Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
julio
registrado(a): 07-07-2006
|
|
Pessoal estava pensando em abrir meu proprio negocio, e gostaria de saber se Gatil é um bom negocio ? Da pra viver somente de um Gatil ? Eu pergunto porque tenho um casal de persas e so agora depois de 1 ano que adiquiri eles, vou ter a primeira cria. Outra duvida, é facil vender gatos ? Pois normalmente não são nada baratos. O prazo dos gatos cruzar, pegar cria, nascer e dar o tempo suficiente para a venda que me é estranho, como a pessoa faz quando nao tem gato pra vender ? Gastos com ração, tosa, etc. hehe
|
|
26-11-2007 17:20:47 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Folunlino Julio !,
Uma dica que talvez seja útil, aqui em nosso Gatil só entregamos os filhotes com 90 dias (3 meses) completos e com duas doses de vacina, também desparasitados.
Quanto à vender, o mercado Pet está em franco desenvolvimento, o importante será anunciar as ninhadas - isso pode ser feito entrando em contato com Pet Shops, veículos na própria Internet e classificados de jornais.
Outra coisa, vc pergunta sobre o prazo dos gatos cruzarem; aqui somente deixamos as gatas cruzarem uma ou no máximo duas vêzes por ano...assim existe um bom intervalo entre as crias. Só estamos citando nossa opinião.
Para ter um Gatil, é fundamental pertencer a um Clube ou Federação, assim vc terá todo o apoio, informações, exposições e contato com outros criadores ... e obviamente os pedigrees de suas ninhadas.
Esperamos ter ajudado um pouquinho!
Abç
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
28-11-2007 22:38:21 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Olá, Julio!!
Eu não sou criadora, mas tenho amizade com alguns criadores aqui em SP que fazem parte do CBG (Clube Brasileiro do Gato).
Dos que eu conheço, TODOS têm outra atividade além do gatil. A criação é um hobby mesmo. Tenho amigos arquitetos, microempresários, funcionários de empresas privadas, etc.
Na minha opinião, o lucro é mínimo. Veja por que (criadores, por favor, expliquem melhor!!): - Você tem que ter no mínimo 2 fêmeas e 1 macho. Lembrando que estes só acasalarão após 18 meses aproximados. Ou seja, você vai sustentá-los por 1 ano e meio sem lucro algum. - Padreadores/matrizes devem ser de ótima qualidade. Meus amigos importaram vááários gatos ou compraram filhotes top show. Gatos de no mínimo 3 mil reais. - E ainda com tudo isso, você ainda corre o risco das primeiras crias darem errado. Acasalamento entre cores erradas (por falta de conhecimento em genética), tamanho dos animais, linha de sangue, essas coisas.
Levando em consideração de que um gatil só tem uma criação aprimorada, após NO MÍNIMO 5 anos (de novo: palavras dos meus amigos que criam há anos...). Lembrando que uma criação não visa somente a venda/lucro, mas também o melhoramento dos padrões daquela raça, para que as gerações futuras sejam cada vez melhores.
Quem cria, deve abdicar de muitas coisas, finais de semana, viagens, feriados, etc.: se tem uma fêmea no cio, deve-se contar os dias certinhos do acasalamento para saber o nascimento e não simplesmente largando o macho junto da fêmea o tempo que quiserem (fora ração de boa qualidade, suplementos e ultrassom a partir do 35o dia para saber a condição e a quantidade dos filhotes). E quando o parto chega, meus amigos praticamente DORMEM 2 ou 3 dias no gatil, ao lado da fêmea. Exagero? Não!!!! Perda de filhotes = perda de dinheiro, ou até pior, perda da sua matriz (que foi cara, lembra??)
O parto da persa geralmente é complicado: bacia estreita, cabeça grande.
Ufa!!! Bom, essas são as palavras dos meus amigos. Estou apenas passando o peixe que me venderam... Eu particularmente prefiro ter os meus de estimação e levá-los pra exposição, que já dá um trabaaaalho. Fora que eu sou mole e não conseguiria vender os bebês, iria ficar com todos sempre. Imagina só!!!!
Boa sorte, bjs.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
28-11-2007 23:25:26 |
|