Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Frequência do cio    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Patricia Lacerda

De: Belo Horizonte - MG
registrado(a): 19-02-2008
Olá!
Queria saber se alguém pode me tirar essa dúvida... Minha persa de 1 ano e 6 meses começou a entrar no cio em abril desse ano. Desde então ela vinha entrando com uma frequência média de 20 em 20 dias, mas agora parou... tem uns dois meses que ela não dá nenhum sinal. Será que pode ser algum problema, ou a variação de frequência é comum de acontecer? A propósito, queria saber também se há algum problema em se castrar uma gata no cio, ou se devemos esperar passar primeiro.
Um abraço!

SANDMAN #18: "A Dream of a Thousand Cats"

14-10-2008 08:47:29

Thais Sundfeld

De: Brasilia - DF
registrado(a): 14-06-2008
Patrícia, é normal sim. às vezes elas entram num cio atrás do outro, mas podem intercalar mais.

Vc não deveria esperar mais, castre-a logo. Já viu como ela fica estressada? Fora o risco de câncer de mama e útero...

Qto a castrar durante o cio, não é recomendado, pq a gata já está bem debilitada, mas tem veterinário q faz. eu não arriscaria.

14-10-2008 16:14:44

Janielen Cavalcante

De: João Pessoa - PB
registrado(a): 20-09-2008
oi gente ... aproveitando aqui esse tópico sobre cio gostaria de tirar algumas dúvidas com vcs! Minha gatinha Milly, uma persa, entrou no cio com dez meses. Ela começou com aquelas manhas, levantando o bumbumzinho, enfim, toda dengosa! esse compotamento durou uns 5 dias, até ai beleza, dpois ela voltou ao normal. Após uns 2 a 3 dias ela se comportou muito estranho, a gente n podia chegar perto q ela rosnava( axo q é isso, enfim fazia aquela zuada qdo ta estranhando), e ficou saindo uma secreção q parecia um pus da vagina dela ... fiquei sem saber o q fazer, super preocupada, dai liguei pro veterinário dela e ele disse q ainda era do cio, q ela estava ovulando, por isso a secreção. Mas n sei gente ... axo tão estranho, pq ela n fica miando como quem ta chamando os gatinhos, ela ta quetinha, só fica rosnando, até qdo se lambe ela faz isso, parece até q é uma dor, n sei explicar! Vcs já passaram por isso? Bjuz e ronrons

23-03-2009 20:54:01

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Janielen,

até onde eu sei, as gatas não são como as cadelas: não tem secreção!!!!!!! E esse papo de "ela ainda estava ovulando".... meu Deus!!!!!
Em primeiro lugar, troque de veterinário.

E creio que é normal a gata entrar no cio com 10 meses, pois se trata de uma persa. Dizem que o cio e a maturidade sexual nesta raça, vem depois.

Mas é melhor ouvirmos a opinião de criadores aqui no fórum.

Agora, eu acho que a sua gatinha tem alguma coisa....... secreção na vagina não é normal para gatas.

Beijo,

25-03-2009 08:50:04

Vera Vivas

De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Patricia,

Concordo com as colegas do forum.......sua gata tem algum problema....pode ser uma glandula perianal entupida, fica dificil saber ao certo, melhor levar logo pra outro Veterinário mais experiente.

Boa sorte
Vera

25-03-2009 14:00:40

Janielen Cavalcante

Oi meninas ... muito obrigada pelas postagens!
Milly ficou com aquele comportamente estranho apenas um dia, a secreção demorou mais p parar, cerca d dois dias! Mas vou sim levar ela p oto vet no fim d semana, vou cuidar bem direitinho de minha princesa preciosa!
Um xeru e ronrons d Milly p vcs!

25-03-2009 18:11:49

Janielen Cavalcante

Genteeee ... to com muito medo e preocupada! Minha Milly hje a noite começou a apresentar aquele mesmo comportamento q eu tinha mencionado antes. De imediato liguei pro vet dela e ele falou q realmente n era normal e falou q eu teria q fazer urgente uma ultrassom pois poderia ser uma inflamação e disse q possivelmente teria q operar! Meu Jesus, to com tanto medo gente ...

