Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Sarcoma de aplicação - Fase II    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Rita Lopes

De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
Quero deixar com experiência o que está acontecendo comigo e com o Bartô.

Bem depois de muito pesquisar e sofrer com vets oncologistas pouco interessados e pagar bem caro por cada consulta (140,00) encontrei a Dra Carolina na USP que fez mestrado em sarcoma vacinal e agora está fazendo doutorado. E é muito carinhosa e atenciosa e preocupada.

O custo está muito menor que se fosse particular e compensa a burocracia das serviços públicos.

Uma seção de químio sai em torno de R$300,00 no particular, R$ 150,00 a preço de custo e estou pagando R$ 25,00 porque o medicamento está sendo financiado pelo programa.

Foi feita a tomografia (R$ 700,00 no particular e paguei R$250,00) e realmente esse exame foi muito importante, porque ele mostra melhor as ramificações e a extensão do sarcoma.

Apareceram o nódulo do lado direito subdividido bem grande (7cmx3,5cm) e um nódulo do lado esquerdo bem menor.

Como na imagem não aparece o núcleo do sarcoma pensaram em repetir a citologia dos dois lados.

Esse exame é indicativo. O resultado foi péssimo: sarcoma em fase inicial.

Não é possível operá-lo agora porque está muito grande e enraizado e aderido a musculatura. A amputação do membro também está descartada porque é na bunda e não iria melhorar o quadro.

A solução foi realizar quatro quimios e se diminuir operar com uma boa margem de segurança. A musculatura da perna direita será comprometida.

Cada seção é feita a cada 21 dias. Os efeitos na primeira foram mínimos. Sem vômitos, sem diarréia. O apetite diminui no 10º dia. Os pelos começaram a cair mais e a escova petmix ajuda muito. Tenho que passar aspirador na casa todo dia. Mas isso é o de menos.

No geral está tudo bem tirando umas crises de choro que procuro ter longe deles.
Estou brincando mais com todos e passando mais tempo com eles.

Desde o ida 15 de janeiro estamos nessa perigrinação de vários vets e exames. Toda semana tem uma saída e um exame.

É muito estres. MUITO !!!!!

Cada picada para tirar sangue é um terror. Tem dias que vai na primeira, hoje foi nessessário quatro vets para contê-lo.

O duro de lidar com o câncer é saber que não tem cura e a reincidiva (volta do tumor) é imprevisível. Independe do protocolo do tratamento, mas depende da caracteristica de cada gato.

A vantagem é que os gatos tem poucas reações à doxorrubicina, que é o melhor produto para sarcoma. Os cachorros desenvolvem insuficiência cardíaca.

A desvantagem é que o câncer nos gatos é muito mais agressivo nos gatos do que nos cães. O câncer de mama volta em 9 em dez gatas e em quatro cachorras. Por isso é bom castrar as gatas que não vão procriar, pois reduz o risco de câncer.

O sarcoma vacinal embora quase nunca de metástase (pulmão, fígado, etc) é muito agressivo.

Outro problema é que alguns tumores podem dar uma sobrevida de dois anos com qualidade se nada for feito e pode voltar em quinze dias com muita violência se operado. 

O gato de maior sobrevida até agora é de 5 anos. Mas em geral volta em dois anos.

Se não operar o tumor pode ulcerar (ferida aberta) com mal cheiro e incomodar (coçar). A vantagem é que esse  tipo de tumor não dói. A operação é dolorida e se voltar o câncer não vai fechar o local da cirurgia.

E eu que sou a favor da eutanasia em seres humanos e já deixei bem claro que não quero ser ligada a aparelhos para ter uma sobrevida, me sinto insegura de saber a hora de tomar essa decisão e se isso é o correto,  já que eu não sei o que ele pensa.
E se terei essa coragem....

Desculpem o desbafo, mas a maioria das pessoas que estão a minha volta não entedem porque eu tô sofrendo tanto por causa de um gato.

