Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Gisele Lucas
registrado(a): 27-07-2008
|
|
Gostaria de saber a opinião de vcs e, se possível, sugestões para me ajudarem a resolver mais um "caso" aqui em casa. Tenho 9 gatos persas e 7 SRD. Antes deles completarem 1 ano, a paz reinava entre eles. Quando os SRD se tornaram adultos começou a guerra. Eles não aceitam os persas. Tudo foi gradativo. Percebia que os persas passavam a maior parte do tempo entocados e quando um dos SRD passava perto eles ficavam apavorados e saíam correndo; até que um dia teve uma briga feia aqui. Notei que eles estavam emagrecendo pq tinham até medo de comer pq os outros não deixavam. Até mesmo eles "proibiram" os persas de brincarem com os brinquedinhos. Depois de muito brigar com eles, atualmente na minha frente eles não fazem nada mas se viro as costas, começa a provocação. Os SRD são amigos entre si, brincam, se lambem, dormem juntinhos, todos enroscadinhos mas repelem e são violentos com os persas, tão dóceis e meigos. Mês passado jogaram na minha garagem a stelinha, uma gata SRD que devia ter uns 2 meses. Foi aceita na hora. Até mesmo entre os filhotes quando coloco para tomarem sol, eles não aceitam os filhotinhos persas e brincam com os outros que são mestiços. Louco, né? Aqui em casa não tem como separá-los e quando vou sair, tenho q deixar os persas na sala e os "trombadinhas" no restante da casa. Tenho que cumprir vários rituais por dia para evitar brigas. Alguém saberia explicar essa situação e informar algum método de amenizar para que todos sejam amigos? Obrigada
|
|
30-07-2008 20:39:11 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Olá, Gisele!!!
Aí vai minha opinião pessoal.... (que tb pode estar totalmente equivocada!)
Creio que a distinção que eles fizeram foi de grupos e não "persas X SRDs". Pode ser que a diferença tenha sido uma coincidência ou ainda, pelo fato de os persas serem mais pacatos (alguns), os SRDs aproveitam.
Enfim, vai saber o que realmente se passa naquelas cabecinhas peludas........
Vamos ver a experiência de outros forunlinos, porque aqui eu só tenho 2 persas. O Princippè, por exemplo, AMA os cães da casa, e ao mesmo tempo se pudesse, mataria a Tetê, que é uma fêmea castrada que tb mora aqui. É cada coisa......
Bjo e boa sorte.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
31-07-2008 22:25:31 |
|
Helena
registrado(a): 04-02-2006
|
|
Gisele, minha querida amiga...
Gostei muito do que você escreveu:
"Tenho que cumprir vários rituais por dia para evitar brigas"
Eu também passo por isso, minha casa está dividida em territórios felinos, toda dividida com aquelas redes de proteção.
Dá uma olhada nestes artigos, eles ajudam a compreender a dinâmica social dos felinos.
http://www.caocidadao.com.br/artigos_gatos_lista.php
O que está acontecendo é absolutamente "normal", e NÃO ADIANTA INSISTIR na aproximação entre eles.
Embora existam técnicas de aproximação que você vai ler nos artigos, elas só funcionam ( quando funcionam ) às vezes.
Eles escolhem seus grupos da mesma forma que nós humanos escolhemos os nossos.
Gatos e humanos possuem um instinto social muito semelhante.
A única solução é a separação por territórios, infelizmente é a única, mas evita olhos vazados e abcessos de mordedura e muitos outros sofrimentos.
A separação de grupos por territórios não é uma característica somente dos gatos, inúmeras espécies de mamíferos são assim também.
É por causa desse instinto de territórios e grupos que os humanos estão sempre ocasionando guerras.
A diferenciação evolutiva é que faz isso acontecer, e este instinto é muito forte, é impossível modificar isso.
Nós também temos nossos grupos de amigos e detestamos os vizinhos muitas vezes... é assim a vida.
Mas vale a pena... os gatos são maravilhosos e merecem a nossa "diplomacia pela paz entre eles " !!!!!!!!!!!
Agora você é uma diplomata promovendo a PAZ entre os mundos felinos que você tem na sua casa, é uma grande honra.
Já imaginou se você estivesse na mesma situação de poder evitar as guerras na sociedade humana?
Você é o Anjo da Paz no mundo deles... é muito bonito isso.
Você administra a Paz... não há guerra no mundo dos gatos por sua causa, e então eles ficam muito felizes com a sua manutenção da PAZ !!!
Grande Abraço da amiga
Helena !!!!!!!!!!!
|
|
05-08-2008 13:47:37 |
|
Gisele Lucas
registrado(a): 27-07-2008
|
|
Olá Helena, Muito obrigada pela sua explicação, mas tinha esperança que um dia ou fazendo algo isso acabasse e todos ficassem amiguinhos...rs. Eu é que vou ter que me adaptar e, de acordo com a "disposição geográfica" da minha casa, pensar em uma maneira de todos viverem bem. Vou ver o site que vc mandou para me ajudar a resolver essa "briga de gangues", que na verdade, os persas são tão bonzinhos e pacíficos... Um abraço da amiga Gisele
|
|
05-08-2008 18:44:25 |
|
Diogo Carneiro
registrado(a): 13-04-2008
|
|
quero dar uma opinião pra aquecer a discussão (quero dizer, mostrar como essa questão é complicada)...
na minha casa já tivamos uma geração onde uma gata siamesa mandava em tudo, comia primeiro e deixava a minha srd por último em tudo. o tigre, que também era siamês só mandava mesmo quando alguém mexia nas preferências dele, mas na maior parte do tempo a nossa siamesa (a mais nova de todos hein) mandava em tudo.
na geração atual a siamesa continua mandando, mas um filhote srd que chegou aqui já está querendo desbancar o reinado dela. as brigas são poucas, apenas quando é preciso lembrar aos outros quem manda que rola uma troca de tapas.
acho que a genética é realmente imperiosa, e mais dóceis, descendentes de gerações criadas em cativeiro como gatos de colo não compreendem bem a herança genética dos srd, vindos de gerações de sobreviventes (basta olhar como é alta a mortalidade de gatos de rua). os srd têm melhor sistema imunológico, mais competitividade e são mais escolados nas relações sociais de hierarquia por serem descendentes de de outros que sempre tiveram que lutar pela vida.
grande abraço!!
|
|
14-08-2008 00:35:22 |
|