Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Gisele Lucas
registrado(a): 27-07-2008
|
|
Boa tarde meus amigos, estive sumida por esses dias devido às tarefas de uma mãe de 3 filhos (humanos) e de quase 20 gatos (tenho 16 e 4 "fetos" que vão nascer no início de setembro) e que trabalha para o sustento de todos... Apesar de todo o compromisso, o retorno da alegria, do prazer é tão grande que dou conta de tudo e consigo cumprir minhas tarefas. Dessa vez, sinto que minhas forças diminuem a cada dia, luto para que a tristeza não me consuma e que a depressão não se instale definitivamente. Para os que já me conhecem, sabem que tenho um problema terrível com meus gatinhos: a terrível "PIF". Já perdi 6 gatinhos e agora, meu Bonifácio (Boni, coelho), que é o gato mais carinhoso, mais companheiro, mais querido, mais tudo... meu coelho (chamo ele assim pq qdo corria parecia um coelhinho rs) está apresentando os primeiros sintomas. Como dói! Tento ser forte, sou uma pessoa forte, guerreira mas tá tão difícil... Ainda + qdo nos sentimos impotentes... Tenho vontade de ficar com ele o dia todo, converso com ele, agradeço, levo para tomar soro, achei o vitaminthe que reveso com o Recovery e dou na seringa. O que mais dói é de ver que ele quer continuar a andar atrás de mim como sempre fez e de não ter equilíbrio para andar... Desculpe extravasar tanta tristeza, mas o que sempre escuto é: "quem tem bicho é assim mesmo",... O principal motivo do meu desabafo é pedir para vcs uma corrente de fé, de esperança, de amor..para o meu coelho; pois a "esperança...é a última que morre"...
|
|
26-08-2008 12:53:44 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Com certeza, Gisele!
Saiba que você sempre tem o nosso apoio. Não canso de dizer: aqui no fórum encontrei verdadeiros amigos que me ajudaram com o dia-a-dia dos gatinhos.
Portanto, FORÇA e FÉ. E lembre-se de que você está fazendo tudo o que pode.
Eu não tenho conhecimento de PIF, mas você tem meu pensamento positivo!
Bjo no coração e boa sorte,
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
26-08-2008 20:49:28 |
|
Rita Lopes
De: São Paulo - SP
registrado(a): 08-09-2008
|
|
Oi Gisele, Sinto muito pela sua perda. E imagino o quanto dói essa ausência. Se não for muito inoportuno nesta hora se vc me permite gostaria de saber como foi detectada a PIF. Sei que o exame é feito nos EUA e não é muito confiável. A PIF deles é úmida ? Tem líquido no abdomen? Desculpe tantas perguntas nesta hora porque trouxe para casa um gatão lindo que a princípio as vets suspeitam ser PIF porque tinha muita proteína no sangue. Ele era pele e osso sem apetite e queria se esconder. Andava descoordenado. Jogando as cadeiras para o lado. Mas não tinha febre. Teve insuficiência renal. Hoje esta super bem. Mas sempre fica a dúvida. Quais são os primeiros sintomas que vc cita ? Perdão se estou sendo egoísta de te perguntar nesta hora tão dura.
Rita
|
|
12-09-2008 22:59:59 |
|
Helena
registrado(a): 04-02-2006
|
|
É... eu sei o que você está passando Gisele... é muita dor.
Estamos aqui para dividir este momento e aliviar um pouco esta dor horrível.
Conte com a gente.
Desejo muita energia positiva para o coelho, de coração mesmo.
Seja forte, um grande abraço.
|
|
13-09-2008 11:40:46 |
|
Gisele Lucas
|
|
Muito obrigada pelo apoio. Meu "coelho" partiu no dia 5 de setembro. A dor que senti e sinto vcs podem imaginar, mas ao mesmo tempo tenho a plena consciência de que ele foi muito amado e que me dediquei a ele de todo o meu coração até o seu último suspiro. Nessas horas fico em dúvida se a eutanásia seria melhor mas não tive coragem pq ele só perdeu a consciência nas últimas 2 horas antes de partir. Fiquei do lado dele o tempo todo. Falar na PIf não me incomoda, principalmente se eu puder esclarecer vcs de alguma forma. Infelizmente, fiquei meio que "expert" dessa doença, pois já perdi 7 gatos em 2 anos. 3 tiveram a úmida e 4 a sêca. Tudo começou quando comprei um gatinho de um gatil muito bem conceituado e, inclusive, esse gatil forneceu exame não reagente de PIF. Os primeiros sintomas variam um pouco, mas a falta de apetite e a apatia são "unânimes". Ficam com o olhar vago, bebem bastante água e emagrecem muito rapidamente. O nariz, boca ficam amarelados como se fosse hepatite. Quando é úmida, a barriga incha, fica com muita água, os olhos lacrimejam muito e o nariz sai secreção o tempo todo. A sêca, o gato definha, parece q encolhem. O tempo de passar para a outra fase, é + ou - 2 meses. Eles perdem a coordenação motora, enfim... é um sofrimento muito grande... depois não conseguem + andar nem engolir...coma...O pior é a impotência q a gente sente. Não tem cura. Abs
|
|
15-09-2008 22:30:32 |
|
Gisele Lucas
|
|
Só mais um detalhe... Na verdade, o diagnóstico da PIF eu obtive na necrópsia. Minha veterinária suspeitou da doença mas só foi confirmada após a necrópsia.
