Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
Início

Fórum Felino / Fórum Felino / nariz frequentemente com "caquinhas" ...    
Autor
Mensagem Páginas: 1
Mirian Carvalho

De: São Paulo - SP
registrado(a): 12-11-2007
Pessoal,

Preciso novamente da ajuda de vcs com o meu Frederico (Persa Pet branco de 7 meses) ...

todos os dias eu preciso limpar o nariz do meu Frederico, fica sempre umas "caquinhas" pretas secas... e as vezes ele fica respirando com assobio..

Ele é praticamente um furacão branco, pois é  super ativo, saudável, tomou todas as vacinas e muito muito comilão...  :)

E como eu já disse em outros tópicos, dou diariamente probiótico e levedo... não sei se é algum tipo de resfriado de gato.

Como ele é branco, até pensei q. poderia ser sujeira da ração...

Então todos os dias eu limpo com cotonete levemente úmido, mas não sei se é normal esse tipo de coisa...

Espero a ajuda de vcs :)

bjos

19-03-2008 22:52:15
Última edição por Mirian Carvalho (19-03-2008 22:55:39)    
Charles

De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
Oi Mirian, estou exatamente com o mesmo problema com o Micchi (até eu entrei aqui pra abrir um topico sobre isso)

O narizinho dele fica com umas "casquinhas" escuras, só que aparentemente nao atrapalha na sua respiração (pq ele é pet e tem o nariz um pouco maior).

Tenho notado tambem que do lado do olhinho dele tambem ta acumulando umas "casquinhas" e todo dia eu tenho q limpar (antes nao precisava limpar com tanta frequencia, pois como disse, ele é pet e nao lacrimeja)

Sua saude aparentemente está 100%, assim como o teu, ele tem todas as vacinas em dia, tambem parece um furacão branco, come super bem (premier), faz suas necessidades certinho, pelagem linda, ... resumindo... parece estar 100% mesmo.

Alguem sabe o que pode ser? Talvez a época?? Umidade??

Abraços.

Nascimento: 21/11/2006
Ração: Premier Filhotes Pelos Longos
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715

20-03-2008 07:50:37

Liliana Catia

De: Erechim - RS
registrado(a): 26-02-2008
O meu persa sempre teve estas casquinhas no nariz, e o veterinário disse que não é problema nenhum....funciona como nós......o nariz filtra as impurezas e ficam retidos casquinhas, que devem ser retiradas para ele poder respirar melhor. Então limpe sempre bem o narizinho de seu persa para ele respirar livremente.

20-03-2008 08:22:06

araguacy

registrado(a): 21-04-2006
Bom dia Charles e Liliana,

Essas casquinhas são normais.  A lágrima dos gatinhos é ácida, e a cor escura é causada pela oxidação dela.  E quanto m ais extremado é o gatinho, maior a quantidade (de lágrima e de casquinhas) .
Geralmente escorre, e acumula na cavidade da narina e isso não é probleme nenhum.  No entanto é recomendável fazer a limpeza diáriamente, porque secas pelo tempo elas solidificam (casquinhas) e tornam mais difícil sua remoção, e em alguns casos, os brancos, por exemplo, escurecem o pelo em volta.  Água morninha ou soro fisiológico numa gaze, e melhor ainda,  em pedaços de fraldinha (de tecido) de bebê, resolvem isso tranquilamente.  Basta esfregar lentamente e vocês verão o quanto sai da sujeirinha.  Ah...e não esqueçam de secar depois da limpeza!!

Ronrons para vcs!!

20-03-2008 13:09:59

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Olá pessoal, tudo bem?

Bom eu tenho um persa branco tb, o meu amado e já conhecido aqui dos forulinos, o cat model Gorman

Os gatos brancos, mais que os outros, parece que tendem a ter muita lágrima. Mas talvez isso somente fique mais evidente por serem claros, não sei ao certo.

Pois bem, excesso de lágrimas e caquinhas no nariz estão intimamente relacionados, entretanto, o fato do narizinho do seu gatinho chegar a "assoviar" pode ser sinal de que há algo além das lagrimas, pode ser que ele esteja meio gripado ou alérgico, pois isso não é normal.

Limpe as lágrimas e o narizinho com soro fisiológico ou com aguinha mineral morninha e observe se a respiração está normal, ok?

Por via das dúvidas pode dar umas gotinhas de vitamina C para ele que ajuda, inclusive, a diminuir um pouco as lágrimas.

Abraços

20-03-2008 16:54:39

Mirian Carvalho

Ola Pessoal , ao saber que outros persa tbem tem esses problemas me deixa mais tranquila, quanto as lágrimas, o Frederico tinha bastante e ai eu passava soro fisiologico e agora tem dias que nem preciso limpar...
E o nariz, na verdade só fica assobiando antes de limpa-lo depois passa....

Charles, acho que se vc limpar diariamente os olhos dele vai melhorar também...

Não sei o que seria de mim ... ou melhor nós (Frederico & Penelope) sem as dicas de vcs... :)

bjos

20-03-2008 19:53:49

Mirian Carvalho

Charles, ah.. esqueci de falar , o Frederico também é Pet e tem o nariz maior..

:)

20-03-2008 19:56:48
Última edição por Mirian Carvalho (20-03-2008 19:59:25)    
araguacy

registrado(a): 21-04-2006
Olá Fernanda,

Realmente nos gatinho brancos ou mais claros a secreção lacrimal é mais visível.  No entanto, aqui em casa, a mais "chorona" rsrsrsrs é uma Escama de Tartaruga, a Grise.  Faço a limpeza diária, e em alguns dias até duas vezes, porque se não fizer, os cascôes são enormes!!  A secreção não é quase visível pela cor dela, mas como conheço a pecinha, não deixo por menos:  Limpo os olhos todo dia, que agonia, senão a gatinha assovia, e não mia !!!! rsrsrrs!!
Ah, antes que eu esqueça: ela é forte e saudável a não mais poder.  Não tem ou teve nenhum problema respiratório ou alérgico!

Ronrons p vc!!

20-03-2008 21:28:32

Charles

De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
Olá Mirian,

Por acaso vc tem foto do teu gatinho?? Voce disse que ele é Pet... quero comparar os narizinhos (pq o do meu ta MUITO grande!!) Da uma olhada no orkut do Micchi e me diz se é parecido...

Agradeço desde já.

Nascimento: 21/11/2006
Ração: Premier Filhotes Pelos Longos
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715

24-03-2008 03:50:16

Fernanda Mattos

De: São Pedro/São Paulo SP
registrado(a): 01-02-2006
Oi Araguacy

Sim, minhas escamas são as mais "lagrimentas" aqui de casa, mas aparece menos que nos brancos...

Bjs

25-03-2008 09:10:26

Páginas: 1    

As opiniões emitidas no(s) tópico(s) acima são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.