Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Regiane Reb
De: São Paulo - SP
registrado(a): 30-11-2008
|
|
Estou desesperada sem mais o que pensar, estou com um gatinho de 52 dias de idade e cheio de micoses, eu consegui contar e localizar todas um total de 20 espalhadas entre a cabeça, orelhas, boca, olho, peito e barriga, rapei os locais e estou fazendo aquela famosa mistura que todos aqui ja conhecem por 15 dias que é vinagre de maçã + cetoconazol + água e burrifar nos locais deixando agir por 10 minutos, retirar o excesso e secar, também rapei todos os locais para trabalhar melhor, mais a minha dúvida é:
1) Esta certo oque estou fazendo pelo fato dele só ter 52 dias de vida? Será que pode prejudicá-lo?
2) O fato de eu ter raspado o local ajuda ou prejudica? Os pelos vão demorar a nascer?
3) Ele pode tomar a 1ª vacina com micose ou espero sarar? Demorar muito tempo?
4) Geralmente demorar quanto tempo para fazer efeito esta mistura?
Aguardo ajuda
Obrigada
Abraço a todos.
|
|
29-12-2008 21:30:31 |
|
araguacy
registrado(a): 21-04-2006
|
|
Olá Regiane,
Nem sempre os problemas que seu gatinho apresenta são apenas dermatológicos e creio que no momento a melhor ajuda que você poderia receber seria uma consulta ao veterinário. Com tantos focos de micose, é possível que seu gatinho esteja com o sistema imunológico baixo e é possível que necessite de medicação oral para combater o problema de " dentro para fora". Ou de alguma coisa mais adequada ao tratamento de que precisa.
Nunca raspamos a pelagem nesses casos, até porque a micose ou os fungos, se for o caso, se encarregam de deixar cair o pelo. E creio que a raspagem poderia até irritar ainda mais uma pele já comprometida.
Sobre a vacina, o veterinário vai dizer se é melhor esperar um pouco. Se o gatinho estiver debilitado é possível que sim, mas é o veterinário que vai avaliar melhor a situação de seu filhotinho, inclusive para a vacinação e vermifugação.
Esse ritual que fazemos, mistura de vinagre, cetoconazol e água, geralmente demora uma semana a dez dias para que a pele se recupere e a pelagem volte a crescer, mas como os fungos são resistentes, é melhor continuar por no mínimo 7 dias após a pele aparentar sinais de recuperação.
Boa sorte a você a ao tratamento de seu gatinho!! Dê notícias e saiba que estaremos na torcida de quem em breve ele estará lindo e saudável para sua alegria e de todos nós aqui ! ;) Ronrons e abraços!!
|
|
30-12-2008 01:42:45 |
|
Regiane Reb
|
|
Olá Araguacy,
Obrigada pelas informações, mais estou vendo que o procedimento com aquele ritual do vinagre esta surtindo efeito, como ele é muito pequenino acho que não da para dar aquela vacina Biocan M nele né, principalmente porque nem tomou a primeira dose da quadrupla. Bom as vitaminas como o Glicopan e a vitamica C eu ja estou dando para auxiliar na imunidade, então acredito que o veterinário não vai me dar tantas soluções diferentes das que ja estou tomando, tirei o pelo dele com aquela maquininha própria, não foi com gilete e graças a deus não irritou o local, realmente as micoses estavam fazendo o pelo cair mas ficou muito mais fácil para tratar e também a área fica mais arejada, foi o que percebi.
Estou fazendo o ritual 2 vezes por dia esta correto?
Você acha que com esse ritual do vinagre as micoses podem não sumir por completo?
Estou um pouco sem saber o que pensar, as vezes me desanimo e choro achando que não vai dar certo e as vezes olho para ele com aquela esperança de que vai se curar, é fogo viu !!
Ah, você conhece algum remédio via oral que eu poderia dar para ele que tem hoje 53 dias de vida e qual a dosagem?
