plástico...imagina o que resultaria com essa turma fazendo suas devidas escavações??? e como gosto de inventar "coisas" para facilitar o dia a dia felino,  acabei por encontrar a solução ideal.  Barata, sem cheiro e por incrível que pareça a duração da areia é maior porque não fica molhada.  fica sequinha.

Mandei uma sequência de fotos para a Roseli para que se alguém tiver dúvidas, possa esclarecê-las sobre o "Projeto Peneirando Xixi"  rsrsrrsrsrsrsrsrs

1- comprei duas bandejas plásticas iguais, do mesmo tamanho; daquele tipo  que, ao se encaixar uma sobre a outra, há um ressalto que permite um espaço de 3 cm entre  o fundo das mesmas.
2- com um prego ou uma chave de fenda aquecidos na chama do fogão perfurei  uma delas em vários pontos, dando uma aparência de escorredor de massa.
3- o fundo da bandeja inteira, sem furos, forrei com jornal.
4- na bandeja furada, coloquei o granulado.
5- encaixei uma na outra.
Como funciona:  o granulado vai "filtrar" a urina que será absorvida pelo jornal, mantendo a areia seca e portanto sem cheiro de amônia
A cada dia, como são 4 gatos adultos, renovo as folhas de jornal, e geralmente pelo caderno de política que pela Lei de Atração, elas se prestam melhor ao serviço,hihihihi...  lavo a bandeja "retentora" com Farmasept, Herbalvet ou Lysoform, deixo secar e pronto.
Com o a bandeja deles fica no meu banheiro, não deixo nunca de usar o Chega de Cheiro http://www.ciadogatopersa.com.br/shop/d ... f401d8fcf4
só para ter a certeza de cheirinho de higiene.

Abraços e ronrons a todos!!!!

25-04-2008 21:34:58
Última edição por araguacy (26-04-2008 14:34:52)    
adriana

registrado(a): 18-05-2006
Muito boa sua ideia Araguacy!

Sem contar que ecologicamente correta, pois jornal e totalmente reciclavel e diminui e muito a quantidade de areia utilizada...
Acho que vc deveria patentear sua ideia...

Abraços, Dri.

26-04-2008 14:09:14

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlinos Amigos ,

A excelente idéia de nossa "correspondente" já está no site.
Quem quiser ver as fotos pode acessar:

http://www.ciadogatopersa.com.br/texfo/bandeja.htm

Miaus
Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

26-04-2008 14:26:11

Roberto

registrado(a): 02-02-2006
Grande idéia.
Vou passar o domingo furando bandejas.
:)))

26-04-2008 22:10:26
Última edição por Roberto (26-04-2008 22:10:44)    
adriana

Novamente parabens,

a Araguacy e agora a Roseli, que criou um metodo didatico para ilustrar o assunto!
Estava conversando com meu esposo, que a necessidade eh a mae da invençao, e como o brasileiro em geral eh inteligente e consegue suprir suas necessidades de maneira criativa!
Por isso eu digo: abaixo o "jeitinho brasileiro" e viva a criatividade do nosso povo!

Beijos, Dri.

27-04-2008 10:19:28

araguacy

Olá Adriana,

Puxa vida!!!  Você curtiu tanto a idéia quanto eu menina! rsrrsrsrrsrs

Obrigada pelos parabéns, mas não vou patentear.  Prefiro que juntos venhamos aperfeiçoar o Projeto Peneirando o Xixi, hahahaha... até pq já descobri que uma de minhas fofelinas faz o dito cujo bem no meio da bandeja, exigindo q os furinhos sejam em maior quantidade ali...  ah os furinhos devem ser pequenos para não entupir com areia, e nem comprometer a estrutura da bandeja (dica do maridão, engenheiro de estruturas)  ;))
Quanto à criatividade, eu sou meio coruja com o "enxoval" de meus filhotes.  Eu mesma fiz os arranhadores com bambu, corda fina e aqueles tapetinhos de $1,99;  os edredons bem fofos e macios , e uma toca bem gostosa e lindinha onde adoram se esconder !! (olha a modéstia aí gente!!!) Essa toca foi feita com várias camadas de lâminas de papelão fininho e cola,  forrada de tecido bem colorido de gatinhos. Ficou uma belezura!!! rsrsrrsrs.  Já tem mais de um ano de uso e continua firme e forte apesar dos constantes abusos de nossos fofuchos.  Aliás a Roseli pode falar como ninguém dessa obra de "arteira apaixonada"!  Se eu fosse patentear cada uma...ai meu Deus!!! não poderia dar as dicas para vc, não é??  e eu prefiro ter um monte de felinoamigos!!