01-04-2009 19:19:49

Vera Vivas

De: São Paulo - SP
registrado(a): 13-04-2008
Janielen,

Não deve ficar tão angustiada.
O melhor e seguro caminho pra sua gata , seria a castração mesmo....vai evitar muitos e muitos problemas de saúde, fica uma gata tranquila, e vc mais ainda...é uma cirurgia segura, tranquila...Alguns poucos dias de cuidados e terá sua princesa de volta cheia de energia.

Boa sorte.
Vera

02-04-2009 13:37:09

Janielen Cavalcante

Oi gente ... fiz o ultrasson d minha Milly ontem ... n deu nada. O vet da ultrasson disse q tava tudo normal, só existia a presença de bastante gases! Inclusive ele nem vizualizou o útero e ovário dela, se fosse o caso de perimetria teria vizualizado fácil n é, visto q pelo q li o útero aumenta bastante d tamanho? Bem, o q estou fazendo com ela, a mando d seu vet, é o tratamento com sulfa (para a infecção) e luftal(para as gases). A secreção tem diminuído, mas está com uma cor diferente, meio avermelhada, e o xixi dela ta meio marronzinho, axo q é devido a mistura com a secreção n é? amanhã levarei ela novamente para o vet p ter uma conversa séria com ele, pq estou muito preo gente, é horrível vc tratar uma gatinha ás escuras, sem saber ao certo seu problema! Um xeru p vcs e ronsrons d Milly!

03-04-2009 18:07:34

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlinas,

Uma coisa interessante a saber é que as gatas quando estão no cio, liberam secreção transparente. Não é branca nem leitosa nem  rosas, é transparente, porque o cio é justamente para a gata cruzar e o líquido aparente é para facilitar a lubrificação , assim quando o macho for cruzar não machuca a fêmea.

É importante ficar sempre de olho em nossas gatas para ver se há presença de secreções coloridas, como as que citei acima, pois aí sim seria o caso de investigar e  verificar se o organismo está em ordem ou não! 

Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

07-04-2009 18:36:53

Janielen Cavalcante

Pois é, mas a secreção dela era branca, parecia pus mesmo e teve um dia q saiu meio avermelhada. Sinceramente é complicado viu, to tratando com antibiótico e como complemento to dando um probiótico, mas o ruim é q nenhum diagnóstico é dado, só se afastou a suspeita d uma perimetra( acho q é assim q escreve .. hehehe) devido a ultra! A secreção ao q parece parou, mas mesmo assim, n sei o q houve com minha gatinha! Quais as causas possíveis d uma presença d secreção com essa característica??

07-04-2009 19:24:50
Última edição por Janielen Cavalcante (07-04-2009 19:25:49)    
Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina janielen,

Então era um tipo de corrimento mesmo. Realmente neste caso é preciso entrar com antibiótico que resolve o problema sim.
isso não tem uma causa, por exemplo algumas pessoas dizem que se a gata não acasala no cio dá piometra,  A Piometra não aparece assim, mas  dá na maioria das gatas já adultas e que tenham pelo menos 5 anos.
Esse tipo de infecção uterina pode acometer gatas mais jovens e não há uma explicação do motivo ou porquê isso acontece com as mais jovens!

Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

07-04-2009 20:31:11

Janielen Cavalcante

Genteeeee ... me ajudemmm!!
No último dia do tratamento com antibiótico a secreção voltou, n sei mais o fazer! Axo q ela n ta engolindo o remédio direito, pq espuma muito, e misturado com o remédio! Será q a danada ta expulsando a medicação? Pq assim q abro a boca dela p colocar ela fica logo com línguinha agoniada p colocar o remédio p fora! Um xeru p vcs

10-04-2009 15:45:00

Janielen Cavalcante

Galera ... sinceramente, n sei mais o q fazer ... o próprio vet d Milly diz q n sabe mais d nada e aconselha eu operar ela, mas é complicado, pq n tem nenhum diagnostico certo, imagina se eu operar e continuar a secreção! N sei o q faço, mas acho q iriei repetir a ultrasson!

13-04-2009 10:38:23

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.