Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / Tudo no chão !!!    
Autor
Mensagem Páginas: 1
julio

registrado(a): 07-07-2006
Tenho 3 persas, 1 casal e 1 filhote femea de 2 meses. O problema é que as 2 femeas sempre fazem as necessidades na caixinha, agora o macho de 1 ano e meio vive fazendo tudo no chão, não sei mais o que fazer, 1 vez na vida ele usa a caixa pra fazer apenas xixi e nem sabe como cobrir o  que fez, fica raspando a pata fora da caixinha ou na parede. Ele sempre faz as necessidades atras do box do banheiro, embaixo da cama ou perto das portas. Não aguento mais tanto mal cheiro em casa, estou pensando até em desfazer dele. Essa é minha ultima tentativa, se alguem souber de um milagre que me diga urgente !!!

26-02-2008 15:14:03

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Olá, Julio!

Vou dar meus palpites...

1. Vc tem 3 caixinhas? Ou seja, 1 pra cada gato? Ou até 4 caixas.... Gato gosta de fazer tudo no limpinho. Veja, não estamos dizendo que está sujo. Mas eu tenho amigos que os gatos só fazem se não tem nadinha na caixa.

2. Vc trocou a areia recentemente? Tem gato que estranha.

3. O que eu acho mais provável, é a chegada à idade adulta do seu gato. O meu começou a marcar território quando virou adulto. E não é só aquela borrifadinha, não!! É o xixizão mesmo!!!!!! Aquela poooçcaaa......

Pergunta: é só xixi ou cocô tb? Porque cocô o meu faz certinho. Agora xixi, quem tem macho inteiro (sem castrar) tem que conviver com isso mesmo....... Ainda mais qdo tem outros gatos juntos. A marcação de território faz parte!!

Bom, já ouvi dizer tb que persa macho é porco mesmo. Mas também pode ser mito...

Vamos ver outras opiniões.

Abraço e boa sorte.

26-02-2008 15:46:18

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
Olá Forunlina Valéria ,

Se eu estivesse perto d evc, ia te dar um croc! Um não,...VÁRIOSSSSSSSSSSS!!!
Meus 3 machos que temos aqui JAMSI fizeram algo errado, absolutamente nada fora do lugar...imagina isso que persa macho é porco...de onde vc ouviu a pessoa não sabe o que é ter gatos educados!
Aqui nunca tivemos problemas , inclusive temos 2 machos que são inimigos mortais um do outro, mas ninguém faz nada erradofora da caixinha não.
Aqui no gatil NÃO existe marcação de território, nenhum macho faz spray de xixi!

Bom, devo dizer que a caixa de areia ajuda bem, o Julio tá com problema, mas Julio  vc não comprou o Chega de Cheiro em nossa loja virtual...ele realmente tira o cheiro, porque não é só no local, é no ambiente mesmo!

Gente, tirando a brincadeira, isso realmente é sério.
Isso infelizmente tem hacer também com hereditariedade! Pode ter certeza Julio que se o seu gato faz é porque o pai ou o avô faziam.
Além disso, tem os detalhes (sórdidos..heheh) como bem lembrou a Valéria, uma caixa pra cada um, também ciúmes da cria, também chamar a tenção.
O mais correto seria a castração! Isso tem 80% de chance de resolver!

Miaus
Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

26-02-2008 16:36:38

Valeria Veronezi

registrado(a): 02-05-2007
Roseliii!!!!

É por isso que eu te adoro!!!! Sempre tirando as dúvidas da gente e esclarecendo as coisas.
Mas deixo uma observação... Essa história de marcar e de ser porquinho que eu disse são puras PALAVRAS DE CRIADOR (e não foi um só)...

Então será que o meu machinho marca justamente pela FALTA de fêmea? (já que a fêmea que eu tenho aqui é neutra)

OU....

O pai dele marca tuuuuuudo, mesmo depois de castrado. Tb não cobre nada e quase nem se lambe. O verdadeiro "tal pai, tal filho". Seria genético?

Agora confundiu tuuuudo!

Bjossss!!  :P

26-02-2008 18:37:36

julio

Ele faz as duas coisas no chao. Quanto a caixa eu ja tentei por mais de uma ae aconteceu da femea usar todas e ele nenhuma. Nao sei o que eu faço, castrar resolveria algo ? O xixi não é jato não, é uma poça mesmo!!

26-02-2008 21:17:02
Última edição por julio (26-02-2008 21:17:46)    
julio

vi esse artigo e achei interessante http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=147 se for mesmo verdade o que diz ai preciso mudar 2 coisas: Eu demoro cerca de 2 semanas pra substituir totalmente a areia da caixa e a vasilha de raçao fica no mesmo comodo da casa onde esta a caixa de areia. Isso interfere ?