Fico no aguardo
Obrigada
Abraços!
|
|
30-12-2008 14:16:47 |
|
araguacy
registrado(a): 21-04-2006
|
|
Querida Regiane,
A tosa curta é recomendável em casos como o seu, em toda a pelagem do gatinho; facilita o trabalho de limpeza e curativos. Entendi que vc havia "raspado" nos pontos atingidos, daí meu comentário anterior.
Fungos em filhotes pequenos são comuns, já que são constantemente lambidos pela mãe e ela pode ter sido a transmissora deles, não sei se o seu caso é esse e não sei se a extensão é tão grande como descrita. Talvez a Roseli , a Fernanda ou a Lissa, que são criadoras poderiam nos esclarecer melhor sobre isso.
Se o ritual do vinagre está surtindo efeito, ótimo. É um bom sinal, e a aplicação deve ser como vc está fazendo: duas vezes ao dia. Sobre a medicação oral, eu não me atreveria a indicar. A única vez que houve necessidade de fazê-la aqui em casa, o veterinário pesou meu gatinho para fazer a dosagem correta e por quanto tempo deveria estender a medicação. A ingestão de remédios para esse fim, sobrecarregam o fígado do animal, daí a necessidade de critério médico e como sou leiga no assunto, prefiro não interferir de maneira que venha, ao invés de ajudar, trazer mais problemas para você.
Não perca a esperança e tenha a confiança de que está fazendo o melhor por seu filhote, que são assim como bebês, exigem atenção e cuidados redobrados em momentos como os que vc tem passado. Logo ele estará bem e logo vc esquecerá o sufoco de agora. ;) ;)
Tenha um excelente Ano Novo, q que ele lhe traga muita saúde e alegrias felinas!
Bjos e ronrons!
|
|
30-12-2008 16:35:35 |
|
Regiane Reb
|
|
Muito obriga Araguacy pela força e pelas informações vou ficar no aguardo para ver se consigo uma opinião da Roseli, Fernanda ou da Lissa.
Desejo também a você e toda a sua família um maravilhoso ano novo com muita saúde, paz e alegria !!
Obrigada,
Abraços.
|
|
30-12-2008 17:14:32 |
|
Fernanda Mattos
De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá meninas, olá Regiane!
Embora vc esteja relatando todas as dificuldades de tratar das micosinhas, fico feliz com o grau de detalhamento do tratamento, isso significa que vc é extremamente cuidadosa! E isso é muito bom!
Bom, seu bebezinho de fato é muito novinho, mas o tratamento que está fazendo é o mais adequado mesmo para a idade!
Quanto a raspar, eu substituiria pelo seguinte: quando vc molha para fazer o ritual do vinagre as casquinhas amolecem e o que for se soltando vc pode tirar que ajuda a sarar mais rápido, mas sem machucar a pelinha!
Uma dica adicional às vitaminas que vc está dando, eu acrescentaria o Megaderm que é ótimo para a pele e pelinhos! como é novinho, daria um dia sim, um dia não, por uns 15 dias!
Quanto à vacina anti-micose, ela não é recomendada para filhotinhos tão novos e, é mais indicada para problemas crônicos de micoses, então vamos aguardar, após completar todas as vacinas tradicionais e ver como o bebezinho vai reagir, daí sim veremos se será indicada ou não, mas por enquanto não!
No mais a querida Araguacy já te supriu de todas as informações!
Beijos e vá dando noticias pra gente!
Feliz 2009 para todos!
_______________________________________ Fernanda Mattos Gatil Le Saphir Bleu www.lesaphirbleu.com
|
|
03-01-2009 18:27:02 |
Última edição por Fernanda Mattos (03-01-2009 18:30:44) |
|
|
|
Regiane Reb
|
|
Olá Fernanda, obrigada pelas informações eu realmente estou vivendo para ele, como estou de férias do meu serviço estou me dedicando muito, muito mesmo para ver ele sarado lindo e brincando pela casa!!
