Fórum Felino
Fórum da Cia. do Gato Persa®
|
Início
|
|
Hipervitaminose, um assunto pouco discutido mas muito importante!
Antes de mais nada, vitaminas são compostos orgânicos indispensáveis a vida!! Mas que algumas, se ingeridas em excesso podem resultar em intoxicaçoes. Trata-se de vitaminas lipossolúveis ( A,D,E,K) são mais encontradas em lipídios - ovo, creme de leite, óleo de peixe. Estas vitaminas, como disse, se consumidas exageradamente podem resultar em intoxicaçoes ( HIPERVITAMINOSES) que são mais perigosas que a falencia destas vitaminas.
Portanto gente! Cuidado com o excesso. Por exemplo o A/D( contém óleo de peixe e ovo) ótima para gatinhos submetidos a cirurgia,doentes, com qualquer moléstia e até gatas lactantes. Mas para gatinhos sadios devem ser dados esporadicamente. Há outros meios de agradar seus companheiros, com outros petiscos, mas que também devem ser dados com cuidado, nada exagerado!
Já as vitaminas B1 B2 PP B6 B12 H devem ser dadas de maneira regular, pois o organismo do gato consegue armazena-las por pouco tempo. e não há risco de hipervitaminose..
Beijokinhas Lisi
|
|
04-11-2007 16:59:47 |
Última edição por lisi (04-11-2007 17:05:51) |
|
|
|
Valeria Veronezi
registrado(a): 02-05-2007
|
|
Muito útil o tópico, Lisi!!!!
Mas eu quero saber a opinião de vcs quanto à alimentação dos nossos bebês.
Talvez seja polêmico, mas o que vcs pensam sobre aquela velha frase dita sobre profissonais da área veterinária, que diz: se o animal come uma boa ração, ele não precisa de mais nada.
Minha opinião: eu sou contra, pois acho que qualquer suplementação feita de forma consciente é válida. Eu suplemento sim!!!! E vou continuar!!! Quando meu Princippè era bebezinho ouvi de vááários profissionais que a suplementação faria mal a ele a longo prazo, causando vários problemas de saúde, obesidade, etc.... Sem comentários.....
Bjos a todos.
_______________________________________ Valéria Z. Veronezi *Groomer* http://www.peludosecharmosos.com.br/blog
|
|
04-11-2007 17:36:29 |
|
|
Oi Val!
Então, na verdade qualquer lugar que você for ler que diga sobre rações, principalmente super premium, vão dizer que são completas, e que o gato não precisa de mais nada, acredito que seja verdade, que são completas de acordo com o organismo deles e de seus ancestrais felídeos. Mas fazendo isso deixam de lado a domesticação e mudanças dos hábitos alimentares e exigências palatinas.
O gato como qualquer outro ser humano está em constantes mudanças, nós criadores sabemos disso, estamos em constante busca ao perfeito perfil e admiramos as mudanças e aprimoramento a cada ninhada. Assim como fisicamente, o organismo também muda, novas exigências alimentares... bom... etc né...
Acho que se nos preocuparmos com o que seu organismo precisa, com quais vitaminas, glicídios, lipídios, proteínas, mineirais não vejo mau nenhum em fazer o suplemento. Além disso não podemos nos esquecer que gatos tem desejos, e enjoam, acredito que uma alimentação somente com ração pode suprir suas necessidade fisiológicas, mas não todas necessidades psicológicas.
E como você disse Val, de uma forma consciente é válida sim!!!
Beijokasss e amassos nos seus babies!
|
|
04-11-2007 18:06:39 |
|
Cia. do Gato Persa®
De: Paraná - Brasil
registrado(a): 01-02-2006
|
|
Olá Folunlinos!,
Assim como o excesso é complicado , a falta também. É a chamada avitaminose! Como sabemos , nem todo excesso sai na urina...então é bom tomar cuidado! Sobre a história dizerem que gatos alimentados com rações secas, não precisam de suplementos! Vamos ver a hstória por outro lado!