Bjos e muitos ronrons para vc!!!

28-04-2008 23:43:38
Última edição por araguacy (28-04-2008 23:46:27)    
Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
PPX by Araguacy!!!
(Projeto Peneirando Xixi)

Adorei a idéia!!
Vou estudar o projeto aqui, pois o "budum" do Princippè é coisa de louco!!
Às vezes penso até em chamar a Defesa Civil ou o esquadrão anti-bombas pra eu limpar a caixa dele. E isso acontece todos os dias. Eita xixizinho fooorrttteeeee!

Bjokas e parabéns pela idéia!

29-04-2008 08:39:54

adriana

Puxa Araguacy, como vc é prendada! (rs)
Você poderia passar (se possível), o método didático de fazer tocas pra gente também, igual ao PPX...
É que eu amo trabalhos manuais e essa idéia da toca foi 10...

Bjinhos, Dri.

29-04-2008 10:26:01

Leonardo Saraiva

De: Porto Alegre - RS
registrado(a): 30-10-2007
Porque eu nunca acho uma badeija com uma profundidade boa que nem estas das fotos? Todas as baideijas que acho aqui em Porto Alegre são bem rasas.. uma M******... hehe

Abração!

29-04-2008 15:47:19

araguacy

Oi Leonardo,

Você vai encontrá-las aí em Porto Alegre com muita facilidade !!!  Basta ir até o Makro, ou então, nas lojas que vendem produtos para açougues ou restaurantes,  que vc localiza rápido nas Páginas Amarelas ou até na lista on line.  O nome que utilizam para esse modelo, é CONTENTOR PLÁSTICO, e vc pode escolher entre vários tamanhos e profundidades.  E não custa caro.  Por menos de 16 reais vc tem as duas no mesmo tamanho q as da foto!!!

Boa sorte em sua procura!!
Abração e ronrons.

29-04-2008 17:47:00
Última edição por araguacy (29-04-2008 17:48:09)    
Leonardo Saraiva

De: Porto Alegre - RS
Bah, muito obrigado Araguacy!

Você tem certeza que tem no MAKRO, pois vou la hoje!

Como você conhece? Você é de porto alegre?

Abração!

30-04-2008 17:14:22

araguacy

Olá Leonardo,

Não conheço o Makro de Porto Alegre, mas conheço as lojas de Fortaleza,  Manaus,  Belo Horizonte e Rio de Janeiro.  Os produtos das lojas são praticamente os mesmos no Brasil inteiro , algumas com mais ou menos ítens, de acordo com a necessidade da população.  As minhas bandejas foram compradas numa delas....  Mas se vc entrar no site do Makro, vc escolhe a loja de seu estado, e lá tem o número do telefone.  É só ligar e perguntar se tem, não esqueça de procurar por CONTENTOR de plástico  As lojas que conheço geralmente são muito prestativas em dar informações ao cliente por telefone, já que geralmente ficam distante do centro da cidade.  Espero que vc as encontre, ok?
Abração!

30-04-2008 19:57:47
Última edição por araguacy (30-04-2008 22:37:53)    
Vera Vivas

De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Prezados participantes e "amantes" dos felinos como eu.

Adorei às idéias postadas aqui....a bandeja sanitária é a que uso, mas agora...problema do xixi resolvido!!!

Queria ver o arranhador...será que tem fotos? Quero mandar reforrar meus sofás(judiados pelas unhas de 13 bichanos) e preciso antes acostumá-los ao arranhador.