A tosa não tem mais jeito porque ja fiz, mas sinceramente achei melhor viu, ficou feio é claro, mas só o fato de estar sarando vale qualquer coisa!! O pelo sei que depois cresce!
Inclusive que ele tem debaixo dos bracinhos e odeia quando mexe la porque pelo jeito a pele esta muito sensível, se eu não tivesse tirado um pouco ia ser muito difícil conseguir tirar as casquinhas!
A respeito das vitaminas eu coloquei tudo no outro tópico que escrevi que é: "Roseli preciso da sua ajuda".
Resumindo: Eu comecei colocando na ração o Organnact Probiótico, Glicopan 1/2 ml da manhã todos os dias e um dia sim outro não a vita C (4 gotas) a tarde e no dia que dava só o Glicopan dava uma cápsula de Megaderm.
Mas ele fez as fezes meio mole, não chegou a ser diarréia mas não fez durinho, então decidi suspender a vita C( que dei um dia só) e o Megaderm (que também dei um dia só) e no lugar dei peito de frango sem sal cozido e desfiado 2 veses ao dia (no primeiro dia que vi que as fezes mole) e a partir do terceiro dia comecei com a sopinha, dou também 2 vezes como almoço e janta, e deixo a disposição dele a ração IAMS filhote com Organnact Probiótico.
Ontem as fezes ja estava mais firme e hoje ja totalmente firme, então vou voltar amanhã a com as vitaminas ( vita C e megaderm em dias alternados) e vou continuar com a sopinha, não sei se foi também a ração porque logo que chegou ja dei logo ela não misturei com a que ele comia antes porque não achei.
Sobre a vacina Biocan M para micose eu pensei em dar após os 3 meses de idade, porque sei que antes não da, seria mais para previnir, tenho muito medo dele ter mais micoses, o que você acha com 3 meses após a 1ª dose da Quádrupla? Essa vacina previni não é? Eu posso depois dar sempre o reforço anual também né?
Eu posso dar as vacinas tradicionais nele mesmo com as micoses em tratamento? A imunidade dele não cai? Ele completa 60 dias dia 07/01/09 dou a primeira dose da quádrupla ou não?
Fernanda obrigada por me auxiliar, sem vocês aqui eu realmente ficaria perdida!!
Beijos, aguardo sua resposta
Feliz 2009 para você também!!
|
|
04-01-2009 18:46:49 |
Última edição por Regiane Reb (04-01-2009 18:58:55) |
|
|
|
Fernanda Mattos
|
|
Oi Regiane, a vit C ajuda a levantar o sistema imunológico e o megaderm ajuda a restaurar a pele e os pêlos. O cocozinho vai estabilizar conforme ele for se adaptando à ração, as vezes demora um pouco, mas com todas as vitamininhas logo ele estará um tourinho!
Quanto às vacinas, provavelmente o vet vai querer adiar por causa das micoses, como ele está em período de adaptação e franca recuperação, eu esperaria e daria a primeira dose com 70 dias, depois as outras a cada 21 dias.
A vacina vai derrubar a imunidade dele de novo e, muito provavelmente, os fungos voltarão a atacar, isso é normal acontecer. Mas ele estará mais fortinho até lá e ficará menos atacado.
Deixaria (veja é só a minha opinião) a Biocan mais pra frente, após os 6 meses, pois ela primeiro faz piorar bastante as micoses e só depois melhora (em alguns casos são necessárias 3 doses seguidas), então vamos deixar o bebe criar mais resistencia primeiro, o que acha?
Esta época do ano está favorecendo muito o surgimento de fungos e micoses pois está calor e úmido.
Enfim, converse com o vet e veja a opinião dele tb.
Aproveitando a deixa, vi no outro tópico que vc pergunta do vermífugo, eu daria mais uma vez já também para garantir, aqui costumo dar o Endal gatos e gosto muito, vc ve direitinho o tamanho e peso e dá.