Às minhas amigas, obrigado pelo apoio. Ter vcs para dividir esse momento tem sido muito importante.

17-03-2009 21:08:33

Bruna Marques

registrado(a): 14-12-2008
Rita, as pessoas ainda têm muito preconceito quanto a gatos e muitos não entendem que a gente se apega e desenvolve uma relação de amor com nossos bichinhos;muitas tb acham que somente cachorros interagem conosco, fazem gracinhas, e não percebem que os gatos também são sensíveis e retribuem amor de um jeitinho todo especial, só deles!Posso imaginar seu sofrimento, e admiro o tamanho da sua força! Não se sinta só no seu sentimento!Há pessoas, como muitos de nós desse fórum, que se tivessem condição fariam o mesmo pelos seus gatinhos ou, mesmo que não tivessem, fariam o máximo que conseguissem.Estou torcendo por vc e pelo Bartô!Um enorme abraço pra vcs dois!

18-03-2009 18:16:59

Vera Vivas

registrado(a): 13-04-2008
Cara Rita,

Senti cada palavra sua ,em sintonia com sua dor.

Nada é demais fazer para amenizar o sofrimento de seu bichano....sei bem o que é não ser compreendido em nosso amor, carinho e "dores" que sentimos por cada um deles.

Infelizmente sabemos, como humanos, os bichos tbém adoecem...e não queríamos que isso acontecesse. Pudesse escolher, sempre iriamos desejar saúde e felicidade o tempo todo para tão amáveis companheiros.

Tenha força, faça tudo que tiver que fazer para seu bichano ter o mx de qualidade de vida e saiba a hora de dar-lhe adeus tbém  de forma serena ,e que ele não seja submetido a sofrimentos que lhe sejam insuportáveis e haja perda de prazer pela vida.

Aceite minha compreensão e carinho pela sua pessoa, merecedora de nossas orações para ganhar forças e aguentar cuidar bem de seu "filhotinho". UM gATO!!!

Quem não possa entender....que seja, cada um sabe de si, de suas escolhas na vida, só que deve respeitar as escolhas alheias.

Beijos
Vera

18-03-2009 19:01:44

Rita Lopes

registrado(a): 08-09-2008
Vera e Bruna, que bom encontrar essas palavras de apoio de quem realmente entende o que é o amor com os gatos, tão diferente e especial.

18-03-2009 19:54:37

Patricia Abreu

De: Salvador - BA
registrado(a): 29-08-2008
Rita, seu amor pelo Bartô é lindo, puro, nobre também, porque eles não são animais de estimação(não gosto deste rótulo), são entes familiares. Se quiser, quando e como quiser, sempre estarei a sua disposição, seja por telefone(7132451146), seja por e mail, que vc já tem, seja por qualquer forma:conte comigo!
Você é forte mas nunca estará sozinha, viu? E você faz o melhor, sempre! pense nisso, em como o Bartô tem uma mãe tão cuidadosa e amorosa!!!!

um beijo,

Patt

18-03-2009 21:35:17

Vera Vivas

registrado(a): 13-04-2008
Olá Rita,

Pensei tbém em conversar com vc por telefone, seria ótimo.

Tenho apart ainda em SP, móro ai fazem 25 anos, mas acabamos construindo uam casa no interior do RJ(minha terra natal) , e agora, com estes 6 bichanos ficamos presos aqui....estamos pra ir ver o apart e amigos em Sp , mas cadê coragem de deixa-los aqui...eles não se adaptariam presos...estão criados soltos, num condominio de casas...andam pela vizinhança...

Assim que encontrar uma pessoa legal, que possa cuidar deles aqui em casa, irei em SP e te aviso...vai dando noticias de seu bichano.

Se quizer meu e-mail particular, a ROSELI tem e, está autorizada a te dar.(ela já deu pra Araguacy numa oportunidade), será muito bem vinda pra conversarmos sempre que pudermos.

Bjos
Vera

19-03-2009 13:49:26

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.