Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Homeopatia /Fitoterapia para Cristasi na Urina    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Marcia Scheiner

De: Rio de Janeiro - RJ
registrado(a): 12-03-2007
Olá forunlinos e querida Roseli :
Meu gatinho Guga de 1 ano e meio está com cristais na urina. ( oxalato de cálcio ).
Começou com uma cistite  braba na semana passada, febre..um caos..
Foi  medicado com FLOTRIL e MAXICAM e já está aresentando melhoras clínicas.
Realizei nêle ultrassonografia, EAS, cultura ( que não ficou pronta ) e exame de sangue ( que não cusou nada significativo )..
O Guga sempre teve o hábito ( seria hábito mm ? ) de fazer pouco xixi sempre que come. Achei que fôsse mania..está usando só a caixinha agora, mas elimina pouco a pouco..sua bexiga está do tamanho normal, Graças a Deus.
Sempre utilizei a RC Exigente, que êle adora...não consegui entender ainda o que aconteceu..
A vet me disse que não posso mudar para a Urinary, pois pioraria o caso dêle.
Disse ainda que o ideal seria uma "lavagem" pela uretra pra eliminar os cristais..Sou contra por causa das infecções que possam advir com êste procedimento.
Em segunda alternativa sugeriu sôro subcutâneo de 48 em 48 horas , pra ajudar a "limpar" a urina.
Pensei então num tratamento homeopático ou fitoterápico..tipo um chá, gotinhas..sei lá..algo menos agressivo, já que êle é extremamente medroso e assustado.
Vcs têm experiência que possam trocar comigo, ou conhecem alguem aqui no Rio de Janeiro que trabalhe com isso ?
Abraços !

09-06-2008 15:31:56

Denise Gonçalves

De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
Oi Márcia, td bem?
Olha, tive um gato q teve esse problema uma vez... ele chegou a urinar sangue... uma pessoa q tem experiência com gatos conseguiu desobstruir a uretra dele massageando, e disse pra darmos bastante chá de erva-tostão... foi muito bom, ele melhorou rapidinho... começou a fazer cada xixizão (rsrsrs)... ainda tenho essa plantinha em casa... bom, não sei se foi a erva ou a quantidade de líquido q ele acabou tendo q ingerir (colocávamos na boca dele com uma seringa 10ml toda hora)... qdo falamos pro veterinário ele disse pra continuarmos dando... vai a dica... acho q não custa tentar...
abçs

09-06-2008 16:04:03

Marcia Scheiner

Ai, Denise ..sabiaaaaaaaaaaa que tinha alguma coisa...mais branda...
Vou procurar já já aqui no Rio...acho que não terei dificuldade em encontrar ( espero ).Como vc dava o chá  ? Na seringa, de hora em hora ? Fazia muito concentrado ?
Muito Obrigada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

09-06-2008 16:09:05

Denise Gonçalves

Acho q é fácil encontrar... tenho uma foto da planta num blog (era a 'caminha' preferida deles) e vc pode plantar em vaso mesmo, pega fácil... a gente pegava uns ramos, um punhado, e fazia uma infusão com +/- 3 copos de água, e dava toda hora com seringa... não tinha espaço de tempo certo, era toda hora... coitado, ficava com a bexiga cheia rsrss, mas foi assim q foi limpando... o blog é http://famliafelina.blogspot.com (é família sem o primeiro 'i' mesmo)...
abçs
CORREÇÃO: a erva do blog que citei não é a erva tostão - é dinheiro em penca... desculpem.... a erva tostão é esta: https://belezadacaatinga.blogspot.com.b ... l.html?m=1

09-06-2008 16:20:39
Última edição por Denise Gonçalves (25-02-2017 20:11:28)    
Marcia Scheiner

Denise...sou eu de novo..
Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a dica da ERVA TOSTÃO.
Tenho dado direto pro Guga, e êle está melhor.
A minha dúvida é se existe contra indicação .. êle gosta muito do chá..toma sem problemas..
Qto tempo vc deu o chazinho  pro seu gatinho ?
Abraços !!!!