26-02-2008 21:28:50

Fabio Vincenzo

De: São Paulo
registrado(a): 05-01-2007
Júlio tudo bem não sou muito experiente mas passei por isso e até acontece ainda mas muito menos! Com certeza e isso não é minha fala e sim de um veterinário experiente em Gatos, a caixa usada interfere sim! Ele disse que todos os gatos gostam de fazer suas necessidades em caixas limpas, mas que a maioria deles espera que nós limpemos para que façam suas necessidades mas o Persa não espera muito ou nada se a caixa não estiver como ele gosta já era, faz aonde der!
Eu tive este problema com minha Persa, simplesmente ela fazia o Xixi e não coco do lado de fora da caixa! Usava a areia de silica que diziam ser a mais higienica mas não é bem assim, pois, ela fica suja apesar de não cheirar para nós! Entaõ hoje tenho 3 gatos e uso 4 caixas com areias diversas e de preferencia as que se podem retirar o torrão! Veja ai se algo se encaixa para você! O que você faz quando ele faz fora?, pegue o que ele faz e leve até a caixa! Abraço

26-02-2008 23:10:27

Cia. do Gato Persa®

De: Paraná - Brasil
Olá Forunlinos amigos ,

Valéria:
Gostei da parte que vc me adora! UIiii! fico redonda! ahahahahaha

Julio e Fábio:
Sim, os gatinhos aprendem desde muito cedo a serem limpinhos, isso quem ensina é a mãe! Eles á exmeplo dela, com apenas 20/25 dias, sem andar direito já procuram a caixinha de areia pra fazer as necessidades.
Por serem muito limpos, odeiam que a comida fique perto de caixa de dejetos.
Então respondendo sua questão...sim, vc não deve deixar  perto, e alguns gatos não gostam mesmo que esteja no mesmo ambiente!
Sobre a limpeza...existem areias creio que como essa que o Fábio disse, de sílica e também outra que não é preciso tirar com frequência, vc limpa somente as fezes. Mas o animal quando entra na caixa sente o odor e pior sente que sua spatinhas ficam sujas( por isso temos para vender o limpa patas na loja)

então seria bem interessante se vc fizer o seguinte:

- compre uma bandeja d eplástico grande, grande mesmo, as que têm nos supermercado não são tão grandes,procure em mercados grandes ou casas especializadas, creio que tem uns 50 cm de comprimento;

- use um granulado que vc tenha que tirar com frequência a urina e as fezes, tem o Pipi Cat com perfume ou sem perfume que  vc pode utilizar, este cada vez que um gato usa a bandeja, é preciso remover os dejetos.

Muitas vezes o gato se sente desconfortável com o tamanho da caixa...iso interfere!

Vamos ver se assim vc consegue entender a mensagem de seu gatinho e depois nos retorna dando boas notícias!

Abçs

Roseli & Roberto
roseli@ciadogatopersa.com.br
Cia. do Gato Persa®
43 991018797
Visite sempre o veterinário

26-02-2008 23:34:41

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
Oi Júlio

Aqui em casa tenho 3 gatos machos e, hoje, somente um demarca território.
São tantos fatores que interferem que é dificil dizer categoricamente o que faz com que um gato faça xixi pela casa.
Aqui tem o Gorman, que não demarcava e, depois de adulto passou a fazer xixi em tudo, como ele é somente para estimação, castrei e tudo resolvido, não faz mais.
Tem o Woody que nunca demarcou e, mesmo com a chegada do Cajú (que demarca) não passou a demarcar. Detalhe, ambos decendem da mesma linhagem, mas o pai do Woody também não demarca.
Já o Cajú é um mijão de marca maior, faz xixi até na gente se deixar, então para ele poder ficar solto pela casa sem ficar urinando em tudo eu coloco uma fraldinha de bebê nele, faço um furinho pro rabo (um pouco grande pro ânus ficar livre e para o cocô ele fazer na caixinha senão se suja).

Agora, este produto que a Roseli comentou é fantástico, é um super "antifedorífero" que chamo aqui em casa de anti-fudum! Serve pra amenizar todos os tipos de cheirinhos!

Então, se o gato não for para criação a melhor coisa é castrar que deve resolver o problema!