Abraços
_______________________________________ Fernanda Mattos Gatil Le Saphir Bleu www.lesaphirbleu.com
|
|
05-01-2009 18:03:46 |
|
Regiane Reb
|
|
Oi Fernanda, obrigada por responder, mas me tira uma outra dúvida:
E se eu esperar até ele completar 3 meses de idade para começar a vaciná-lo? (vacinas tradicionais)
Ele não vai estar mais forte ainda, pelo fato de eu estar dando as vitaminas?
A probabilidade dele ter micose não é menor? Ou será a mesma coisa?
OBS: Elas ja estão sarando, porém estou achando Novas Micoses, achei mais 3, isso é normal ??
A respeito do Vermífugo você saberia me dizer qual é o prazo entre uma e outra vermifugação ? Não tenho certeza se é 15/ 30 /45 dias?
Ele tomou com 30 / 51 dias (a criadora que deu e disse que a 2ª era para ser c / 45 dias mais esqueceu ... pode? E diz que é criadora!!!) e agora espero uns 15 dias e dou?
Fernanda muito obrigada por me auxiliar, eu e meu bebê agradecemos muito!!
Abraços.
|
|
05-01-2009 18:35:12 |
Última edição por Regiane Reb (05-01-2009 18:40:06) |
|
|
|
Fernanda Mattos
|
|
Oi Regiane, vc pode esperar ele completar 3 meses mas, em compensação vai demorar mais para criar os anticorpos das viroses da vacina, então ele estará completamente desprotegido até lá. Se ele não sai de casa de jeito nenhum, se vc der os banhos vc mesma (sem levar em pet shop) emfim, se não o expuser a riscos acho que tudo bem, mas a chance de dar micose pós vacina vai ser a mesma.
É uma questão de avaliar os riscos, o que também recomendo que vc faça ponderando junto com o vet dele.
O fato de aparecerem novas é pq ele ainda está debilitado e pq, como disse, o tempo está propiciando o ambiente pra fungos né (calor e umidade), mas veja se está secando bem sequinho após os rituais do vinagre, senão aumenta mesmo em vez de sarar.
Quanto ao vermífugo, vi no outro tópico que uma das vezes vc viu a criadora dar na sua frente, então eu assumiria que ele tomou daí pra frente, pode ser sim a cada 15 dias, 3 doses, então eu daria mais 2 vezes se fosse vc.
Vamos nos falando!
Beijos
|
|
05-01-2009 21:34:25 |
|
Regiane Reb
|
|
Oi Fernanda, acho que vou dar realmente a vacina com 3 meses porque ele não sai e nem sairá de casa ( também nem da, com essas micoses..) os banhos eu mesma estou dando, até prefiro, mas alguma coisa me diz que se eu der mais para frente as vacinas ele vai estar mais "vitaminado" e a probabilidade das micoses aparecerem será menor (minha intuição é claro), mas como você é expereinte no assunto e eu não, vou ficar torcendo para que a minha intuição funcione ( rsrs...)!!!
Ah, outra coisa, ele só esta querendo comer a Sopinha, eu deixo a disposição dele a ração também, mas ele não esta querendo muito não, hoje ele ficou miando (chorando) pedindo a sopinha e a ração estava lá do lado dele!
Será que a sopinha vai suprir ele de todas as vitaminas, ou ele teria que comer também a ração?
Posso colocar o Organnact Probiótico ou o Nutralogic na Sopinha dele, como fazia na ração?
Estou fazendo aquela com chuchu + cenoura + arroz + frando desfiado ( Ele adora !!) O que você acha?
Fê, obrigada pelas orientações !!