|
|
15-09-2008 22:32:18 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi, Gisele
Quando achei o Cori na frente da clínica da minha amiga ele estava em coma,tremendo e com 32 ºC. Foi isolado e não comia, mas bebia muita água e não fazia xixi, embora não estivesse entupido. Não tinha diarréia, mas era pele e osso, 2,5 kg. Não andava, rastejava. Não tinha dor na coluna, mas na altura dos rins. E andava descordenado. Pela sua descrição acho que foi por este quadro que suspeitaram da PIF. Ele tomou soro,comeu ração renal,depois urinary da Proplan e foi melhorando aos poucos.
Se fosse PIF ele teria melhorado? A doença pode regredir e depois retornar ?
Tenho medo pelos meus dois outros bebês. Sei que o exame não é confiável.Por isso, nâo fiz. A certeza é só com a autópsia.
Forças para vc.
Rita
|
|
16-09-2008 21:02:20 |
|
Gisele Lucas
|
|
Olá Rita,
Tenho praticamente certeza de que não é PIF. Acredito que a fraqueza nas pernas, o andar desordenado poderia provir de fraqueza por má alimentação, falta de cálcio, ou qualquer outra disfunção. A PIF, quando atinge o sistema neurológico (o q acarreta falta de coordenação motora), é pq o vírus já reagiu e está manifestando...Não há melhora no quadro, só mesmo por milagre. E outro detalhe: eles perdem totalmente o apetite. Fique tranquila que pelo q vc mencionou ele não tem PIF e desejo de todo o meu coração que nenhum de vocês desse fórum tenham esse tipo de problema. Abs a todos
|
|
17-09-2008 19:28:48 |
|
Rita Lopes
|
|
OI, Gisele,
Obrigada pelo esclarecimento. Hoje apesar do cocô mole com sangue ele está muito esperto, comilão e faz xixi bastante. Li no outro tópico que vc tem mais bebes, existe o perigo do contágio?
|
|
17-09-2008 21:06:03 |
|
Gisele Lucas
|
|
Oi Rita,
Vc já deu remédio para giárdia? Às vezes a giárdia causa sangue nas fezes. A PIF é altamente contagiosa e o contágio se dá principalmente pelas fezes. Tenho atualmente 20 gatos (dia 5 de set morreu meu querido boni). Todos são portadores do coronavírus. O vírus pode ficar incubado sem se manifestar. Tento evitar qualquer estresse ou baixa imunidade. Todo ano dou leucogen durante 3 meses para aumentar os glóbulos brancos, deixo sempre limpa e desinfetada as caixas de areia, inclusive li que era bom colocar sal grosso junto. Dou ração de qualidade, óleo de fígado de bacalhau, Interferon Ômega...enfim, faço de tudo para evitar ao máximo q o vírus se manifeste... perdi 7 gatinhos para a PIF em 2 anos; hoje em dia, tento não pensar na doença, procuro manter pensamento positivo, entregar nas mãos de Deus, de São Francisco de Assis, pois quase enlouqueci por causa disso. Sempre tenho fé e esperança que em mais nenhum se manifestará.
|
|
17-09-2008 22:24:34 |
|
Cintya Dalmasio
registrado(a): 29-08-2008
|
|
oi amiga!!!nossa sinto muito pela perda do seu coelho..estava lendo que ele se foi..q doença terrivel..eu tb tenho um coelho persinha branquinho,com orelha e nariz rosinha..quando corre parece um coelhinho..tb chamo ele assim!!ahhh..o meu tb é o "mais tudo"!!!como o seu era..mas carinhoso,mais fofo..minha paixão..deus te abençõe!!
|
|
18-09-2008 09:37:49 |
Última edição por Cintya Dalmasio (18-09-2008 09:39:32) |
|
|
|
Gisele Lucas
|
|
Obrigada Cynthia. Como a natureza é perfeita, o q me ajudou muito foi assim q o coelho partiu, a alicinha, que é uma persinha de 3 meses (chamo ela de sagüi, parece uma macaquinha rsrs) não desgrudou de mim 1 minuto. Ela me faz companhia o dia todo...rs igual a ele. Claro q não substitui mas ajudou bastante. bj
|
|
18-09-2008 13:15:26 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Gisele,
Foi por causa da giárdia que conheci o Forum (pesquisando na Internet). Ia começar o tratamento com Flagyl,mas depois de ler os tópicos optei pelo Facyl 500.