Enviei hoje ,para Roseli ver se vale a pena mostrar para todos, uma caixinha de dormir que fazemos com sucesso aqui em casa(custo básico de R$15,00 + tempo de 1 hora) , eu as deixo sem forração definitiva( que pode ser de tecido), assim, para meu caso, com edredons soltos e paninhos, posso lavar e limpar com alcool sempre a caixa.
Mas para gatos comportados, que não tenham acesso a rua(os meus andam pela vizinhança, pelo gramado, na chuva(adoram andar na chuva, mas não de banhos!) , pode ser forrrada com tecido bonito, etc.
Espero que Roseli goste da idéia e poste para todos.
Bom fim de semana.
Vera

01-05-2008 13:07:04

araguacy

Felimigas Adri e Vera,

Vocês me pegaram de surpresa, pois à época que fiz os arranhadores e a Toca Miau Escondido, não imaginava a repercussão que fariam  tanto tempo depois e não fotografei o passo a passo ;(  Mas prometo fazer o diagrama e procurar fotos para enviar a vocês.  Os mesmos são fáceis de fazer e o material se encontra em qualquer lugar. Se desejarem, mandem seus e-mails  para que eu os envie, ok?

Vera, em seu caso particular já pode contar com as sobras de tecido do revestimento.  Mas antes de revestir o móvel, deverá investir na reeducação "arranhadora" de seus gatinhos, já que se trata de um hábito instalado, e possívelmente terá que se valer de produtos químicos por umas 3 a 4 semanas (Repell Pet, aqui da Feline Shop ou Pet Away) para afastá-los do sofá, e para atraí-los ao novo arranhador, o CatNip.

ROSELI QUERIDA!!!!
Isso aqui está se tranformando num troca troca de idéias de "Enxoval Felino", hihihihi
Que tal vc instalar  um link FORUNLINOS PRENDADOS, SUAS ARTES, MANHAS E MANIAS para que os arteiros dividam suas idéias e publiquem fotos, dicas e passo a passo de como fazer móveis e utilidades felinas ??  ;)))  ;)))

Bjso e ronrons a todos !!!

01-05-2008 14:16:53

Vera Vivas

Oi Araguacy,

Legal sua idéia de uma página só para "invenções pros felinos" .

A cx que fizemos (talvez Roseli venha postar depois dos feriados) , pode ser forrada por fóra com contact colorido e fica linda(quando é pra colocar dentro de casa e ficar mais "sofisticada", forrada com tecidos, etc) , no meu caso, fiz em princípio, pra mãe felina que não entrou mais em casa desde que desmamou os filhotes(manias dela! que ficava dormindo pelos pátios, no frio)  e um dos machos filhos Lau, que tbém não gosta de ficar "confinado em casa".....mas na verdade confinados maneira de dizer, a casa tem portinhola pra eles entrarem e sairem à vontade. Então, eu deixei no plástico original a cx , porque fica na porta da cozinha, num pátio aberto e sujeito a chuva e trovoadas....

Vou aguardar a sua "idéia " pro arranhador; não precisa ser super detalhado....dando a idéia a gente desenvolve.

[] Vera

01-05-2008 18:49:19

adriana

Estou gostando dessa troca de experiências!

Acredito que procuramos soluções criativas para o enxoval felino, devido ao custo e dos produtos encontrados no mercado.
Esses dias troquei o arranhador da Dai, pq o dela estava muito pequeno e todo "detonado".
Achei o cúmulo não ter uma peça de reposição apenas do "poste de arranhar", então tive de comprar um arranhador inteiro (com base, carpete etc.)... Além de ser custoso, acho um despedício jogar fora o arranhador inteiro, sendo que a única coisa que está ruim é o sisal do poste de arranhar...

Bjos, Dri.

02-05-2008 09:27:42

araguacy

Oi Adri,

Ontem mandei para a Vera as fotos dos arranhadores que fiz para nossos feluchos.  São peças bem simples, e no seu caso, o sisal é muito fácil de substituir: é só "depilar" bem as sobras do dito,  ha ha ha, e cobrir gradativamente com cola, à  medida que vc vai enrolando o barbante ou corda na espessura que desejar, o faça com bastante frimeza para ficar bem juntinho e muito bem colado.

Envia seu e-mail através da Roseli, q te envio de volta as fotos, ok?

