Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
Charles
De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
|
|
Vi um video no youtube de um persa sendo tosado. A tosa foi bem severa, mas o resultado final parece ter ficado muito legal (exceto o rabo que ficou horrivel hehe).
Depois de ver o video, fiquei pensando se posso fazer o mesmo com meu gatinho. Principalmente com a chegada do verão, sei que ele vai sofrer com o calor e tambem vai soltar MUITO pelo. Se eu tosar ele desta forma e gostar do resultado, será que da pra manter esse visual para sempre, fazendo como se o gatinho fosse um "exotico"?
Abaixo os videos da tosa. (no final do segundo video aparecem fotos com o resultado final):
http://www.youtube.com/watch?v=3QizEKAUetk
http://www.youtube.com/watch?v=zLO92bcViuo
Agora pergunto: é loucura fazer uma tosa dessas num persa? ELE vai se adaptar ao novo visual?
_______________________________________ Nome: Micchi Sexo: Macho Raça: Himalaio - Blue Lynx Point (padrão Pet) Nascimento: 21/11/2006 Ração: Premier Filhotes Pelos Longos http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715
|
|
19-11-2007 14:07:52 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Olá, Charles!!!
Eu particularmente sou contra qualquer tipo de tosa no persa, mesmo que seja higiênica, mesmo que esteja calor. A beleza dessa raça é a pelagem. A natureza faz a sua parte, provocando a queda dos pêlos dos bichanos. O meu Princippè já está quase exótico por si só!!! hahahahahahahah!!!!! A Tetezinha tá menos peluda tb.
Alguns gatos mudam a tonalidade das cores quando são tosados. A minha Tetê, que também é pretinha, quando chegou em casa teve que ser tosada porque estava cheia de problemas. O pêlo nunca mais voltou ao normal. A barriguinha está fumaça/acinzentada. Nem com tonalizante preto voltou!!!!!
Eu, como esteticista e preparadora dos meus próprios gatos para exposição, recomendo nessa época do ano uma boa escovação diária (não se esquecendo das axilas, barriguinha e virilha), banho quinzenal com bons produtos, e o uso de um suplemento alimentar, como o Megaderm Gatos, e o Organnact Cat, que vão preparar a pelagem para o ano que vem. Não se esqueça de que para o gato ficar bonito no inverno, devemos cuidar muito bem dele AGORA.
Mas, se você precisa mesmo aparar os pêlos, uma saída é a tosa na tesoura, só abaixando o volume. Nada de máquina. Quase não se mexe na cabeça e nem na cauda. Tenho uma amiga que faz sempre na gatinha dela, e fica bonitinho, viu? O duro é achar um profissional habilitado para tosa em gatos..........
Deixo claro que essa é a MINHA opinião. Como não sou criadora, posso ter uma visão diferente dos profissionais que postam aqui no site. Por isso, acho importante a opinião do pessoal também. Vamos trocar informações.
Onde vc mora?
Ah, vi que o Micchi vai fazer aniversário essa semana!!!!!! eeehhh!!! Vai ter festa?
Bjos.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
19-11-2007 17:31:13 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Folunlinos!,
Temos uma gatinha que adora ficr tosa, mas fazemos a tosa assim, nada de cortar pelinhos do pescoço, nem cauda nem patinha, eclaro jamais o bigode! É só o corpo mesmo, esta semana ela vai ser tosada, teve filhotes em Agosto e agora que já não está mais amamentando e não está mai com os filhotes vai passar por um dia de "noiva" porque tá precisando!
Realmente Charles, como lembroua Valéria a beleza do persa é o pelo, isso no caso do Persa de Pelos longos, claro. Mas se uma pessoa não tem tempo de ficar escovando, cuidando e o gato faz nós, aí ´melhor manter curto, mas tem que tomar cuidado, o pelo dels não é pra ser sempre curto, aqui eu toso a minha gatinha, mas em época bem quentes como agora e depois da cria, assim o pelo volta com tudo quando cresce, não é pra mantê-la exótica! heheheheh
Se pra vc é muito complicado cuidar, mantenha mais curto na tesoura, mas não deixe o ano todo não, senão vc vai esquecer como é belo o pelo de eu gatinho!
AValéria deve fazer "depilação" nos gatos dela, como nós também, é um trabalho minucioso de retirada de pleos que não devem ficar misturados aos outros, isso faz a pelagem ficar linda depois!
Outro detalhe, tosar um persa de pelos longos pode castrar sua vaidade, porque ele se amam e se acham lindos...então muitas vezes acontece de cortar o pelo, e quando chega em casa o outro gato da casa não reconhece o que está tosado. O gato persa tosado, as vezes se esconde, porque se acha feio1 Então...cuidado ao mexer com a vaidade de um gato!
