Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Acabei de adquirir um lindo gatinho persa de 6 meses. Todos na casa amaram. Menos a minha outra gata persa de 9 anos, que está muito agressiva com ele. Gostaria que vocês me dessem sugestões para acelerar o processo de adaptação. Estou super preocupada ! Bjs para todos e muito obrigada. Eloá.
|
|
01-06-2005 16:52:07 |
|
|
Olá! Tive o mesmo problema quando o pequeno persa foi lá para casa. Os persas são muito dóceis e querem se achegar no gato que já está lá.... termina por levar umas patadas.
Não desanime. Sou da opinião que o bichinho é o espelho do dono (por isso os meus são gulosos, manhosos e desconfiadíssimos - desconfiado não precisava, mas...) Por isso, mostre com a sua atitude como é que as coisas devem ser em casa: faça carinho nos dois e demonstre sempre que cada um tem seu lugar. Jogos de ciúmes magoam os gatinhos e depois eles tendem a brigar.
Com o tempo, a sua gata mais velha vai se acostumar e ficar muito amiga do persinha. Eles vão brincar MUITO juntos. E procure não tomar partido nas "brigas" deles, por comida, território ou simples manha: eles se entendem muito melhor sem a nossa intervenção, tipo briga de marido e mulher, sabe?
Aguarde, confie, mantenha a calma e trate ambos com muito amor - acariciar um sem pegar também no outro é FATAL.
Beijos, boa sorte.
ROSELI!! meu persinha está lindo, saudável e bem adaptado. Agora não faz mais xixi ou cocô fora do lugar! (suspiro aliviado) Foram MESES de paciência, mas valeu a pena.
Abração peludo a todos os amigos do Fórum da Roseli
|
|
01-06-2005 18:42:45 |
|
|
Oi Eloá! Aqui vai uma dica simples e barata: Pegue duas toalhinhas de mão (dessas baratinhas de loja de um real), esfregue bem uma tolhinha no novo gatinho, e outra na Matriarca da casa, ou deixe pra eles dormirem por um ou dois dias. Não lave. Depois troque os panos, ou ainda : coloque os panos invertidos debaixo do comedouro de cada um. O que acontece????? Uma das atividades mais gostosas para os gatos é a hora de comer, então haverá uma assossiação entre o cheiro do novo gatinho com o prazer de comer. Paça isso por umas tres semanas, e vá apresentando os dois aos poucos! Boa sorte!
|
|
01-06-2005 22:40:54 |
|
|
Passei por essa experiência. Trouxe um gatinho para casa e o meu gato ficou simpelsmente F u r i o s o comigo!! Para vc ter uma idéia ele mudou completamente seus hábitos, não queria mais dormir na minha cama e ficava o mais longe possível de mim e do filhote. Ele estava me dizendo que estava indignado por eu tê-lo tocado por aquela "coisinha".
Levamos um mês para nos entendermos, mas acho que o ponto é mostrar para o gato da casa que ele não perdeu seu amor por causa do filhote (repare como tendemos a defender o filhote e repreender o gato mais velho! Isso, principalmente, é o que mais ofende o gato)
Houve um dia que eu isolei o filhote e peguei o Louis, convenci ele a ficar no meu colo e expliquei tudinho pra ele, como se estivesse falando com uma pessoa. Vc acredita que ele simpelsmente desabou num choro!? Nunca tinha visto nada igual antes... ele murmurava e me olhava com uma tristeza... mplorando por carinho, e talvez até me pedindo desculpas(será?!), mas por incrível que pareça ele "desbafou" e eu compreendi que precisava mimar mais o Loius.
A partir desse dia ele começou a aceitar o outro aos poucos e hoje, bem, eles se cuidam de um jeito que derrete qualquer um! Os Banhos mutuos são um show a parte... outro dia não acreditei no que vi! o Louis miava na porta da sala com algo na boca, qdo abri ele estava miando com uma mariposa na boca e sabe o que ele fez qd viu o outro? deu a mariposa para ele bincar! Pode?? Ele a trouxe de presente!!
Tenha um pouco de paciência, e observe os comportamentos da sua gato, veja no que pode ajudá-la, tenho certeza de q vai dar certo! Boa sorte! Depois escreva nos contando como está indo...
Beijos, Lenita
|
|
02-06-2005 02:06:11 |
|
|
Agradeço demais as dicas. Muito obrigada Isabel, Deuziana e Lenita. Daqui uns dias conto como estamos indo. Bjs. e abraços a todos.
|
|
02-06-2005 15:10:56 |
|