Beijos
|
|
06-01-2009 16:55:56 |
Última edição por Regiane Reb (06-01-2009 17:47:16) |
|
|
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
|
|
Olá Forunlinas Regiane e Fê,
Posso dar um pitaco???? A Sopinha vc dpode dar sem medo, o normaçl é o gatinho começar a comer a sopinha e depois passar para a ração, isso para os filhotinmhos, mas não há problema nenhum em dar sopinha se ela gosta. Continue deixando a ração que uma hora ela come, uma sugestão, coloque uns 3 grãos da ração em cima da sopinh na hor ade servir, mas não coloque mais porque os grãos não devem ficar molhados, é só na horinha de dar a sopinha mesmo. O Organnact vc até pode colocar, mas o Nutralogic é melhor diluir em água e dr numa seringuinha sem gulha direto na boquinha. Vacinas são importantes, então assim de der uma boa vitaminada nele vacine.
Cia. do Gato Persa, Vetnil e IAMS, fortalecendo o nosso MIAU!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
06-01-2009 21:47:08 |
|
Regiane Reb
|
|
Oi Rô, estava sentindo a sua falta, obrigada pelas informações, mas a minha nova colega Fernanda também esta me ajudando muito, muito mesmo, fico contente em ver que as pessoas aqui tem muita vontade em auxiliar o próximo, hoje estou em um aprendizado tremendo, mas tenho certeza de que amanhã poderei ajudar muitas pessoas aqui!!
Fê, como você pode ver a Rô ja me respondeu, mas mesmo assim não me deixe, não esqueca de mim, preciso muito de você também!!!
Fê e Rô, não teria nehum remédio via oral que eu poderia dar para ver se auxilia, ja ouvi falar de um remédio com o nome de CETOCONAZOL GOTAS SUSPENSÃO a 20%, uso veterinário ( acho que é esse o nome não tenho certeza), o que vocês acham?
Beijos.
|
|
07-01-2009 14:16:58 |
Última edição por Regiane Reb (09-01-2009 14:05:19) |
|
|
|
Fernanda Mattos
|
|
Oi Regiane, obrigada pelo carinho, e sim, muito em breve vc estará aqui ensinando o que já aprendeu, comecei por aqui tb!
Olha só, existem alguns remedinhos via oral sim, mas no caso do seu bebê não recomendo por ora, pois são muito agressivos ao fígado e, por vezes, à absorção de cálcio que nesta fase é muito importante.
O grande segredo do tratamento de micoses e fungos é: PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA!
Falta pouco, logo logo tudo passa, vc vai ver
Abraços
|
|
12-01-2009 12:54:51 |
|
Regiane Reb
|
|
Olá Fernanda, realmente é preciso muita paciência e persistência, mas graças a deus, as micoses que comecei a tratar quando ele chegou ja sarou esta nascendo pelo bem rápido (algumas ja até desapareceram com o nascimento dos pelos) e as que apareceram depois também ja estão praticamente curadas, a 3 dias não aparece mais nada nele, espero que continue assim, mas estou continuando com o tratamento.
Comecei a tratar dele no dia 28/12/2008 a Forunlina araguacy que também me auxiliou logo que cheguei aqui me informou que o tratamento dura de 7 a 10 dias mas para eu continuar por mais 7 dias após a pele apresentar sinais de recuperação, por causa da resistência dos fungos, ou seja, fazer um tratamento por + ou - 17 dias.
Colega, me de sua opinião:
Eu estou pensando em completar 20 dias de tratamento fazendo 2 vezes ao dia e, pelo fato de estarem praticamente saradas, dar continuidade até o final do mês fazendo uma vez ao dia, isso é claro, se não aparecer mais.
Vendo que sarou todas e que não apareceram mais, qual o meu próximo passo para evitar que venha a ter novamente? (Exceto na limpeza do ambiente em que ele vive, nos seus potinhos de água e de ração, na sua caixinha higiênica, escovação dos pelos e alimentação), porque isso tenho todo o cuidado...
Quando ele tomar a quádrupla elas realmente vão aparecer de novo? Mesmo com as vitaminas que ele esta tomando? ( glicopan todos os dias e em dias alternados vitamina C, megaderm, organnact probiótico junto na sopinha que dou todos os dias e nutralogic na ração).
E se eu dar para ele aquele Leocogem antes de vacinar, será que não ajuda? Ele levanta a imunidade não é ?