20-06-2008 12:11:42

Denise Gonçalves

Oi Márcia, olha, na época eu falei pro vet. que tava dando e ele falou pra continuar... a gente dava bastante, toda hora até ele fazer xixi normal... a gente deixava a liteira sem granulado pra poder ver a cor do xixi... ... não tem contra-indicação não... eles acabam acostumando com as "seringadas", né? Minha mãe até deixava a erva na água deles, pra eles irem tomando...
Que bom q o Guga tá melhor!!!
Abçs

20-06-2008 13:39:26

Marcia Scheiner

Ai, Denise....esqueci de perguntar...
Vc dava qual ração pro seu gatinho ? E agora qual êle está comendo ?
O Guga come R C Exigent..não sei se vale a pena mudar....
Já sei que a Urinary é pra estruvita..não é indicada pra evitar o oxalato de cálcio, que é o cristal do meu Guguinha .
Desculpe te incomodar mais uma vez e..grata pelas preciosas informações.
Abraços !

20-06-2008 16:44:38

Denise Gonçalves

Oi Márcia, td bem?
Sobre a ração, sempre dou as super premium: a Proplan gatos adultos, a RC gatos adultos, a Equilíbrio gatos adultos, e tentei a Iams... qdo tem filhotes em casa eu uso a Baby Cat da RC, a Premier filhotes...
eu mudo de vez em quando (por questão financeira), por isso a variação de marcas... mas sempre faço a transição gradual qdo vou mudar a ração... infelizmente o Léo (o q teve problema na urina) teve pancreatite e morreu em novembro... mas o vet disse q ele não tinha problema nos rins (fez ultrassom, exames de urina, fezes, sangue, raio x)... o vet disse q a provável causa da pancreatite foi uma substância q as lagartixas têm q é altamente tóxica pra gatos (ele deve ter mordido uma e se contaminou)...
Acho q vc primeiro tem q ver se o seu bichinho tem problema nos rins ou se só foi um episódio...
o pessoal aqui do forum gosta muito da ração da Iams...
como é o xixi dele agora? continua fazendo pouquinho? ele bebe bastante água?
será q o segredo não tá aí (beber bastante água)?
desculpe não ter respondido antes... só vi sua msg hoje...
abçs

23-07-2008 17:52:45

marisa

De: Santo André - SP
registrado(a): 24-08-2006
Meninas,

passei pelo mesmo probleminha com minha persinha, agora com 2 anos e 1/2.
Ela teve cristais quando pequena, e faz 2 meses precisou operar para retirar os benditos cálculos de oxalato, já que as rações não dissolvem este tipo.

Se ela fica estressadinha, volta a fazer xixizinhode pouquinho.

Aqui comiam a young female, da royal( tenho 7 fêmeas).

Agora, comem sensible da royal e proplan salmão ou frango para adultos.

O problema é que volta, viu...

É meio genético este probleminha.

Minha gatinha tem a irmãzinha que nunca teve nada.

Bom é dar papinha ou sopinha, já que maior quantidade de líquido sempre ajuda.

Um beijo à todas
Marisa

24-07-2008 15:42:08

Gisele Lucas

registrado(a): 27-07-2008
Nunca tive problemas desse tipo com meus gatos, mas gostaria de saber se o chá dessa erva é, de certa forma, preventiva para cálculos nos rins, pois todos dizem que os persas têm propensão a essa doença e que são muito sensíveis. Será que de vez em quando eu poderia dar um chazinho para um melhor funcionamento dos rins e evitar cáculos?

