Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Texto retirado do site http://www.petbrazil.com.br/bicho/gatos/gen001.htm
PARASITAS Ácaro do Ouvido - Provoca a chamada sarna de ouvido. É um problema sanitário muito comum no gato. Produz cera parda-avermelhada, coceira intensa, com conseqüente otite devido ao ato de coçar incessantemente as orelhas. De cor branca, é visível a olho nu, no meio da cera. Ácaro da Sarna - Também conhecido como escabiose felina, produz intensa coceira pelo corpo todo, com queda de pêlos e, às vezes até, com infecção secundária. Só é visto com microscópio. Piolho - Inseto escuro muito pequeno que habita a pele. Seus ovos (lêndeas) brancos podem ser detectados na pele ou no pêlo. Pode ser hospedeiro da "tênia de gato". Pulga - Parasita da pele mais freqüente. A sua presença se detecta pela aparição de pequenos pontos negros na pelagem e pelo ato de coçar persistentemente.
------------------------------------------------------------- PARASITAS DA PELE: PULGAS: Podem transmitir larvas de tênia e causar anemia e reações alérgicas em alguns gatos. Concentram-se no pescoço e na base da cauda - regiões mais quentes do corpo. O que fazer: Peça ao veterinário um inseticida adequado. Nunca coloque um colar antipulgas num filhote de até 3 meses ou num gato enfermo, pois são muito sensíveis à intoxicação. Siga atentamente as instruções do fabricante CARRAPATOS: Mais comuns em zonas rurais. Um ataque intenso pode produzir anemia. Arrancam-se os carrapatos jogando álcool neles e retirando-os com pinça. Se o ferrão da boca ficar encravado na pele pode produzir abcesso. O que fazer: Peça ao veterinário que indique um carrapaticida PIOLHO: Aparecem em gatos com queda de resistência. Podem transmitir a "tênia de gato". Concentram-se na cabeça e no lombo e seus ovos brancos (lêndeas) podem ser vistos agarrados ao pêlo do gato. O que fazer: Consultar um veterinário. Em casos sérios de infestação, pode ser preciso raspar o gato ou banhá-lo com inseticida específico ÁCAROS DA SARNA: Esses parasitas diminutos atravessam a pele do gato causando diversos transtornos cutâneos, como inflamações, perda de pêlo e coceira intensa. O que fazer: Se há suspeita de ácaros, consulte um veterinário para identificar o tipo e recomendar um inseticida. LARVAS DE MOSCA: Afetam principalmente os gatos de pêlo longo, sujos e com ferida. A mosca varejeira "grande e de cor azul-escura" deposita os seus ovos no pêlo do gato e as larvas atravessam a pele, danificando-a e provocando infecções. O que fazer: Consultar o veterinário. O local afetado deve ser limpo com antiséptico e tratado com inseticida
--------------------------------------------------------------
TRATAMENTOS ANTIPARASITÁRIOS É preciso controlar as pulgas e os outros parasitas, mantendo um alto nível de higiene no ambiente em que o gato vive. A maioria dos parasitas pode pôr os seus ovos longe do gato e se multiplicar. Para evitar a reinfestação, além de tratar o animal é necessário desinfetar tudo ao redor dele. O gato é extremamente sensível a muitos inseticidas, por isso é preciso orientação veterinária. O colar antipulgas deve ser trocado no período recomendado pelo fabricante para manter a sua efetividade. Não recorra aos colares desnecessariamente, como no caso de ainda não ter eliminado do ambiente todas as pulgas.
------------------------------------------------------------------
CONTÁGIO AO HOMEM A maioria dos parasitas dos gatos ataca somente os gatos. Porém, os fungos das micoses e os ácaros da sarna notoédrica podem passar ao homem. Por isso, o gato deve ser tratado assim que se detectam os sintomas desses males. As crianças e os idosos têm maior chance de contaminação, pela menor resistência imunológica. Os locais onde o gato fica e os objetos que entram em contato com a infestação, como a escova, podem ser desinfetados com água fervendo ou Lysoform, suficientes para eliminar os fungos e os ácaros.
----------------------------------------------------------------
Achei muito interessante.... Creio que será útil...
|
|
18-02-2006 23:29:21 |
|
marisa
De: Santo André - SP
registrado(a): 24-08-2006
|
|
Excelente, Lisiê Querida!
Brigadinha
|
|
16-09-2008 15:37:17 |
|