Abç
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
19-11-2007 21:44:52 |
Última edição por Cia. do Gato Persa® (21-11-2007 13:13:24) |
|
|
|
Charles
De: Florianopolis
registrado(a): 20-04-2007
|
|
Olha só, eu iniciei este topico porque achei muito conviniente o fato de manter os pelos do meu gatinho como o de um exotico. O problema é que comecei a trabalhar e nao tenho muito tempo como antes. Logico que dedico pelo menos 30min/dia para escovar meu lindinho, mas ja nao tenho tempo pra varrer a casa 2x/dia para limpar os pelinhos deixados por ele.....
e eu moro no litoral (agora vai começar um calor infernal aqui), num ap muito pequeno.. moro com meu tio..um senhor de 75 anos.. e ele esta reclamando, pois agora que eu nao varro a casa com tanta frequencia, ele está vendo pelos por todo canto.. (e isso deve até fazer mal a saude.. ) entao sugeriu que eu leve num pet e deixe os pelos do Micchi curtinhos..pelo menos no verao...
entao eu fui pesquisar sobre o assunto e vi o video da tosa no youtube.. e achei o resultado final bem legal.. entao se eu pudesse manter ele assim pelo menos até acabar o verao.. (pouparia no minimo uns 3 meses de reclamação do meu tio.. hehehe)
ah.. estou dando premier filhotes junto com a premier pra adultos (ele ja ta fazendo 1 ano)... sempre misturo aminomix na raçao e ele come bem. Alem disso, toda semana eu dou 1 sachet de whiskas* pra ele..como agrado) *whiskas umida nao faz mal né?? eu só dou depois que ele come a ração premier..
e sobre a festinha...ehehhe .. bem.. quarta-feira ele completa 1 ano.. vou comprar uns brinquedinhos novos de presente e dar muuuuito carinho q ele adora :D hehehe
_______________________________________ Nome: Micchi Sexo: Macho Raça: Himalaio - Blue Lynx Point (padrão Pet) Nascimento: 21/11/2006 Ração: Premier Filhotes Pelos Longos http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1 ... 1258872715
|
|
20-11-2007 01:15:28 |
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Ah, Charles!!!! Creio que no seu caso é necessidade mesmo.
Mas foi o que a Roseli resumiu muito bem: mantenha na tesoura e não o ano todo. Aqui em casa tá todo mundo bem feinho.... Parece que quando acabou a exposição, acabou a beleza também, hahahahah!!!!!!!!! (brincadeira, tadinhos...)
Essa da vaidade eu não sabia!!!! Tem tudo a ver, sim. Pelo jeitinho deles. Aquela história de ser bonito e SABER que é bonito. Por isso a depressão de alguns animais "pós-tosa"?
Bjos a todos.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
21-11-2007 08:49:42 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Folunlinos !,
Sim, eu também acho muito interessante o comportamento deles. Há muito relatos de gatos que deconhecem o outro depois da tosa e passam um bom tempo se estranhando, até o pelo crescer novamente. Há ainda os piores...os deprimirod como a Valéria comentou! O persa por natureza tem um andar nobre, tirando a parte dele ser brincalhão ou então como aqui no gatil, eles dormem em cima de uma mesa e as vezes resolvem virar e claro, vão parar no chão! Hihihihi...bom, tirando este aspecto, eles são charmosos, nobres, sofisticados...quando andam, parecem reis, até porquê gatos andam realmente na ponta dos dedinhos... Alguns gatos literalmente desabam após uma tosa, têm diarréia, fungos, sarninha de ouvido, tudo pelo sress e claro, se escondem! O ato de se esconderem é porque sentem a falta do peso do pelo, assim como quando cortamos o cabelo, leva uns dias pra não sentirmos a falta daquele peso extra!Além do mais, se econdem para que ninguém os veja feios! Assim funciona a cabecinhade um persa! mas claro, não são todos!
Abç
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
21-11-2007 13:19:03 |
|
Tatiane Fasolin
De: Porto Alegre - RS
registrado(a): 14-06-2007
|
|
hihihihi!!! é bem assim mesmo!!! A Sharon caminha " rebolando ", acho que vou mudar o nome dela para " Penélope Charmosa "!!!!!!! Eles tem um jeitinho todo especial, né? Minha mãe tem um SRD, o Tom, é um sarro!!!! ele é bem espivitado e adora um pátio e nós colocamos o apelido de " maloqueiro "... de tanto chamar ele de maloqueiro, às vezes chamo a Sharon de maloqueira, quando apronta alguma coisa, aí todo mundo diz que não, que ela é princesinha!!!!!!! rsssss Agora no verão eu tosei a barriguinha dela e fiz a tosa higiênica, em função do calor, e mesmo assim, ela não sai de dentro do box do banheiro :-D ... ( a guardiã do banheiro!!!! ) pelo jeito lá é bem fresquinho!!! bjos
_______________________________________ Tati ;-)
|
|
22-11-2007 09:50:20 |
|