Abraços

27-02-2008 11:14:54

julio

Notei que a areia que eu usou nao é tao boa em relaçao a formaçao de torroes, quando eu vou pegar com a pá, ele se parte e acaba esfarelando pela caixa ai fica dificil remove-lo completamente. A areia é um saco vermelho da marca Cat Plus, vou tentar a Pipicat que é bem mais cara mas parece ser cheirosa e ter maior qualidade. O problema deve ser essa areia que uso, hoje quando peguei uma caixa e coloquei areia nova sem uso, o macho foi la e fez pipi certinho, depois de alguns dias ele faz no chao. Conclusao: como esses torroes nao sao tao firmes se quebram e deixam odor na caixa, dai ele nao a usa (eu acho).

28-02-2008 00:38:05

Fabio Vincenzo

É o caminho é por aí! está quente!

28-02-2008 11:02:32

Jose Carlos

De: Rio de Janeiro, RJ
registrado(a): 29-04-2007
Oi.. dizem que a areia da Guabi é ÓTIMA, faz torroes bem firmes e faceis de limpar.. e como é produto natural, você pode jogar direto na privada :P

Abraço

12-03-2008 21:37:52

Jose Carlos

De: Rio de Janeiro, RJ
registrado(a): 29-04-2007
Só uma dúvida que fiquei agora, quanto de areia vcs colocam na caixinha? ela fica cheia até a metade por exemplo?

12-03-2008 21:42:12

Eliza Vasconcelos

De: São Paulo - SP
registrado(a): 17-01-2008
Olá Julio:
Tenho 2 fêmeas e um macho... uma das fêmeas estava fazendo cocô fora (ao lado da caixinha) quase todos os dias..... percebi que qdo eu limpava a caixinha ela vinha correndo para usá-la limpinha. Coloquei então mais uma caixa, mesmo a minha sendo grande e deixo ela ir primeiro qdo limpo. Uso a areia Super Cat de saco verde ela é bem em conta e eu a acho mto boa!!
Boa Sorte !!
Eliza

12-03-2008 22:45:44

Charles

De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
Dica: esses tempos eu tava colocando um pacote inteiro de pedrinhas na liteira do meu gatinho e ele começou a fazer xixi por toda a casa... isso me deixava extremamente indignado, até que um dia eu viajei e meu tio trocou as pedrinhas, mas desta vez colocou cerca de 70% do saquinho... inexplicavelmente meu gatinho nunca mais fez xixi fora da caixinha! Agora é sempre assim.. 60~70% só... acho que muita pedrinha acabava incomodando ele...

Não sei se é bem o caso, mas não custa tentar ;)

Abraço a todos.

Nascimento: 21/11/2006
Ração: Premier Filhotes Pelos Longos
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715

20-03-2008 07:54:47

adriana

registrado(a): 18-05-2006
Oi pessoal!

Acho que a quantidade de areia vai depender do tipo da caixa...

O fabricante da Pipicat por exemplo, pede para colocar 5 cm de areia na caixa. Eu jah tentei fazer isso, mas o xixizao da Daiane vai para o fundo da caixa e nao forma torrao.

Alem disso ela gosta de enterrar meeeesmo o coco. Se coloco pouca areia ela fica meia hora enterrando e espalha areia por toda lavanderia.

A solucao que encontrei foi colocar o pacote inteiro, pois a caixa dela eh funda e tem bordas removiveis viradas para dentro, evitando um pouco que a areia saia da caixa. Assim o xixi forma um torrao um pouco maior que uma bola de pingue-pongue (que dah para tirar inteirinho), e o coco fica todo coberto pela areia (o que tb alivia um pouco o cheiro).

Abraços felinos a todos, Dri.

20-03-2008 19:29:29

Fabio Vincenzo

Eu coloco a quantidade necessária para que eles possam cobrir as fezes, raspar, etc. Isto não é muito, pois, é melhor ir tirando e deixa-la sempre limpa na caixa. visto que, já percebeu que limpeza é importantíssima! Quando colocamos 5 cm ou mais, a areia, por mais que recolhemos vais ficando suja!

21-04-2008 23:28:08
Última edição por Fabio Vincenzo (21-04-2008 23:30:40)    
Cristiane Paschoal

De: São Carlos - SP
registrado(a): 15-03-2008
o que acontece com meu gato é diferente, ele faz suas necessidades na caixinha, porém qd ele começa a cobrir , ele nunca faz isso com a areia, ainda dentro da caixinha fica raspando as bordas, a maquina de lavar roupa que fica ao lado dela, a parede o chão, mas nunca a areia da caixinha, resultado, nunca interra suas necessidades, rs
será que ele é nojento ao ponto de não querer tocar nas suas proprias cacas?, rs

22-04-2008 09:36:27

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.