29-07-2008 18:59:52

Denise Gonçalves

Oi Gisele...
Olha, não sei te dizer se é preventivo... mas acho que, assim como nós, os bichinhos precisam ingerir bastante líquido pra evitar problemas... água é essencial, né? e talvez o chazinho tbém ajude... mal não vai fazer... pelo menos lá em casa não fez... mas eu procuro oferecer sempre água fresca, e notei q todos preferem beber num pote de barro... até preciso comprar mais desse tipo de pote...
Abçs

30-07-2008 11:34:17

Gisele Lucas

registrado(a): 27-07-2008
oi Denise,
Pote de barro? Interessante. A água deve ficar mais fresquinha mesmo...boa idéia. Aqui em casa comprei vários daqueles galõezinhos com a vasilha embaixo e tive que passar em volta fita adesiva pq os persas ficavam com o peito encharcado de água. Não sou a favor de vasilhas de plástico mas foi a única maneira que encontrei de evitar que eles ficassem com o pêlo molhado. Estava começando a embolar demais e com uma espécie de manchas como pintinhas pretas.
Seus gatos não ficam com o pêlo do peito todo molhado qdo bebem água?

30-07-2008 20:15:46

Denise Gonçalves

Oi Gisele...
É, eles molham o colar sim... tenho uma gata q tem o colar beeeemmm grande, e ela se molha um pouco... aí eu dou uma penteada pra não formar nós, mas a umidade geralmente só fica nas pontas... esses pontinhos pretos q aparecem nos seus são na pele? pode ser fungo por causa de umidade... fica de olho se não formam casquinhas...

31-07-2008 09:54:57

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Olá, pessoal!

Não muito a ver com o tópico, mas sim com os últimos posts....

3 alternativas que eu conheço para que os gatos evitem molhar o colar (pois o risco de desenvolverem fungos com o tempo, é grande):

1. Bebedouro de passarinho: é o que os meus usam aqui. Só a língua entra pelo orifício, mas tem que tomar cuidado pra ver se o gato adulto acostuma. Os meus já são habituados desde bebês.

2. O novo bebedouro da Pet Society, que foi projetado para que o animal não se molhe.

3. Bebedouro de barro de coelho, onde o espaço da água também é reduzido.

Como eu disse acima, é interessante fazer um teste, porque quando o gato cisma com uma coisa, ele pode morrer de sede, mas ali ele não toma!!!!!
Portanto, todo cuidado é pouco!!!!!

Bjo.

31-07-2008 22:29:47

Lissa

De: Londrina - PR
registrado(a): 28-01-2007
Valeria,

Isso que vou perguntar nao tem nada a ver com o tópico... Mas queria uma resposta sincera e sei que será.. hehehe!

Quais são as maiores dificuldades de ter cães e gatos no mesmo ambiente? Brigas, alimentação... Essas coisas.
Na casa dos meus pais temos gatos e dois cães, a diferença é que os cães normalmente estão para fora, são: 1 pitbull e 1 cocker spaniel. Somente os gatos ficam dentro de casa.
Aqui em londrina tenho uma amiga que tem um lhasa apso e 2 persas, ela disse que o comportamento entre eles no geral é normal, mesmo na hora das brincadeiras entre eles.

Estou perguntando pois tenho de fazer um esboço de comportamento animal... Não sei ainda como colocar as coisas, assim, não sei como dividir, nunca estive nessa situação aqui em casa que são 3 gatas... Não consigo imaginar um cão por aqui. hehehehehe!

Aos forunlinos que passam por esse tipo de situação por favor me respondam... eu falei aqui pq não queria abrir outro tópico só para falar disso.

Valéria, qualquer coisa me responda por e-mail: lissa@zootecnista.com.br

Obrigada!
Abraço..

Blog     -  http://www.acid-lips.net/lemon
Flickr    -  http://www.flickr.com/photos/granfino

06-08-2008 22:36:25

marisa

De: Santo André - SP
registrado(a): 24-08-2006
Marcia,
seu gatinho sarou?

Por quanto tempo tomou maxicam?

Obrigada
Marisa

19-10-2008 16:51:31

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
P/ LISSA!

Olá! Mandei a resposta no seu e-mail.
Beijão.

22-10-2008 08:21:39

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.