Fê, deculpa te amolar tanto, agradeço por todas as orientações que você me deu e espero um dia poder te retribuir.
Abraços.
|
|
12-01-2009 17:42:40 |
Última edição por Regiane Reb (12-01-2009 18:12:44) |
|
|
|
Cia. do Gato Persa®
|
|
Olá Forunlina Regiane,
As vezes demoro um pouco pra responder, porque temos tantos amigos aqui que postam e eu aproveito pra cuidar da turma aqui que tá aumentando! mas não se engane, olho o Fòrum no mínimo 250 vezes por dia, acompanhando tudo!
Quanto aos remédios orais, existem sim, mas o seu gato é muito novo pra já ter o fígado comprometido. Portanto, voltando às sábias palavras da Fê....paciência. Ele é muito novinho e é bem comum com essa idade o gatinhos não terem a imunidade que precisam, principalmente quando são separados da mãe tão cedo. Pois a mãe ajuda na manutenção da imunidade do gatinho! Continue o que vc está fzendo e tenha consciência que depois qeu ele estiver mais forte isso tudo vai ficar pra trás e vc nem vai lembrar!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
13-01-2009 00:45:21 |
|
Regiane Reb
|
|
Roseli e Fernanda, nossa quanta dúvida que não acaba mais !!!!
O problema é que nos locais onde o pelo esta em crescimento eu parei de passar a mistura e a pomada, porque ja estava fazendo a 13 dias e vi que a pele estava completamente curada, OU PARECIA CURADA, mas hoje, após ums 4 dias sem passar mais nada ( mistura e pomada), fui surpreendida quando puxei umas casquinhas que tinha no local, porque o pelo que estava nascendo saiu junto, ou seja, isso significa que a micose não foi totalmente imbora como eu pensava ou o que?
Os pelinhos novos não devem sair quando agente puxa não é?
Bom, eu voltei a passar somente pomada em todas aquelas que tinha parado e estou continuando com o tratamento completo naquelas que apareceram depois.
O que vocês acham? O organismo dele não vai acostumar com a pomada? E o Cetocon Top pode ser passado por meses todos os dias na pele do gato? Não faz mal?
Aguardo resposta,
Beijos
Obrigada.
|
|
13-01-2009 15:13:52 |
|
Cia. do Gato Persa®
|
|
Olá Forunlina Regiane,
Vc não deve se deter à quantos dias está fazendo o tratamento, deve somente observar se está melhorando e isso é a olhos vistos! Existem gatos que levam muito mais tempo pra responder ao tratamento, porque o problema não é só externo, ele tem que ficar internamente forte e saudável e as vezes isso é demorado. Já tive gato aqui que levou 6 meses pra ficar perfeitinho, eu e minha santa paciência fizemos isso todos os dias até que uma hora o organismo respondeu e de um dia para o outro sumiu tudo e o gato nunca mais teve nada. Pegou peso, é um gato até gordinho a Fernanda conheceu ele é um macho preto (o James)...então não se preocupe, o organismo não acostuma com o tratamento não, mas vai responder na hora certa!
Abçs
|
|
|
17-01-2009 10:23:40 |
|
Regiane Reb
|
|
Pelo amor de Deus, não quero nem pensar na hipótese dele demorar tanto assim para sarar !!!!
Roseli, obrigada por tirar a minha dúvida, mas graças a Deus ele esta respondendo sim e muito bem ao tratamento e ADORA a sopinha !!!!
Os novos pelos quando ainda muito pequenos bem próximo a pele em tratamento pode ser tirado com facilidade se for puxado ou não, ele tem que estar mais forte que os outros pelos do corpo num geral?
Porque isso aconteceu quando fui puxar de um local, (não saiu todo mais um pouquinho) que aparentemente ja estava curado, ai retomei o tratamento e não sei quando parar!!
|
|
18-01-2009 15:56:34 |
Última edição por Regiane Reb (18-01-2009 16:03:17) |
|
|
|