O Bartolomeu e Napoleão já sararam. Mas o Cori continua com o sangue.
Graças a orientação da Roseli, que falou para parar com tudo e dar só a ração e a sopinha, o cocô já está "tubinho", mas mole e com um pouco de sangue. Ele foi o único que não gostou da sopinha. O exame de fezes deu negativo.
Mais uma vez,obrigada pela atenção. Como cosegue tomar conta de 20 gatos? Eu fico atrapalhada com três?
Bjs
Rita
|
|
20-09-2008 00:27:17 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Forunlina Rita,
Pois é, muitas vezes até a ração que damos, acaba danod um revertério no organismo do gatinho e aí solta o intestino. O melhor nessas épocas, é suspender tudo, ração, vitaminas, probiótico tudo mesmo e começar do zero. A Sopinha e o peito de frango são ótimos pra começar a melhorar e recuperar a flora intestinal. O sangue nem sempre é indicação de giárdia,como eu disse no e-mail, as veze so problema é uma irritação no intestino e aí tem sanguinho! Mas se Deus quiser, rapidamente ele irá voltar aquele cocô lindo!!!
Abçs
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
20-09-2008 09:26:21 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Roseli,
Mais uma vez Muuuiiiiiiito Obrigada !!!
Escrevi a resposta no tópico: fezes com sangue, de hoje.
Bjs.
Rita
|
|
21-09-2008 19:34:01 |
|
Rita Lopes
|
|
Oi Gisele, que legal a Alicinha. Tenho certeza que eles entram na nossa vida com uma missão. O duro é que as vezes temos que cnviver com a perda.
Eu não consigo, mas me ensinaram e eu já devia ter aprendido: - Nunca devemos pensar nos problemas, mas que o problema não existe e que milagres são possíveis.
Lembro de ter lido um depoimento do dono de um gato em Portugal que foi remissivo, apesar de todos terem desenganado e quererem sacrificá-lo por causa da PIF.
Forças eu sei que vc têm....
Ainda não me contou como dá conta, de tanto trabalho....
Bjs
Rita
|
|
21-09-2008 19:42:35 |
|
Gisele Lucas
|
|
Olá Rita, Queria ler esse depoimento...o gato tinha pif? O q aconteceu? Fiquei interessada... Bem, na verdade era para eu estar com 28 gatos..rs. Sempre atraí os animais...era do tipo q ia para a escola e voltava sempre com uma ninhada na bolsa e o material escolar na mão... no meu carro sempre tinha ração, água e vasilhas onde eu dava qdo via algum animal carente... sou do tipo q anda olhando para o chão para evitar pisar em uma formiga...sei q não sou normal perante muita gente...mas sou assim...com os gatos foi a mesma coisa. Não estava nos meus planos ter tanto gato, mas eu atraio e tb só nesse ano teve 3 ninhadas aqui em casa. Quando marquei para castrar 2 machos q achava q eram bebês...já era tarde... fora q jogam gatos srd na minha garagem, apareço justamente na hora q 2 garotos estava apedrejando um gato e claro salvei e trouxe pra casa, encontro gatinhos com o cordão umbilical no meio da rua e não resisto... Realmente dá um trabalhão e muita despesa mas o retorno do carinho, amor, companheirismo é tão grande q compensa. Como tenho 3 filhos, resolvi transferir meu escritório para minha casa, o q facilitou bastante. Meu marido e minhas filhas me ajudam tb. Minha casa gira em torno dos felinos, eles q mandam... até para eu abrir uma gaveta, uma porta de armário é trabalhoso...para eu dormir então (muitos dormem comigo)..mas eu os amo tanto q tudo fica divertido...se não fosse a PIF...
|
|
23-09-2008 21:38:56 |
|
Rita Lopes
|
|
|
23-09-2008 23:57:57 |
|
Rita Lopes
|
|
|
24-09-2008 00:17:39 |
|
Gisele Lucas
|
|
Obrigada Rita. O primeiro eu conheço de cabo a rabo rsrs. O segundo é interessante mas, pelos sintomas do "gato português", acho q ele não tinha PIF. Muito obrigada mais uma vez e, no que eu puder ajudar estou à disposição. Abs
|
|
24-09-2008 14:10:54 |
|