Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Informações sobre gata persa prenhe    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Nina Boitte

De: Canoas - RS
registrado(a): 15-03-2008
Gente, minha gata persa está prenhe e estou muito preocupada. A barriga dela está enooooorme! Pelas minhas contas hoje ela está com 50 dias de gestação.
Já ouvi de várias pessoas que o parto de gatas persas é complicado. E pelo jeito ela deve ter no mínimo uns 5 ou 6 filhotes.
Gostaria de obter informações e conselhos de vocês sobre esse assunto, como devo proceder na hora do parto, etc.... estou bem apreensiva mesmo!
Obrigada

25-09-2008 12:17:29

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Olá, Nina!

Olha, eu não sou a melhor pessoa para falar sobre criação, mas se fosse com minha gatinha, eu faria assim:

contaria direitinho as datas de cobertura e faria as contas, já que as literaturas dizem que a gestação pode variar entre 58 a 64 dias, mas ja ouvi alguns criadores dizerem que é relativo para cada gatinha.

Dizem que o parto é difícil pela cabecinha do filhote ser larga e a anca das gatinhas mais estreita (como eu disse, estou apenas me baseando em conversas e livros... sabemos que na prática pode ser muuuuuuito diferente).

Um ultrassom seria ótimo, pelo menos para ter uma idéia de quantos filhotinhos, etc.

Quanto à hora do parto, converse com a veterinária da sua gatinha, pergunte sobre as datas, sobre o que deixar à mão, tipo gaze, álcool (???), etc. Tenha sempre o apoio de uma pessoa que seja ponta firme. De preferência um veterinário que vc tenha uma certa amizade, pegue o celular, avise as datas.

Eu não desgrudaria da gatinha desde a hora que ela entrasse em trabalho de parto. Meus amigos criadores ficam boas horas grudados nas gatinhas prenhes, mas principalmente na hora do parto e nas primeiras horas.

Boa sorte e não deixe passar muito tempo! Depois conte pra gente como foi tudo.

Bjo.

26-09-2008 20:12:43

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Ah, não esqueça de tosar EM CASA sua gatinha, na virilha e nas tetinhas. Além de ficar mais confortável pra ela, vai facilitar para os filhotinhos na hora de mamar.
Fora que banho...... vai demorar um pouquinho pra dar.......

Não leve em NENHUM pet porque é muito estressante e cheio de cachorros, o que pode ADIANTAR O PARTO ou ter sérias complicações.

26-09-2008 20:14:43

Denise Gonçalves

De: SBC - SP
registrado(a): 30-10-2007
Só complementando... vc deve cortar os pelos da barriguinha mas não tudo, os filhotes se apóiam nos pelos pra mamar... deixe o pelo mais baixo em volta das tetinhas...
normalmente a gata "avisa" q vai dar cria... ela começa a procurar cantinhos escondidos... as minhas nos chamam (olham pra gente e miam com aquele olhar de "me ajuda"...); em casa ficamos de olho no calendário e não saímos muito de casa, só o realmente necessário... elas costumam se virar sozinhas... vc vê a bolsa se romper, elas se lambem, algumas miam mais alto (dói né? tadinhas...), labem e secam os filhotes (é importante elas lamberem assim q o filhote nasce pq limpam o nariz desobstruindo para q eles respirem), cortam o cordão e comem a placenta (já ouvi dizer q isso ajuda na produção de leite para os filhotes, e sustenta a gata, mas ela pode comer só uma  deixar as outras... isso varia), bom, e pode levar umas 3 horas pra nascer todos... a gente em casa tem q ficar o tempo todo perto, senão a gata sai atrás da gente...
um 'kit' pra ter por perto: uma tesoura esterilizada (caso precise cortar o cordão - deixe uns 2 cm de distância da barriguinha do filhote e corte - se a gata não quiser comer a placenta, jogue fora - ah, pra isso um saco de lixo por perto rsrsrs), usar luvas, uma toalha ou pano limpinho (pra enxugar os filhotes caso a mãe não dê conta), uma bolsa de água quente (se estiver fazendo frio ajuda a aquecer o filhote, mas normalmente, se mamam logo q nascem e a mãe seca bem não é preciso)... e o telefone do veterinário por perto, caso sinta alguma complicação...
acho q é só...
espero ter ajudado...
abçs

29-09-2008 18:53:33

Nina Boitte

De: Canoas - RS
registrado(a): 15-03-2008
Meninas! Muito obrigada! Com certeza ficarei de olho, aliás já estou!!
Assim que tiver novidades conto pra vocês. Abraços.

01-10-2008 09:46:54

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.