Alías, vou enviar à Roseli e quando tiver tempo ela disponibiliza para vcs!  A nossa querida consultora de assuntos felinos está com virose, cuidando da enorme família peluda e de quebra dando atenção para nós aqui.  Então está na hora de fazermos boas vibrações por ela, não é?  ;) ;)

bjos e ronrons p vc!!

02-05-2008 13:13:47

Vera Vivas

Olá pessoal,

Recebi  sim a foto com arranhador e caixinhas, lindas por sinal!

Aqui em casa não duram um dia!!!Mandei até para Araguacy uma foto da minha Anka (Siamelata) que tem uma esculto-pintura do lado...tá detonada pelas mordidas dela!!Imagine uma caixinha....mas farei uma com cuidado, pra ver no que dá.
Primeiro, o arranhador....este mais urgente aqui em casa.

Virose!!! Ops Roseli, será que é o outono? Meus bichanos idem....começou com Anka(devidamente vacinada), muitos espirros, etc...foi branda. MAS Matisse, o macho amarelo...parecia que ia morrer....foi direto pro Veterinário(muito bom por sinal), custou....tá 6 dias muito caído e não me deixa dormir, espirra em cima de mim, ai eu limpo o nariz com lenços de papel....ele adora sabia? Depois, se espirra de novo, faz hã hã...pra mim limpar o nariz pra ele...assim noite toda!! Um folgado.
Agora, Mogwai e Bella tbém estão doentes...Enfim, uma luta!!! Tou com a coluna arrazada...pegar cada 6 kgs .....e nos meus 54 bem vividos....não é brincadeira pra fim de semana.

Espero que tudo ai melhore logo tbém, digo tbém, porque desejo rápido melhoras aqui em casa ...idem idem.

Bom domingo a todos!
Vera

03-05-2008 13:51:10

adriana

Oi pessoal!

Ará, a Roseli me disse que vc não está conseguindo mandar emails para mim, né?
Acho que era pq minha caixa de emails estava lotada! (rs)
A Rô postou seu email para mim, mas as fotos (do arranhador e da toca), não vieram no anexo...
Teria como tentar mandar novamente?

Obrigada e bjos, Dri.

07-05-2008 08:35:10

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlinos amigos ,

Pessoal, neste final de semana estaremos publicando as fotos  e colocando os links aqui para que todos tenham acesso.
Então são as fotos que a Vera Vivas nos enviou e também as da Araguacy.
A amiga Ará sempre inova, aqui temos uma caixa dessas que a amiga Ará nos presenteou... a verdade é que eu já quiz entrar e dormir lá dentro, só que não deu muito certo! ahahahahahaha Aguardem as fotos!

Bom, a virose deu adios ainda bem!!!!!!!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

07-05-2008 21:04:44
Última edição por Cia. do Gato Persa® (07-05-2008 21:05:19)    
Rosilene Maester

De: Santo André - SP
registrado(a): 30-11-2008
olá pessoal !!

Este é meu primeiro post aqui e achei essa matéria interessante, gostaria de saber se tem como a Araguacy me enviar as fotos do seu arranhdor e da casinha. É que como vc Araguacy tbém gosto de caprichar nos enxovais dos meus bebês. Tenho dois persas e um SRD e acha gasto com arranhadores.
Meu marido tbém gosta desses trabalhos manuais e até já tentou fazer um um, mas ninguém soube nos dizer com que tipo de cola podemos colar o sisal e os carpetes.

Parabéns a Arguacy pela idéia e capricho e obrigada pela atenção.

04-01-2009 16:56:43

araguacy

Oi Rosilene!!

Seja bem vinda e sinta-se em casa!!  Conseguimos aqui formar uma família felina sempre disposta a ajudar uns aos outros, dar pitacos, dividir experiências e aprendizado, recebendo e distribuindo solidariedade nas dificuldades e vibrando a cada vitória de cada gatinho e por consequência, dos humanos deles, he he he

Sobre as fotos que vc deseja, por favor envie seu e-mail para a Roseli que ela me encaminhará, e logo lhe envio, ok?

Tenha um ótimo Ano Novo, cheio de miados e ronronados de prazer, muita saúde e muito a participar conosco aqui!!