Um filhote começa a comer a ração seca aos 50 dias mais ou menos, antes disso ele tem o leite da mãe. Nem todo filhote começa comer ração seca com essa idade, alguns antes, outros depois e outros ainda nem conseguem comer muitas vezes a ração que o dono do gato coloca. Depois dos 12 meses de idade este gatinho passará a comer a ração seca própria para adulto. Se este gato foi alimentado durante este período com uma ração seca, porém de uma marca X que não é a mais indicada para gatos persas (e a maioria das pessoas ainda acha que pode dar qualquer ração para os persas) este gato terá deficiências de muitos nutrientes e vitaminas, acarretando assim, problemas futuros. Por outro lado, se o gato foi alimentado com uma ração de primeira linha, nas épocas de cruza ou de getação, este gato precisará de suplementos, pois não podemos dar uma quantidade extra de ração pra eles pra suprir as necessidades que têm, claro! A ração é sempre a mesma! Não existe um gato no mundo todo que nunca tenha tido algum problema sequer, do menor deles ao pior. Isto significa que em algum momento de suas vidas, todos os elementos da ração super premium que comem,ainda assim, não foram suficientes e mais uma vez este gato precisou de vitaminas extras! Imaginem que se uma gatinho é extremamente saudável , mas que passou por um estress e teve diarréia. Nós não ficaremos parados vendo o gato com o problema, pensando que as rações são suficientes pra ele e que ele não precisa de um probiótico. Do mesmo modo um gato com baixa imunidade pode comer um quilo da melhor ração do mundo, que não vai melhorar a imunidade, isso se consegue com vitaminas próprias. Portanto, amigos forunlinos, as fábricas estão aí pra nos auxiliarem, aliás a nós não, aos felinos, para que tenham uma vida tranquila e a ciência está aí trabalhando para que nós possamos dar aos nossos queridos uma vida feliz e saudável. É importante dar vitaminas pra evitar que ele venha a nascer com problemas, casos de nati-morto ou ainda casos em que a mãe por falta de uma determinada vitamina venha a ter bebês com problemas diversos.
Nada de excessos, por isso as vitaminas são recomendadas por 60 dias, algumas como o Ômega Mix, já vêm com 60 cápsulas no potinho, porque é a quantidade ideal. na verdade uma cápsula é para 10 quilos, portanto deve ser dada metade, mas o tempo são 2 meses. E nós continuamos aqui com nossas pesquisas sobre a alimentação pra melhorar a cada dia a vidinha deles!
Abç
|
_______________________________________ ../\ /\.. (>";"<) ("") ("")_)~ Roseli & Roberto roseli@ciadogatopersa.com.br Cia. do Gato Persa® 43 991018797 Visite sempre o veterinário
|
|
04-11-2007 22:20:43 |
Última edição por Cia. do Gato Persa® (04-11-2007 22:24:59) |
|
|
|
Lissa
De: Londrina - PR
registrado(a): 28-01-2007
|
|
Gente,
Hipervitaminose pode acontecer sim... Mas ninguém aqui deve ser louco, isso depende Lisi, concentração da vitamina, e a quantidade administrada. Vou dar um exemplo. Uma, conhecida, é a royal canin, que usa b-caroteno para rações de gatos, MAS, o gato náo sintetiza o b-caroteno em vitamina A, eles não são cachorros, mas acho que eles esqueceram disso na hora de formular a ração, ou usam isso pra "embaratar". Perguntei isso quando a royal canin me ligou! pq escrevi um e-mail, e eles me ligaram! Mas isso já é outro assunto! rsrsrs...
Por isso, quem usa raçao de boa qualidade tbm tem de suplementar. Pq elas váo sempre ser eliminadas no xixi... Ainda mais se for um gatinho que já não é tão bebê!
Então, tudo depende.
_______________________________________ * Lolinha - Della Bee - Gaia * nutrição de pequenos ~ gatos
Blog - http://www.acid-lips.net/lemon Flickr - http://www.flickr.com/photos/granfino
|
|
05-11-2007 09:51:27 |
|
|
Oi Lissa!
Realmente, é como eu disse, se ingeridas em excesso pode ocorrer a hipervitminose, em especial as vitaminas que citei ( A,D,E,K ) mas que se não forem ingeridas tambem ocorre hipovitaminose como a Ro disse.
A Vitamina A é muito importante sim, e realmente os gatos, como todos os felídeos, não conseguem converter o caroteno dos vegetais verdes e na cenoura em vitamina A, não só o B-caroteno(cor amarela), como Z-caroteno( cor verde ) e etc.
Acredito que a Royal coloque em sua formula o B caroteno somente pela coloração, pois para vitamina A, já tem os oleos, e ovos na formulação da ração.
Beijokass
|
|
05-11-2007 20:13:17 |
|
Lissa
|
|
|
05-11-2007 20:22:33 |
|
|
Ahh além de óleo, ovos, as gorduras e fígados também são fontes de vitamina A. Usam óleo de peixe refinado, gordura de frango, gordura de carne estabilizada, ovo em pó.
|
|
05-11-2007 20:33:19 |
|
Lissa
|
|
|
05-11-2007 20:36:16 |
|