Boa sorte e um grande abraço!

04-01-2009 18:02:42

Rita Lopes

registrado(a): 08-09-2008
Oi Araguacy, fui no Macro comprei a caixa, fiz os furos, pus a areia e o xixi não passou para baixo. A areia que usei é da Gato Nobre. umas pedrinhas grandes que absorveram todo o xixi e não passou para baixo.

Fiz mais furos e nada. Que granulado devo comprar ? Os furos são pequenos e não ficaram entupidos de areia.

Acho essa idéia tão boa ainda mais que acaba de chegar o chega de cheiro que a Roseli me enviou.

30-01-2009 16:58:33

araguacy

Olá Rita,

O granulado que utilizo é o do Carrefour que na verdade é o mesmo que o Tidy Cat e o Absorsol; todos são do mesmo fabricante, e o que pagamos é o preço de marca. Não conheço a areia que você usa e não saberia comparar os resultados com ela, mas aqui em casa troco o jornal a cada 24 horas e ele está sempre encharcado, afinal são 5 gatos!!! Não sei quantos gatinhos vc tem, mas se tiver apenas 1 ou dois, acredito que demore mais tempo para escorrer a urina.  Na verdade, o escoamento se dá pelas sucessivas utilizações . E o que a bandeja furada evita é o acúmulo do líquido no fundo e evita o cheiro de amônia. Verifique se não te algum furinho obstruido pela areia úmida , ou se for o caso, aumente-os um pouco, e se não estiverem mais entupidos espere mais um tempo para observar o resultado,  que para mim foi ótimo, e espero que os demais forunlinos que experimentaram também tenham obtido sucesso.

Um grande abraço e muitos ronrons a vc e seu(s) gatinho(s)

30-01-2009 17:47:51
Última edição por araguacy (31-01-2009 00:29:25)    
Rita Lopes

Comprei a Tidy Cat e nada.

Descobri que o problema é que eles não cavam para fazer xixi, fazem xixi em  cima e depois cobrem ai fica tudo por cima. Comprei pedrinha branca de aquario e estou ansiosa para ver se da certo. Foram 4kg da nº 2

02-02-2009 00:28:26

Rita Lopes

A pedrinha deu certo para escorrer o xixi, mas ficou um cheiro horrível durou dois dias. Fora que como é pesada não eles cobriam o cocô .

A areia gato limpo voltou e comprei um montão. Ela forma um torrão só no xixi.
O problema é que fica areia pela casa toda de manhã varro tudo e a noite só a cozinha e a área de serviço.

E o pozinho sai voando pela casa. Lembrei da Pat falando que a casa fica parecendo uma praia. Tenho um capacho na frente da caixa que reduziu em 50% os grãos que vem na patinha.

Mas e os outros 50% ? Além de que quando chega visita eles adoram ir fazer cocô.

Hoje criei coragem e comprei aquela caixa grande que parece uma caixa de transporte e não sei como adaptá-los.

Enquanto estou escrevendo, eles estão brincando com ela como se fosse uma casinha. Já aprederam a entrar, mas não a sair.

Será que devo deixar sem a tampa até eles usarem algumas vezes?

Alguém já usou?

Dá certo?

11-02-2009 20:48:52

Denise Gonçalves

De: SBC - SP
Olá pessoal...
Uma amiga me indicou um granulado muito bom... é o granulado de madeira Kitty Cat... realmente não deixa cheiro!!! paguei 9,90 no pacote com 2 kg, mas segundo ela dura 1 mês... comprei primeiro 1 pacote para testar, e até agora funcionou muito bem... quando os gatos fazem xixi ele incha e vira uma serragem, um pó de madeira... por isso tem que colocar uma camada fina na caixa, aí ele acaba rendendo... e o bom é q além de não deixar cheiro de xixi ele não é tóxico... ela joga no vaso sanitário, e disse que não entope... o fabricante tbém diz que pode ser jogado no vaso, mas eu prefiro jogar no lixo mesmo...
olha, vale a pena testar!!! eu que tenho 6 gatos amei!!!

14-04-2009 17:56:07
Última edição por Denise Gonçalves (14-04-2009 17:57:25)    
Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.